Automatização Industrial
Que lugar têm os humanos numa economia automatizada?
É comum dizer que a tecnologia nos torna a vida mais fácil. O processo de automatização do setor industrial permite-nos comprar produtos mais baratos. Mas também levanta a grande questão: será que, no futuro, os robôs vão tirar os postos de trabalho aos humanos? Que lugar teremos na sociedade e na economia?
Os métodos de trabalho conheceram uma evolução drástica desde a Revolução Industrial do início do século 19, um fenómeno que lançou as bases do mercado laboral. Passámos para a produção em massa, assistimos ao aumento da procura global, a vagas de criação de emprego e ao surgimento da classe média. Hoje em dia, vivemos a Quarta Revolução Industrial e chegou a altura de tomar decisões sobre o caminho que vamos realmente seguir.
Breve retrato de uma Europa em metamorfose
Sete em cada dez trabalhadores europeus precisam de ter competências digitais. Um em cada três não tem qualquer conhecimento na área e metade das pessoas em atividades pouco qualificadas não trabalha com tecnologia.
Estima-se que 9% do emprego no mundo desenvolvido esteja prestes a tornar-se automatizado. Um em cada quatro postos de trabalho está a transitar para o mundo digital, numa lógica de obter cada vez mais produtividade.
No entanto, quatro em cada dez empresas dizem não conseguir encontrar trabalhadores com as competências necessárias. Isto numa Europa onde existem 4 milhões de jovens desempregados e as funções em part-time aumentam, o que implica um acesso à formação específica mais reduzido.
https://www.google.com/search?q=automatiza%C3%A7%C3%A3o+industrial&sxsrf=APq-WBswRFdu0tnvYCF-aqvfyantSQppJA:1645304091116&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwicpZev04z2AhVYi_0HHTPBBUoQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1536&bih=722&dpr=1.25#imgrc=aHPZp58GIWUOtM
https://pt.euronews.com/my-europe/2017/03/28/que-lugar-tem-os-humanos-numa-economia-automatizada 19/02/2022
Sem comentários:
Enviar um comentário
Comente de forma construtiva...
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.