O Microsoft Azure é uma plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços, baseada nos conceitos da computação em nuvem.
A apresentação do serviço foi feita no dia 27 de outubro de 2008 durante a Professional Developers Conference, em Los Angeles e lançado em 1 de Fevereiro de 2010 como Windows Azure, para então ser renomeado como Microsoft Azure em 25 de Março de 2014.
Sua computação em nuvem é definida como uma combinação de software como serviço (SaaS) com computação em grelha.
A computação em grelha dá o poder de computação e alta escalabilidade oferecida para as aplicações, através de milhares de máquinas (hardware) disponíveis em centros de processamento de dados de última geração. De software como serviço se tem a capacidade de contratar um serviço e pagar somente pelo uso, permitindo a redução de custos operacionais, com uma configuração de infraestrutura realmente mais aderente às necessidades.
Além dos recursos de computação, armazenamento e administração oferecidos pelo Microsoft Azure, a plataforma também disponibiliza uma série de serviços para a construção de aplicações distribuídas, além da total integração com a solução on-premise (local) baseada em plataforma .NET. Entre os principais serviços da plataforma Windows Azure há o SQL Azure Database, Azure AppFabric Platform e uma API de gerenciamento e monitoração para aplicações colocadas na nuvem.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Azure
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.