Pesquisar aqui

sábado, 18 de janeiro de 2020

iOS 6 - v.6.1.2


iOS 6.1.2


  Esta atualização do sistema operativo foi lançada no dia 19 de fevereiro de 2013 que esteve disponível para todos os dispositivos que também foi disponível a versão anterior.
  Esta nova atualização trouxe uma correção para um bug que afetava o calendário do Exchange que poderia afetar a atividade da rede e a duração da bateria.

iPhone SE 2 (Parte 1)





 Um iPhone barato, será?

Suspeita-se que a empresa da maça vá lançar um novo iPhone mais acessível a nível económico. Há uns anos que a Apple tenta atrair compradores que não estejam dispostos a dar 1000€ por um telemóvel. Isto começou com a saída do iPhone SE, um telemóvel a um preço mais apelativo que continha quase tudo o que o topo de gama (iPhone 6s) continha. O SE era basicamente o corpo do iPhone 5s com as especificações do 6s, tinha uma camara frontal ligeiramente pior, não tinha 3D Touch e tinha um ecrã mais pequeno (4 polegadas), no entanto, o resto era igual. Mesmo processador, mesma câmara traseira e a mesma qualidade de ecrã, tendo este sido um sucesso. Este ano, pensa-se que irá ocorrer o mesmo e que o iPhone terá o nome de iPhone SE 2 ou iPhone 9, dependendo em que rumores acredita.

Data de lançamento do iPhone SE 2

A maioria do que se sabe sobre este novo iPhone é baseado num analista chamado Ming Chi Kuo, que no que toca a prever as especificações dos novos produtos Apple é excelente. Ele afirmou que a Apple pretende lançar o iPhone SE 2 no primeiro semestre do ano, mas não providenciou a data exata. Porém outros analistas e páginas, MacRumors e The Elec, afirmam o mesmo, dizendo ainda que a produção deste equipamento dar-se-á início em Fevereiro.

Melhor tech com IoT da CES 2020 (PARTE 3)

Esta é a segunda parte de uma série de posts que irão cobrir a melhor tecnologia apresentada na CES 2020 que utiliza (nem que seja muito pouco) o conceito de internet of things.

Mateo:
Este produto é mais um daqueles que me deixaram extremamente surpreendido, principalmente porque eu lhe daria muita utilidade. Este é um tapete inteligente que ao nos colocar-mos em cima consegue, através de sensores, detetar o nosso peso, inclusive a percentagem de massa muscular, massa gorda e até massa óssea, consegue também detetar as zonas do nosso pé onde estamos a concentrar o nosso peso, identificando através dessa informação se a nossa postura é correta e transmitir toda esta informação através para uma aplicação para smartphones, onde podemos não só ver a informação mas também receber dicas e analisar o nosso progresso ao longo do tempo, com gráficos feitos automaticamente pela aplicação. Tudo isto tendo o aspeto de um tapete comum. Consegue ser integrado na Apple Home kit. Estará disponível mais para o final do ano como um produto de crowd funding antes de estar completamente disponível. Acredito que não só os atletas que precisam de monitorizar o seu peso podem beneficiar deste dispositivo, mas também pessoas que passam grande parte do dia sentadas, de modo a ter uma ajuda na correção da postura. 



Drivia's smart electrical panel:
Este é, como o nome indica, o painel elétrico inteligente que funciona com todas as plataformas smart home expetáveis (Alexa, Google Assistan, Apple Homekit). Este painel pode ser instalado na rede elétrica de uma casa de modo a controlar individualmente diferentes cómodos ou dispositivos. Para além de ser possível realizar operações manualmente, com os interruptores do painel, também o possível o controlo através de uma aplicação para smartphone que também monitoriza o seu consumo energético por cómodo. Esta é para mim uma excelente aplicação da IoT que o ajuda a poupar dinheiro e a poupar o ambiente. 



imagens:

  • URL1
  • URL2
  • consultadas no dia 12/01/200


fonte:


sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

C++ - Funções - Argumento vs Parâmetro


Até agora tenho me referido aos parâmetros como argumentos, mas existe uma diferença entre eles.

Parâmetro
O parâmetro é a própria "variável" da função, isto é, o que está entre parêntesis quando a declaramos.

void saymyname(string name){
    cout << "You are " << name << endl;
    cout << "You're goddamn right!" << endl;
}
name é o parâmetro.

Argumento
O argumento é o valor/variável que passamos para a função ao chamá-la.

saymyname("Heisenberg");

"Heisenberg" é o argumento.

Programa exemplo completo
#include <iostream>
using namespace std;

void saymyname(string name){
    cout << "You are " << name << endl;
    cout << "You're goddamn right!" << endl;
}

int main()
{
    saymyname("Heisenberg");
}

O output será:
You are Heisenberg
You're goddamn right!

Referências

Enquadramento

Enquadramento



O Enquadramento é talvez das coisas com as quais nos temos de preocupar mais antes e durante a gravação de um vídeo, é um vídeo para o qual nós vamos olhar, para o qual outras pessoas vão olhar e por esse motivo é onde se tem de ter mais cuidado.
Deixem-me mostrar alguns exemplos de um enquadramento mal feito:



Como podem ver a imagem não está bem distribuída, aconselho vivamente a qualquer um que, quando grava totalmente de frente para a câmara a chegar-se um pouco mais para um dos lados se tiver a intenção de apresentar alguma imagem ou outro tipo de dados que necessite, digamos que ficaria uma imagem mais equilibrada.


Já este exemplo não é tão grave, é perfeitamente normal e até bastante comum acontecer. Numa gravação deste gênero em que a câmara se encontra ligeiramente de lado em relação ao sujeito, o mesmo sujeito estando a olhar para a esquerda devia estar mais à direita do enquadramento, algo que é conhecido na fotografia como "regra dos terços" e que se aplica ao enquadramento com cenário fixo.

No entanto, este vídeo não mostra só maus enquadramentos mas também um bom exemplo:


Este é um excelente exemplo de como se deve enquadrar duas pessoas em cena, convém, como podem ver estarem perfeitamente alinhadas no centro do nosso ecrã dando assim uma certa naturalidade à cena.

Por último quero só deixar que este é um excelente vídeo onde se fala sobre uma das grandes questões acerca de uma profissão que de há uns anos para cá tem entrado em crescimento não só em Portugal mas em todo o mundo: o Youtuber...

C++ - Funções - Argumentos


A função, dentro daqueles seus parêntesis, pode ter o que chamamos de argumentos. Estes são dados extra que damos para a função trabalhar.
Então, na declaração da função, temos de especificar todos os seus argumentos, inclusive o tipo de dado.

Programa exemplo
Por exemplo, um argumento pode ser o nome de uma pessoa (uma string) e a função faz print de uma mensagem de boas-vindas para esse nome.

void welcome(string nome){
    cout << "Bem-vindo, " << nome << endl;
}

Se eu chamar a função com o nome "Nyck":
welcome("Nyck");

O output será:
Bem-vindo, Nyck

Código completo

#include <iostream>
using namespace std;

void welcome(string nome){
    cout << "Bem-vindo, " << nome << endl;
}

int main()
{
    welcome("Nyck");
}

Referências

C++ - Funções - Return e Tipo de dado


A função, assim como uma variável, tem um tipo de dado. Este tipo de dado diz-nos o que é que a função vai retornar. Sim, também pode retornar um valor. Depois de executar o código, pode retornar um valor, como se fosse uma variável temporária.

Pode também ter o tipo de dado void, este diz-nos que a função não vai retornar nenhum valor. Se a função tiver outro tipo de dado que não o void, é obrigatório que retorne um valor.
void function(){
    //código
}

Para retornar um valor, temos que escrever "return" seguido do valor a retornar.
Por isso se a função for do tipo int, pode ser:
int function(){
    return 5;
}

Ou seja, a própria função quando chamada, vai ter um valor, como uma variável:

cout << function() << endl;
O output será 5.

Programa exemplo
#include <iostream>
using namespace std;

int six(){
    return 6;
}

int main(){
    cout << six() << endl;
}

Temos uma função six(), de tipo de dado int que retorna o valor 6. O que significa que quando a função é chamada, ela mesma "incorpora" o valor do return.
Por isso, quando foi "feito o output da função six()", foi feito o output do valor 6.


6

Referências

Python - News 3

PYTHON FOI A TERCEIRA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO MAIS USADA E BEM, AVALIADA EM 2019!!!


Como a imagem acima(em português-BR) mostra, partilhada pelo site Tiobe, Python(traduzido para Pitão) foi a terceira linguagem de programação mais usada e mais bem avaliada de 2019, apenas ficando atrás da clássica C e Java, seguido de C++, C# e por aí adiante até MATLAB na vigésima posição.

Não podemos concluir que C ou Java é melhor que Python, ou que Python é melhor que as outras linguagens de programação que ficaram atrás, porque todas as linguagens são diferentes, podendo ter parecenças mas gostos não se dicutem.

Continuarei a programar em Python, tencionando aprender JavaScript e talvez C++ no futuro, mas pessoalmente considero que Python é a melhor linguagem de programação para iniciantes.


Referências:

quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Blue Yeti





Blue Yeti

O seu exterior está feito totalmente de metal, a exceção dos controlos y dos pontos de conexão com a base. A base está feita do mesmo metal e tem almofadas anti-deslizantes, assim que se mantém muito sólido ao colocá-lo na superfície desejada. O Blue Yeti tem um botão para silenciar o microfone e outros dois butões para controlar a captura de áudio. O controlo ajusta o nível em que as vozes são capturadas. Recomendamos gravar num volume medio-baixo, uma vez que o som distorciona e não pode salvarse a volumes muito altos. Este microfone USB para gravar dispõe quatro padrões polares que permitem capturar o som de forma ótima em qualquer ocasião ou lugar.
Mais informações em: Blue Yeti Fnac

iOS 6 - v.6.1.1


iOS 6.1.1.


  Esta atualização do sistema operativo da apple foi lançado no dia 11 de fevereiro de 2013 e foi mais uma atualização de sistema operativo especial pois foi exclusiva para o iPhone 4S.
  As modificações não foram muitas em especial mas eram importantes porque corrigiram problemas que afetavam o desempenho e a estabilidade desse iPhone.

Melhores Robôs de 2019 (parte 3)

Robôs Sociais Humanóides


4. SAMSUNG BOT RETAIL

A Samsung lançou três robôs na CES 2019: Bot Retail, Bot Care e Bot Air. O Bot Retail é o maior dos três, com uma grande tela frontal e um sistema básico de prateleiras na parte traseira, permitindo a entrega de alimentos ou outros itens.
Este robô tem a capacidade de interagir com pessoas, efetuar pagamentos e reconhecer objetos usando a câmera frontal. Portanto, este robô parece ser uma forte concorrência com o Pepper da SoftBank Robotics e pode ser visto subindo no ranking de robótica muito breve.


5. SANBOT
Resultado de imagem para SANBOT
Sanbot é um robô inteligente com “cloud enabled service”, da empresa de tecnologia Qihan. A Sanbot não tem apenas a capacidade de interagir com as pessoas, como também se pode apresentar usando a sua tela frontal e até usar o projetor colocado para exibir gráficos numa parede próxima, tornando a Sanbot perfeita para ambientes de retalho. Um pouco menor que o Pepper, mas com menos da metade do preço, a Sanbot é um dos principais robôs sociais da industria no momento.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

iOS 6 - v.6.1


iOS 6.1



  Esta versão do sistema operativo da apple esteve disponível desde o dia 28 de janeiro de 2013, estando disponível para o iPhone 3GS e posterior, para o iPod Touch de 4ª geração e posterior e para o iPad 2 e posterior. 
  As modificações que vieram com esta versão do iOS foram a integração da Siri e do Fandango o que permitiu aos utilizadores comprarem bilhetes de cinema por voz, apesar de este serviço só estar disponível nos EUA e a configuração "Redefinir identificador de publicidade", que permitiu aos utilizadores um maior controlo sobre como as aplicações rasteiam o seu próprio uso.

Como utilizar alguns dos elementos básicos de edição de fotografia

Existem muitas maneiras de alterar uma imagem. Na fotografia química, isso é feito com base na escolha do filme, filtros na hora do clique ou dos diversos processos de revelação. Um deles é o de ampliação, que é responsável pelo resultado final da foto. Nesse momento, você pode adicionar contraste, clarear, escurecer partes da foto e até remover alguns elementos indesejados.
Com a fotografia digital, podemos editar a imagem através do telemóvel, tablet ou computador. Se você quiser imprimir essas fotos, não há problema, e ainda pode escolher o papel que quiser.
O que posso fazer na edição?
Cortar e alinhar: se alguns elementos nas laterais não estiverem a fazer sentido para a imagem, não pense duas vezes antes de cortá-los da foto. Isso faz a foto perder um pouco a qualidade, mas se for em benefício do elemento principal da foto, corte-a sem dó.
Alinhamento: uma das maiores maravilhas do pós produção é ajustar o alinhamento. Todos sabem o quão difícil é obter um alinhamento perfeito, às vezes um pequeno desvio estraga a foto e em muitas vezes, um alinhamento ou outro na edição salva a sua foto.
Histograma: Ele é um gráfico que mostra, em detalhe, as informações de iluminação da foto. Usando-o você pode saber quantos pixels da foto são formados por sombras, luzes e tons médios. Ele é um computador, que pega cada pixel da foto e mede a luminosidade, formando um histograma inteiro.
Alcance dinâmico: Se você está em um local com muita luz que a foto não consegue captar a imagem, nem os ajustes milagrosos da sua câmera digital, você pode resolver isso na edição, escurecendo a imagem até ficar boa para ser visualizada.
Contraste: O contraste é o mais simples de ser adicionado e você pode controla-lo para intensificar áreas claras e escuras da imagem. Só preste atenção, porque o que é escuro fica mais escuro quando você aumenta o contraste, e o que está claro fica mais claro ainda. Uma imagem com contraste ideal transmite uma ideia de imagem viva, dramatizada, enquanto uma com menos contraste aparenta leveza, suavidade. Escolha o que você quer transmitir e passe a sua mensagem ajustando o contraste da foto.
Burn/dodge: Enquanto o contraste altera a exposição da imagem como um todo, o burn ou dodge alteram apenas determinadas áreas da imagem. O burn escurece e o dodge clareia. Eles estão disponíveis em aplicativos como lightroom, photoshop e em diversos editores de imagem.
Vinheta: Ela é responsável por aquele efeito escurecido nas bordas da imagem, que naturalmente é causado pela ótica da lente da câmera, mas pode ser aplicado como um efeito na hora da edição, destacando o centro da imagem. Esse efeito é perfeito quando o assunto principal está no centro e você quer destaca-lo. Tenha cuidado para não exagerar e ficar algo muito forçado.



Odiado Eco

Odiado Eco

Provavelmente já fizeram vídeos para a escola ou sem ser no formato expositivo, um formato frente a frente com a câmara. Uma das piores coisas que pode acontecer ao gravar algo do gênero é haver algum eco que perturbe o momento de visualização do vídeo.
Há várias maneiras de resolver este problema sendo as principais: esponjas acústicas ou panos acústicos, software e proximidade do microfone.

Por ordem de experiência aconselharia a aproximar primeiramente o microfone da boca para o som que entrar neste ser o mais direto possível de nós e não som já refletido em todo o tipo de superfície da divisão onde nos encontramos.
Vou dar um exemplo: a banda Queen, nos seus primórdios enquanto gravavam um dos seus primeiros álbuns alugaram uma sala de espetáculo para fazerem várias experiências para conseguirem o melhor som da bateria. Experimentaram pôr a bateria no palco e o microfone bastante afastado, como podem imaginar isto causou um grande eco, depois aproximaram tanto os microfones dos vários componentes da bateria que tudo o que lhe foi possível captar foram ruídos muito rápidos e secos, chegaram à conclusão que os microfones a cerca de 20 centímetros de cada componente da bateria em ordem a ter um som natural.
O mesmo se aplica a quando falamos para um vídeo, o microfone deve estar a cerca desses mesmos 20 centímetros de nós para termos um som bastante natural e agradável ao ouvido.
Esponjas acústicas
As esponjas acústicas são um material bastante utilizado em salas de entrevistas e até no youtube, convém estarem à altura da nossa boca sensivelmente, diretamente à frente e numa das laterais do enquadramento, se mesmo assim ainda existir algum eco existem tapetes com o mesmo propósito das esponjas acústicas e também é possível colocá-las no teto.

Um vídeo bastante bom acerca deste tema é o seguinte: https://www.youtube.com/watch?v=tJc0EPxss-s

Randomização pt 1



Neste post vou falar da randomização nos video jogos. A randomização pode aparecer de várias formas. Na generação do mundo (Minecraft), no adversário que aparece(pokémon), o dano dado, entre outras.

A randomização pode ser utilizada para variar um jogo. É uma boa forma de obrigar um jogador a dominar as mecânicas do jogo em vez de apenas decorar o nível. Também é utilizada (os mario karts todos são bons exemplos) para dar uma hipóteses a jogadores menos experientes. No mario kart os jogadores em último lugar têm uma maior probabilidade de conseguir items bons nas lootboxes.



Um ótimo exemplo de uma randomização é o jogo Cuphead. Neste jogo existem um certo de padrões que os adversários podem utilizar. Sempre que um jogador começa o nível não sabe como o adversário vai atacar e por isso tem que estar pronto para tudo.

Melhor tech com IoT da CES 2020 (PARTE 2)

Esta é a segunda parte de uma série de posts que irão cobrir a melhor tecnologia apresentada na CES 2020 que utiliza (nem que seja muito pouco) o conceito de internet of things.

Samsung Ballie:
Quem nunca sonho ter o seu próprio BB8? Para todos os que tal como eu adoravam ter um robô fofo de estimação, a samsung criou o Ballie, um robô em formato de bola que anda pela casa e interage com as pessoas respondendo aos seus moviemntos. Por exemplo, se lhe acenarmos ele vem até nós, se nos ouvir a chegar a casa liga as luzes da entrada, etc... Tem todas estas capacidade devido aos diversos sensores que possui, principalmente uma câmara na parte frontal. Possui também a capacidade de "comunicar" com a casa, informando aquilo que vê através da internet com os outros dispositivos smart home. É capaz de detetar sujeira no chão e avisar o seu aspirador inteligente onde esta se encontra e para a ir limpar, consegue até interagir com os seus pets, brincando com eles. Existe apenas um grande problema no meio disto tudo, mais uma vez (como é habitual na CES) não se sabe se sequer virá para o mercado, ou se terá o mesmo destino que todos os outros robôs sociais que vieram antes dele, o esquecimento. O facto de ter uma empresa tão grande por detrás deste produto (Samsung) dá-me fé que a chance deste robô se tornar realidade e ser popular é um pouco superior aos seus antecessores. Nem quero imaginar o preço!


Folster smartwatches:
Este empresa trouxe à CES novidades para quase todos os seus samrtwatches, alguns apenas novos estilos, cores e braceletes, outros novo software ou detalhes técnicos e até novos produtos. Um grande ponto alto dos seus novos smartwatches é o Skalgen Falster 3, um lindo e minimalista smartwacth que aparenta ser um relógio comum. Possui a capacidade de receber e realizar chamadas, funcionar como uma coluna (muito limitada claro), medir o ritmo cardíaco e notificar o utilizador se detetar algo irregular e até usar a Google Assistant. Todos estes relógios utilizam o sistema operativo da Google "Wear OS".


Imagens:
  • URL1
  • URL2
  • consultadas no dia 12/01/2020


fontes:

Python - Erros no Código (Parte 2)

NA PUBLICAÇÃO ANTERIOR EXPLIQUEI O QUE SÃO ERROS SINTÁCTICOS E ERROS DE EXECUÇÃO, NESTA IREI EXPLICAR O QUE SÃO ERROS SEMÂNTICOS E UM ERRO DE EXECUÇÃO ESPECÍFICO (RuntimeError)!


  • RuntimeError: é um erro que ocorre quando, por exemplo, o programa demora muito a resolver erros, então provavelmente um tem um loop/ciclo infinito, assim deverá verificar os ciclos para terminar só se a condição nele inserido for False, escrever o ciclo o mais simples possível, e se possível, usar um ciclo for, pois este termina sempre.
  • Erros Semânticos: o programa dá-nos um resultado, mas não é o correto, logo o erro pode estar na compreensão do problema, no algoritmo ou na tradução do algoritmo para Python.
Para resolver estes tipos de erro, temos de decompor o problema em funções, para verificar se cada função tem um objectivo definido.
Também podemos fazer testes unitários, ou seja, utilizar módulos como doctest, em que especificamos o valor esperado, da seguinte maneira:


import doctest
doctest.testmod()

Já vos dei algumas noções de erros que podem ocorrer em Python e como os evitar, agora é ir programar e se algum ocorrer, já sabem como resolver! Se continuarem com problemas aconselho a pesquisa do erro!



Referências:





terça-feira, 14 de janeiro de 2020

O meu Top 15

O meu Top 15

15: Titanic (1998)
14: Toy Story (1996)
13: Ghost (1990)
12: Notting Hill (1999)
11: Brother Bear (2003)
10: Forrest Gump (1994)
9: Die Hard (1988)
8: Patch Adams (1998)
7: The Greatest Showman (2017)
6: Shawshank Redemption (1994)
5: Ratatoille (2007)
4: The Guardian (2006)
3: Top Gun (1986)
2: Dead Poets Society (1990)
1: Bohemian Rhapsody (2018)

Como já prometia há algum tempo hoje mostro-vos  o meu Top 15 de filmes favoritos de sempre. Quero apenas dar algumas explicações sobre alguns dos filmes desta lista: em primeiro lugar Bohemian Rhapsody, o meu filme favorito de todos os tempos  retrata de maneira espetacular a vida daquele que foi provavelmente o melhor vocalista de todos os tempos, falo claro de Freddie Mercury. Dead Poets Society com o grande Robin Williams é qualquer coisa do outro mundo, todas as morais que o filme passa fazem de mim a pessoa que sou hoje. The Guardian é uma motivação em todos os sentidos para a minha vida, é um filme que não me cansaria de ver e rever vezes sem conta como já aconteceu com Ratatoille, o melhor filme que já vi de animação.

Recomendo todos os filmes para qualquer tipo de pessoa, como podem ver tenho um gosto muito variado em termos de filmes mas todos eles fazem de mim quem sou hoje.

Melhores Robôs de 2019 (parte 2)

Robôs Sociais Humanóides


2. Pepper
Resultado de imagem para pepper robot


Introduzido em 2014, o Pepper foi exibido nas lojas da Softbank no Japão e foi introduzido nas concessionárias Renault em toda a França. Pepper é o primeiro robô do mundo capaz de reconhecer emoções humanas. Ainda mais ele consegue ser social, capaz de ter conversas com as pessoas, dando-lhes instruções e até dançando com elas.

3. WALKER
Related image
O robô Walker da UBTECH foi revelado na CES 2019 e deve ser lançado nos próximos 18 meses. Walker é um robô humanóide bípede, ágil e inteligente. Com 1,45 m de altura, a nova versão do walker está mais avançada do que nunca, é capaz de interagir com as pessoas e ainda tem a capacidade de caminhar de maneira suave e rápida e de agarrar e manipular objetos. Embora ainda não tenha sido lançado, este robô tem potencial para fazer história. Walker pode ser o primeiro robô bípede comercialmente viável disponível para compra.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Os vários modelos do Arduino.

    Agora que já sabemos o que um Arduino é, vamos ver quais são os seus variáveis modelos.

 
        Entry Level:

    Para começar a utilizar o arduino é mais fácil utilizar produtos do Entry Level. Estes são fáceis de utilizar e estão sempre prontos para poder dar energia as tuas criações. Para além disso, eles também são bons para as pessoas que estão a começar aprender a mexer no arduino.
    
    Temos então:

    -Arduino Uno;
    -Arduino Leonardo;
    -Arduino 101;

    -Arduino Esplora;
    -Arduino Micro;
    -Arduino Nano;
    -MKR2Uno adapter.


            Enhanced Features:
    
    Estes são mais complexos que os anteriores, com mais funcionalidades e também com maior velocidade na sua performance.

    Temos então:

    -Arduino Mega;
    -Arduino Zero;
    -Arduino Due;
    -Arduino Mo Pro;
    -Arduino MKR Zero;
    -Arduino Motor Shield;
    -Arduino USB Host Shield;
    -Proto Shield;
    -MKR Proto Shield;
    -Arduino Mega Proto Shield;
    -MKR Relay Photo Shield;
    -MKR Can Shield;
    -MKR 485 Shield;
    -MKR Men Shield;
    -MKR Connector Carrier;
    -Arduino ISP;
    -Arduino USB2 Serial Micro.

         Internet of Things (IoT):

    Os produtos desta categoria são fáceis em conectar com outros dispositivos o que nos permite expandir a nossa criatividade.

  Temos então:

   -Arduino Yún;
   -Arduino Ethernet;
   -Arduino Industrial 101;
   -MKR Fox 1200;
   -MKR Wan 1300;
   -MKR GSM 1400;
   -MKR Wifi 1010;
   -Uno Wifi Rev2;
   -MKR NB 1500;
   -MKR Vidor 4000;
   -Arduino MKR1000;
   -Arduino Yún Shield;
   -Arduino Wireless SD Shield;
   -Arduino Wireless Proto Shield;
   -MKR ETH Shield.





Neste post decidi abordar um dos tipos de jogos que são mais difíceis de programar. O tipo de jogo que eu estou a falar são os “Open World”. Neste tipo de jogo o jogador pode explorar o mundo como quiser, passando a história quando quisesse e na ordem que lhe apetecesse. Para que este estilo de jogo seja possível o criador do jogo tem que programar o jogo para que a qualquer momento o jogador seja capaz de fazer o que quiser.



Alguns jogos “Open World” que eu gosto muito são por exemplo Legend of Zelda Breath of the Wild, Super Mario Odyssey, sinceramente qualquer jododa saga Zelda.

Melhor tech com IoT da CES 2020 (PARTE 1)

Com o começo de um novo ano começa (e acaba) mais uma CES (consumer eletronics show). Este evento que decorre em Los Angeles é normalmente referido como a maior conferência do mundo da tecnologia do mundo, devido não só ao elevado número de marcas de peso presentes, mas também ao número de pessoas que atendam à mesma (sendo apenas aberta aos media e influencers). Nos últimos meses tem gerado muitas piadas como a sugestão de mudança do nome para "concept expo show", devido ao crescente número de tecnologias que funcionam como apenas conceitos serem apresentadas na mesma e à diminuição de produtos que realmente chegarão ao mercado ou que possuem utilidade. Sendo assim, alguns dos dispositivos que vou apresentar aqui seguem um pouco essa linha.

Bosch virtual sun visor:
Ao contrário do que disse anteriormente, esta é uma tecnologia muito mas mesmo muito útil. Fiquei genuinamente impressionado quando vi pela primeira vez. Como sabemos o sol é algo muito incomodativo quando estamos a conduzir, porém, as palas do carro costumam diminuir muito o campo de visão do condutor, aumento o esforço do mesmo e podendo até levar a acidentes. Por isto, a Bosch decidiu criar um visor (chama-se visor e não pala por uma razão) que conseguisse bloquear o sol, mas dando a máxima visibilidade da estrada. Este visor usa uma câmara que consegue perceber onde está a cara do condutor, ajustando a opacidade de uma tela LCD transparente que tem apenas a parte do display onde o solo iria bater tornada opaca. Talvez um pouco difícil de perceber na teoria, mas com a imagem e com o primeiro link que deixarei nas fontes conseguirão perceber o quão fantástico isto é. A Bosch confirmou ter algumas propostas de fabricantes de carros, porém, não tem datas para quando este produto virá para o mercado ou sequer se virá (como é costume na CES).


Autel Evo 2 drone series:
Apesar da moda dos Drones ter acentado um pouco, a indústria não parece parar, havendo lançamentos constantes destes dispositivos repletos de sensores. Mas o que estes têm de especial em relação aos outros, para além de serem caros e premium, estes drones possuem a capacidade de alteração da câmara, podendo ser feita uma escolha de entre: câmara 8K, de 6K (com abertura do diafragma ajustável) e uma câmara térmica! Para além da filmagem estilo militar que é possível fazer com a última que falei, o uso pretendido para a mesma é o de prevenção e combate a incêndios e uso industrial para deteção de resíduos quentes. Tudo isto será possibilitado com uma grande bateria e uma "range" de 9Km, impressionante!


Imagens:

  • URL1
  • URL2
  • consultadas no dia 12/01/2020


fontes:


Python - Erros no código (Parte 1)

NESTA PUBLICAÇÃO IREI EXPLICAR COMO DETECTAR E CORRIGIR ALGUNS ERROS COMUNS NO CÓDIGO PYTHON!


Durante a programação em qualquer linguagem existem diferentes tipos de erros, por exemplo, o programa dá erro durante a execução, ou é rejeitado pelo interpretador ou até pode não fazer o que pretendemos, assim, vou ensinar algumas a maneiras de os detectar e corrigir.

Para mais informações oficiais sobre erros: docs.python.org/3.8/tutorial/errors

  • Erro Sintáticos (SyntaxError)- quando o programa é rejeitado pelo interpretador; indicamos a linha onde o erro é detectado, mas a causa do erro pode estar em linhas anteriores a esta, por exemplo na criação de variáveis usadas nessa linha.

O que temos de fazer para detectar e corrigir este erro é simples e basta procurar na linha e nas linhas anteriores por falta de aspas, ou parêntesis ou até na estrutura de blocos como if-elif-else, while ou for.
  • Erro de Execução (NameError, TypeError, ValueError, IndesError, entre outros):


Um dos métodos mais utilizados para tratamento destes erros é o método try, que consiste em escrever código para determinadas excepções como por exemplo:


while True:
   try:
       x = int(input("Digite um numero inteiro: "))
       break
   except ValueError:
       print("Oops! Esse número é inválido! Tente outra vez...")

Assim, no código acima, se o usuário introduzir um número que não é inteiro, o número não é válido e ocorre um erro que é resolvido com uma nova tentativa do usuário até que o valor introduzido seja correto!

Tive de dividir esta publicação em duas devido ao seu tamanho, na próxima irei explicar outro erro de execução especifico e qual a sua maneira de tratamento e também irei falar de erros semânticos!


Referências:

domingo, 12 de janeiro de 2020

AirPods Pro vs AirPods 2 (PARTE 3)

Controlos e gestos:

Nos AirPods 2 é possível configurar cada AirPod para realizar uma das tarefas, descritas abaixo, tocando duas vezes no sensor: chamar a Siri, reproduzir e pausar o conteúdo de áudio, passar para a próxima faixa, voltar à faixa anterior ou desligar o conteúdo de áudio. Enquanto que, para controlar o áudio nos AirPods Pro o processo é diferente. Para reproduzir e pausar o conteúdo de áudio, pressiona-se o sensor de força na haste de um AirPod. Para retomar a reprodução, pressiona-se novamente. Para avançar, pressiona-se o sensor de força duas vezes na haste de um AirPod. Para retroceder, pressiona-se o sensor de força três vezes. Para controlar o quanto se deseja ouvir o ambiente ao seu redor, mantém-se o sensor de força pressionado para alterar entre os modos cancelamento de ruído e transparente.
Tanto uns como outros permitem recorrer à Siri para controlar as músicas e verificar o estado dos AirPods. Estes são alguns dos pedidos que pode fazer à Siri: “Toque a minha playlist favorita”, “Aumente o volume”, “Pause a música”, “Como está a bateria dos AirPods?”.






Qualidade Sonora:

Relativamente à qualidade sonora, os AirPods Pro ganham, pois há uma grande melhoria nos graves e nos agudos, principalmente quando os AirPods Pro se encontram em modo de cancelamento ativo do ruído. No entanto, quando está em modo de transparência essa melhoria, em comparação com os AirPods, não é tão visível.

Preço:

Quanto a este tema, os AirPods 2 podem-se comprar com caixa de carregamento com fio (179€) ou sem fio (229€). Enquanto que os AirPods Pro trazem apenas caixa de carregamento sem fio (279€). 

Portanto, na minha opinião, se quer uns fones em que a caixa de carregamento carregue sem fios não hesite em comprar os Pro, uma vez que em termos das outras funcionalidades este é bastante melhor, o que justifica a diferença de 50€; porém se lhe é indiferente este aspeto, aí torna-se mais pessoal. Se realmente acha que dará uso os 2 modos novos e se gosta do formato de encaixe dos Pro, opte por estes.
Espero ter sido útil, qualquer dúvida deixe nos comentários.