Pesquisar aqui

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Curso de Caricatura

Como sabem e, já não é novidade nenhuma, agora há cursos de tudo e mais alguma coisa, seja ele online ou mesmo num espaço com professores. Pesquisei e encontrei cursos de caricaturas e este chamou-me mais à atenção. São caricaturas feitas digitalmente sem qualquer uso de fotografia, é como se tivéssemos a fazer em papel. 


Mais informações em: 








Ricardo Campus

Por falar em todo este meio das caricaturas, é importante relembrar ,que isto é realmente, um meio de arte e é relevante lembrar alguns nomes. 

Hoje venho apresentar-vos Ricardo Campus! 

Para além de ler o nosso interesse é mais captado pela imagem ou pelo vídeo, do que com palavras, vou então, mostrar-vos alguns dos trabalhos do autor.





Há muitos mais vídeos que podem ver. Precisas de uma ideia de um presente e não sabes o que oferecer? O Ricardo Campus poderá dar-te uma ajuda!

Animauvivo

ANIMAUVIVO - ANIMAÇÃO E CARICATURAS

A Animauvivo nasceu em 2000, por um feliz acaso e, tem como objetivo mostrar o valor das caricaturas em qualquer ocasião. As caricaturas são feitas por Cesariana Silva, no entanto, há cada vez mais pessoas que a ajudam. Há um espaço onde podem encontrar todas estas caricaturas e onde podem encomendar a vossa. É importante dizer também que se pode ver as caricaturas serem feitas ao vivo.

Deixo-vos a morada:

  • Rua Ramalho URTIGÃO,35B - 1ºDto 
  •  2775-268 Parede, Portugal

Há ainda um blog http://animauvivo.blogs.sapo.pt/ e um site https://www.caricaturas-ao-vivo.com/ onde podem saber mais acerca desta organização.








Ficheiros RAW

O que é um ficheiro RAW?

Raw é um formato de imagem.

Raw, ou formato cru, é uma denominação genérica de formatos de arquivos de imagens digitais que contém a totalidade dos dados da imagem tal como captada pelo sensor da câmera fotográfica. Tais formatos não podem ter aplicada a compressão com perda de informação, como ocorre com o popular JPEG.
Como o formato cru contém todos os dados da imagem captada pela câmara e uma maior profundidade de cor, em geral 30 ou 36 bits/píxel — seus arquivos são muito grandes, exceto quando são comprimidos usando compressão com perda de dados. É muitas vezes chamado de "negativo digital" pois é equivalente a um filme negativo na fotografia analógica: ou seja, o negativo não é usável como uma imagem, mas contém todas as informações necessárias para criar uma. O processo de converter uma imagem crua para um formato visível é, muitas vezes, chamado de revelação de imagem raw





quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

A utilização do Photoshop na criação da capa de um álbum

Tendo em conta que o Photoshop é a melhor aplicação a nível de tratamento de imagem, não é surpresa o facto de ser utilizado frequentemente na criação de capas de álbuns tanto de fotografia como de musica.

A nível da criação de capas para discos (CD's / Vinil), podem observar-se inúmeros resultados em termos de composição e tratamento da própria imagem.

Aqui estão alguns exemplos de capas e um video tutorial de como criar uma:


Archspire:Relentless Mutation



Interloper: A Red Letter Day




Metallica: Hadwired To Self Destruct


Video:









terça-feira, 30 de janeiro de 2018

10 coisas que não se devem fazer no Photoshop!

O Photoshop é, sem dúvida, a aplicação de maior destaque no mundo a nível do tratamento da fotografia e do design gráfico. Distribuído em todo o mundo, disponível em mais de 25 idiomas, com versões online e para tablets e smartphones, este programa permite criar inúmeras formas de manipulação das imagens.

No entanto e dada a quantidade de possibilidades de produzir um mesmo efeito, os utilizadores podem ficar perdidos sem saber qual a melhor técnica para realizar uma determinada tarefa. 

Aqui estão alguns dos erros a evitar ao trabalhar no Photoshop:





segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Manipulação de fotografias no Photoshop


 Embora ainda desconhecida para a maioria das pessoas, tem vindo a aumentar o interesse na aprendizagem de técnicas avançadas de manipulação digital de imagens no Photoshop.

Através do Photoshop é possível fazer recortes em pequenas imagens, ajustes nas tonalidades, 
adicionar ou retirar elementos numa fotografia ou, inclusivamente, recriar uma imagem.

Poderão ver alguns exemplos de manipulação nas seguintes imagens:




domingo, 28 de janeiro de 2018

Curso de Fotografia

Aprender a Fotografar


Hoje deixo-vos com uma sugestão interessante para os apaixonados por fotografia.

Os Foto-Ateliers ao ar-livre da LisbonPhotographer são ideais para aqueles que desejam melhorar as suas bases de fotografia, passeando pelas zonas mais charmosas de Lisboa, experienciando uma Lisboa íntima e original.

A organização oferece diferentes temas/cursos: reportagem fotográfica (bairros antigos); arquitetura (futurismo e paisagismo), fotografia e técnica noturnas, da fotografia ao vídeo, e também workshops feitos à medida para os mais avançados.

Os horarios são flexiveis e o preço é bastante em conta.

Dêem uma vista de olhos!!

Para Mais informações: http://lisbonphotographer.com/




Consultei o site: http://www.agendalx.pt/evento/ateliers-de-fotografia-ceu-aberto-0#.Wm49E4jFJPY Para o texto e imagem, no dia 28/01/18 às 20.00

Mural Coletivo

Artistas criam um mural conjunto

Durante o decorrer dos séculos a arte assumiu diferentes formas e papeis. 

Desde a arte rupestre até aos nossos dias muito mudou na forma da sua expressão. Com a introdução da tecnologia no quotidiano de quase todos, também ela sofreu mutações.

Vem isto a propósito da recente união de cerca de 300 artistas plásticos para a realização de um moral conjunto. 

O que diferencia este moral de qualquer outro é o facto de ser constituído por vários pequenos painéis, que lhe conferem a forma através de um jogo de cores e sombras.

Ao observarmos em pormenor cada um desses pequenos painéis, verificamos que contém uma ilustração independente dá-da por cada autor.

A visualização do dito mural pode ser feita no seguinte: http://www.muralmosaic.com/Cochrane.html.
Para ver os painéis individualmente bem como os dados relativos ao seu autor e outras informações relevantes, basta clicar em cada um deles.

Blog

 
 
Um blog (ou em português blogue) é uma palavra que provem de uma contração dos termos em inglês web e log, "diário da rede", são páginas da internet cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou publicações. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.
 
Origem
 
Antes do blog se tornar amplamente conhecido, havia vários formatos de comunidades digitais como o Usenet (um meio de comunicação onde os usuários postam mensagens de texto ("artigos") em fóruns que são agrupados por assunto), serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, além das listas de discussão e do Bulletim Board System (BBS) um software, que permite a ligação/conexão via telefone a um sistema através do computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet. Em 1990, softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram os diálogos via threads ( árvore de discussão bastante comum na internet, em especial em fóruns de discussão).
O blog é atualmente uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitaram o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem próprios para blogs.
 
 
Popularização
 
A mensagem passou a modelar o meio, quando no início do século XXI, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente - uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então que os bloggers pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog.
Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs que ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, consequentemente reduzindo as barreiras para que leitores se tornassem escritores.
A blogosfera, termo que representa o mundo dos blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares; menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo com o estudo State of Blogosphere.
 
Tipos de blogs
 
  • Pessoais: Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário com postagens viradas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades que procuram manter um canal de comunicação com seus fãs.
 
  • Corporativos e organizacionais: Muitas empresas vêm utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato com clientes. Tanto é assim que já existe a profissão de blogger, ou seja, profissionais são contratados pelas empresas com o cargo de blogger para a realização de blogs internos ou externos para registrar as diversas atividades corporativas respetivamente para públicos internos (colaboradores) de forma mais privativa e externos como clientes e fornecedores. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft com um total de 4500 blogs.
 
  • Temáticos: blogs com um gênero específico, que tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs com o maior número de acessos. Sendo que eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, notícias, informativos ou o de variedades, com contos, opiniões políticas e poesias. Algumas categorias de blogs recebem denominações específicas, como: blogs educativos, blogs literários, Metablogs, etc.
 
 
 
 

 
 
 
 

Do Outro Lado do Espelho


Opinião sobre a visita à exposição 
Do Outro Lado Do Espelho

Do outro lado do espelho é o nome da exposição que vai estar em exibição no museu da fundação Calouste Gulbenkian até ao dia 5 de Fevereiro deste ano. É composta por 69 obras de diferentes artistas e épocas e remete-nos para o mundo de Alice Liddell, a protagonista da obra Alice no país das maravilhas.
A exposição é maioritariamente composta por pintura, mas podemos também encontrar escultura, fotografia, literatura ou cinema. Apesar da diversidade suportes que tornam a exposição mais variada e apelativa, existe em todas as obras um ponto de ligação, o espelho.
Há uma divisão clara da exibição em cinco núcleos temáticos: O Espelho Identitário, O Espelho Alegórico, A Mulher em Frente ao Espelho, Espelhos Que Revelam e Espelhos Que Mentem e O Espelho Masculino. Esta divisão é muito benéfica para o espectador visto que lhe dá abertura para comprar e perceber melhor os diferentes papéis que os espelhos assumem consoante o núcleo e o tema a que são associados.
A organização da exposição foi também um ponto-chave para criar um espaço aberto mas onde se denota a existência de um percurso predefinido que é suposto o visitante seguir de forma a visualizar todas as peças de forma mais coerente.
Existem alguns trabalhos com um carater mais interativo em que o observador é convidado a “brincar” com as obras ao, por exemplo, mudar de posição. Esta é por um lado uma boa abordagem na medida em que faz com que a audiência se sinta parte da obra. Por outro pode ser uma fonte de quebra com o ritmo da visita ou até mesmo de distração do tema principal. Isto depende também do público em si.
Concluindo penso que vale muito a pena visitar a fundação para ver esta exposição cheia de obras fantásticas, com diferentes abordagens e significados que vão sem dúvida enriquecer o conhecimento artístico de qualquer um.