Pesquisar aqui

sábado, 1 de outubro de 2011

Para os amantes de fotografia...

Para quem não sabe, gosto muito de fotografia e recentemente esta arte tem sido alvo de evolução.
É cada vez mais fácil encontrar-mos boas máquinas fotográficas, de qualquer forma, feitio e tamanho à venda no mercado.O grande problema é saber qual a melhor e a que se adequa realmente ao que procuramos.

Pois bem, a solução está no youtube e chama-se
DigitalRev Tv.

Este canal temático do youtube com cerca de três anos já possui um grande número de seguidores e encontra-se na sua segunda temporada de programas. E tudo isto porquê?

Para além da simplicidade com que os episódios são feitos, a piada do próprio apresentador contagia o espectador a tomar atenção a todos os detalhes que lhe são apresentados.

Regularmente são apresentadas as últimas câmaras postas à venda e as mesmas são testadas durante um passeio que nos chega em cerca de dez minutos. Desde testes de luz a pequenas comparações entre màquinas que nos fazem pensar sobre o que podemos comprar ou devemos evitar.

Aconselho vivamente à visualização deste canal pois , além de ser divertido q.b., podemos tirar concelhos sobre o mundo da fotografia e aprender a fazer trabalhos bastante interessante, não esquecendo do quanto podemos evoluir com um simples clique. Para quem tiver curiosidade, deixei uma hiperligação. Aproveitem!

Câmaras 3D

O 3D começou a ter fama graças ao cinema, e era só uma questão de tempo até o mercado de consumo tentar produzir a terceira dimensão noutras tecnologias. Foi assim que apareceu a Fujifilm PinePix Real 3D W3, actualmente, uma das poucas máquinas capazes de produzir fotografias em 3D, isto através de duas objectivas e um sensor.
Como funciona?
Duas lentes que estão aproximadamente à mesma distância que um par de olhos, precisamente mais 20% afastadas para conferir uma profundidade extra, captam através das duplas objectivas duas imagens em simultâneo. De seguida o processador 3D converte estas duas imagens num único ficheiro, sobrepondo-as. Assim conseguimos uma imagem de três dimensões com profundidade, criando um efeito de paralaxe- efeito que ocorre quando vemos um objecto através de duas linhas de visão.
Como captar melhor?
Visto que as câmaras 3D ainda são recentes no mercado de consumo, há que ter alguns cuidados para se tirar uma fotografia, como por exemplo:
- Só funciona na horizontal, na vertical os olhos têm mais dificuldade em se ajustar à paralaxe
- O efeito fica mais acentuado com água ou bolhas.
- Funcionam melhor em paisagens
- Convém ter poucas pessoas na fotografia, um ou duas
- As imagens funcionam melhor com cores vivas, camadas e distância (3- 200 metros)
Características:
Fabricante: Fujifilm
Dimensões: Comprimento: 124 mm; espessura: 27,8 mm; altura: 65,9 mm
Peso: 230 gramas sem bateria/ cartão
Píxeis: 10 MP
Objectiva: 35- 105 mm (2 lentes), zoom óptico 3x
Abertura: f3, 7-4, 2
ISO: 100- 1600
Modos: 2D, 3D, Luz Natural e Flash, Paisagem, Retrato, Desporto, Noite, Noite (tripé), Neve, Praia, Pôr-do-Sol, Subaquático, Festa, ADV antidesfocagem
Preço: 449, 99 euros

Visto que esta tecnologia no mercado de consumo ainda é recente, as desvantagens são muitas, como é o caso das impressões serem caras, dos televisores em 3D não estarem aperfeiçoados, e termos muitos procedimentos para captar uma boa imagem. No entanto é um bom começo para esta tecnologia ainda em desenvolvimento.
Por: Inês Caixeiro
Consulta: Revista Quero Saber, Março 2011

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Fujifilm


Fujifilm Finepix X100 introduz visor híbrido


Máquina fotográfica resolve os problemas de visibilidade do ecrã LCD com um visor híbrido, que combina o modo ótico e o eletrónico. Já está à venda em Portugal, a um preço indicativo de 999 euros.

Um visor híbrido é a novidade introduzida pela Fujifilm. Pode optar por utilizar o visor ocular no modo ótico ou eletrónico. Para mudar de modo, basta usar o comutador na parte frontal da máquina.





Visor ocular da Fujifilm Finepix X100 pode ser usado no modo ótico ou eletrónico.
No modo eletrónico, o visor duplica a imagem do ecrã LCD. Também pode usar o visor em vez do ecrã LCD para rever as fotografias já capturadas, muito útil quando o sol incide diretamente.
Um grande número de utilizadores de máquinas fotográficas digitais considera que a visibilidade é pouca quando a iluminação é excessiva. Como o ecrã LCD substituiu o visor tradicional em quase todos os modelos compactos, torna-se difícil enquadrar a fotografia.
Se pretende uma máquina fotográfica básica ou avançada, aceda aos resultados completos do teste na ferramenta Comparar e Poupar. Acompanhe as notícias e dicas sobre fotografia na página dedicada ao tema.
Regresso aos anos 70
O aspeto exterior da Fujifilm Finepix X100 tem um toque retro, tendência já vista em máquinas deste segmento, como a Olympus PEN ou a Leica X1. Na X100, o ajuste da abertura faz-se na lente através de um anel metálico. Também o equilíbrio de brancos e a sensibilidade são ajustados por dois seletores mecânicos rotativos, posicionados na parte superior da máquina.
A construção em magnésio e os botões em metal são sólidos e o ruído ao adotarem a posição correta levam a crer que se trata de um aparelho dos anos 70.

Aspeto exterior e botões recordam máquinas dos anos 70.
A Fujifilm Finepix X100 concorre com os melhores aparelhos reflex e é mesmo superior a muitos equipamentos híbridos. A qualidade de imagem com pouca luz é particularmente impressionante, com a abertura máxima do diafragma de F/2.
Um dos pontos fracos é a focagem automática pouco sensível e algo lenta, algo que não deve preocupar verdadeiramente o público-alvo desta máquina, que seguramente dará preferência à utilização em modo manual. Mas não possui deteção automática de rosto e os menus poderiam ser um pouco mais rápidos.

http://www.deco.proteste.pt/fotografia/fujifilm-finepix-x100-introduz-visor-hibrido-s655561.htm


Será o Youtube a proxima emissora televisiva?



O YouTube prepara-se para estrear no próximo ano mais de uma dezena de canais temáticos, com o objectivo de se tornar um verdadeiro oponente aos canais televisivos online e tv cabo.
A oferta inicial será composta por 12 canais, porem poderá chegar às duas dezenas, todos estes empenhados na divulgação das artes, culturas e desporto.

A estratégia inclui não só a remodelação do site para dar maior destaque aos novos canais temáticos, mas também a produção de produtos low cost exclusivos para a web e o financiamento de conteúdos originais.

À medida que Internet e TV convergem, com cada vez mais televisores a disponibilizarem acesso a serviços e conteúdos online, a plataforma afirma-se como novo espaço de oportunidades de negócio para serviços que até então estavam, mais ou menos, "confinados" ao computador.

BD



De 24 de outubro a 5 de novembro

TINTIN E OS AMIGOS

A exposição conta as aventuras deste personagem através de uma exposição de colecionadores com peças particulares. SE GOSTAS DO TINTIN DEIXA A TUA OPINIÃO!

TINTIN E OS AMIGOS
Se gostas das aventuras do Tintin não podes perder esta exposição! Nas galerias do Saldanha Residence, em Lisboa, vais encontrar todos os amigos do Tintim, o cão Milu, o maluco do capitão Haddock e o simpático professor Girassol. A exposição está aberta ao público no Saldanha Residence entre as 10h00 e as 23h00. A exposição "TINTIN EM LISBOA" conta as aventuras deste personagem através de uma exposição de colecionadores onde serão apresentadas diferentes peças particulares que integram o universo Tintin, desde livros, edições especiais, carros, figuras, coleções em cerâmica, miniaturas e ainda objetos em tamanho real.
TINTIN E OS AMIGOS
Meninos toca a visitar exposições e a enriquecer a nossa cultura, banda desenhada é arte !!

Ler mais: http://aeiou.visao.pt/tintin-e-os-amigos=f624752#ixzz1ZR2aSTK9

Estudo defende que 3D na sala de aulas ajuda a melhorar resultados


Um estudo apresentado por investigadores da International Research Agency revela que a utilização de conteúdos projectados em 3D na sala de aula ajuda a melhorar a concentração dos alunos e os resultados nos testes

A conclusão é de um estudo feito pela International Research Agency, a pedido da Texas Instruments, que analisou a utilização de projectores 3D em sete escolas de outros tantos países europeus, num universo de cerca de 740 estudantes.

De acordo com os autores do estudo, em média 86 por cento dos alunos em salas com equipadas com estes projectores viram as suas notas aumentar.

Pelo contrário, nas salas de aula em que os professores utilizaram métodos de ensino tradicionais, apenas 52 por cento dos alunos tiveram melhores resultados nos testes.

Outra das conclusões da investigação, citada pela BBC, foi um aumento da concentração e participação dos alunos nas salas com projectores 3D, quando comparado com as salas normais. ( Fonte -
http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=29801 )

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ACT SCHOOL


** ACT ESCOLA DE ACTORES **

Como ex-aluna recomendo a todos os que estiverem interessados em vídeo, multimédia e/ou música, representação - quer de cinema, televisão e/ou teatro - e dança, em terem em conta esta instituição.

Act Escola de Actores é uma instituição localizada no Lx Factory que tem como objectivo cativar ao acto da representação.
A mesma apresenta tanto cursos de vários anos como workshops, sendo que todos os professores são diplomados, alguns até participando em telenovelas e/ou filmes, como é o caso do Nicolau Breyner.

Para quem quiser conhecer melhor o trabalho realizado em cada aula pode ver o vídeo "Act-2009", localizado no portfólio da Act.

Link do site: www.act-escoladeactores.com
"O ator continua a tentar a sua sorte, sem sorte e principalmente sem talento. Alguém que o pare e o mande para a ACT - Escola de Actores! Pode ser que assim aprenda alguma coisa"
***
Susana Raposo

Robot humanóide da NASA activado na Estação Espacial Internacional

Robot humanóide da NASA activado na Estação Espacial Internacional

O programa do robot humanóide da General Motors (GM) e da NASA assinala um marco científico e tecnológico único na Estação Espacial Internacional. O Robonaut 2, ou R2 como é vulgarmente conhecido, um robot humanóide desenhado e construído pela GM para apoiar os astronautas, foi activado e iniciou a primeira série de experiências desde que foi entregue aos astronautas, em Fevereiro, numa missão do Space Shuttle Discovery.

Os operadores do R2 na Missão de Controlo em Houston activaram os computadores principais do robot, instalados na região abdominal, e os mais de 30 processadores incorporados nos braços dos R2 e articulações de controlo.

No primeiro teste, que durou 2 horas, o astronauta norte-americano Michael Fossum e o japonês Satoshi Furukawa colocaram o R2 na sua base fixa na Estação Espacial Internacional e assistiram ao controlo do robot por parte dos operadores na Terra.

As quatro câmaras presentes na cabeça dourada que servem de olhos ao Robonaut foram igualmente ligadas, tal como a de infra-vermelhos, localizada na boca do robot, utilizada para calcular a percepção de profundidade.

O robot, que viajou no Space Shuttle Discovery para a Estação Espacial Internacional em Fevereiro, fará este mês os seus primeiros movimentos comandados pelos controladores na Terra, nomeadamente movimentos da cabeça, mãos, braços e articulações de modo a que os engenheiros possam calibrar e ajustar os sistemas de controlo e sensibilidade do R2.

"À semelhança de um membro da tripulação que precisa de se habituar à gravidade zero, o R2 precisa também de algo semelhante; de se mexer e aprender o que é preciso para se mover com gravidade zero” explicou o responsável de projecto Nicolaus Radford.

"O Robonaut portou-se bem" concluiu Radford. "Estamos muito emocionados já que demorou muito tempo até ser possível activar o R2."

O R2 está activo e presente no twitter através da sua conta @astrorobonaut onde responde às questões de mais de 40.000 seguidores.



Longa parceria entre a GM e a NASA

O Robonaut 2 foi desenhado e construído pela General Motors para apoiar os astronautas da Estação Espacial Internacional nas tarefas do dia a dia, ao mesmo tempo que ajuda a GM/Chevrolet a desenvolver a tecnologia de vanguarda de controlo, sensores e de visão utilizada para criar automóveis e locais de trabalho mais seguros.

A parceria da NASA com a GM para o R2 faz parte de uma longa linha de programas de ciência e tecnologia iniciada com as lendárias missões lunares Apollo dos anos 60.

Além do programa lunar, a bateria solar do Lunar Rover, que transportou os astronautas até à Lua há 40 anos, levou ao desenvolvimento de veículos eléctricos como o Chevrolet Volt que podemos ver actualmente nas estradas.

http://twitter.com/#!/nasa

Mais informação


José Diogo Campos

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Google + atingiu os 43 milhões de utilizadores


O Google+ já terá chegado aos 43 milhões de utilizadores. Em dois dias, a rede social cresceu 30 por cento.

O aumento do número de utilizadores aconteceu depois da inscrição da rede social passar a dispensar convite e ter passado a ser livre, na última semana.

Depois do anúncio, a rede social da Google cresceu 30 por cento, em número de utilizadores, só nos dois primeiros dias.

Os dados não são oficiais e foram avançados por Paul Allen, fundador do site Ancestry.com, que tem acompanhado o crescimento da nova rede social.

Depois da abertura, em 2 semanas, o Google + tinha chegado aos 10 milhões de utilizadores e em menos de 30 dias chegou aos 25 milhões. (Fonte-http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes t2.php?id=69133)
Nesta terça-feira, dia 27, a Google comemora o seu 13º aniversário na empresa. Para celebrar tal data, a empresa apresenta-nos um Doodle muito simples mas de certa forma apelativo. Não nos é dada qualquer interacção, mas sim assemelhando a sua celebração a uma festa de aniversário comum, em que o seu cenário é composto por vários balões coloridos, serpentinas, chapéus de festa, prendas e um bolo de aniversário com 13 velinhas.

"Os doodles são conhecidos por mudarem o visual do logótipo do site Google.com para celebrar datas especiais como feriados, aniversários, conquistas de grandes pensadores e momentos do ano como a primavera, o inverno ou o Natal." (fonte:http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2011/09/27/doodle-comemora-13-aniversario-da-google-925452875.asp)

Nokia N9 já tem data de chegada a Portugal!

Começa hoje a ser comercializado, a nível internacional, o Nokia N9. O equipamento, que se destaca não só pelo design e características, mas também por ser o primeiro - e provavelmente o último - da marca com o sistema operativo MeeGo, já tem data de chegada a Portugal

Outubro é o mês apontado pela fabricante para o início da comercialização em território nacional, onde o equipamento será vendido por 649,90 euros, na versão com 16 GB de memória. Por mais 80 euros será possível optar pela edição de 64 GB.

O lançamento surge dentro da data prevista pela fabricante, quando em Junho detalhou características e forneceu imagens do primeiro, e algo antecipado, smartphone com MeeGo (1.2). Para além da curiosidade natural por se tratar de uma nova plataforma de software, o modelo tem gerado interesse devido às suas características "físicas".

Entre elas encontram-se um ecran All screen (sem teclas) de 3.9 polegadas e uma câmara de 8 megapixéis, com sensor Carl Zeiss, auto-focus e lente grande angular.