A tecnologia está cada vez mais presente no mundo desportivo. Ao nível do desporto de alta competição esta realidade é cada vez mais frequente. Empresas especialistas nas áreas tecnológicas desenvolvem softwares direccionados para o controlo e a recolha de dados. Essa informação é depois colocada à disposição dos interessados. Tratam-se de empresas com elevada capacidade para processar grandes volumes de informação estatística, criando bases de dados com a informação recolhida.
O mundo do futebol é um exemplo da aplicação destas tecnologias. Alguns dos melhores treinadores do mundo utilizam software para analisar o desempenho dos jogadores e das equipas, tirando partido disso para obter melhores resultados. As estratégias de jogo são definidas tendo em conta as informações quer dos rivais, quer do estado físico dos jogadores, quer ainda das condições climatéricas. Um inúmero de variantes têm que ser controladas.
As tecnologias também fazem parte do dia-a-dia dos tenistas profissionais. Nas provas de WTA observar vídeos faz parte da rotina dos atleta e treinadores. A analise da prestação dos tenistas durante os jogos e em tempo real permite corrigir e alterar tácticas, melhorando o seu desempenho para as partidas seguintes.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.