Pesquisar aqui

sábado, 19 de março de 2011

Tecnologia e Sono

A National Sleep Foundation dos Estados Unidos (Fundação Nacional do Sono), conduziu um inquérito sobre o uso de diversos tipos de dispositivos electrónicos nas horas precedentes ao deitar. Este incluiu o uso de televisão, computadores, telemóveis, consolas e smartphones.

Dos inquiridos praticamente 95 por cento admitiu usar algum tipo de dispositivo, na hora antes de ir para a cama, e cerca de dois terços admitiu que não dorme tanto quanto devia. A sondagem revela ainda que 43 por cento consideram que raramente, ou nunca, têm um sono satisfatório durante a semana.

Mais de um terço dos adolescentes entre os 13 e os 18 anos, e 28 por cento dos adultos entre os 18 e os 29, jogam videojogos antes de se deitar. Sessenta e um por cento dos inquiridos usam o computador pelo menos algumas noites por semana. Ver televisão antes de ir para a cama é mais frequente na faixa etária dos 46 aos 64 anos.

Sem dúvida que o facto de cada vez mais os nossos quartos estarem invadidos por tecnologia contribui para estimular o uso destes equipamentos. A luz dos ecrãs fomenta um estado de alerta e inibe a produção de melatonina, uma hormona que ajuda a regular os ciclos biológicos e que induz sono. A melatonina é produzida em condições de pouca luminosidade e os responsáveis dizem haver uma ligação entre a falta de sono e o uso da electrónica.

Segundo o estudo a utilização destes aparelhos "pode ter consequências graves para a saúde física, o desenvolvimento cognitivo e outros indicadores do bem-estar".

quinta-feira, 17 de março de 2011

Entrevista com James McAvoy

Deu nas vistas na série "Irmão de Armas" e transformou-se numa estrela mundial com "O Último Rei da Escócia". Agora o escocês James McAvoy estreia-se no mundo da animação em "Gnomeu e Julieta".


James McAvoy está a preparar-se para um 2011 bem ocupado enquanto acaba as gravações de "X-Men: First Class", em que interpreta o líder mutante, Charles Xavier. Mas Primeiro, vai andar à procura do amor nos lugares errados, emprestando a voz ao papel principal da animação "Gnomeu e Julieta", com clássicos de Elton John como banda sonora. McAvoy contou ao "Metro" como foi fazer dobragem, juntar-se aos X-Men e qual o verdadeiro lugar de Elton John.

Este é o seu primeiro filme de animação?
Sim. Fiz um filme de fantoches há uns anos, mas foi só falar por cima do trabalho de actores dinamarqueses. Mas foi muito enriquecedor a nível artístico. Podemos dar tudo.E nunca nos dizem que não, nem se está perfeito ou não. Mas dizem que está bem muitas vezes, mas às tantas já estamos "Vocês dizem 'Está bem' a tudo! Já não tenho a certeza se é verdade porque desta não correu lá muito bem."

Porque é que os gnomos gostam tanto da música do Elton John?
Bem, acho que o seu lugar no jardim. É um facto bem conhecido do Elton John, mas acho que ele tem jeito para a jardinagem. E talvez seja por isso. Pensei que tivéssemos a "Crocodile Rock" no filme. Não achei que tivéssemos direito a mais, por isso quando vi o filme há cerca de uma semana, fiquei muito surpreendido ao ver que tínhamos todo um conceito musical no filme que tinha músicas no seu catálogo - algumas delas novas!

Tem um elenco de luxo.
Acho que o meu favorito, tenho que dizer, é o Hulk Hogan. Ter o Hulk Hogan é digno de histerismo!Foi o momento em que eu mais ri. Ozzy Osbourne foi fantástico. Michael Caine, Dame Maggie Smith - e Jason Statham! Oh meu Deus, o "Transporter"! Consegui ganhar o "Transporter". Ele sabe que não se pode meter comigo. Sabe bem que tem excesso de peso!

Olhe que eu digo que você disse isso dele.
Por favor, não. Ele é um tipo simpático - tanto quanto se sabe, pelo menos. Ele parece ser um homem amável. Mas mesmo assim não quero entrar numa luta contra ele.

Como é que estão a correr as gravações do muito aguardado "X-Men: First Class"?
Estão a correr muito bem. Temos mais duas semanas de filmagens e acho que estamos despachados. E, como todos os filmes, foi muito cansativo. Trabalhamos 24 horas durante os sete dias da semana. É uma produção muito, muito grande. É bom estar envolvido numa coisa destas.

Está preparado para as atenções que advêm da participação num filme inspirado numa banda desenhada?
O quê? Preparado para andar a correr e a esconder-me? Sim, estou muito preparado para andar a correr e a esconder-me. Estou muito preparado para evitar entrevistas e fugir.


in Metro, quarta-feira, 16 de Março de 2011

terça-feira, 15 de março de 2011

Chegou a TDT: “Televisão Digital para Todos”


Foi no passado dia 10 de Março que o governo apresentou a primeira campanha de divulgação da Televisão Digital Terrestre (TDT).

A TDT, que vai substituir o sinal analógico, permite um serviço de televisão com melhor qualidade de imagem e som, assim como a transmissão em alta definição e outras novas funcionalidades, como o guia electrónico de programação.

A infra-estrutura para a TDT está pronta e, para ajudar a migração para o digital, o Governo vai disponibilizar subsídios para grupos carenciados previamente seleccionados.

“TDT para todos” é o slogan da campanha que já está no ar na televisão, rádio, internet e outdoors espalhados pelo país e que se vai prolongar até à substituição definitiva – o chamado “switch off”.

A campanha é composta por duas fases: a primeira pretende alertar para a necessidade de mudar para a TDT enquanto a segunda, que arranca em Setembro/Outubro, envia uma mensagem de obrigatoriedade de mudança.

A substituição definitiva das transmissões analógicas pelas digitais ocorrerá a 26 de Abril de 2012. A 12 de Janeiro de 2012, inicia-se a primeira fase do fim das emissões analógicas terrestres de televisão para os emissores e retransmissores de uma faixa litoral do território continental.

A segunda fase, acontecerá a partir de 22 de Março de 2012 e será nas regiões autónomas da Madeira e Açores enquanto a terceira, que terá início a 26 de Abril, será a final e abrange os restantes emissores e transmissores.

domingo, 13 de março de 2011

Kinect no Guiness!

O que é o Kinect?

É o aparelho da Microsoft que permite jogar sem comandos na consola Xbox.

O Kinect usa um sistema de câmaras e mapeia o corpo do jogador, permitindo jogar com recurso apenas a movimentos e gestos.

Este aparelho bateu todos os recordes e vendeu mais unidades nos primeiros dois meses do que o iPhone e o iPad!

O Kinect vendeu uma média de 133.333 unidades por dia. Ao todo, oito milhões foram vendidos nos primeiros 60 dias de comercialização, entre 4 de Novembro e 3 de Janeiro.

No ano passado, quando foi lançado, o iPad vendeu dois milhões de unidades nos primeiros dois meses. Já o primeiro modelo do iPhone vendeu pouco mais de seis milhões de unidades – ao longo dos cerca de 12 meses que esteve à venda.

O novo recorde vai ser publicado na próxima edição anual do livro do Guinness dedicada ao mundo dos vídeo jogos.

Axis apresenta a câmara HDTV pan/tilt/zoom mais pequena do mundo



Sexta, 11 Março 2011 08:00

A Axis Communications,apresenta hoje as câmaras de tecto (domes) com funções pan, tilt e zoom mais pequenas do Mundo.


Com um design compacto, as câmaras Axis M50 têm apenas 13cm de largura por 5,6 de espessura, o que permite implementar um sistema de videovigilância HDTV a 360º, discreto e de alta qualidade. A M50 inclui ainda um microfone que permite aos clientes usar a funcionalidade de detecção áudio para monitorizar barulhos suspeitos em horários fora do expediente e fazer soar um alarme.

“As Axis M50 são pequenas câmaras dome PTZ com preços acessíveis que filmam com grande qualidade”, disse Erik Frännlid, Director of Produt Management da Axis. “A família M50 junta a flexibilidade e vantagens de uma câmara pan/tilt/zoom, o design e a qualidade da Axis numa câmara com um preço acessível para pequenos retalhistas e escritórios. Os donos de lojas podem, remotamente, controlar a câmara com recurso a todas as suas funcionalidades, para uma visão a 360 graus. Este é o equipamento perfeito para ter uma visão geral de uma loja, para avaliar se as prateleiras estão com produtos ou se os mesmos estão a ter a promoção desejada. Com os vídeos da M50 os responsáveis de loja podem ainda analisar o comportamento dos clientes para definir estratégias para aumentar as vendas, melhorar o serviço e fidelizar clientes. Se o layout da loja mudar, o ângulo de visão da câmara também pode ser mudado, sem que haja necessidade de recolocar a câmara noutro ponto do tecto. Como qualquer outra câmara de vigilância, a Axis M50 também pode ajudar em investigações policiais, reduzir perdas desconhecidas e contribuir para a segurança da loja”.

As minicâmaras dome PTZ são fáceis de instalar em qualquer tipo de tecto ou em paredes e podem cobrir uma área de 400 metros quadrados. Com certificação IP51, as M50 são à prova de poeiras e impermeáveis, permitindo que se continue a filmar mesmo se os sprinklers forem activados numa situação de emergência. As câmaras recebem energia através do protocolo Power over Ethernet (IEEE 802.3af), o que simplifica a instalação com um único cabo de rede, quando ligado a um switch compatível com Power over Ethernet, pode transportar energia, bem como transmitir o sinal de vídeo e as ordens de controlo PTZ.

A nova família de domes PTZ é composta pela Axis M5014 (HDTV a 720p) e pela Axis M5013 (SVGA, com uma resolução de 800x600px. A M5014 tem scan progressivo de imagem, cor HDTV, full frame rate e filma no formato 16:9. As Axis M50 podem transmitir múltiplos streamings configuráveis ou individuais de vídeo nos formatos H.264 ou MPEG. As M50 são compatíveis com o software de gestão de vídeo Axis Camera Station e com o maior conjunto de aplicações de software através do programa Application Development Partner da Axis.

in Revista BiT

iPad 2 deve entrar para o Guinness como eletrónico mais bem-sucedido em vendas.


Sábado, 12 Março 2011 08:00

Analistas estimam que o iPad 2 venda cerca de 600.000 unidades nos primeiros três dias e ultrapasse o Kinect no Livro dos Recordes.


De acordo com a Bloomberg, analistas acreditam que o iPad 2 atinja a marca de 600.000 unidades vendidas em seus primeiros três dias no mercado - um número modesto se comparado com sua primeira versão, que atingiu 300.000 unidades vendidas em apenas 24 horas. E um fator importante contribui para que esse número seja até mesmo maior: quando o iPad 1 foi lançado, as pessoas ainda não entendiam muito bem a real necessidade dos tablets. Hoje, muitos já os desejam e até mesmo dependem desses aparelhos.

O iPad 1 gerou, até o momento, US$ 2 bilhões para a Apple - marco que o iPhone demorou mais de um ano para alcançar. Com tais estimativas, acredita-se que a segunda versão não só pode superar sua antecessora como, também, entrar para o Guinness World Records como acessório eletrónico a ser vendido mais rapidamente na história.

Atualmente, o Kinect ocupa esta posição. O acessório da Microsoft para o XBox 360 vendeu mais de 8 milhões de unidades nos primeiros 60 dias após o lançamento. A Apple precisa vender uma média de 133 mil iPads 2 por dia para bater o recorde do Kinect.

in Revista BiT

Google lança serviço para encontrar desaparecidos após terremoto no Japão


Sábado, 12 Março 2011 11:00

A versão do Person Finder permite enviar e checar informações sobre amigos e familiares no país.




Após as catástrofes naturais sofridas pelo Japão nesta sexta-feira (11/3), a Google rapidamente lançou uma versão de seu serviço Person Finder, que ajuda as pessoas a encontrarem amigos e familiares no país.

Disponível em inglês e japonês, a ferramenta permite enviar informações sobre seu o próprio paradeiro para o sistema e, assim, outras pessoas, ao procurarem pelo nome do indivíduo em questão, ficarão a saber a localização dele. Amigos e familiares também podem fazer perguntas e buscas sobre pessoas que estavam na área afetada.

Em apenas duas horas após o lançamento, a versão do aplicativo já contava com 2000 registos enviados pelas próprias pessoas ou por outras, que acabam visualizando o status dos envolvidos através de redes sociais.



A Google já esteve presente com um sistema parecido após o terremoto de Christchurch, Nova Zelândia, que operou com cerca de 11.500 relatórios.

in Revista BiT