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domingo, 14 de março de 2021

Estudo sobre erros em html

Participantes e metodos

Todos nós sabemos que erros de programação e sintaxe são parte do processo de aprendizagem de todos nós, então é sempre interessante ver que tipos de erros diferentes desenvolvedores podem cometer.


Este estudo não foi extenso, mas foi feito de forma semelhante a como uma empresa pode fazer testes de usabilidade. Neste caso, 20 participantes foram gravados em vídeo enquanto completavam as tarefas de codificação atribuídas (mais sobre as tarefas embaixo) usando o que  chamam de “protocolo de pensar em voz alta”, que incentiva os participantes a vocalizar seus processos de pensamento enquanto completam as tarefas.


Embora o estudo tenha se limitado a 20 participantes, os indivíduos tinham diferentes níveis de experiência em HTML e CSS. O estudo afirma ainda “não excluir qualquer formação ou profissão”, pelo que podemos constatar que procuraram garantir a participação de um grupo muito diversificado.


Os 20 participantes eram 7 mulheres e 13 homens, com idades entre 18 e 47 anos. Também é digno de nota que apenas 2 participantes indicaram que web design é sua profissão.

Peguntas as quais se queres responder

  • Que erros as pessoas cometem ao construir páginas da web em HTML e CSS?
  • Quais são as fontes desses erros?
  • Uma vez feito, quão bem as pessoas se recuperam de tais erros?

Os 20 participantes tiveram 30 minutos por tarefa, usando quaisquer recursos que usassem normalmente (incluindo pesquisas na web).

Tarefas atribuidas
  1. Crie um título, parágrafo, lista ordenada, sub-lista ordenada.
  2. Crie um hiperlink, adicione uma imagem, crie um hiperlink para a imagem.
  3. Alinhe o texto em uma tabela, altere as cores de fundo da linha, pinte um hiperlink e adicione uma cor flutuante.
  4. Corrija uma imagem , uma tag não fechada e um seletor incomparável.
  5. Crie e centralize horizontalmente um div do contêiner e adicione uma barra lateral direita ao contêiner.

Skill-based Errors

Essas são ações não intencionais, verdadeiros “erros de digitação” que podem ser causados por vários fatores, mas não são causados por falta de compreensão. Um exemplo dado foi um participante que foi instruído a adicionar texto alternativo a uma imagem.

Rule-based Errors

Esses erros são erros não intencionais, mas são causados por mal-entendidos. Eles podem ser regras incorretas sendo aplicadas ou aplicando incorretamente uma regra de sintaxe previamente entendida. O exemplo dado para esta categoria é interessante.


Knowledge-based Errors

Também chamados de “falhas”, esses erros ocorrem em níveis conceituais mais elevados, onde situações desconhecidas são apresentadas quando um problema precisa ser resolvido. Eles resultam de uma compreensão incompleta da situação e muitas vezes levam à experimentação e pesquisas na web (todos nós já passamos por isso!).

Resultados obtidos 

 A maioria dos erros foi resolvida durante o processo de conclusão da tarefa, mas alguns não foram, e eles quebraram assim:


70,9% de todos os erros foram erros baseados em habilidades.

16,9% eram erros baseados em regras.

12,1% eram erros baseados em conhecimento.

4,3% de todos os erros baseados em habilidades não foram resolvidos.

39,6% dos erros baseados em regras não foram resolvidos.

52,1% dos erros baseados no conhecimento não foram resolvidos.


site consultado (14/03/2021):

https://www.sitepoint.com/study-errors-beginners-make-learning-html-css/

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