O Departamento de Comércio dos EUA considera que os computadores quânticos podem ajudar a China a espiar redes de comunicações e proibiu a venda desta tecnologia para aquele território.
Autilização de computadores quânticos pode ajudar a quebrar proteções nas redes de comunicações e tornar os jatos e submarinos militares dos EUA mais vulneráveis à espionagem da China. Assim, o Departamento de Comércio anunciou a proibição da venda desta tecnologia para aquele país.
As empresas norte-americanas estão proibidas de exportar tecnologia quântica ou produtos do segmento para oito empresas e laboratórios chineses, na sequência desta medida. Gina Raimondo, secretária do Comércio dos EUA, defende que “o comércio global deve suportar a paz, prosperidade e trabalhos bem pagos, não riscos de segurança nacional”.
Os computadores quânticos executam um tipo de computação bastante diferente do que é convencional atualmente nos smartphones, PCs e supercomputadores, tirando partido da Física e de componentes ultrapequenos. Hoje em dia, a tecnologia ainda é pouco madura, propensa a alguns erros e exige condições atmosféricas especiais, no entanto, pode eventualmente ser usada para quebrar a encriptação de redes de comunicações.
Os investigadores acreditam ainda que a computação quântica possa vir a ajudar na descoberta de novos materiais, ao permitir simular estruturas moleculares de forma mais assertiva, rápida e flexível.
Consultado a: 26\11\2021
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/mercados/2021-11-25-eua-bloqueiam-exportacao-de-computacao-quantica-para-a-china/
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.