Pesquisar aqui

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Portugal Space quer criar sinergias entre PMEs europeias e brasileiras

Termina sexta-feira o processo de seleção de empresas para participar na missão Rio de Janeiro, que pretende criar parcerias entre empresas europeias e brasileiras, no desenvolvimento de soluções que usem dados do programa europeu de observação da Terra, Copernicus.



Parte da comitiva já estava em África do Sul quando a ómicron obrigou a cancelar o evento e a enviar os participantes para os seus países de destino. Estávamos no final de novembro e deveria ter acontecido na Cidade do Cabo o primeiro de quatro eventos, promovido pela Agência Espacial Portuguesa, a Direção Geral do Território e o Air Centre, com o objetivo de promover a colaboração entre Pequenas e Médias Empresas (PMEs) europeias e quatro países – África do Sul, Brasil, Gana e Nigéria – em torno da utilização de dados do programa europeu de observação da Terra, Copernicus, da responsabilidade da Comissão e da Agência Espacial Europeia.

No final de março, será a vez do Rio de Janeiro receber a comitiva, depois de um processo de seleção das empresas que termina esta sexta-feira. “O objetivo é levar dez empresas europeias que usem dados do Copernicus no seu negócio e que queiram exportar um produto técnico e inovador”, resume o gestor de projeto da iniciativa, Joan Alabart, da Portugal Space. A iniciativa acontecerá em paralelo com um evento da rede mundial de cooperação em I&D, Eureka.

A escolha dos países parceiros teve como base o oceano Atlântico e o potencial de colaboração entre todas as entidades. “O Copernicus é um dos mais completos programas e o objetivo é que seja usado também fora da Europa”, sublinha Joan Alabart.

Para se candidatarem, as PMEs têm de demonstrar viabilidade das propostas de exploração dos dados de observação da Terra e que foi feito o trabalho de casa. “África do Sul e Brasil já têm um setor muito desenvolvido, mas não estarão habituados a usar dados do Copernicus.” E nem sempre é fácil dominar a burocracia europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.