Pesquisar aqui

sábado, 16 de janeiro de 2010

TIC para nao-especialistas

Nesta página, http://www.teachers.tv/series/ict-for-the-non-specialist temos um conjunto de videos sobre:

  • a) Mundos virtuais
  • b) Blogs e Wikis
  • c) Aprendizagem movel
  • d) Podcasting

Vale a pena a visita :-)
.

“Conta-nos uma história” – Podcast na Educação


A iniciativa “Conta-nos uma história” – Podcast na Educação é um concurso que consiste na produção colaborativa ou no reconto de histórias já existentes (por exemplo, contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas). Pretende fomentar a dinamização de projectos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico que incentivem a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nomeadamente tecnologias de gravação digital áudio.

A candidatura é feita on-line, através do preenchimento de um formulário em http://www.erte.dgidc.min-edu.pt/podcast até ao dia 15 de Fevereiro de 2010.

Para mais esclarecimentos, poderão consultar o site de apoio ou contactar-nos através do endereço de correio electrónico: podcast@dgidc.min-edu.pt

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Edição de Imagem (sites)

Aprecie o que se pode fazer, com um bom programa de edição gráfica, muita imaginação e alguma habilidade...Dois sites bastante interessantes e divertidos! Recheados de exemplos estranhos e não só!

Samsung mais transparente


Um portátil transparente é a mais recente "extravagância" da Samsung, apresentada ontem na CES, em Las Vegas (EUA).
A fabricante mostrou um computador com um monitor "semi-transparente" de 14 polegadas que permite ver, em simultâneo, a imagem no ecrã e aquilo que se passa para lá do dispositivo.
O ecrã faz uso da tecnologia OLED e, quando desligado, consegue atingir uma transparência de 40 por cento - de acordo com vários artigos na imprensa especializada, a média de transparência neste tipo de dispositivos é inferior a 25 por cento.


Vídeo e informações:

http://www.newticias.pt/noticias/tecnologia/portateis/samsung-mais-transparente,6493.php?a=0

Google e Hi5 foram os mais visitados em 2009

O motor de busca Google foi o domínio da Internet mais acedido em Portugal em 2009, enquanto a rede social Hi5 obteve o maior número de páginas visitadas e mais tempo de acesso.

Mais de quatro milhões de portugueses acederam à Internet em 2009 a partir de casa, "o que corresponde a 97,8 por cento dos internautas nacionais", tendo cada utilizador despendido em média cerca de 15 minutos por dia online.

Mais informações em:

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=1464266

Igniting Student Creativity Through Digital Storytelling

Check out this SlideShare Presentation:

Pens USB atingem os 256GB!

As populares pens USB, atingiram a barreirado

"Youtube"

Já existe um "Google Moon"?!!


No momento de fecho desta edição correm rumores de que a "Google" irá anunciar, no dia do 40º aniversário de alunagem da Apolo 11, o lançamento da versão "Google Moon", uma espécie de "Google Earth" mas para descobrimos todos os segredos da superfície lunar.

A confirmar-se, sabê-lo-á neste momento no blogue do "Google Earth": http://www.gearthblog.com/

Assim como, provavelmente, na página do "Google Moon" http://www.google.com/moon/

Crie o seu avatar!

Se pretende criar uma imagem original que possa utilizar na Internet, em vez da sua própria foto, aqui tem mais uma sugestão onde pode "brincar" à vontade: http://www.myavatareditor.com

NA PRÁTICA:
Pode personalizar o seu "boneco" com imensas opções e no final clique sobre o ícone "disquete" para o poder guardar:
- A opção "Export" permite-lhe guardar este "avatar" como imagem "jpeg" ou "png".
- A opção "Save" guarda-o no formato "mae", que pode depois abrir neste mesmo programa (opção "Load") para alterar quaisquer detealhes...

Adicione um simpson às suas fotos!

Adicione um personagem da série de "Simpsons" a qualquer foto sua, utilizando este site: http://simpsonspictures.net/generate.php.

Na prática:

- Seleccione na esquerda o personagem que deseja incluir, visualizando de imediato a respectiva "foto" em baixo.

-Clique sobre "Escolher ficheiro" e seleccione a sua própria foto, dentro da qual pretende inserir esse personagem.

-Digite uma pequena legenda em baixo, caso deseje e conclua com clique sobre "Generate". Irá ver a foto final. Para a guardar em disco faça um clique-direito sobre a foto e seleccione "Guardar como". Na direita pode ver o endereço dessa mesma foto na Web, que pode incluir no seu site/blogue ou em qualquer "rede social"...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Revistas digitais num futuro próximo

Este video conceptual ilustra uma possivel visão para as revistas digitais num futuro próximo:

.

Adobe CS5

A Adobe lançará a nova versão do Photoshop já em 2010, a versão CS5 trará muitos novos recursos ao aplicativo. Até o momento a data divulgada e ainda não confirmada é de Abril do próximo ano e seus preços ainda são um mistério, e se compararmos com as da versão CS4 não será tão acessível.

A empresa ainda não disponibilizou nenhuma imagem do aplicativo e nem anunciou se o mesmo teria alguma alteração em sua parte visual, apenas no recursos de redenterização foi o mais evidenciado e explicado detalhadamente pela Adobe. O dia exato da chegada do novo Photoshop, Flash, Firewoks, Dreamweaver CS5 e entre outros ainda não foi divulgado exatamente o que se sabe como já dito é que ocorrerá até o exacto momento em Abril de 2010. Talvez a nova versão venha a ser ainda mais compatível com os novos sistemas operacionais de diversas empresas, trazendo assim maior estabilidade e desempenho ao aplicativo.


Fonte: http://www.designrdm.com/2009/10/04/adobe-photoshop-cs5-chega-em-2010/

domingo, 10 de janeiro de 2010

Sobre a utilização de Imagens Geradas por Computador (CGI) no cinema

A propósito das Imagens Geradas por Computador (IGC ou CGI) e dos efeitos digitais em filmes, encontramos no Youtube uns vídeos sobre a produção do Lord of the Rings, com uma nova edição em Blu-Ray prevista para Abril de 2010.

O que está por trás da criação do filme é espantoso, a nível de design dos objectos

e a visualização de alguns dos efeitos digitais

No próprio site do filme existem mais vídeos sobre a criação dos efeitos especiais

Sobre a evolução do CGI no cinema - http://www.youtube.com/watch?v=fSXhoCCggB8


Aguardemos o «making of» do AVATAR
.

Comunidades de Praticas (CPOs): Um video interessante

COPs: Um vídeo interessante


123