Pesquisar aqui

domingo, 1 de maio de 2022

Finlândia: Instalação de fabricação quântica da IQM recebe investimento de €35 milhões do BEI

Investimento será usado para acelerar o desenvolvimento e comercialização dos processadores quânticos da IQM

A computação quântica é considerada um setor de importância estratégica para a União Europeia com potencial de revolucionar muitos setores.

ESPOO, Finland, April 28, 2022--(BUSINESS WIRE)--O Banco Europeu de Investimento (BEI) concedeu 35 milhões de euros à IQM Quantum Computers para acelerar o desenvolvimento e a comercialização de seus processadores quânticos construídos nas primeiras instalações de fabricação dedicadas à computação quântica da Europa em Espoo, Finlândia. O empréstimo faz parte do produto de dívida de risco do Fundo Europeu de Garantia introduzido para fornecer liquidez a pequenas e médias empresas afetadas pela pandemia.

IQM Quantum Computer (Graphic: Business Wire)

Além disso, a IQM beneficiou-se do suporte dos Serviços Consultivos do BEI na preparação do requerimento de financiamento.

Este anúncio veio após o anúncio da IQM em novembro da abertura de sua primeira instalação de fabricação na Finlândia. A parcela inicial dos fundos do BEI será usada para expandir a instalação, acelerar a pesquisa de materiais e desenvolver processadores quânticos.

Ao receber este primeiro financiamento da dívida do BEI, o presidente-executivo da IQM, Dr. Jan Goetz, declarou: "A escassez de chips de hoje expôs o quão dependente o mundo é dos fabricantes de semicondutores asiáticos. Processadores quânticos nos dão a oportunidade de aprender com isso e nos tornar autoconfiantes no presente, e provedores globais de chips quânticos no futuro. Este empréstimo do BEI nos apoia na construção de um desenvolvimento quântico mais equilibrado e resiliente na Europa. Já estamos trabalhando na tecnologia quântica mais avançada da Europa e esse empréstimo também nos ajudará a criar o ecossistema quântico europeu de próxima geração."

O presidente do BEI, Werner Hoyer, disse: "A computação quântica ainda está em um estágio inicial. No entanto, tem o potencial de revolucionar muitos setores, desde o desenvolvimento de medicamentos e vacinas até a segurança cibernética. Dada a escala do impacto potencial, a concorrência global na computação quântica é feroz. Garantir que empresas como a IQM sejam bem financiadas é fundamental para posicionar a Europa como líder tecnológica em todo o mundo."

O vice-presidente do BEI, Thomas Östros, acrescentou: "Como consideramos a computação quântica um setor de importância estratégica, estamos felizes em apoiar a empresa finlandesa IQM. Com nosso financiamento, não apenas sustentamos e criamos empregos dentro de uma indústria altamente inovadora, mas também nos posicionamos como fomentadores de know-how tecnológico. A Europa tem uma forte tradição de pesquisa quântica, e o financiamento da IQM garante que os resultados desta pesquisa serão colocados em prática em inovações do mundo real."

Este anúncio de financiamento segue outras notícias sobre o software open-source de design de processador da IQM KQCircuits, o projeto Q-Exa para aceleração quântica para centros HPC e a abertura da instalação de fabricação quântica. Com esse financiamento, a IQM terá controle total sobre o desenvolvimento de processadores quânticos e fortalecerá sua liderança europeia.

Informações básicas

O Banco Europeu de Investimento (BEI) é a instituição de crédito de longo prazo da União Europeia de propriedade de seus Estados-Membros. Ele disponibiliza financiamentos de longo prazo para investimentos sólidos, a fim de contribuir para as metas políticas da UE.

A IQM é a líder paneuropeia na construção de computadores quânticos. A IQM fornece computadores quânticos para centros de dados de supercomputação e laboratórios de pesquisa e oferece acesso total ao seu hardware. Para clientes industriais, a IQM oferece uma vantagem quântica através de uma abordagem exclusiva de codesign específica por aplicação.

A IQM está construindo o primeiro computador quântico comercial de 54 qubits da Finlândia com VTT, e um consórcio liderado pela IQM (Q-Exa) está construindo um computador quântico na Alemanha. O computador será integrado a um supercomputador HPC para criar um acelerador para futuras pesquisas científicas. A IQM tem mais de 160 funcionários com escritórios em Paris, Bilbao, Munique e Espoo.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Consultado a: 29\04\2022
https://br.financas.yahoo.com/noticias/finl%C3%A2ndia-instala%C3%A7%C3%A3o-fabrica%C3%A7%C3%A3o-qu%C3%A2ntica-da-185600015.html?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAACtrZvqz4uQeBrc6zovotbebMhsm1BYlNzYwtmwLOOR2MzhhzmU34OcTxSft2glROUyZ0OXg-GjGQIeU-9womEa3E2mL_6p50L-cqym0CgL15853h14B9KD9LUfwQ7TPACi4wkOOldP4576q3MSCwdfp53_CNwLXiaOOJh2WeC0u

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.