Ao longo dos anos temos visto serem introduzidas e aplicadas normas anti-poluição que vão apresentando limites cada vez mais apertados. E só cumprindo com essas normas é que as marcas podem homologar e colocar à venda os diversos modelos e novidades que podemos comprar num concessionário.
A inovação técnica da indústria do motociclismo tem tido um papel importante no controlo das emissões poluentes. Desde que a normativa Euro1 foi introduzida em 1999 que as diversas entidades que controlam a qualidade ambiental na União Europeia têm referido melhorias a nível da poluição, mostrando a eficácia das normas anti-poluição.
Se é verdade que a norma Euro5 para os veículos da categoria L entrou em vigor a 1 de janeiro de 2020, também é verdade que existem no entanto algumas exceções: motos de enduro, de trial, quadriciclos e triciclos “leves” usados para trabalho, terão um pouco mais de tempo para se adaptarem à nova norma.
De acordo com a União Europeia, estes modelos têm até 1 de janeiro de 2024 para cumprir com a Euro5.
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