Dois dias após o Ministério da Defesa anunciar um compromisso de NIS 200 milhões para construir o primeiro computador quântico de Israel, uma das principais empresas de “software” de computação quântica de Israel, Classiq, anunciou um influxo de US$ 33 milhões em investimentos.
A Classiq foi fundada em 2020 por Nir Minerbi (também CEO e ex-aluno da IDF Talpiot, 8200 e Rafael), Dr. Yehuda Naveh (também diretor de tecnologia e acadêmico de alto nível) e Amir Naveh (também vice-presidente de P&D e ex-IDF) Talpiot e ex-alunos do Ministério da Defesa)
Uma declaração da empresa previu que a computação quântica atingirá a maturidade comercial em apenas dois anos, mesmo que alguns aplicativos de segurança nacional possam levar vários anos a mais.
Eventualmente, prevê-se que a computação quântica revolucione os assuntos militares, econômicos e tecnológicos e a base para a criptografia de toda a Internet.
Isso levou o ministério e mais empresas israelenses com experiência anterior em defesa, como a Classiq, a mergulhar no campo para garantir o lugar de Israel em uma das principais corridas armamentistas tecnológicas deste século.
Em uma visita aos escritórios em expansão da empresa em Tel Aviv, os 30 funcionários da Classiq, incluindo uma equipe de desenvolvimento de classe mundial em computação quântica, podem ser observados trabalhando com a alta intensidade das melhores startups em expansão.
A equipe é composta por pesquisadores com diplomas avançados de universidades de prestígio em Israel e em todo o mundo, com nove ex-alunos do prestigioso programa IDF Talpiot e engenheiros de software seniores experientes.
A Classiq planeja usar os novos fundos para quadruplicar o tamanho da empresa – abrindo novos escritórios em todo o mundo, contratando mais 90 funcionários durante o próximo ano e continuando a desenvolver e registrar patentes revolucionárias de design de algoritmo quântico.
O número de grandes organizações que desenvolvem software quântico cresceu de 1% em 2018 para 30% em 2021 e deve continuar aumentando.
Empresas gigantes, incluindo grandes bancos do mundo, empresas farmacêuticas, automotivas, energéticas, químicas e cibernéticas, criaram equipes de computação quântica que visam desenvolver software capaz de gerar benefícios a partir de computadores quânticos, disse o comunicado à imprensa.
A Classiq desenvolveu uma “solução tecnológica que facilita uma maneira mais simples para o desenvolvimento de software de computador quântico e permite que pessoas que não são necessariamente especialistas quânticos programem esse tipo de software”.
A empresa colabora com gigantes tecnológicos como Amazon, Microsoft, IBM e Nvidia que estão trabalhando para construir computadores quânticos.
A nova rodada de financiamento ocorreu sob a liderança da Phoenix, braço de capital de risco da HPE, braço de investimento da Sumitomo Corporation (IN Venture), Spike Ventures, um fundo de investimento de ex-alunos da Universidade de Stanford e Samsung Next.
A rodada atual também incluiu investimentos pessoais de Lip-Bu Tan, atual presidente e ex-CEO da Cadence, e Harvey Jones, CEO da Synopsys e membro do conselho da Nvidia.
Minerbi disse: “A revolução da computação quântica está em pleno andamento. Nos últimos anos, a visão está rapidamente se tornando realidade e está criando uma verdadeira 'corrida armamentista' para a construção do computador quântico. Paralelamente à construção do hardware liderada pelos gigantes tecnológicos, a Classiq está liderando o mundo do software."
Consultado a: 17\02\2022
https://www.jpost.com/business-and-innovation/article-696832
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.