A velocidade do obturador ou tempo de exposição define o período de tempo que deixamos o sensor da máquina exposto à luz. Sempre que pressionamos o botão do obturador estamos a abrir uma "cortina" à frente do sensor de forma a deixar a luz passar e gravar a imagem. Já deves ter visto na câmara ou nos detalhes de uma fotografia no computador um valor representado da seguinte forma: 1/30, 1/60, 1/125 ou 1/1000. Este valor representa o tempo, em segundos, que o sensor está exposto à luz. Normalmente é uma fracção de segundo mas pode ser de vários segundos, minutos e até horas!
E como é que este valor influencia a fotografia? De duas formas:
- Quanto mais tempo a "cortina" estiver aberta mais luz é captada pelo sensor e, quanto mais luz, mais exposta (clara) fica a fotografia. A relação não podia ser mais simples: o dobro do tempo deixa entrar o dobro da luz. Por exemplo, 1/30 deixa entrar o 2 vezes mais luz que 1/60.
- A velocidade também é responsável pela forma na qual os objectos ficam gravados na imagem. No exemplo abaixo podes ver duas fotografias tiradas a velocidades diferentes.
Fonte: http://focaessafoca.blogspot.pt/2010/08/nocoes-basicas-de-fotografia.html 08-11
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.