Pesquisar aqui

sexta-feira, 11 de março de 2022

Na corrida em direção à computação quântica, startup parisiense de deeptech consegue € 27 milhões para reduzir erros de inversão de fase

A ideia de um computador quântico comercializável não é mais um sonho de um futuro distante. Gigantes globais da tecnologia, incluindo Google , Amazon e IBM , academia, laboratórios e startups em todo o mundo estão correndo para construir um computador quântico tolerante a falhas.

Tentando desvendar o mistério e impulsionar a produção em larga escala dessa tecnologia, a startup
francesa de computação quântica Alice&Bob levantou € 27 milhões. A rodada da Série A foi liderada por Elaia (já investidora), Bpifrance , por meio de seu fundo Digital Venture , e Supernova Invest . O investidor existente Breega também participou.

Fundada por Théau Peronnin e Raphaël Lescanne como um spin-out da academia francesa, a startup parisiense tem a missão de construir um computador quântico tolerante a falhas em larga escala. Ele agora alcançou um grande avanço científico, pois elimina uma das principais barreiras e reduz significativamente a complexidade de entregar um computador quântico funcional.

Os blocos de construção fundamentais da computação quântica, os Qubits foram afetados adversamente por bit-flips e phase-flips. A empresa agora demonstrou a capacidade de criar qubits que podem resistir a bit-flips. Ele aumentou a resistência a erros de inversão de bits de registros anteriores de alguns milissegundos a dois minutos. Curiosamente, os registros anteriores foram anteriormente detidos pelo Google e Amazon.

O investimento adicional significará que a empresa agora pode se concentrar em aplicar a tecnologia inovadora ao seu roteiro para um computador quântico tolerante a falhas. Ela planeja contratar 30 funcionários adicionais nos próximos dois anos para impulsionar a comercialização de sua tecnologia.

Raphaël Lescanne , cofundador e CTO da Alice&Bob, disse: “O resultado confirma nossa escolha de qubits de gato supercondutores como o bloco de construção do nosso computador quântico. Também consolida nosso plano para remover o erro de inversão de fase.”

Sofia Dahoune , diretora de investimentos da Elaia, disse: “Como investidores em tecnologia profunda, estamos convencidos de que alguns dos maiores desafios da sociedade podem ser enfrentados usando tecnologias inovadoras criadas em laboratórios de pesquisa. Como tal, consideramos a computação quântica como uma das tecnologias mais promissoras que mudam o mundo e que podem promover um progresso extraordinário em uma ampla gama de aplicações”.

Consultado a: 11\03\2022
https://tech.eu/2022/03/10/in-the-race-towards-quantum-computing-parisian-startup-lands-eur27-million-to-lower-phase-flip-errors/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.