Andreas Noe, um alemão que trocou a biologia molecular pelo activismo climático e ambiental, promete embarcar este mês na Trash Cycle, uma espécie de Volta a Portugal da recolha do lixo. Noe quer pedalar cerca de três mil quilómetros, em dois meses, a uma média de “40 a 50 quilómetros por dia”, sem folgas.
O alemão pretende usar uma velha bicicleta reaproveitada para atravessar Portugal continental de Norte a Sul, dinamizando acções de limpeza, com organizações, membros da sociedade civil e escolas, e de sensibilização para a emergência climática.
O percurso estimado tem duração de dois meses e início a 19 de Abril. Andreas já assinalou dezenas de pontos no mapa de Portugal continental, porque é importante “mostrar o oceano e as praias directamente ligados ao interior, e que os nossos actos importam em qualquer situação e local”, explica, em entrevista à Lusa.
“Decidi fazer um projecto em todo o Portugal, para ligar a história toda, e pensava “como é que posso fazer algo diferente que seja extraordinário?”, porque é necessário pensar no que fazer para abrir os olhos do máximo de pessoas para a poluição e o lixo. Peguei numa bicicleta usada para dar a algo velho um novo valor, a pensar na economia circular”, afirma.
Já a viver em Lisboa, para onde se mudou em 2018, deixou a carreira no campo das ciências biomédicas para trás e criou o The Trash Traveller (viajante do lixo, numa tradução livre) em Setembro de 2019, embarcando em vários projectos que classifica “extremos” para consciencializar a população para a problemática.
https://www.publico.pt/2022/04/04/ciencia/noticia/alemao-quer-percorrer-portugal-bicicleta-recolher-lixo-2001283
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.