A IBM anunciou hoje que implantará seu primeiro computador quântico no Canadá, colocando o Canadá em uma pequena lista de países que terão acesso a uma máquina IBM Quantum System One. A província canadense de Quebec está em parceria com a IBM para estabelecer o Quebec-IBM Discovery Accelerator para avançar em P&D nas áreas de computação quântica, inteligência artificial, semicondutores e computação de alto desempenho.
A colaboração lançará as bases para novos materiais energéticos e descobertas de ciências da vida, de acordo com os parceiros. O novo centro de tecnologia também está focado na educação STEM e no desenvolvimento de habilidades, com ênfase no apoio à genômica e à descoberta de medicamentos.
Espera-se que o IBM Quantum System One esteja funcionando nas instalações da IBM em Bromont, Quebec, no início do próximo ano, disse Anthony Annunziata, diretor de descoberta acelerada da IBM, em entrevista à Reuters . A IBM disse que a parceria alavancará o conhecimento da empresa em design e embalagem de semicondutores.
“O Quebec-IBM Discovery Accelerator é mais uma prova de nosso compromisso em construir comunidades abertas de inovação para enfrentar os grandes problemas do nosso tempo por meio de uma combinação de computação quântica, IA e computação de alto desempenho, tudo integrado por meio da nuvem híbrida”, disse Dr. Darío Gil, vice-presidente sênior e diretor de Pesquisa da IBM.
“O computador quântico dedicado da IBM abrirá o caminho para fazermos um progresso incrível em áreas como inteligência artificial e modelagem”, disse François Legault, primeiro-ministro de Quebec. “A ciência quântica é o futuro da computação. Com nossa zona de inovação, estamos nos posicionando na vanguarda deste futuro.”
Nos últimos doze meses, a IBM anunciou parcerias semelhantes com a Cleveland Clinic, a University of Illinois Urbana-Champaign e o Science and Technology Facilities Council Hartree Centre do Reino Unido. O sistema canadense Quantum One marca a quinta instalação global que a IBM anunciou, após compromissos nos EUA, Alemanha, Japão e Coréia do Sul.
O Canadá fez da computação quântica um alvo de pesquisa de alta prioridade, buscando aprimorar sua vantagem técnica e estratégica no mercado global. Há um ano, o governo do Canadá estendeu uma contribuição de US$ 40 milhões para a empresa de computação quântica D-Wave Systems Inc. como parte de um investimento maior de US$ 120 milhões em tecnologias de computação quântica. (Sediada na Colúmbia Britânica, a D-Wave há muito defende a computação quântica baseada em recozimento quântico, mas anunciou recentemente que estava se expandindo para a computação quântica baseada em portas.)
Embora a IBM tenha fornecido principalmente sua plataforma de computação quântica como um serviço, a empresa lançou o IBM Quantum System One em 2019 como uma oferta local, anunciada como “ o primeiro sistema de computação quântica universal totalmente integrado do mundo”.
Consultado a: 04\02\2022
https://www.hpcwire.com/2022/02/03/canada-forges-partnership-with-ibm-for-universal-quantum-computer/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.