Como deves saber tudo o que são ecrãs contem pixéis (junção das inicias de picture x element) que geralmente são quadrados organizados em três cores, Red (vermelho), Green (verde), Blue (azul). De certeza que já ouviste falar desta sigla: RGB, pois é, é o nome dado ao esquema de cores dos ecrãs onde é possível, apenas com estas três cores, criar cerca de 16,7 Milhões de cores.
Aí que entra o JPEG, que foi criado para reduzir a informação necessária para produzir uma imagem, da seguinte forma: Os pixéis precisam de receber a informação de que cor devem reproduzir e essa informação nos ecrãs mais recentes é de 24-bit, porem como o olho humano não consegue distinguir cores muito próximas como o seguinte exemplo:
Como as cores são muito parecidas o JPEG tira partido de que não é possível distingui-las. Assim em vez de enviar 24-bits para cada o JPEG envia a mesma informação para pixéis de cores parecidas assim consegue comprimir um ficheiro até quase 10x.
Exemplo: Iremos imaginar uma foto em "raw" (ficheiro puro) que tem 18Mb de espaço ocupado, após todos os cálculos do JPEG, verificando as cores parecidas e enviando a mesma informação para esses pixéis diminuindo assim o ficheiro até aos 2MB, 9x mais pequeno!
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.