Pesquisar aqui

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Dubai-based Gems Education hit by cyber attack

Gems Education, the largest education operator in the UAE, faced a cyber attack that had a minimal impact on the group’s operations, the company said on Thursday.

The company said an investigation was under way. It has not yet confirmed whether any personal or financial data has been breached.

“We became aware of a recent cyber security incident, at which time we immediately enacted our cyber security response plan. Thanks to our robust business continuity plans, impact to our operations has been minimal,” Dino Varkey, group chief executive of Gems Education, said in an email sent to parents.

“It may be some time before we can determine the full extent of the incident,” Mr Varkey said.


Started in 1959, Gems Education has more than 40 schools in the UAE, as well as schools in Saudi Arabia, Qatar, Europe, Africa, India, South-East Asia and North America.

Gems said it does not store the bank account details or credit card information of the families or guardians of its pupils. But it said some personal data could have been compromised.

That includes identification documents, financial information, such as payment history, and data related to creditworthiness, health or medical records, and log-in details, such as usernames and passwords.

The group has engaged third-party expertise and legal counsel to assist in its investigation.

“We have also notified the relevant authorities, including our education and data protection regulators and law enforcement. We are closely working with them and they continue to support us,” Mr Varkey said.


Cyber attacks have risen sharply in recent months, with a recent World Economic Forum report calling 2021 an “unprecedented year for cyber crime in terms of volume and severity”.

The cost of breaches amounted to an average of $3.6 million per incident for businesses alone, as companies rapidly digitised to ensure business continuity during the pandemic.

Overall, cyber criminal activities were projected to inflict damage worth about $6 trillion globally in 2021, a study by research company Cybersecurity Ventures found.

Automatização Industrial- Fusion Fuel garante apoio de 10 milhões para produzir eletrolisadores em Benavente


Automatização Industrial

Fusion Fuel garante apoio de 10 milhões para produzir eletrolisadores em Benavente


    A Fusion Fuel Portugal assegurou um financiamento de 10 milhões de euros da AICEP para a construção de uma unidade industrial em Benavente. Segundo a empresa, que desenvolve tecnologia para a produção de hidrogénio verde, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal reconheceu o "mérito" do projeto, graças ao seu "interesse especial e estratégico para a economia portuguesa".
    O apoio de 10 milhões de euros da AICEP representa cerca de 25% do valor total do projeto, que deverá representar um investimento de 40 milhões de euros na região. Uma parte do financiamento será direto e destinado a cobrir despesas elegíveis, enquanto outra parcela será concedida na forma de benefícios fiscais "durante um período de vários anos", revela a empresa.
    O plano da Fusion Fuel para Benavente passa pela construção de uma fábrica de eletrolisadores última geração, onde irá produzir geradores Hevo e Hevo-Solar, uma tecnologia desenvolvida pela própria empresa, que consiste num gerador de hidrogénio verde fotoquímico, que permite a produção descentralizada de hidrogénio verde a partir de energia solar.
    A empresa adquiriu as instalações de Benavente em julho do ano passado, e vai agora proceder à sua remodelação. A unidade industrial deverá entrar em operação no segundo semestre de 2022. Quando estiver a funcionar em pleno, deverá ter instalados 500 MW de capacidade de eletrólise por ano.
    "Estamos entusiasmados com o desenvolvimento da fábrica da Fusion Fuel em Benavente. Trabalhar em conjunto com os maiores especialistas em indústria automatizada da Europa vai permitir-nos construir uma das fábricas mais avançadas de Portugal até hoje, entre todas as indústrias", sublinha André Antunes, diretor de produção da Fusion Fuel, citado na nota.
    "A fábrica de Benavente está no centro da estratégia de crescimento da Fusion Fuel e a sua implementação será um pilar fundamental para o sucesso no futuro. Estamos satisfeitos por ter o apoio do Governo português e de entidades relacionadas no desenvolvimento desta fábrica de nível mundial e no investimento em inovação nesta importante indústria emergente", acrescenta o diretor financeiro da empresa, Frederico Figueira de Chaves.


https://www.google.com/search?q=automatiza%C3%A7%C3%A3o+industrial&sxsrf=APq-WBtbMGUezfr8s6N0_0kQQqTizDESCw:1645805551855&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjFoqa6n5v2AhWHvaQKHQBkCjgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1536&bih=722&dpr=1.25#imgrc=dmHD-TvOcAz_WM
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/fusion-fuel-garante-apoio-de-10-milhoes-para-produzir-eletrolisadores-em-benavente   25/02/2022

O uso da tecnologia quântica

Em janeiro de 2022, o Fórum Económico Global (World Economic Forum) publicou um relatório sobre os princípios de governance da computação quântica, tecnologia que tem tido um crescimento significativo enquanto instrumento de um novo paradigma de processamento de informação (ainda que Portugal não parece, ainda, particularmente sensibilizado para este tema).


Consciente dos desafios que qualquer nova tecnologia representa, em especial uma que tem a capacidade de processamento desta, o propósito do Fórum Económico Global foi o de criar linhas orientadoras para o seu uso (aplicáveis a governos, académicos, organizações internacionais, entidades e pessoas que desenvolvem e entidades que usam a tecnologia e, finalmente, consumidores).

Sendo as vantagens do uso desta tecnologia conhecidas (muito em especial a capacidade para resolver problemas de forma mais eficiente do que os computadores atuais e a de resolver problemas para os quais os computadores atuais não têm capacidade), importa então compreender os seus riscos para que possa existir uma estratégia para os mitigar.

Um dos principais riscos é o de errada ou incompleta identificação de todos os agentes que serão afetados pelo uso da computação quântica, o que pode determinar, desde logo, uma resistência à sua adoção e, adicionalmente, um problema de responsabilidades por eventuais efeitos adversos. Atenta a capacidade transformativa da tecnologia, quer no processo económico quer no processo de processamento da informação, a utilização da tecnologia pode conduzir a uma alteração significativa na atividade e necessidades das empresas e, consequentemente, no fecho de determinadas atividades económicas.

Outro risco advém do elevado custo e conhecimento técnico associado à computação quântica, o que poderá implicar que o seu uso aumentará as desigualdades entre pessoas, instituições e países. Este risco começará por ser evidente entre países e, à medida que ocorra a generalização da tecnologia, entre empresas.

Finalmente, o uso da computação quântica implica um risco significativo de cibersegurança. De facto, a principal vantagem do uso desta tecnologia – possibilidade de resolver problemas que a tecnologia utilizada atualmente não permite resolver de forma eficiente – representa o seu maior perigo na medida em que permite colocar em causa a maioria das medidas de segurança que existem atualmente (designadamente, poderá permitir acesso a documentos encriptados). Importa, assim, que todos os agentes económicos comecem a planear o uso de mecanismos que permitam mitigar os riscos associados a esta tecnologia.

Em suma, tratando-se de um tema que não se encontra na agenda portuguesa, é, sem dúvida, um avanço tecnológico ao qual todos devemos começar a dedicar atenção pelo seu impacto disruptivo da realidade atual.

Consultado a: 25\02\2022
https://smart-cities.pt/opiniao-entrevista/uso-quantica-pedrovazmendes-1602/

COMO CRIAR UMA MARCA DE ROUPA DE SUCESSO (Parte 2)

TRABALHA COM INFLUENCIADORES

Depois de teres a tua marca criada, com as redes sociais bem criadas e com a loja online criada, chegou a altura de avançares no processo. Agora é quando deves começar a aumentar a exposição da tua marca, com o objetivo de a dar a conhecer a mais pessoas. Para isso, recomendo que faças parcerias com influenciadores, para que eles divulguem a marca e comeces aumentar a tua exposição.


FAZ ANÚNCIOS NAS REDES SOCIAIS

Fazer anúncios é o que te vai dar mais força, e consequentemente é o que

te vai fazer vender mais com a tua marca. Assim que for possível, deves começar a criar anúncios nas redes sociais, com o objetivo de realizares mais vendas para a tua loja. Podes começar a investir pouco dinheiro em anúncios, e ires aumentando o orçamento aos poucos, consoante fores tendo os primeiros resultados.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Ciberataques: Portugal em 31.º lugar nos países mais afetados por ransomware

Primeiramente o que é um Ransomware?
Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate em criptomoedas para que o acesso possa ser restabelecido, que torna praticamente impossível o rastreamento do criminoso que pode vir a receber o valor

Portugal ocupa o 31.º lugar dos países mais afetados por ataques de ransomware, num total de 101 países, com os Estados Unidos, Reino Unido e Canadá a liderarem a lista, de acordo com um estudo da S21sec.

Esta informação consta do relatório semestral da S21sec, que diz ser "um dos principais fornecedores de serviços de cibersegurança na Europa", 'Threat Landscape Report', que dá uma visão geral sobre as ameaças relevantes na segunda metade do ano passado.

Nos últimos anos, o 'ransomware' ' [sequestro de informação, com pedido de resgate] tornou-se "um dos tipos de ciberataques com maior crescimento e impacto, onde os responsáveis têm sobretudo uma motivação financeira", refere a S21sec.

"O 'ransomware', afinal de contas, é um negócio, tendo ao longo destes meses evoluído para um modelo 'ransomware-as-a-service' (‘ransomware’ como um serviço), onde existe uma divisão de especialização dos cibercriminosos envolvidos no ataque e dos lucros adjacentes ao seu sucesso, ficando os operadores com uma percentagem do dinheiro ganho com os ataques levados a cabo pelas filiais, enquanto estas garantem a infraestrutura de suporte ao 'negócio' e se empenham no desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas aplicadas", explica Hugo Nunes, responsável da equipa de Intelligence da S21sec, citado no comunicado.



fonte:https://cnnportugal.iol.pt/ataque-informatico/ciberataques-portugal-em-31-lugar-nos-paises-mais-afetados-por-ransomware/20700228/620b99b80cf2c7ea0f193cd0
foto:https://www.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/620294d90cf2cc58e7e1bf60/1024.jpg


New ransomware actor uses password-protected archives to bypass encryption protection

Calling themselves "Memento team", actors use Python-based ransomware that they reconfigured after setbacks.

In late October, Sophos MTR’s Rapid Response Team encountered a new ransomware group with an interesting approach to holding victims’ files hostage. The ransomware used by this group, who identify themselves as “Memento Team,” doesn’t encrypt files. Instead, it copies files into password-protected archives, using a renamed freeware version of the legitimate file utility WinRAR—and then encrypts the password and deletes the original files.

This was a retooling by the ransomware actors, who initially attempted to encrypt files directly—but were stopped by endpoint protection. After failing on the first attempt, they changed tactics, and re-deployed, as evidenced by the multiple versions of the ransomware payload compiled at different times found on the victim’s network. They then demanded $1 million US to restore the files, and threatened data exposure if the victim did not comply.

There were some other twists to the “Memento” attack as well. The ransomware itself is a Python 3.9 script compiled with PyInstaller. And in a ransom note that largely cribs the format used by REvil (including the “[-] What’s Happen [-]” introduction), the criminals behind the ransomware instructed the victims to contact them via a Telegram account. The attackers also deployed an open-source Python-based keylogger on several machines as they moved laterally within the network using Remote Desktop Protocol.

The Memento actors also waited a long time before executing their attack—so long that at least two different cryptocurrency miners were dropped onto the server they used for initial access during the course of their dwell time by different intruders using similar exploits.

Automatização Industrial- ABB entrega robôs para nova fábrica de montagem de baterias da Scania


Automatização Industrial

ABB entrega robôs para nova fábrica de montagem de baterias da Scania


    Eletrificação de veículos pesados acelera com o investimento da Scania em uma nova fábrica para montagem de baterias
    ABB entrega robôs para linha de produção altamente automatizada em uma instalação de última geração de 18.000 m2
    A ABB fechou um acordo com a Scania, líder global de soluções de transporte, para fornecer uma gama abrangente de soluções robóticas para a nova fábrica de montagem de baterias altamente automatizada da montadora na Suécia. A nova instalação será um marco importante na jornada da Scania em direção à eletrificação de veículos pesados. A Scania investirá mais de 1 bilhão Coroas Suecas (SEK), ou US$ 108 milhões, ao longo de vários anos na nova unidade de Södertälje, que deverá estar totalmente operacional até 2023.
    “Estamos muito entusiasmados em trabalhar com um de nossos clientes mais antigos para ajudá-lo a concretizar seu plano de eletrificação”, diz Joerg Reger, diretor-geral da linha de negócios automotivos da ABB Robotics. “A indústria automotiva sempre esteve na vanguarda da automação, mas com a migração para a eletrificação, enfrenta grandes mudanças nos processos de produção estabelecidos. Com nossa experiência, projetaremos e ajudaremos a implementar a flexibilidade na fabricação, que é vital para líderes de mercado como a Scania para promover essa mudança.”
    Tony Persson, Head de montagem de baterias da Scania, disse: “A fábrica foi projetada de acordo com os esforços da Scania para estar na vanguarda da digitalização industrial, automação e uso de tecnologia robótica avançada para otimizar os processos de produção com maior flexibilidade. É aí que os robôs e soluções da ABB se encaixam. Para a Scania, a fábrica também é um investimento que fortalecerá ainda mais a posição da Suécia como um hub de tecnologia de ponta na eletrificação de veículos pesados, o que é crucial na transição para o transporte sustentável."
    A instalação avançada de 18.000 m2 será construída ao lado da fábrica de montagem de chassis da Scania, em Södertälje, na Suécia, e será altamente automatizada, desde a recepção da mercadoria até a produção e entrega. A unidade montará módulos de bateria a partir de células fornecidas pela fábrica de baterias da Northvolt em Skellefteå, com os pacotes completos entregues diretamente no pavilhão de montagem do veículo. Vários robôs da ABB estarão envolvidos no processo de montagem, incluindo os modelos IRB 390, IRB 4600 e IRB 6700, juntamente com soluções adicionais para apoiar o processo de produção.
    Isso marcará a primeira vez que o robô IRB 390 da ABB será usado em uma instalação de produção de baterias. Originalmente projetado para a indústria de embalagens, o robô combina velocidade com potência e pode montar placas de contato em baterias a uma taxa de uma placa a cada segundo, 24 horas por dia. O software de simulação e programação RobotStudio® da ABB permitirá a verificação completa da linha de produção antes da implantação, o que reduzirá significativamente os prazos de entrega e apoiará o processo de qualidade.
    A Scania e a ABB trabalham em parceria há mais de quatro décadas e estão colaborando na construção de infraestrutura de produção para veículos elétricos. Recentemente, as empresas uniram forças para criar soluções de carregamento para veículos pesados, que também serão alimentados por baterias fabricadas pela Northvolt. A instalação da Northvolt – a maior fábrica de baterias de íons de lítio da Europa – também foi desenvolvida em parceria com a ABB.
    A ABB está ajudando globalmente as empresas do setor automotivo e os principais fornecedores de componentes e tecnologia com soluções de fabricação rápidas, eficientes e flexíveis para apoiar a implantação de uma nova geração de powertrains eletrificados. A empresa anunciou recentemente uma grande joint venture com o principal fornecedor de peças automotivas da China, a HASCO, para ajudar a orientar a próxima geração de produção inteligente com soluções de automação altamente eficientes e ambientalmente sustentáveis. Ainda este ano, também abrirá a fábrica de robótica mais avançada do mundo, em Xangai, acelerando inovações em desenvolvimento de produtos, inteligência artificial e soluções de automação.
    A ABB (ABBN: SIX Swiss Ex) é uma empresa líder global em tecnologia que impulsiona a transformação da sociedade e da indústria para um futuro mais produtivo e sustentável. Ao conectar software ao seu portfólio de eletrificação, robótica, automação e soluções de acionamentos, motores e geradores, a ABB expande os limites da tecnologia para levar o desempenho a novos níveis. Com uma história de excelência que remonta a mais de 130 anos, o sucesso da ABB é impulsionado por cerca de 105.000 funcionários talentosos em mais de 100 países. www.abb.com



https://www.google.com/search?q=automatiza%C3%A7%C3%A3o+industrial&sxsrf=APq-WBtbMGUezfr8s6N0_0kQQqTizDESCw:1645805551855&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjFoqa6n5v2AhWHvaQKHQBkCjgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1536&bih=722&dpr=1.25#imgrc=cTUkEqx7tCpMdM

https://www.segs.com.br/demais/334825-abb-entrega-robos-para-nova-fabrica-de-montagem-de-baterias-da-scania       25/02/2022

Computação quântica: tudo que você precisa saber sobre a nova aposta da Meta

A Meta, dona do Facebook, anunciou, na segunda-feira, (24),  que sua equipe de pesquisa montou um novo supercomputador de inteligência artificial que poderá ser  “o mais rápido do mundo quando concluído ainda neste ano”. A Meta disse que seu novo AI Research SuperCluster (RSC) a ajudará a montar melhores modelos de IA e  podem aprender com trilhões de exemplos, trabalhar em centenas de idiomas e analisar texto, imagens e vídeo para determinar se o conteúdo for prejudicial. “Esta pesquisa não apenas ajudará a manter as pessoas seguras em nossos serviços hoje, mas também no futuro, à medida que construímos o metaverso”, disse a Meta, em comunicado.


“As experiências que estamos construindo para o metaverso exigem enorme poder computacional (quintilhões de operações por segundo) e o RSC vai permitir  esse ritmo”, disse o presidente-executivo da Meta, Mark Zuckerberg. No ano passado, a IBM apresentou o Eagle, um processador quântico que duplica a potência de outros super computadores que foram desenvolvidos anteriormente na China. De acordo com um artigo publicado pela revista Science, pelos próprios criadores, o Eagle leva três minutos para resolver problemas que os computadores mais eficientes levariam 600 milhões de anos.

Apesar da ordem de grandeza, a computação quântica nem sempre é fácil de ser compreendida e, em muitos casos, dimensionar seu impacto na vida cotidiana pode ser um desafio. Alexandre Nascimento, professor da Singularity University Brasil e pesquisador de Stanford, indicou dez impactos práticos que a computação quântica trará para a vida de pessoas e empresas que vão além dos objetivos de Meta, IBM e outras empresas:

Dez impactos da computação quântica:
1 – Rapidez
“A computação quântica irá turbinar a velocidade de resolução de problemas computacionais de otimização que hoje não podem ser resolvidos em tempo razoável considerando a longevidade humana. Por exemplo, em 2020, o computador quântico chinês conhecido como Jiuzhang conseguiu realizar em minutos uma operação que um supercomputador levaria mais de 2 bilhões de anos para executar”

2 – Clima
“Aplicações da computação quântica na previsão do tempo e no monitoramento de desastres naturais permitirão uma precisão muito superior, trazendo mais conforto e principalmente salvando vidas, além de permitir uma resposta antecipada da Defesa Civil para reduzir os prejuízos materiais que tempestades causam para a população”

3 – Trânsito
“Essa tecnologia pode ser utilizada para realizar otimizações que permitem a redução de congestionamentos em grandes centros urbanos”

4 – Delivery
“Com a otimização logística, ela permitirá uma redução no tempo de entrega de produtos e uma queda considerável no frete”

5 – Aplicativos
“Testar um sistema para garantir que ele não tenha problema é uma tarefa árdua e cara, e, pelo número de combinações existentes para sistemas de complexidade, torna-se impossível garantir que todas as condições foram testadas. Com a computação quântica, é possível melhorar a verificação dos sistemas de forma a reduzir a probabilidade de defeitos”

6 – Saúde
“A tecnologia quântica se tornará uma ferramenta importante para o desenvolvimento de novos medicamentos, ajudando a encontrar quais são os princípios ativos com maior probabilidade de se obter os efeitos desejados, e, reduzindo o tempo de desenvolvimento dos novos medicamentos”

7 – Clima
“A capacidade de processamento para modelos complexos da computação quântica em tempo reduzido nos permitirá entender melhor quais são as melhores formas de desacelerarmos a mudança climática ou ainda atuarmos para reverter muitos de seus efeitos”

8 – Investimentos
“Os computadores quânticos trarão modelos mais assertivos para previsão de eventos adversos na economia e no mercado financeiro, bem como permitirá uma melhor otimização do portfólio de investimentos, deixando os investidores menos expostos a eventos inesperados”

9 – Baterias
“A computação quântica já está ajudando empresas do setor automotivo na criação de baterias melhores, com isso, no futuro, novas gerações de baterias com características operacionais superiores estarão à disposição”

10 – Energia
“A tecnologia permite que métodos de otimização sejam utilizados tanto para encontrar a melhor combinação de geração de energia em matrizes híbridas (convencional e renovável) como para encontrar a combinação perfeita para construir infraestrutura de geração de energia solar e eólica”

Consultado a: 25\02\2022
https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/o-supercomputador-da-meta-e-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-computacao-quantica/

Novo iPad Air e iPhone SE 2022 serão revelados no evento da Apple em 8 de março

A Apple anunciou oficialmente um evento online para 8 de março , mas não deu dicas do que esperar. Não que isso normalmente aconteça. Felizmente, o boato está girando há algum tempo e, graças ao 91mobiles , temos uma boa razão para acreditar que a próxima geração do iPad Air e o suposto iPhone SE (2022) serão os anúncios centrais.
Alegadamente, a informação vem de uma das maiores operadoras asiáticas, pois recebeu imagens de produtos de espaço reservado do suposto iPad Air e iPhone SE para este ano. As empresas enviam materiais de imprensa para as transportadoras para que possam preparar as páginas dos produtos com antecedência.
O rumor mais recente sugere que o novo SE pedirá US$ 100 a menos que seu antecessor, o que significa que US$ 300 será o preço inicial do aparelho. No entanto, ele terá o mais recente chip Apple A15 Bionic, alimentando a atual geração do iPhone 13.

Bugatti Chiron tem opção que custa o mesmo que um Lamborghini

A Bugatti é definitivamente um fabricante como nenhum outro. Seus hipercarros estão acima dos rivais, com modelos que desenvolvem pelo menos 1.500 cv e preços que estão além da compreensão. Se você quiser comprar um Bugatti, você terá que ter nascido em berço de ouro ou ter sorte. O Chiron, modelo mais "acessível" da linha, começa em mais de 2 milhões de euros. Aliás, começou nesse valor, pois todas as 500 unidades do Chiron foram vendidas. 

Além do privilégio de possuir um Bugatti, os clientes podem configurar o supercarro ao seu gosto adicionado outros opcionais com preços mais do que estratosféricos. Como revela este documento publicado pela página no Facebook GTBOARD, o acabamento "Blue Royal Carbon" (a carroceria toda tem acabamento de carbono com pintura azul) é oferecido pela marca por US$ 222.500, ou seja, R$ 1.149.390. Simplificando, na vida real, você tem a opção de comprar um Bugatti Chiron tradicional e mais um Lamborghini Huracan, ou um Chiron com seu acabamento especial na carroceria.





COMO CRIAR UMA MARCA DE ROUPA DE SUCESSO (Parte 1)

CRIA AS REDES SOCIAIS

Ao criares uma marca, o primeiro passo que deves fazer é criar as redes sociais da tua marca. É nas redes sociais que, vais começar a comunicar com o teu público e vais começar a chegar a mais pessoas. Prepara os designs da marca, conteúdos, logotipos, e começa a públicar o quanto antes.


CRIA A TUA LOJA ONLINE

Se queres ter uma marca de sucesso, precisas obrigatoriamente de ter uma loja online para venderes os teus produtos. Hoje em dia é fácil e rápido criar uma loja online, podes utilizar a plataforma do 

Shopify. No Shopify podes facilmente criar loja em apenas 2 horas, além disso, tens acesso à plataforma durante dias gratuitamente.

Link da consulta sobre o conteúdo (29/01/22): https://www.hostinger.pt/tutoriais/como-criar-uma-loja-virtual-de-roupas



Google prepara chegada da Steam ao ChromeOS. Veja os primeiros Chromebooks com suporte à plataforma

Em janeiro surgiram rumores de que estaria a ser preparada uma nova geração de Chromebook concebidos para gamers com suporte à Steam. A Google tem vindo a trabalhar para trazer a plataforma de videojogos da Valve para o ChromeOS e novos detalhes indicam que a tecnológica estará a entrar na fase final do processo.

A gigante de Mountain View tem agora um calendário mais definido para a chegada do suporte da Steam no ChromeOS, algo que poderá estar relacionado com parcerias da tecnológica com empresas como a Lenovo e HP para o desenvolvimento de Chromebooks mais direcionados para gamers.


Além disso, numa recente revisão do código do projeto a empresa incluiu uma lista inicial de Chromebooks compatíveis, que poderá ver na galeria que se segue. Além dos modelos da Asus, Acer e HP há ainda um computador, que conta com o nome de código “Lindar”, que se acredita ser um equipamento da Lenovo que ainda não foi lançado.

O código dá também a conhecer quais são as especificações necessárias para poder aceder à Steam num Chromebook. De acordo com a informação, o computador precisa, no mínimo, de ter um processador Intel de 11ª geração (i5 ou i7), assim como 7 GB de RAM.

Espera-se que a lista de Chromebooks compatíveis venha a aumentar ao longo dos próximos meses. Para já, os equipamentos com teclados com iluminação RGB descobertos anteriormente ainda não fazem parte da lista. A Google estará também a testar a compatibilidade do ChromeOS com a Steam em computadores com processadores Intel Core de 10ª geração e da AMD.

Meta está a criar um tradutor universal e instantâneo

Durante um evento focado em inteligência artificial, a Meta, antes conhecida como Facebook, anunciou novos projetos voltados para a tradução de idiomas. O objetivo da empresa é refinar a tecnologia que existe atualmente para facilitar a comunicação no metaverso.

Segundo Mark Zuckerberg, as duas principais iniciativas da empresa voltadas para tradução de idiomas se chamam “No Language Left Behind” e “Universal Speech Translator”. Juntas, as soluções prometem ter como fruto um tradutor de idiomas universal, que seria capaz de traduzir com agilidade qualquer língua, e que funciona instantaneamente.

De acordo com Zuckerberg, a empresa está trabalhando na solução há anos. O projeto começou com a adaptação de poucos idiomas, mas atualmente já funciona com centenas de línguas. Com isso, a Meta pretende facilitar a comunicação na internet e, mais importante para a companhia, no metaverso.



A Meta também disse que está desenvolvendo formas para reduzir as pontes que existem nos sistemas de tradução atualmente, visando tornar a solução cada vez mais instantânea. A companhia explicou que as traduções automatizadas disponíveis na internet tendem a adaptar todos os idiomas para o inglês e, em seguida, mudar o texto para a língua de destino. Um dos objetivos da empresa é reduzir esse caminho para agilizar a comunicação.

Imagem: https://tm.ibxk.com.br/2022/02/23/23144319271396.jpg?ims=1120x420
Fonte (consultado em 24/02/2022): https://www.tecmundo.com.br/redes-sociais/234338-meta-criando-tradutor-universal-instantaneo.htm

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Facebook paga a empresa republicana para denegrir imagem do TikTok


Facebook paga a empresa republicana para denegrir imagem do TikTok

A empresa norte-americana Targeted Victory incumbiu trabalhadores locais por todo o país de promover mensagens que definem o TikTok como um perigo para as crianças americanas. “O sonho seria ter histórias com manchetes como ‘Das danças ao perigo: como o TikTok se tornou o espaço das redes sociais mais prejudicial para crianças’”, escreveu o director de uma das campanhas.


https://www.publico.pt/2022/03/30/tecnologia/noticia/facebook-paga-empresa-republicana-denegrir-imagem-tiktok-2000740

Twitter: como criar um GIF pela câmera do app [iPhone e iPad]

Recentemente, noticiamos por aqui que Twitter liberou a possibilidade de criar GIFs diretamente pelo aplicativo.

Isso acaba sendo bastante útil para aqueles momentos nos quais você simplesmente quer capturar algo e publicar nesse formato na rede social, sem precisar procurar e utilizar ferramentas de terceiros.

Spotify: como traduzir letras de músicas no app

Um novo recurso de tradução simultânea de músicas chegou ao Spotify. Segundo relatos de assinantes nas redes sociais, o aplicativo agora mostra as letras em tempo real, logo abaixo da versão original. Assim, os usuários poderão acompanhar e entender produções musicais em outros idiomas.

A iniciativa de adicionar as traduções foi anunciada em 2020, após o streaming fechar parceria com o Musixmatch, plataforma de letras de músicas. Segundo o Spotify, as traduções devem incluir mais de 60 idiomas. Vale ressaltar que, por enquanto, o recurso só foi encontrado por usuários do app na versão 8.7.6.1559 para iOS, mas ainda deve chegar em mais dispositivos.url da 


Como traduzir letras no Spotify
Para conferir a tradução das suas músicas é bastante simples. Confira o passo a passo:

1) Basta acessar a aba “Tocando Agora” em uma música de outro idioma. Para isso, clique na canção desejada e arraste a tela de reprodução para cima até que a letra seja exibida em tela cheia como na imagem.

2) Feito isso, basta clicar no ícone de tradução no canto inferior esquerdo da tela.

3)Pronto! Agora é só acompanhar a letra da sua música favorita! Caso queria desativar o recurso, é só clicar novamente no botão de tradução


foto: https://tm.ibxk.com.br/2022/02/22/22101221081093.jpg?ims=1120x420
Fonte: https://www.tecmundo.com.br/software/234216-spotify-traduzir-letras-musicas-app.htm

Jogos não precisam do Game Pass para serem viáveis, diz Microsoft

Em entrevista durante a GDC nesta quarta-feira (23), Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, afirmou que os jogos não precisam estar obrigatoriamente no catálogo do Game Pass para serem viáveis nas plataformas Xbox. Segundo o executivo, a empresa seguirá apoiando todos os tipos de modelos de negócios, desde varejo a serviços de assinaturas e títulos gratuitos para jogar.

"Também quero esclarecer às pessoas que para nós, no Xbox, não existe um modelo de negócio que vencerá. Frequentemente somos questionados pelos desenvolvedores, 'se não estou no serviço de assinatura, eu não sou viável no Xbox?', e isso simplesmente não é verdade", afirmou Spencer.

Ainda de acordo com Spencer, a Microsoft está de olho no varejo e nas pessoas que vendem e compram jogos. Ele acredita que a diversidade de modelos de negócio tem sido a principal diferença da Microsoft Gaming na indústria. "[O varejo] é uma parte importante da nossa declaração de ganhos e perdas, vocês sabem disso. É algo no qual investimos recursos para permitir que nossos criadores de jogos realizem um trabalho fantástico ali", acrescentou.


É inegável que essa perspectiva, ainda que equivocada segundo Spencer, se deve aos grandes investimentos que a Microsoft tem feito no serviço de assinatura, que estreou em 2017 e já registra mais de 25 milhões de assinantes no mundo todo. O catálogo, além de conceder acesso aos jogos dos estúdios da Microsoft já a partir do dia do lançamento, também recebe grandes surpresas de estúdios parceiros — como foi o caso de Marvel’s Guardians of the Galaxy.

Em junho do ano passado, quando o Xbox Series X e S foram confirmados como os consoles que mais venderam rapidamente na história da Microsoft, o CEO Satsya Nadella enalteceu o desempenho do serviço de assinatura. “O Game Pass está crescendo rapidamente e transformando como as pessoas descobrem, se conectam e jogam games”, afirmou Nadella. "Os assinantes jogam aproximadamente 40% mais títulos e gastam 50% mais que os não–membros”, revelou.

Segundo um levantamento do VGChartz, estima-se que o Xbox Series X e S registram um total de 13,23 milhões de unidades vendidas mundialmente. Esse número nunca foi confirmado pela Microsoft, no entanto. Por sua vez, o Xbox One registra um total de 50,56 milhões de unidades vendidas ainda segundo a apuração.

Além da assinatura comum do Xbox Game Pass, que custa R$ 29,99 ao mês, os jogadores têm a opção do Xbox Game Pass Ultimate, cujo primeiro mês custa apenas R$ 5,00. O preço comum, no entanto, é R$ 39,99 mensais.


Fonte: https://www.tecmundo.com.br/voxel/235955-jogos-nao-precisam-game-pass-serem-viaveis-diz-microsoft.htm


Vídeo: https://youtu.be/vlLMmj7DkB4

Mais de um terço dos professores não tiveram qualquer formação para a tecnologia nas salas de aula

Estudo de dois investigadores da Universidade do Minho dá ainda conta de que cerca de 31% dos inquiridos não utiliza a tecnologia disponível na escola porque esta “nem sempre funciona” e que por isso “é mais um obstáculo do que um benefício”.


Mais de um terço (36%) dos professores não tiveram qualquer formação para o uso da tecnologia nas salas de aula. As conclusões são de um estudo elaborado por dois investigadores da Universidade do Minho (UM), que dá conta de que, apesar de a maioria (86%) dos 2580 inquiridos considerar que o uso do digital é uma prioridade na escola, há uma lacuna grande no processo formativo.


Google Pixel 7 Pro segue o design do modelo antecessor

Imagens publicadas pelo conhecido leaker, OnLeaks, mostram um smartphone praticamente igual ao que a Google apresentou em 2021.


Faltam alguns meses até que possamos conhecer uma nova geração de smartphones Google, mas com a ajuda das mais recentes fugas de informação, é possível atalhar caminho. As imagens, publicadas online pelo conhecido leaker, OnLeaks, dão-nos um primeiro vislumbre do Pixel 7 Pro.

Com base nos modelos 3D que figuram nas imagens, é possível perceber que este equipamento se vai aproximar muito do seu antecessor. Tal como o Pixel 6 Pro, também este aparelho conta com um módulo fotográfico horizontal e saliente, bem como com uma câmara frontal hole-punch, arrumada ao centro do topo superior do ecrã.

O conjunto fotográfico principal deverá contar com três câmaras: uma grande angular, uma ultra grande angular e uma telefoto.


Fontes:


Já aceleramos a BMW CE-04, maxi-scooter elétrica futurista

Quando o BMW Concept E foi introduzido há 10 anos, a mobilidade elétrica ainda estava longe das preocupações dos compradores. No entanto, a BMW foi uma das pioneiras ao revelar três anos depois, em 2014, o modelo de produção derivado do estudo: o C Evolution. Uma pequena revolução na época como o primeiro maxi-scooter zero emissão do segmento. 

E agora, com a mobilidade elétrica no centro das atenções, a BMW está de volta com uma segunda geração da scooter elétrica. E para causar impacto e ficar um passo à frente de uma concorrência que avançou bastante, a marca bávara ousou no estilo do BMW CE-04. Mas o que esconde esse olhar futurista? Será que este veículo duas rodas é mesmo o melhor aliado da mobilidade urbana? Para descobrir, nossos amigos do InsideEVs França foram às ruas ensolaradas de Barcelona, Espanha, para testar a scooter que está fortemente cotada para vir ao Brasil. 








Watching Your Wallet: Only 3% of consumers freeze credit after data breach

According to a new study by the Identity Theft Resource Center, Americans know about credit freezes but rarely use them.

The research was published by the nonprofit DIG.Works. It found only 3% of surveyed consumers actually froze their credit after receiving a data breach notice.


“We’ve got a lot of work to do to improve both the system we use to notify people and get them to take actions that would be protective of themselves,” said James Lee, COO of the Identity Theft Resource Center.

Lee said the research shows people understand that credit freezes are free, but there’s still a perception it’s difficult. Many people believe credit monitoring services are enough to protect them.

“It has a place, but it also gives you a false sense of security because credit monitoring stops nothing,” Lee said. “It tells you the horse has left the barn, so you can go look for it. Only a credit freeze can keep that horse from ever getting out.”

Credit freezes are the only thing that can prevent a new account being opened in your name. It stops anyone trying to apply for benefits in your name.

To start a credit freeze you need to contact all three credit bureaus. It does not cost anything, and Lee said it does not hurt your credit.

Apple suspende todas as vendas de produtos na Rússia após invasão da Ucrânia

A Apple anunciou que parou de vender todos os seus produtos como iPhone, iPad e MacBooks dentro da Rússia devido à invasão da Ucrâni

PJ está a investigar ataque informático à Vodafone e avisa que as empresas devem investir na segurança informática

Numa altura que o ataque à Vodafone Portugal está a ser investigado pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica da PJ, a mesma fonte apelou a que as empresas invistam e "recorram à segurança informática" para fazer face a "uma nova realidade" que é a cibercriminalidade associada às modernas tecnologias.

A fonte não quis comentar se este ataque informático à Vodafone teve subjacente uma tentativa de extorsão por parte dos piratas informáticos, remetendo eventuais explicações sobre o assunto para a Vodafone.

A operadora assumiu hoje que foi alvo de um ciberataque na segunda-feira e disse que não tem indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos, estando determinada em repor a normalidade dos serviços. Em conferência de imprensa, Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, afirmou que a indisponibilidade dos serviços que se registou desde ontem, dia 7 de fevereiro, às 21 horas, "teve origem num ato terrorista, criminoso, dirigido à nossa rede"


Spotify: como traduzir letras de músicas no app

Um novo recurso de tradução simultânea de músicas chegou ao Spotify. Segundo relatos de assinantes nas redes sociais, o aplicativo agora mostra as letras em tempo real, logo abaixo da versão original. Assim, os usuários poderão acompanhar e entender produções musicais em outros idiomas.

A iniciativa de adicionar as traduções foi anunciada em 2020, após o streaming fechar parceria com o Musixmatch, plataforma de letras de músicas. Segundo o Spotify, as traduções devem incluir mais de 60 idiomas.

Vale ressaltar que, por enquanto, o recurso só foi encontrado por usuários do app na versão 8.7.6.1559 para iOS, mas ainda deve chegar em mais dispositivos.


Imagem: https://tm.ibxk.com.br/2022/02/22/22101221081093.jpg?ims=1120x420
Fonte (consultado em 24/02/2022): https://www.tecmundo.com.br/software/234216-spotify-traduzir-letras-musicas-app.htm

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Uncharted: Legacy of Thieves Collection


Uncharted: Legacy of Thieves Collection 


A coletânea Legacy of Thieves, ou Legado dos Ladrões, trará versões remasterizadas dos games de aventura Uncharted 4: A Thief's End e Uncharted: The Lost Legacy com visuais melhorados. O jogo terá modos com suporte a 4K a 30 FPS, 60 FPS com resolução dinâmica e até 120 FPS a 1080p, além de usos específicos para o joystick DualSenseUncharted 4: A Thief's End conta a história final de Nathan Drake após descobrir que seu irmão Sam está vivo e em busca de um tesouro que se conecta ao seu passado. Já em Uncharted: The Lost Legacy seguimos Chloe Frazer e Nadine em uma aventura própria para resgatar um antigo artefato, a Presa de Ganesha.






Fonte: https://www.techtudo.com.br/noticias/2022/01/pokemon-legends-arceus-e-uncharted-sao-destaques-nos-lancamentos-da-semana.ghtml

iPhone 14 ainda está tão longe e já parte corações

Ficámos todos bastante entusiasmados quando soubemos que o iPhone 14 iria apresentar uma revisão de design muito desejada e alguns upgrade de hardware. Mas parece que esses rumores podem ter acabado de sair furados, graças a algumas novas informações. Parece que não vale a pena esperar mudanças revolucionárias nem no Design nem nas câmaras. Então, o que significa isso para os fãs do iPhone? Bem, ainda é muito cedo para dizer com certeza, mas é provável que, em vez disso, vejamos uma aposta noutros detalhes este ano. Fique atento a mais notícias à medida que se tornam disponíveis!




Turismo espacial


Turismo espacial: capricho de bilionários, “democratização” do espaço ou alavanca para a exploração?

A corrida dos bilionários ao espaço já começou. E se o investimento privado no espaço pode fomentar o desenvolvimento da indústria, por “tomar riscos que o público não quer tomar”, também há consequências ambientais. E a ideia de “democratização do espaço” ainda é uma miragem.


https://www.publico.pt/2022/03/31/p3/noticia/turismo-espacial-capricho-bilionarios-democratizacao-espaco-alavanca-exploracao-2000550

Oppo pode revelar um tablet durante o Mobile World Congress. Fotos já circulam

Além do seu novo topo de gama, a linha Find X5, a Oppo deverá apresentar o seu novo tablet, considerando que as imagens do produto já estão a circular nas redes sociais na China.


O Mobile World Concress está à porta e são muitas novidades que as principais fabricantes de tecnologia têm para apresentar. A Oppo parece trazer para Barcelona alguns novos produtos na bagagem para continuar a sua expansão no mercado ocidental. Já se sabe que no próximo dia 24 de fevereiro vai ser revelada a família de smartphones topo de gama da marca, o Oppo Find X5. Mas a fabricante chinesa poderá ter mais novidades na gama.

A empresa poderá trazer um tablet, para já conhecido como Oppo Pad, uma vez que já circulam fotografias do equipamento na rede social chinesa Weibo. As informações são praticamente inexistentes, mas é referido que o tablet é compatível com um teclado magnético em formato de capa e a caneta digital Oppo Pencil.






Fontes: 



Hackers espiões associados à China atacaram em Portugal. Centro de Cibersegurança em silêncio

Grupo de piratas informáticos é descrito como uma ameaça altamente ativa e tem um único objetivo: ficar indetetável nos sistemas das vítimas, o máximo de tempo possível, para roubar informações secretas com muito valor estratégico. Hackers atacam alvos de alto perfil, como entidades governamentais ou empresas de infraestruturas críticas. Peritos em ciberespionagem que seguem este grupo explicam os alvos e as motivações.

Um dos mais persistentes e meticulosos grupos de piratas informáticos do mundo atacou em Portugal com o objetivo de roubar informações secretas. Esta é uma das raras ocasiões na qual está documentada a atividade, em Portugal, de um dos mais conhecidos grupos de hackers associados à China e mostra como o País está no radar de um dos mais relevantes grupos de ciberespionagem internacionais.

Este grupo é conhecido por muitos nomes – Vixen Panda, Playful Dragon, Mirage, ke3chang, Nickel –, com as designações a variarem entre as organizações especializadas em monitorização de crime informático, devido à dificuldade de atribuição da autoria dos ataques. Mas existe um nome técnico que ajuda a agregar as diferentes atividades criminosas deste coletivo de piratas informáticos ao longo dos anos: Advanced Persistent Threat 15 (APT15), que em tradução livre significa Ameaça Persistente Avançada 15. O termo APT é uma designação usada pelas empresas de segurança informática para atribuir ataques a grupos que são tecnicamente avançados e trabalham com objetivos muito específicos. E há um motivo para não se ouvir falar muitas vezes deste grupo em particular – é extremamente criterioso na escolha dos seus alvos. Mas Portugal entrou no seu radar. 

Apesar de ainda não ter sido possível apurar quais foram as organizações vítimas do ataque, várias empresas de segurança informática ouvidas pela Exame Informática apontam todas no mesmo sentido – entidades do Estado, empresas de serviços e infraestruturas críticas, como da área da energia, da defesa e das telecomunicações, ou, em ocasiões mais raras, dissidentes, poderão estar entre as vítimas.

A atividade deste grupo de hackers em Portugal foi detetada e reportada pelo Centro de Inteligência de Ameaças da Microsoft no final de 2021. Segundo informações da tecnológica, que trata este grupo por Nickel, estavam a ser ativamente usados 42 domínios de internet para atacar alvos em quase 30 países. Na Europa, além de Portugal, também foram atacadas organizações em França, Reino Unido, Suíça, Itália, República Checa, Hungria, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro e Bulgária. Os documentos submetidos pela Microsoft à justiça norte-americana revelam inclusive que existe uma ligação com Portugal em três dos domínios que o grupo estava a usar nos ataques – aparece como o país da pessoa que fez o registo dos domínios, ainda que esta informação possa ser editada e usada como técnica de despiste.

Os dados apontam na sua maioria para que o grupo tenha estado ativo em Portugal entre o final de 2020 e início de 2021, mas o primeiro ataque às vítimas poderá ter ocorrido muito antes – este grupo é conhecido por ficar nos sistemas das vítimas durante largos meses, indetetável, com o objetivo de roubar informações secretas.

Quando questionada pela Exame Informática, a Microsoft escusou-se a revelar mais detalhes sobre a atividade deste grupo em Portugal. A Exame Informática contactou também o Centro Nacional de Cibersegurança, a autoridade nacional em matéria de cibersegurança, que também não respondeu às questões colocadas.

Cristiana Kittner e Scott Henderson, da empresa de cibersegurança Mandiant, têm em conjunto 16 anos de experiência em monitorização de atividades de ciberespionagem e conhecem bem a APT15. Estes analistas não têm dúvidas quando dizem que “os alvos [deste grupo] não são escolhidos de forma aleatória”.

A Apple está sediando um evento em 8 de março. Será que ela apresentará um novo iPhone econômico?

A Apple sediará um evento online em 8 de março, onde espera-se que a gigante da tecnologia revele um novo iPhone e iPad Air de baixo custo. Marque seus calendários, fãs da Apple.
Na quarta-feira, a gigante da tecnologia confirmou que sediará um evento online em 8 de março, onde espera-se que a empresa revele um novo iPhone e iPad Air de baixo custo. De acordo com um convite da mídia enviado ao USA TODAY, o evento inclui a frase "Peek performance". O evento será transmitido no site da Apple no dia 8 de março às 13:00 ET. Foi amplamente divulgado que a Apple provavelmente apresentará um novo modelo do iPhone SE, seu smartphone econômico. De acordo com a Bloomberg , a Apple não apenas revelará um novo SE, mas um iPad Air atualizado. A Bloomberg também informa que a Apple poderia revelar um novo modelo de Mac durante o evento.