Pesquisar aqui

sábado, 19 de outubro de 2019

JavaScript: O que é?

Olá! sou a Camily e, durante este ano letivo, escolhi como curadoria a linguagem de programação JavaScript. para a minha primeira publicação, resolvi começar com a simples definição d'o que é JavaScript.
JavaScript ou JS é, hoje em dia, conhecida como uma das linguagens de programação mais poderosas e utilizadas. JS é uma linguagem de programação muito utilizada pelo cliente, ou seja, é processada pelo próprio navegador (nós) e é a linguaguem que permite a criação de páginas web interativas, aplicativos para smartphones e mesmo jogos eletrónicos sendo, portanto, essencial.
Esta linguagem controla o comportamento dos elementos da página, e, como é uma linguagem orientada a estes elementos, trata-os como objetos distintos, facilitando a tarefa de programação.

Bem Vindos

Bem Vindos!

Quem sou eu?

Chamo-me João Leal, estou no 12º ano na disciplina de AIB. Tenho 17 anos, sou de Lisboa. 
Desde que me conheço sempre gostei de ver filmes (repetidas vezes), todo o tipo de filmes, à exeção de Terror. Gosto muito de musicais, thrillers e filmes de ação. 
O meu TOP 3 de filmes:
#1- Bohemian Rhapsody (2018);
#2- Dead Poets Society (1989);
#3- Top Gun (1986).
Há dois anos, na disciplina de Português fizemos dois trabalhos que envolviam o tema que vos venho falar: Criação de Vídeo (Produção e Edição) e adorei faz-lo, fiquei apaixonado pela arte que está por trás das câmaras desde "simples" movimentos de câmara, desde milhentos Takes até ficar exatamente como queremos, desde a mistura sonora, desde a edição de imagem até ao produto final.
E é de tudo isto que vos venho falar. Duas, Três vezes por semana vos trago um assunto relacionado com este tema. 
Por detrás das câmaras em Bohemian Rhapsody
Espero que gostem!



sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Indústria 4.0 e IIoT

A quarta revolução industrial baseia-se no uso de diversas tecnologias (sistemas ciberfísicos, internet das coisa e computação na nuvem) de modo a diminuir custos de produção, aumentar produtividade e controlo / customização dos produtos por parte do cliente. O melhor? Está a acontecer neste preciso momento.

Este post como é de se esperar vai focar-se no papel da Internet das coisas nesta nova indústria que nesta caso costuma ser apelidada de IIoT (Internet industrial das coisas) pois existem diferenças entre as duas. Enquanto a IoT é a ideia de conectar qualquer dispositivo que gere informação,a IIoT é a conexão das informações da cadeia produtiva via cloud.

Ao usarmos esta tecnologia na indústria estamos a digitalizar toda a informação que as máquinas adquirem sendo essa informação comunicada de máquina para máquina e até de máquina para o operador humano, sendo assim mais fácil averiguar a qualidade do produto e até aplicar correções sem ter que parar a linha de produção, muitas vezes de forma autónoma. Sendo assim, podemos afirmar que o objetivo do uso de IIoT na indústria é a recolha e digitalização de informações que serão transmitidas entre máquinas (através da cloud) e que por sua vez as analisarão e tomarão decisões, tudo de forma autónoma. No fundo, controlo e rastreamento de produção.


Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 13/10/2019

Blogue pessoal sobre tech:


Fontes:

Python - Instalação

Logo do Python

ANTES DE PODERMOS PROGRAMAR EM PYTHON, É NECESSÁRIO INSTALAR A LINGUAGEM NO COMPUTADOR.


O download do Python é simples e rápido, basta entrar no site oficial da linguagem (python.org) e acesar à sub-página "Downloads" e aparecerá várias opções de download.

Recomendo a instalação da versão mais atualizada que deverá estar em destaque, neste caso a última versão que saiu até ao dia de hoje é a 3.7.4. 


Após isso basta abrir o executável transferido, configurar a instalação e estará pronto para começar a sua grande aventura de programação em Python!

Referências:


Primeiro programa em C++


Depois de instalado o C++, vamos finalmente escrever o nosso primeiro programa.
Vai ser simples. Apenas uma mensagem de boas vindas.
Vou explicar-vos também alguns conceitos básicos do C++, pois até este pequeno programa já tem um bocado de código.

Comecemos por criar um ficheiro .cpp. Se usarem uma IDE (recomendável), criem um novo projeto.
No caso do Visual Studio, é File > New > Project, Create a New Project, Console App.
Se não usarem uma IDE, simplesmente criem um ficheiro .cpp no vosso editor de texto.

Podemos começar a programar.
Este é o nosso código, que vai apresentar a mensagem "Hello World!" na consola.

#include <iostream>
using namespace std;

int main(){
    cout << "Hello World!" << endl;
}

Aqui já temos alguns conceitos básicos. Provavelmente não entendem nada ainda, mas vou explicar linha a linha:

1ª linha
#include <iostream>

Estamos a incluir a biblioteca iostream (input-output stream) ao nosso código. Bibliotecas são códigos já escritos que podemos utilizar no nosso próprio. No caso, esta é uma biblioteca standard de C++. A biblioteca iostream, como tinha já referido, significa "input-output stream"; ou seja, permite-nos escrever código que recebe input do utilizador e faz output de texto, os dois pela consola.
Então o include funciona como o import de Python.

2ª linha
using namespace std;

Um namespace é essencialmente um delimitador de código. É útil para que não haja discrepância entre termos de duas bibliotecas diferentes e para dar mais contexto ao próprio termo.
Normalmente, se queremos usar termos que pertencem a um namespace, seria necessário escrever "namespace::termo".
Mas esta nossa linha diz ao compiler que estamos a usar (using) o namespace sempre. Logo, para usarmos os termos, não será necessário "namespace::" atrás do termo.

4ª linha
int main(){
Estamos a declarar a função main. Esta é a principal função do nosso programa. É o que começa com tudo, é chamada automaticamente no começo da execução do programa; ao contrário das outras, que têm de ser chamadas no próprio código.
A função main é sempre de tipo int (integer, número inteiro).

5ª linha
cout << "Hello World" << endl;

É onde dizemos para escrever "Hello World" na consola.

O cout significa Console Out, logo, sendo o que realmente escreve na consola.
É assim que escrevemos a mensagem pretendida para a consola. Pensemos assim, estamos a "meter" a mensagem Hello World! para dentro do cout. Cada nova mensagem é separada por mais um "<<". No caso, queremos simplesmente acabar de escrever mensagens para a consola e queremos terminar. Escrevemos
<< endl;
terminando com endl (End Line). O endl simplesmente faz um "Enter", passando para a próxima linha.
Para terminar, um ";" que é sempre usado para acabar as linhas de código em C++.  Só em casos específicos, como no fim de funções, não é necessário por acabar com um "}", delimitando já o código.

Compilem o código e executem
Aparece então um "Hello World" na consola.


Neste caso não utilizei um IDE, por ser um programa tão simples, mas lembrem-se que depende sempre da vossa escolha.
Se estiverem a usar um IDE e a consola fechar rápido demais, metam
cin.get();
logo a seguir à linha que escreve "Hello World!" (linha 5), ainda dentro de main (logo, antes do "}").
Isto fará com que a consola pare até receber input do utilizador. Um Enter e a consola fecha.

Assim escrevemos o nosso primeiro programa em C++.
Pode parecer muitíssimo complicado fazer tanta coisa para algo tão simples, já que em outras linguagens como o Python este programa limita-se a ser escrito numa só linha. Mas no fundo, todo o código em C++ tem um começo, adicionando bibliotecas e a função main.

Referências

quinta-feira, 17 de outubro de 2019

iPhone OS 2



IPhone OS 2 logo.png
IPhone OS 2 screenshot.png




O iPhone OS que vou falar hoje é o iPhone OS 2. Este foi lançado dia 11 de Julho de 2008, há 11 anos, tendo a sua ultima versão lançada dia 27 de Janeiro de 2009, há 10 anos, que foi a versão 2.2.1 Este sistema operativo foi lançado para as seguintes plataformas: iPhone de 1ª geração/ iPhone 2G, iPhone 3G e para os iPod's Touch de 1ª e 2ª geração.
 Podemos também verificar que apareceu uma nova aplicação desde o iPhone OS 1 que foi a App Store, que permitiu que fossem instaladas aplicações por terceiros.

Blockchain

O Blockchain foi originalmente proposto por um grupo de investigadores em 1991, que procuravam validar documentos digitais sem que esses pudessem ser posteriormente alterados. No entanto só em 2009 é que a ideia de blockchain foi posta em prática, altura em que Satoshi Nakamoto a usou para criar a moeda digital criptografada, a bitcoin.
Hoje em dia o blockchain é usado não só para a bitcoin mas também para outras moedas criptográficas e até mesmo bancos já estão a começar a implementar o conceito.

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Arduino: Wiring e Processing


Wiring


   O Wiring foi criado com o objetivo de que todas as pessoas, desde as que estão a começar a aprender informática inclusivamente até as pessoas que já têm um conhecimento bastante vasto sobre este assunto, para poderem compartilhar suas ideias, conhecimentos e experiências coletivamente.
   Wiring é uma componente importante para o  Arduino, pois é ela que executa ou cria protótipos e é programada pelas linguagens, C/C++.
   Esta ferramenta presente no Arduino, permite-nos criar todo o tipo de objetos interativo com a ajuda do seu IDE (Integrated Development Environment), chamado Processing.



Processing

  O Processing foi criado com o objetivo de ensinar às pessoas as noções básicas da programação de computadores com ajuda de contexto visual.

Impacto do 5G na internet das coisas

Um dos grandes entraves à expansão da IoT é a velocidade e o volume de transmissão da internet atual. Ora, o 5G* promete revolucionar os parâmetros referidos anteriormente possibilitando, por exemplo, a circulação de carros completamente autónomos que comunicarão entre si usando o que se chama M2M (machine to machine) communication, algo que seria muito perigoso com o tempo de resposta atual (lembremo-nos que na condução todos os micro segundos contam). Outra grande vantagem do 5G e que também influencia diretamente a IoT é a sua capacidade para um grande número de dispositivos conectados. Permitindo que as nossas casas estejam equipadas com dezenas de sensores (detetores de erros de construção, temperatura, humidade, acumulação de mofo, vazamento de água, problemas elétricos e muitos outros). Com isto em mente as grandes impresas tecnológicas têm focado muitos recursos neste setor. Uma delas é a Intel que desenvolveu recentemente o chip XMM 7115 (que suporta um número gigante de dispositivos conectados) e o Atom x3- M7272 que fornece firewall e inspeção de pacotes a carros autónomos. Cibersegurança e hacking na internet das coisas? Um bom tema para um próximo post 😉






*Representa a futura geração de telecomunicações móveis que vem substituir o 4G

Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 13/10/2019


Blogue pessoal sobre tech:

Fontes:

terça-feira, 15 de outubro de 2019

RA

RA
Para ficar mais explicito a ideia de RA trago um exemplo fácil de perceber, o Homem de Ferro.
Tony Stark dentro da sua armadura utiliza realidade aumentada.
Como se poder ver as informações e imagens ao lado e por cima do rosto são exemplos de RA.


Imagem relacionada

iPhone OS 1


Resultado de imagem para iphone os 1



IPhone OS 1 logo.png Este é o primeiro de muitos iOS( iPhone Operative System), ou também chamado anteriormente de iPhone OS, produzido pela Apple Inc., que foi lançado no dia 27 de Junho de 2007, ou seja, há 12 anos que foi lançado o primeiro iphone OS. Este sistema operativo foi lançado para o iPhone original ou também chamado iPhone 2G e também para o iPod touch de primeira geração. A sua última versão estável, foi estreada a 15 de Julho de 2008, ou seja, há 11 anos e foi a versão 1.1.5.

O que é a Robótica?

O que é a Robótica?

Image result for robotics

A Robótica estuda a ciência da construção de robôs e a sua computorização. É um ramo interdisciplinar de engenheira e a ciência. Isto inclui engenharia mecânica, engenharia electrónica, engenharia de informação e muitas outras. Esta tecnologia tem cada vez tem aumentado e expandido pelas fabricas e indústrias do mundo, e não parece que vá abrandar. Isto acontece pela sua redução de custos e aumento de produtividade. Mesmo assim a robótica também cria problemas com a substituição de trabalhistas, como funcionários.
A robótica ainda é uma ciência muito jovem com muitas promessas para um futuro incerto. Criara mais problemas ou soluções? Isso ainda não se tem resposta. Só sei que a robótica será de certo uma tecnologia que terá uma grande importância no nosso futuro.

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Arduino

Arduino
   O Arduino é uma peça muito interessante de se utilizar, pois tem varias utilidades, podemos, como por exemplo, criar um carro que ande sozinho numa pista.
   Esta peça fascinante tem um microcontrolador, um suporte entrada e saída, uma plataforma de prototipagem de hardware livre (Wiring) que tem como linguagem de programação C/C++.

IoT


IoT (internet of things ou internet das coisas) é o conceito de que todos os dispositivos estariam ligados à cloud e entre si. Este é um mercado em rápida expansão e que já se encontra amplamente implementado na indústria estando recentemente a dar o salto para as mãos dos consumidores, exemplo disso são os populares dispositivos para tornar a casa uma "smart home". 

Imagem:

  • URL
  • consultada no dia 13/10/2019


Blogue pessoal sobre tech:

Instalando C++ (Compiler e IDE)

IDE
Para programar em C++ será interessante usar um IDE (Integrated Development Environment).
Um IDE é um software cujo objetivo é ser um ambiente de desenvolvimento para o programador, possuindo ferramentas que facilitam a programação.
Como por exemplo:
  • Editor de texto mais poderoso que o bloco de notas normal, por muitas vezes ter as funções de syntax highlighting (formatação especial para certos termos) e autocomplete.
  • Compilar e executar o programa.
  • Debugger (executa o programa de uma forma específica que nos ajuda a encontrar bugs).
O Visual Studio é um IDE muito usado para C++, C#, Visual Basic, etc. Foi criado pela Microsoft e eu considero como o melhor IDE. Existem outros muito utilizados como Code::Blocks, Eclipse e Dev C++.
Para mais informação sobre os IDEs de C++ acessem aqui.

Compiler
Se forem usar o Visual Studio têm a vantagem de ele já vir com um compiler (Visual C++). Se o vosso IDE desejado não vier com um compiler, temos de instalar nós mesmos.
Para isso podemos instalar o MinGW (Minimalist GNU for Windows). Existem outros compilers como o Cygwin.
Depois de instalado o compiler MinGW, temos de configurar o caminho (path) do compiler. Para isso vamos às Propriedades do computador > Definições avançadas do sistema > Variáveis de ambiente > Novo... > Nome "path" e diretório da pasta "bin" do MinGW.

Como fazer sem IDE (compilar pelo cmd)
A alternativa a usar uma IDE é compilar e executar o programa nós mesmos. Como já temos o compiler instalado, podemos usar certos comandos no cmd.
Tendo já escrito o código num ficheiro de extensão .cpp, para compilá-lo temos de estar no diretório que contém o ficheiro .cpp. Digamos que é "C:/Programming/C++". Temos de escrever cd "C:/Programming/C++" no cmd e dar Enter.
Para compilar o código, criando um executável, escrevemos g++ code.cpp -o code. Isto significa que pegamos no ficheiro "code.cpp" e fazemos "output" de um executável de nome "code" (claro que o nome do .cpp não tem de ser "code" e o executável também não).
Isto criou um executável .exe no mesmo diretório que o ficheiro .cpp. Para executar o programa basta clicar duas vezes no .exe. Podemos também executar diretamente do cmd, escrevendo code.exe ou code.

É muito mais trabalhoso fazer isto. Numa IDE, é só clicar num botão e o programa compila e executa automaticamente.

Editores de texto
Mas de qualquer forma, nunca é uma boa escolha utilizar o bloco de notas básico do Windows (notepad) para escrever o nosso código. Existem diversas alternativas que foram criadas especialmente para satisfazer os programadores. Alguns dos editores de texto mais famosos são Notepad++, Visual Studio Code e Atom. Mais informação sobre este editores de texto.
Estes editores são muito úteis pela facilidade de abrir e escrever código rapidamente. O que prefiro é o Visual Studio Code.

Para mim, "grandes" projetos e trabalhos é IDE (prefiro Visual Studio), e pequenos programas num editor de texto (prefiro Visual Studio Code) e com compiler (prefiro MinGW).

Agora podemos começar a programar em C++!

Referências - 13/10/2019


Python - IDE PyCharm

Logo do Python

PARA PODER PROGRAMAR EM PYTHON É NECESSÁRIO INSTALAR A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO NO COMPUTADOR E POR VEZES UM IDE PARA FACILITAR NA PROGRAMAÇÃO.


Um IDE (Integrated Development Environment) é um Ambiente de Desenvolvimento Integrado, ou seja, é um programa que contém certas ferramentas e características de apoio ao desenvolvimento de software, visando a maior produtividade dos desenvolvedores/programadores.

Ferramentas mais comuns de um IDE:
  • Editor - edição do código-fonte do programa na linguagem suportada pela IDE;
  • Compiler - compila o código-fonte, ou seja, transforma em linguagem de máquina;
  • Debugger - axilia no processo de encontrar e corrigir defeitos(bugs) no código-fonte;
  • Modeling - cria modelos de classes, objetos, interfaces, entre outros com o objetivo de solucionar as necessidades-alvo do software final;
  • Testes automatizados - realiza testes no software de forma automatizada, com base em scripts;
  • Refactoring - melhora constantemente o código-fonte do software, seja na construção do código mais optimizado, mais limpo e mais simples de entender pelos programadores.
Como programador em Python, utilizo um IDE chamado PyCharm, desenvolvido pela impresa JetBrains, especificamente para a linguagem Python.

Site Oficial da JetBrains na Sub-página do PyCharm: www.jetbrains.com/pycharm

Resultado de imagem para pycharm logo

Referências:

domingo, 13 de outubro de 2019

Curadoria: Robótica

Boa tarde, eu chamo-me Sebastião e durante este ano letivo falarei sobre a robótica e as suas novidades. Publicarei blogs todas as segundas, quartas e sexta-feiras e terei sempre links de websites onde poderão pesquisar mais sobre o tema apresentado no blog. Quais queres duvidas poderão me contactar via e-mail: 12263@aebenfica.org.
O resto de um bom fim de semana!
-SCA

Resultado de imagem para Robotica