Pesquisar aqui

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Veja cinco práticas para evitar ao usar computador de trabalho

Quem utiliza um computador ou notebook oferecido pela empresa em que trabalha pode ficar tentado a acessar conteúdos pessoais ou se logar em redes sociais. No entanto, é importante não misturar as atividades e entender que o aparelho pode ir para as mãos de outra pessoa futuramente e que arquivos confidenciais são armazenados nele.




1) Não armazene dados pessoais no dispositivo por mais que o utilize a maior parte do tempo. O computador pode ficar com outras pessoas no futuro e, caso alguém encontre algo seu nele, pode gerar uma situação constrangedora. Também é importante lembrar que todas as pesquisas ficam salvas e poderão ser monitoradas pela empresa.

2) É importante evitar ao máximo acessar na internet conteúdos não referentes ao trabalho. Caso o hardware seja infectado com algum vírus, informações da empresa podem ser corrompidas ou vazadas.

3) Da mesma forma, quando os usuários precisam fazer uma viagem, é comum conectar o dispositivo a redes públicas de Wi-Fi. No entanto, por conta da falta de segurança desse tipo de conexão, o notebook estará bem mais vulnerável por estar vinculado, de certa forma, a todos os aparelhos na mesma conexão. Nessas condições, pessoas mal intencionadas podem invadir o dispositivo e capturar informações retidas nele.

4) Caso leve o computador da empresa para casa, não permita que outras pessoas utilizem-no. Afinal, caso dê algum problema, o equipamento estará sob sua responsabilidade.

5) Evite também acessar sites de vagas de emprego. Por mais que esteja insatisfeito com seu trabalho, usar o computador da empresa para isso pode comprometer sua imagem como funcionário, já que a empresa tem o direito de acessar as atividades realizadas na máquina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.