Raphael Lopes Baldi, CTO da Aquiris Game Studio, explica que a resposta natural do mercado para a inovação que está sendo vista nos primórdios do 5G é uma competição acirrada e que se intensifica com o acesso a novas tecnologias proporcionadas pela quinta geração.
Essa alta de capital atrai novos investidores para o segmento, de acordo com Baldi: "A atratividade do mercado, impulsionada pelas projeções de faturamento e por tecnologias melhores, deve influenciar novos empreendedores e, com isso, proporcionar mais inovação — e consequentemente nos trazer novos gêneros".
Segundo uma pesquisa da Statista, jogos para celular têm uma base de cerca de 156 milhões de usuários apenas nos Estados Unidos. Para a Verizon, isso é um indicativo de que a chegada do 5G pode aumentar ainda mais a popularidade da plataforma, já que, para os desenvolvedores de jogos mobile, agora que a performance não é mais um problema há mais espaço para criação, criatividade e capacidade dos jogos, que podem ser mais imersivos e dinâmicos.
Contudo, por se tratar de uma nova tecnologia, Baldi pontua que são necessárias ressalvas sobre a chegada da tecnologia 5G na indústria dos jogos para celular, ao menos no início. Isso porque os projetos já existentes precisarão lidar com uma disparidade de conexões entre usuários das redes 3G, 4G e 5G. "O impacto aqui é a necessidade de mudança de foco dos times de desenvolvimento: em vez de desenvolver novas funcionalidades, os projetos deverão se concentrar em otimizar a experiência para atender às novas demandas de mercado", completa.
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