Pesquisar aqui

sábado, 27 de abril de 2019

5 Dicas para filmar com o telemóvel


5 Dicas para filmar com o telemóvel


  • Coloca o telemóvel em modo de voo para que não haja interferências, nem interrupções que prejudiquem a gravação; ativa o modo de voo também para poupar a bateria do telemóvel;
  • Verifica a bateria e o armazenamento do telemóvel para ver se há espaço suficiente para as futuras gravações;
  • Filma com o telemóvel na posição horizontal, pois esse será o tamanho normal num monitor de um computador ou de uma televisão, pois se filmares com o telemóvel na vertical o resultado do video no computador é com barras pretas nos lados;
  • Sempre que possível utilizar um tripé para estabilizar a imagem (como os telemóveis são mais finos e leves que um câmara, ainda se torna mais importante utilizar um tripé);
  • Utilizar sempre possível um microfone que não seja o do telemóvel, pois os microfones dos telemóveis costumam captar o som com uma qualidade bastante má, sobretudo em entrevistas, para garantir maior qualidade do som; há vários microfones próprios para utilização com um telemóvel;



sexta-feira, 26 de abril de 2019

DHL lança o seu primeiro serviço de entrega com drones


Gigante alemã fez parceria com a fabricante chinesa de drones Ehang para arrancar com um novo serviço de distribuição.


A DHL já tem um serviço de entregas com drones. Lançado na China, é um novo modelo de distribuição de encomendas totalmente autónomo, já que o carregamento e entrega do pacote é feito sem qualquer interação humana.

quinta-feira, 25 de abril de 2019

Volante que alerta para a fadiga do condutor criado na Universidade de Aveiro


Na Universidade de Aveiro, há uma nova proposta de combate à sinistralidade nas estradas, uma vez que vinte por cento dos acidentes rodoviários têm origem no cansaço do condutor.
Foi desenvolvido um volante, equipado com uma capa de grafeno, que recolhe dados fisiológicos a partir das mãos dos condutores, para poder lançar alertas no caso de terem sido detetados indícios de fadiga.
Helena Alves, coordenadora do projeto, esclarece que "O stress é efetivamente um perigo potencial na estrada. No entanto, os principais riscos que se pretendem prevenir com este trabalho são as distrações e, em especial, a fadiga ao volante"



5 planos de filmagem com foco na figura humana

Quando são planeadas as gravações de um vídeo, seja este um filme, uma curta-metragem ou um simples vídeo amador para que possa ser postado nas redes sociais, por exemplo, um dos aspetos essenciais são os planos de filmagem: a forma como a figura humana fica no frame.

Estes são 5 planos de filmagem com foco na figura humana:
  • Plano Americano - inspirado em filmes de cowboys nos quais era importante captar tanto a cara das personagens como as pistolas à cintura, este plano é compreendido do joelho para cima.
  • Plano Médio - é compreendido da cintura para cima.
  • Primeiro Plano - é compreendido do peito para cima.
  • Primeiríssimo Plano - apresenta uma parte do corpo, seja um braço, uma cara ou um pé, por exemplo.
  • Plano Detalhe - apresenta, tal como o nome diz, detalhes da figura humana como por exemplo a expressão das sobrancelhas ou o suor da testa.


Consultei o site vidmonsters.com/blog/enquadramentos/ no dia 25/04/2019









Intros de vídeo que valem a pena

As "Intros" (apresentação inicial do vídeo) são uma das peças mais importantes para captar a atenção para o vídeo.

Segundo um estudo feito, se o vídeo não for de interesse para quem o vê, 33% fecha nos primeiros 30 segundos e este número vai aumentando até 60% em 2 minutos. Assim sendo, as introduções nos vídeos têm de ter um impacto marcante que capte a atenção.

Assim sendo, uma boa "Intro" deve:
  • Fazer com que o teu vídeo passe mais credibilidade e profissionalismo.
  • Despertar sentimentos pré-determinados, como curiosidade, emoção, nostalgia ou felicidade.
  • Criar expectativas para o resto do conteúdo e deixar as pessoas mais interessadas a ver o que está por vir. 


quarta-feira, 24 de abril de 2019

Um dos melhores programadores do mundo

Como sabemos existem vários programadores que desenvolvem softwares brilhantes todos os dias, um exemplo de um grande programador é Anders Hejlsberg.

Anders Hejlsberg nasceu na Dinamarca, mais precisamente em Copenhaga em dezembro de 1960. Estudou engenharia elétrica e começou a programar para a empresa Nascom Microcomputer, onde acabou por desenvolver um software em Pascal chamado Blue Label Sofware Pascal. Mais tarde veio a desenvolver outros sistemas tais como o Turbo Pascal e Delphi para a empresa Bordland. Em 1996 juntou-se à famosa empresa Microsoft e uma das suas primeiras conquistas foi a tão famosa linguagem de programação J++. Tornou-se um engenheiro destacado da Microsoft e desde o ano 2000 que é o líder da equipa que está a desenvolver a linguagem C#.





Portugal entre os dez países mais afectados por phishing, mas melhorou posição em 2019

Portugal ocupa o quarto lugar no ranking mundial de utilizadores mais atacados por emails falsos com o objectivo de roubar credenciais de acesso e informação privada.


Em 2019, Portugal continua entre os dez países mais afectados por emails falsos com o objectivo de enganar utilizadores e induzi-los a fraudes em que revelam informação privada, dados financeiros ou palavras-passe. Mas já não faz parte do top 3, que é agora ocupado pelo Brasil, Austrália e Espanha.

As estratégias mais populares dos atacantes incluem emails sobre novas funcionalidades de redes sociais como o Instagram, novos produtos tecnológicos (em particular, da Apple), ofertas de sites de namoro (que incluem descontos em fármacos como Viagra), propostas de emprego, e alertas de ciberataques sobre o roubo de credenciais ou de fotografias privadas.

Em Março, o número de tentativas para levar utilizadores a divulgar dados em sites falsos da Apple passou de cerca de três mil por dia, no começo do mês, para mais de 60 mil. A estratégia já existia em 2018, ano em que informação falsa sobre o mundial de futebol foi muito usada pelos atacantes.

A extorsão sexual – em que os atacantes fingem ter imagens privadas dos utilizadores – também continua presente. “Para tornar estes esquemas mais credíveis, os cibercriminosos criam novas histórias sobre os remetentes da mensagem”, alertou a equipa da Kaspersky. Outra estratégia popular é enganar celebridades nas redes sociais para as levar a partilhar conteúdo falso.

Os países que mais produzem emails enganosos e spam continuam a ser a China (16% do total), seguida dos Estados Unidos (13%) e da Rússia (7%).

terça-feira, 23 de abril de 2019

Cinema - 10 regras para criar uma boa história

Quando estamos a criar uma história, seja para uma longa-metragem seja para um livro, um jogo ou qualquer outro produto com visão ao consumidor é extremamente importante ter uma boa história: uma história interessante, cativante e que tenha algum propósito.

Esta é uma lista de 10 regras das 22 definidas por Emma Coats que trabalhou para a Pixar e criou das melhores histórias do cinema de animação atual.
  • As personagens são mais admiradas pelas suas tentativas do que pelos seus sucessos.
  • Tem em mente aquilo que é interessante para a audiência e não aquilo que é divertido fazer como escritor: são por vezes coisas bastante distintas!
  • Simplifica. Foca. Combina personagens. Não te desvies. Vais sentir que estás a perder material, mas vais te sentir mais livre.
  • Escreve o teu final antes de escreveres o meio. A sério! Os finais são difíceis por isso fá-los funcionar de inicio.
  • Acaba a tua história, mesmo que não esteja perfeita. Faz melhor da próxima!
  • Pôr as coisas no papel permite-te começar a consertá-las: se ficar na tua cabeça nunca a partilharás com ninguém.
  • Dá opiniões às tuas personagens! Personagens passivas podem parecer mais simpáticas enquanto escreves mas são veneno para a audiência.
  • Se fosses a tua personagem nesta situação como te sentirias? Honestidade dá credibilidade a situações inacreditáveis.
  • O que está em jogo? Dá-nos uma razão para torcermos pela personagem. O que acontece se ele não for bem sucedido? Aposta contra.
  • Qual é a essência da tua história? A maneira mais curta de a contar? Se souberes isso podes construir a história a partir daí.

Consultei o site sites.aebenfica.org/apontamentos-tic no dia 23/04/2019

RenderForest

A RenderForest é uma produtora de vídeos e animações online fundada em 2014 em Yerevan, na Arménia. Através de sua plataforma de edição de vídeo online baseada em modelos, eles fornecem aos utilizadores a capacidade de criar animações em vídeo, vídeos de introdução e vídeos explicativos, como vídeos promocionais de produtos ou serviços que podem ser usados em qualquer tipo de empresa. Contem mais de 300 cenas e predefinições prontas, que podem ser usadas para criar vídeos online gratuitamente, sem qualquer conhecimento ou especialização na criação de vídeos.

O RenderForest tem uma característica essencial: a facilidade de usar, já que não é preciso fazer upload de nada. Fazendo apenas o login, podemos produzir um óptimo vídeo online pode ser criado usando apenas as ferramentas da RenderForest e armazenamento em nuvem.

O seu único problema é que ao usarmos a sua versão gratuita,  a versão renderizada do vídeo final tem um watermark da Renderforest nele. Isto é compreensível de qualquer maneira, mas ainda assim, seria bom se se pudesse fornecer um vídeo gratuito sem watermark para a resolução de vídeo mais baixa.


Vídeo explicativo do funcionamento da plataforma Renderforest



Sites consultados: