Pesquisar aqui

terça-feira, 28 de dezembro de 2021

A nova geração de game designers que está a levar a cultura portuguesa para os videojogos

Há uma nova onda de criadores de jogos de vídeo a formar-se em Portugal e que está a apostar nas tradições portuguesas como material para a fantasia do mundo virtual.

À nossa frente estão chocalhos, mas não estamos no campo. Não exatamente. Estamos em frente a um ecrã. Este é o "Careto", um videojogo sobre os mascarados do Carnaval de Podence. Esses mesmos, os que "achocalham" as pessoas nas ruas e que, em 2019, foram considerados Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

"O jogador é um 'facanito' (um careto criança), que vai percorrendo a aldeia de Podence, vai colecionando objetos típicos de Trás-os-Montes - como as castanhas, os grelos, a lã,... - e chocalhos, porque os caretos precisam de chocalhos!", explica à TSF Matilde Albuquerque, a criadora do jogo de vídeo, dos MA Studios. O jogador pode ainda construir o fato do careto, provocar as pessoas na rua e completar a grande escultura do Careto construída todos os Carnavais para a Queima do Entrudo.

Matilde tem 24 anos. Começou por estudar Design de Comunicação, na Faculdade de Belas-Artes, em Lisboa. Mas quando fez Erasmus em Paris, tomou maior contacto com a cultura dos videojogos e, ao regressar a Portugal, decidiu seguir o curso de Animação e Videojogos na ETIC - Escola de Tecnologias Inovação e Criação.