Bolt desenvolveu algoritmo que identifica quando trotinetes elétricas estão mal estacionadas e alerta utilizador
Para combater o estacionamento impróprio, uma questão que afeta os centros urbanos, a Bolt, uma das maiores operadoras de trotinetes na Europa, introduziu um sistema baseado em Inteligência Artificial (IA) para melhorar o comportamento dos utilizadores na hora de parar a trotinete elétrica. Está já disponível em Portugal.
A solução desenvolvida pela equipa da Bolt utiliza um algoritmo de Machine Learning que permite que a aplicação consiga distinguir este um estacionamento correto e incorreto ao analisar as fotografias tiradas pelos utilizadores quando param as trotinetes.
Quando o utilizador termina a utilização, tira uma fotografia da trotinete parada e a aplicação verifica instantaneamente se esta está a bloquear passeios, ciclovias ou saídas de edifícios e garagens. Se tal se verificar, é enviado um alerta com instruções de como deve ser deixada a trotinete.
Esta nova tecnologia que chega agora às trotinetes em Portugal foi testada em Estocolmo, na Suécia, e teve uma taxa mínimo de sucesso de 80%. Já foi possível reduzir o número de maus estacionamentos em 20%.
De forma a garantir que a verificação dos estacionamentos é o mais fidedigna possível, o modelo de IA será treinado localmente para se adaptar às questões específicas de cada cidade. A Bolt irá também expandir a rede de estações de carga para incentivar as pessoas a deixar as trotinetes neste espaço, garantindo sempre o correto estacionamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.