A cor apresenta bastante importância na narração de uma história, na medida em que nos apela a certas emoções e nos faz olhar para o que nos é mostrado pela imagem de maneira diferente, consoante a matiz, a saturação e a sua tonalidade (o quão clara essa é). Desta forma a fotografia, o cinema e até mesmo o teatro utilizam a cor como forma de expressão.
Por exemplo, a cor vermelha aponta para determinação e constância, podendo também representar o perigo ou até a própria sexualidade.
2001: A Space Odyssey, de Stanley Kubrick
O doutor Dave Bowman encontra-se numa situação de grande perigo (representada pelo vermelho do fundo que apresenta grande saturação), encontrando-se também num estado de fúria e constância interior (daí o tom vermelho da som pele).
No entanto, o mesmo vermelho ao ser representado com uma tonalidade muito superior (cor mais clara), apela a sentimentos diferentes em relação ao vermelho mais escuro.
Her, de Spike Jonze
Theodore a instalar o software "Samantha"; a cor vermelha presente quer na imagem remonta para o estado de espírito amoroso de Theodore, daí a forte tonalidade da cor presente.
Para mais informações sobre qual a importância de uma cor na imagem, e de qual a função da matiz, tonalidade e saturação, segue aqui um vídeo feito por Lewis Bond, que engloba as técnicas utilizadas para colorir no cinema (também aplicáveis à fotografia):
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.