Automatização Industrial
Menos trabalhadores e mais robôs: O futuro da indústria dos carros elétricos
Conforme já vimos várias vezes, a transição para uma mobilidade elétrica mudará o transporte, mas também afetará toda a cadeia de valor da indústria automóvel. O setor sofrerá alterações e um dos temas mais mencionados prende-se com os empregos que serão, ou não, perdidos.
A um jornal japonês, o CEO da gigante Fanuc revelou que a expansão dos carros elétricos trará uma maior utilização de robôs.
À medida que os carros elétricos se massificam, muitas são as teorias que se formam relativamente ao futuro da indústria automóvel. Uma das mais mencionadas envolve os empregos que a transição elétrica irá roubar - ou não, dependendo das opiniões.
Na realidade, a transição para uma mobilidade elétrica não mudará apenas o transporte, mas terá impacto em toda a cadeia de valor. Assim sendo, por um lado, há quem considere que os cortes na mão de obra provocados pelos carros elétricos irão ser compensados por novas atividades, como a produção de baterias. Por outro lado, há quem acredite que não haverá solução para aqueles que vão perder o trabalho devido à transição para uma mobilidade elétrica.
Em resposta a este dilema, o jornal japonês Nikkei dá a conhecer as alegações de Kenji Yamaguchi, CEO da gigante Fanuc, fornecedora de várias marcas, incluindo da Tesla. Segundo o executivo, a expansão do carro elétrico promoverá uma maior utilização de robôs nas linhas de produção.
Mais robôs e menos humanos a trabalhar nos elétricos
Para o executivo da Fanuc, a reduzida complexidade e a fácil implementação da tecnologia dos elétricos favorecerão a utilização de grandes máquinas industriais para a produção dos veículos. Ora, as novas técnicas de fabrico e de instalação de baterias conduzirão a uma automatização dos processos.
Há várias décadas que os robôs ajudam a reduzir custos e a melhorar a qualidade dos automóveis tradicionais. Então, a evolução dos processos de produção traz novas oportunidades para o trabalho a ser executado por robôs.
Neste caso, Kenji Yamaguchi acredita que a “automatização pode reduzir os custos de produção de baterias, que constituem uma grande parte do valor de um veículo elétrico”.
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