Pesquisar aqui

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Finlândia move-se para industrializar a computação quântica

O Ministério de Assuntos Econômicos da Finlândia financiou recentemente um projeto de inovação para o Centro de Pesquisa Técnica VTT da Finlândia para construir o primeiro  computador quântico do país .  

A VTT recrutou a IQM, uma startup local, para ajudar no projeto, que começou no final de 2020 e vai até 2024.


De propriedade do estado finlandês, o VTT é uma das principais instituições de pesquisa da Europa. Ele desempenha o papel crucial de levar o que os pesquisadores aprendem em uma variedade de domínios científicos e torná-lo pronto para a indústria. O governo acredita firmemente que a melhor maneira de preparar a computação quântica para a indústria é construir um computador quântico funcional. 

O dispositivo pode servir como uma excelente prova de conceito. A equipe do projeto expandirá a capacidade de computação com 20 qubits em 2022 – e depois com 50 qubits até o final de 2024, quando esperam resolver problemas reais.

Para auxiliar no projeto de construção de um computador quântico, a VTT escolheu  a IQM , startup finlandesa que foi fundada em 2019 e hoje conta com 140 funcionários. “Atuamos como integradores de sistemas”, diz  Jan Goetz , CEO e cofundador da IQM . “Nosso trabalho é pegar as diferentes peças e construir sistemas de computação quântica.” 

Uma das peças que eles usam é o sistema criogênico da empresa finlandesa  Bluefors , que surgiu da longa história de pesquisa da Finlândia em física de temperatura fria. Fundada em 2008, a Bluefors acabou encontrando um nicho na computação quântica e agora é a fornecedora líder mundial de gabinetes criogênicos usados ​​para manter qubits supercondutores em temperaturas muito próximas do zero absoluto.

Os finlandeses têm plena consciência de que a Finlândia nunca poderá ser um Vale do Silício. A economia simplesmente não é grande o suficiente. As startups finlandesas, portanto, sabem desde o início que devem preparar seus produtos e serviços para exportação – e é isso que torna as empresas finlandesas tão fortes no mercado mundial.

Consultado a: 14\01\2022
https://www.computerweekly.com/feature/Finland-moves-to-industrialise-quantum-computing

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.