(1- Imagem de píxeis)
-Pixel = Picture x Element ( o sublinhado cria a palvra pixel); Um pixel pode assumir 3 cores, Vermelho (RED) , Verde (Green), Azul ( Blue ) (daí a sigla RGB) com essas 3 cores é possível criar qualquer outra cor. Dentro de cada uma das 3 cores é possível ajustar a tonalidade, assumindo valores de 0 a 255 cada uma.
-0s valores de das cores, está expresso em formato decimal, como 255, convertendo de decimal para bits; 255 (decimal) = |||| |||| ( 8 bits ou dígitos binários, 8 bits =1 byte). Para criar qualquer que seja a cor uso sempre 3 bytes (ou 24 bits), sendo 1 byte por cada cor RGB.
-Para calcular o número de bits numa imagem:
Nº de bits numa imagem = Nº de bits x Nº de píxel numa imagem
Ex: Nº de bits = 24 X 1024 X 768
-A paleta de cores que está disponível é calculável a partir da seguinte fórmula : 2 elevado a 24 (24 sendo o nº de bites)
A compressão de uma imagem, de uma forma geral, funciona da seguinte forma:
Quando o computador deteta duas ou mais cores que sejam extremamente parecidas (podendo até não ser possível distingui-las a olho humano) ele assume que são a mesa, ora isto alivia imenso o peso do ficheiro porque em vez numa linha termos por exemplo 1024 pixeis com informações singulares, podemos passar a ter 50 grupos e um grupo é uma informação singular, este processo multiplicado 768 vezes ( visto que no exemplo que estou a dar a resolução da imagem é de 1024x768 ) vai ajudar o ficheiro a ficar muito mais leve e pode ser até que a diferença entre o comprimido e o não-comprimido não se detete a olho nú.
Sobre o JPEG/JPG concretamente ( porque o acima referido refere-se ao bitmap que não está comprimido de forma alguma):
É o formato mais utilizado porque é leve e tem qualidade suficiente para 95% das coisas que queremos fazer com imagens;
- A sigla JPEG/JPG significa " Joint Photographic Experts Group "
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.