Automatização Industrial
Indústria 4.0: Por que não ignorar essa tendência mundial?
A democratização da tecnologia e as mudanças no mercado de trabalho: a indústria 4.0 é uma realidade às empresas de todo o mundo. Reunimos um guia sobre como a inteligência computacional atuará no setor
Agora é o momento de se falar sobre indústria 4.0!
Estamos vivendo uma revolução na produção em larga escala e, hoje, é possível enxergar no setor a necessidade de adaptação a processos mais rápidos e inteligentes.
A indústria 4.0 está transformado a relação de trabalho, trazendo formas conectadas à internet de lidar com máquinas. Assim, empresas de todo mundo estão inovando no uso de tecnologias para ganhos de produtividade integrando diferentes inteligências computacionais de alta conectividade para tornar o processo mais robusto e automatizado.
O Brasil ainda está no começo da 4ª Revolução Industrial, atrás de países como a Alemanha e Estados unidos. Porém, a tendência é que esse conceito seja cada vez mais difundido e fortalecido no país.
De acordo com a pesquisa MPI 2020 Industry 4.0, desenvolvida pela SAP, 83% dos líderes de indústria consideram esse tema “extremamente importante”.
Já começou a corrida pelo desenvolvimento tecnológico no setor e por isso, trouxemos um guia completo sobre o assunto, com ricos insights aos profissionais atuantes na indústria.
Veja o que você vai ler aqui:
- O que é indústria 4.0?
- A indústria 4.0 no Brasil;
- 6 princípios da indústria 4.0;
- 8 tecnologias que servem como pilares para a indústria 4.0;
- A transformação no mercado de trabalho.
Se a indústria 3.0 trouxe a automação, controle e velocidade para a produção, a 4.0 vai potencializar tudo isso ao extremo. Por isso, a base para a indústria 4.0 é o avanço tecnológico trazendo inteligência às máquinas.
O conceito nasceu na Alemanha, em um projeto liderado por Siegfried Dais e Henning Kagermann. Em 2012, eles apresentaram ao governo alemão e deram o nome de “Plataforma Industria 4.0”.
O objetivo era incentivar o desenvolvimento tecnologias que tornassem o sistema de produção da indústria mais automatizado, com redução de custo operacional.
A indústria 4.0 é um termo que retrata a digitalização de tarefas industriais, substituindo o trabalho humano pela automação inteligente da máquina. Por isso, o modelo é diretamente ligado a tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, 5G, computação em nuvem, big data, robótica, etc.
Outro elemento fundamental da indústria 4.0 é o monitoramento por completo de todo o processo, que permite o acesso remoto da equipe envolvida ao processo de produção. O objetivo do uso da inteligência de informação computacional é possibilitar a troca de informações rápidas e eficientes entre máquinas e seres humanos.
A Tesla:
Algumas empresas têm se tornado referência, como a Tesla. A empresa já adota inteligência artificial robótica de alta conectividade que permite monitorar todo o processo de produção de maneira remota.
A inteligência computacional da empresa usa o Machine Learning para fazer com que máquinas aprendam o que é certo ou errado, fazendo com que elas tomem as suas próprias decisões.
O avanço da tecnologia:
Já existem máquinas programadas para identificar quando o sistema não está operando de maneira correta, sinalizando em questão de minutos defeitos e falhas na operação.
Assim, o uso dessa tecnologia permite o corte de custo em investimentos como inspeção de maquinário e passa a focar a força de trabalho apenas na resolução de problemas.
https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/digital/39080/industria-40-por-que-nao-ignorar-essa-tendencia-mundial.html 19/02/2022
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.