Pesquisar aqui

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Gameterapia: realidade virtual utilizada em tratamentos médicos

Como o nome sugere, a gameterapia é um tipo de terapia que utiliza jogos para melhorar e desenvolver habilidades de pacientes. A técnica foi desenvolvida em 2006 no Canadá e desde então consegue adeptos em todas as partes do mundo.

O motivo é claro: com a gameterapia, os pacientes sentem-se muito mais interessados em realizar o tratamento da forma correta, já que é feito de forma divertida e diferente das técnicas mais tradicionais.

No caso da fisioterapia, os métodos mais tradicionais estão focados, principalmente, na repetição de movimentos. Mas, segundo o fisioterapeuta, muitas vezes o paciente sente-se desmotivado, com a impressão de que o tratamento não está a ter efeito.Isso pode levar à desistência por parte do paciente ou dificultar sua melhora. 

Para realizá-la, é preciso utilizar dispositivos de jogos, como óculos de imersão, que dão a impressão para o paciente de que ele está a realizar uma atividade num ambiente diferente, com condições que exigem a sua movimentação.Um ponto bastante positivo desta terapia é o fato de ela conseguir ser adaptada para diferentes situações e necessidades.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.