Fotos com uma cascata aveludada ou um mar esfumaçado são o resultado de uma técnica simples: a longa exposição.
Fotografar com longa exposição consiste em utilizar baixas velocidades de obturação, de modo a captar os movimentos realizados pelo objeto fotografado.
Uma vez que, utilizando velocidades de obturação lentas o sensor da câmara fica exposto à luz durante muito tempo, para evitar que a foto fique sobre-exposta, deve utilizar-se um ISO lento e fechar o diafragma ao máximo. Ainda assim, caso a quantidade de luz não seja a adequada a uma exposição correta - o que acontece frequentemente em cenários diurnos - poderá ou diminuir-se um pouco o tempo de exposição do sensor à luz ou utilizar-se um filtro de densidade neutra (ND), que diminui a quantidade de luz que atravessa as lentes, permitindo a utilização de exposições mais longas sem que a imagem fique sobre-exposta. Ainda, para garantir a qualidade da fotografia deve usar-se um tripé ou - na falta deste – estabilizar a câmara num lugar sólido e firme, de forma a garantir que a imagem não fica tremida com o movimento.
Light Painting: Fogo de artifício 4s; f16; ISO 100 |
Light Painting : Palha de aço em chamas, realizando movimentos circulares 5s; f8; ISO 80 |
Efeito fantasma: Mantém-se o objeto imóvel, na posição desejada, por apenas 1/3 do tempo de exposição. Quanto mais tempo imóvel, mais visível é o "fantasma" |
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