Pesquisar aqui

sábado, 16 de abril de 2016

Carro mais rápido do mundo atinge 1610 km/h

O Bloodhound é um projecto, resultado de oito anos de investigação, design e produção, envolveu mais de 350 empresas e universidades e custou 13,5 milhões de euros.

Viagem de Finalistas da ESJGF a Andorra!

Pas de la Casa é uma estância turística de neve conhecida por ser a Ibiza da Neve, muito animada fica situada perto da fronteira de França em cima das pistas de esqui de Grandvalira. Fica a uma altitude de 2.050 metros e Pas de La Casa é o ponto mais alto dos Pirinéus que atrai esquiadores e snowboarders durante todo o inverno.


A vida nocturna de Pas de la Casa tem uma reputação internacional de ser muito animada e é um destino popular para semanas de jovens, despedida de solteiros, e viagens de estudantes (secundário e universitário), bem como de outros grupos.


Observa o video que demonstra a diversão e euforia que os alunos da nossa escola experimentaram este ano! https://www.facebook.com/viagensdefinalistas/videos/10153407764536231/

                               
                               

Samsung vai fornecer painéis OLED à Apple

A partir do próximo ano, a Samsung vai fornecer, por ano, cerca de 100 milhões de painéis OLED de 5″ para o iPhone 7s. Este negócio estará em vigor no mínimo durante três anos e a Samsung vai receber cerca de 2,3 mil milhões de euros. A Apple já vem, desde 2009, a comprar os ecrãs LCD à Samsung, apesar de disputarem alguns processos em tribunal por causa de patentes, sendo que anteriormente também usou tecnologia OLED.

iPhone Painel-620x395xffffff.jpg

Com este negócio, as dúvidas começam a desaparecer no que diz respeito ao primeiro iPhone com ecrã OLED. A Samsung tinha um projeto entre mãos para expandir a sua fábrica de produção e, graças a este negócio, o investimento deverá ser feito rapidamente para conseguir suportar o pedido da Apple.

Apple encontra na reciclagem uma forte fonte de rendimentos

A Apple lançou à pouco tempo um programa de reciclagem que consiste em transformar o lixo em “ouro”, isto é, a marca da maçã recuperou mais de uma tonelada de metal precioso, tendo um retorno aproximadamente de 40 milhões de dólares.

Estes desperdícios de metal precioso vêm de iPhones, MacBooks e outros produtos da marca. Por exemplo, cada iPhone produzido pela Apple tem, em média, 30mg de ouro nas suas peças – em componentes como a câmara ou circuitos.

Apple Evento Tim Cook

Estas informações foram reveladas no relatório anual da Apple, onde se pode perceber os materiais que eram recuperados pela marca (aço, alumínio, prata e vidro). Além disso, a marca da maçã continua a diminuir o seu impacto ambiental. Por exemplo, em 2015, 93% da sua energia consumida foi fornecida por fontes renováveis.

Lente de contacto pioneira diminui a progressão da miopia



Cientistas das universidades do Minho e Politécnica da Catalunha e do Centro Médico Teknon de Barcelona desenvolveram uma lente de contacto que diminui a progressão da miopia até 43 por cento. As lentes convencionais corrigem apenas a visão central, o que não evita o aumento do tamanho do olho e da miopia, mas esta lente inovadora pode abrandar este crescimento ao atuar também na visão periférica.
Para mais informações clica aqui:

: Escola de Ciências da Universidade do Minho
Hoje decorreu na Escola Rainha D. Leonor a competição de dança do Desporto Escolar.
Foram várias as escolas que participaram na competição, mas no fim ganharam apenas 3 escolas:

1° lugar - Escola Secundária José Gomes Ferreira  (Jacarés)
2° - Escola Rainha D. Leonor
3° - Escola Secundária José Gomes Ferreira  (gatos lilases)

O próximo encontro vão ser as regionais, numa escola em Sintra, onde os Jacarés irão competir mais uma vez com outras escolas.
Para além da competição, foi uma manhã diferente, de grande convívio e animação, em que tive a oportunidade de estar presente mais uma vez como fotógrafo do evento, com uma pequena equipa de reportagem.


sexta-feira, 15 de abril de 2016

PS4, a consola mais vendida em março

É verdade, de acordo com os dados oferecidos pelo Groupo NPD  que a Sony Interactive Entertainment ofereceu ao Gamesbeat a PlayStation4 voltou a ser a consola mais vendida no mês passado, nos Estados Unidos da América. E a Xbox One foi a mais vendida, apenas, nos meses de Novembro e Outubro.

A Sony para agradecer esta grande vitoria disse: "Estamos muito felizes e agradecidos por este sucesso, e ansiosos por continuar a oferecer experiência de jogo fantásticas".


Huawei começa a investir na Realidade Virtual

Nos dias de hoje a realidade virtual está a ganhar uma maior importância e por isso há cada vez mais empresas a apostar nesta nova tecnologia a VR.

Os óculos de realidade virtual da Huawei tem som a 360, um campo de visão de 95º e os telefones são sobrepostos na base dos óculos. Mas a principal característica de destinge esta marca de todas as outras é disponibilidade de 40 jogos, 4000 filmes, 350 imagens e 150 viagens panorâmicas, onde tudo é gratuito.

Os óculos da Huawei foram apresentados no evento em Shanghai e neste momento só se encontram disponíveis no mercado chinês.




quarta-feira, 13 de abril de 2016


O supercarro eléctrico que atinge 400km/h em apenas 11 segundos




Montra Tek: 6 câmaras para criar vídeos 360º


O Facebook apresentou o protótipo de uma câmara capaz de captar imagens a 360º graus. Não vai fabricá-la, só mostrar como se faz. Mas não precisa de ser um maker para ter acesso a um brinquedo destes. “Só” precisa de um cartão de crédito com um plafond generoso.



Alemanha coloca quinta-feira em circulação moeda de cinco euros



terça-feira, 12 de abril de 2016

As salas de cinema que desafiam todos os teus sentidos já chegaram a Portugal!

A nova tecnologia 4DX já chegou aos cinemas NOS no Gaiashopping e no Almada forum.
O movimento, a chuva, o vento, os aromas e muito mais unem-se em perfeita sintonia com o grande ecrã para nos proporcionar uma experiência audiovisual única.
As cadeiras são equipadas de maneira a conseguirem simular sensações como voar, cair, acelerar ou travar.



“Depois de termos lançado a experiência IMAX em 2013, a tecnologia 4DX é uma nova abordagem e uma outra fronteira. Vamos proporcionar cinema ainda mais imersivo e dar outra dimensão à exibição de cinema”, comentou Luís Roboredo Mota, administrador dos Cinemas NOS, em comunicado.


Mais informações aqui.







Sensores dos automóveis podem informar o mundo do estado das estradas

Hoje em dia os automóveis são cada vez mais inteligentes. Equipados com sensores com sensibilidade cada vez mais apurada, conseguem proezas como identificar e ver peões em risco melhor do que nós, mas continuam cegos num dos principais fatores de sinistralidade rodoviária: o estado das estradas.

Para fazer face a esta lacuna, um grupo de investigadores da Universidade de Málaga desenvolveu um sistema para detetar em tempo real o estado da estrada utilizando os próprios sensores do automóvel.


Sensores dos automóveis podem informar o mundo do estado das estradas

A equipa coordenada pelos investigadores Juan Jesús Castillo e Juan Antonio Cabrera da UMA afirma ser possível utilizar sensores tão variados dos automóveis como os do ABS e do Programa Eletrónico de Controlo de Estabilidade ESP, entre outros, para conseguir informações sobre a via em que circula o automóvel.

Caso o sistema seja bem sucedido, este pode dar indicações importantes aos futuros automóveis de condução autónoma. Mas dando um passo rumo ao futuro, dentro de pouco tempo a maioria dos automóveis estará ligada em rede, e todos os carros poderiam enviar informações a um sistema central para melhor gerir o tráfego e a sinalização das vias.


Kingston lança cartão de memória específico para câmaras radicais

Pouco a pouco o momento de aquisição de cartões microSD começa a ser marcado por novas exigências por parte dos consumidores que, além da capacidade de memória, começam a preocupar-se cada vez mais com a velocidade e durabilidade.

Atendendo ao facto de que nem só os computadores e smartphones utilizam este tipo de cartões de armazenamento, a Kingston apresentou o seu primeiro cartão de memória microSD focado na utilização em drones e câmaras de ação.
Kingston-UHS-I-U3

Destacado pela sua velocidade, tal como os produtos que a rival Sandisk mostrou há poucos dias, o novo microSD Action Camera UHS-I U3 da Kingston foi concebido para cumprir as especificações das câmaras GoPro, e de outros dispositivos que aceitem este tipo de cartões. Entre as caraterísticas técnicas encontramos velocidade de leitura até 90MB/s e 45MB/s de escrita, sendo por esta via assegurada a compatibilidade com vídeos 4K.

A certificação IPX7 torna-o à prova de água e submergível até 2 metros de profundidade durante 30 minutos. No exterior a sua carcaça certificada pela ISO 7816-1 tolera uma faixa de temperaturas dos -25 aos 85 °C.

O microSD UHS-I U3 estará disponível nas capacidades de 16 e 32 GB. A versão de 64 GB será lançada mais para o final do ano.

CARLOS SÁ VAI TENTAR COMPLETAR A TRAVESSIA DA GRONELÂNDIA

Em maio, o utramaratonista português Carlos Sá vai tentar completar a travessia da Gronelândia, uma das mais duras provas do mundo. E das mais belas. 

Em 2015 esteve inscrito mas desistiu porque achou que não estava preparado a nível físico e em termos de logística. Afinal trata-se de um percurso de oitocentos quilómetros com temperaturas que podem chegar aos quarenta graus negativos. 
shutterstock_175365071
Durante a noite, os participantes têm de dormir à vez, e com uma arma, para se proteger dos ursos. 
Neste ano, Carlos Sá garante estar pronto para ultrapassar a ultra maratona que começa a 19 de maio e terá a duração de nove a dez dias. Travessia feita com a ajuda de esquis, trenó e apenas com um telefone de satélite e localizador de GPS. 
Ler mais em voltaaomundo.pt: Carlos Sá vai tentar completar a travessia da Gronelândia http://www.voltaaomundo.pt/?p=9971

Chariot for Women: um Uber só para mulheres

Uma empresa de Boston pretende lançar o Chariot for Women, um serviço semelhante ao Uber, mas que apenas aceita mulheres e crianças com menos de 13 anos como passageiras.

O serviço deve estar disponível em todo o território dos EUA a partir de dia 19 de abril. A ideia partiu de um casal de empresários de Massachussetts e o Chariot vai ter um modelo de preço semelhante ao que é usado pelos táxis, com uma tarifa base e depois um custo acrescido de acordo com a distância percorrida, noticia o Ars Technica.

chariot.jpgOs fundadores da ideia dizem que o foco principal é a segurança e que só irão empregar motoristas mulheres e que todas devem passar uma validação de antecedentes feita pela Safer Places. A Uber, por sua vez, já foi processada várias vezes por mulheres passageiras que dizem ter sido assediadas sexualmente pelos condutores.
Michael Pelletz, que teve a ideia para o Chariot com a sua mulher, já foi condutor da Uber.

FESTIVAL DE ARTE URBANA EM LISBOA

O Muro, o primeiro deste género em Lisboa, realiza-se no Bairro Padre Cruz entre os dias 30 de abril e 15 de maio, e pretende consolidar "Lisboa no panorama mundial da street art".

ng6307844

O Bairro Padre Cruz acolhe em maio "o Muro" – Festival de Arte Urbana, o primeiro deste género em Lisbo. O festival, que decorre entre 30 de abril e 15 de maio, envolve criadores nacionais e estrangeiros, e inclui várias vertentes como “intervenção artística, debate, trabalho comunitário e associativo, pedagogia, divulgação, cinema, edições e, ainda, música, animação de rua, teatro, marionetas, bike trial e paintball. De acordo com a mesma fonte, “trata-se de uma vasta programação que envolve a comunidade de arte urbana, a população do bairro, da cidade e os seus visitantes”. 

Esta hoverboard é ainda mais impressionante do que a de Regresso ao Futuro

Esqueça lá as hoverboards falsas, com duas rodas, que invadiram ao mercado. Esta voa bem alto e é motorizada por uma turbina.
Chama-se Flyboard Air e já voa. Pelo menos em voos de teste. E voa bem mais alto que o skate de Regresso ao futuro. De acordo com a informação divulgada pelos criadores, a Flyboard Air é capaz de se manter no ar durante 10 minutos e de atingir uma altitude máxima teórica de cerca de 3 mil metros. Teórica porque ainda ninguém tentou atingir este valor até porque duvidamos que os 10 minutos de autonomia deem para tanto.







Saiba Mais

Garfo que detecta quantidade de sal na comida

Chama-se Electro Fork e recorre a corrente elétrica para transmitir às papilas gustativas a sensação de que a comida é salgada. Parece uma excentricidade japonesa, mas pode vir a ser uma ajuda preciosa a quem tem de cortar no sal às refeições.



Saiba Mais

Vítimas do ransomware Petya já podem recuperar ficheiros


  • O Petya começou a proliferar pela Internet, infetando computadores – e exigindo o pagamento de 0,9 bitcoins (cerca de 369 euros) para a devolução dos ficheiros que ficavam aprisionados por esta aplicação especializada no sequestro eletrónico de ficheiros. 
  • A BBC confirmou junto de especialistas que a ferramenta agora desenvolvida realmente funciona. E ao que parece é rápida, apesar de não ser especialmente fácil de usar.

saiba mais aqui

petya-ransomware-uses-dos-level-lock-screen-prevents-os-boot-up-502166-4.png

Google está a desenvolver app que permite controlar Android apenas com a voz


A Google revelou no seu blog oficial que está a testar uma app para Android que permitirá ao utilizador controlar as principais funções do sistema operativo apenas com a voz. Denominado Voice Access, este software foi pensado para ajudar pessoas com deficiências a tirar proveito do Android sem terem de controlar o dispositivo móvel com as mãos.

Para tal, a Voice Access permitirá ao utilizador recorrer a comandos de voz para, por exemplo, abrir o Chrome, regressar ao ecrã principal ou navegar para cima e para baixo em páginas, adianta o The Verge.

Sabe mais aqui

Voice Access.png


A Sleep Cycle é uma das aplicações mais conhecidas para medir o sono, integrando duas formas de validação, através do acelerómetro ou do microfone. Para ambas tem de manter o smartphone muito perto, debaixo da almofada, de forma a que possam ser medidos os movimentos durante o sono.

Os criadores da app garantem que já ajudam milhares de pessoas a acordar de forma mais natural, durante o sono mais leve, sentido-se mais recuperadas e com energia adicional, em vez do cansaço com que muitas vezes despertavam.

Exposição

Brevemente, a turma do 12º6, em conjunto com várias turmas de anos de escolaridade diferentes do Agrupamento de Escolas de Benfica irá expor os seus trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos dois Períodos, nas disciplinas de Desenho, Oficina de Artes e Educação Visual. A exposição irá contar com a parceria da disciplina de Oficina de Multimédia B!



Células solares que podem gerar energia a partir da chuva



Pode parecer um contra-senso, porque chuva faz lembrar nuvens que tapam o sol, e sem sol as foto células não produzem energia. Mas uma nova tecnologia vem revolucionar esta concepção de painéis solares e fazer com que a chuva que cai nas placas possa gerar energia eléctrica.
Estes novos painéis irão produzir energia quer com a luz do sol, quer com a chuva num dia de tempestade.
Estas novas células solares estão a ser desenvolvidas por investigadores em Qingdao, na China. Ao contrário de muitas células solares, este dispositivo tem uma particularidade: é fabricado apenas com uma única folha de grafeno na sua superfície. A parte inteligente é que a água da chuva não é pura. Esta contém compostos como o amónio, cálcio e sódio, que se tornam em iões quando estão numa solução.
Quando esta água se deposita na superfície da camada de grafeno, cria aquilo a que os investigadores chamam de ‘pseudocondensador’ — pontos de carga desequilibrada onde os electrões são enviados de um lado para o outro. A carga em desequilíbrio é basicamente apenas uma diferença de potencial, o que significa que os investigadores podem utilizar o processo para capturar energia.
Infelizmente, ainda não será possível revestir cada célula solar com grafeno e não só por uma questão de despesa. A célula solar criada pela equipa é apenas 6,5% eficiente em condições solares ideais, o que deixa muito a desejar quando comparada com as melhores células solares, que são cerca de 20% mais eficientes. Enquanto isso, ainda são apenas uns meros microvolts gerados pelos condensadores dos pingos de chuva.
Claro que a ideia é óptima e ainda há muita margem de progressão. O facto de se poder combinar estas duas vertentes de produção eléctrica abre o leque para um futuro mais promissor no que toca à performance da captura deste tipo de energia. Agora o trabalho tem de ser melhorado e provavelmente a base estará lançada para um produto de alta performance a ser lançado dentro de alguns anos.
Células solares geram energia a partir da chuva

Rock in Rio Lisboa 2016


 No próximo mês de Maio regressa o Rock in rio Lisboa com um novo cartaz que conta com algumas caras conhecidas mas também com algumas novidades. EU VOU! E vocês?



Para mais informaçôes, cartaz completo e preços visita:
http://www.artesonora.pt/wp-content/uploads/2016/02/rir1.jpg

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Transforme o seu PC num router Wi-Fi e dê Internet a toda a gente!

O programa Baidu WiFi Hotspot permite transformar qualquer computador Windows num ponto de acesso à Internet sem fios. Para isso, o computador tem de estar ligado à Internet e equipado com uma placa de rede, ou dispositivo tipo pen que se liga à porta USB, com suporte para Wi-Fi.
O utilizador escolhe o nome da rede e a sua respetiva password e depois clica em ´Criar Ponto de acesso`.
A função de partilha suporta os sistemas Windows XP, Windows 7 e Windows 8.

Mais informação aqui.


Bing tornou-se o melhor motor de pesquisa para programadores

No dia a dia dos programadores é frequente a necessidade de pesquisa de pequenas cadeias de código de programação e nem sempre os motores de pesquisa mais conhecidos apresentam-se como as melhores soluções.

Com o Google a dar uma enorme quantidade de resultados difusos, os recursos acabam por ser o Stack Overflow ou o Mozilla Developer Network, mas a nova ferramenta introduzida pela Microsoft no motor de pesquisa Bing torna-se muito mais útil: podemos executar código de programação a partir dos resultados de pesquisa.


bing-logo

Graças à colaboração com o HackerRank, e no caso de realizarmos uma pesquisa como por exemplo:


string concat C#

Receberemos no ecrã um editor de código de programação interativo com um resultado que pode ser corrido diretamente da página de pesquisa dando a chance de verificarmos se na realidade funciona e desempenha corretamente a sua função.


Esta nova funcionalidade do Microsoft Bing é fantástica, mas suporta apenas as linguagens C, C++, C#, Python, PHP e Java, estando a equipa a trabalhar no sentido de disponibilizar suporte a um leque mais alargado.

Fotos 360º no iPhone!!

Photo Sphere Camera é o nome da app que permite tirar fotografias 360º com o iPhone, o que quer dizer que tudo o que esteja à tua frente ou trás, em cima ou em baixo, à tua direita ou esquerda, vais ser capturado!
Esta app permite que partilhes as tuas fotos no Google maps para que outros possam vê-las, no entanto, só está disponível para versões iguais ou superiores ao iPhone 4S enquanto que para os Androids a Photo Sphere Camera já não é nenhuma novidade.
App na AppStore


Mais informação aqui.

Memória DRAM da Samsung com 10 nm é 30% mais veloz

As memórias RAM acabam de se tornar mais rápidas com o novo chip que a Samsung anunciou hoje. Com 10-nanómetros e 8-gigabit DRAM os novos chips prometem velocidades superiores em 30% e mais 20% de eficiência.

Os novos chips de memória utilizam uma técnica de fabrico de menor dimensão, metade do que era comercializado pela Samsung desde 2014. Esta compacidade do design permite criar chips de memória com novas funcionalidades permitindo adicionar mais ao mesmo espaço.

As melhorias na velocidade e na eficiência saltam à vista: taxas de transferência na ordem dos 3200 megabits por segundo (30 % mais rápido do que os anteriores 2400Mbps) utilizando entre 10 a 20% menos de energia.
D-RAM-Group_Samsung

Estes novos módulos de memórias RAM com 8-gigabit serão destinados a equipar computadores portáteis em blocos a partir dos 4GB de capacidade. A gama destinada aos servidores conta com slots até 128GB. De fora ficam por enquanto os smartphones.


Engenheiros chineses desafiam AlphaGo da Google

Graças a quatro vitórias, no jogo Go, contra o campeão mundial, o sistema de inteligência artificial da Google ganhou grande destaque.

Até aparecer o AlphaGo da Google, nunca tinha aparecido um sistema artificial que conseguisse vencer campeões humanos, pois o Go envolve muita estratégia e variáveis.

Por outro lado, o destaque obtido pelo AlphaGo motivou engenheiros e investigadores chineses a desenvolver um sistema parecido pronto a desafiar este sistema da gigante Google.

google-alphago-logo

Espera-se que o desafio aconteça ainda este ano, mas neste momento ainda não existem confirmações de datas.

Telescópio espacial Kepler em "Modo de Emergência"

No passado fim-de-semana, a NASA revelou que o telescópio espacial Kepler, localizado a 120 milhões de quilómetros da Terra, está actualmente em ‘modo de emergência’, o qual obriga a um maior consumo de combustível.


O último contacto com o Kepler teve lugar no dia 4 de Abril e na altura o telescópio espacial estava a funcionar correctamente. A equipa de cientistas da NASA ainda não sabe o que aconteceu ao telescópio espacial.

A missão Kepler, iniciada em Março de 2009, permitiu a descoberta de centenas de exoplanetas na Via Láctea. Em 2014, a NASA deu início à missão K2 para o estudo dos exoplanetas, de jovens estrelas, supernovas e de outros corpos celestes.



Estados Unidos estão à procura de hackers para atacar Pentágono

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos quer pôr a sua segurança à prova com o “Hack the Pentagon” - “Piratear o Pentágono”, em português -, propondo-se pagar aos piratas informáticos que encontrem falhas de segurança nos sites do Governo norte-americano.


Promovida através da plataforma Hacker One, as inscrições para esta experiência piloto única do género naquele país já começaram, tendo sido feitas 500 inscrições apenas nas primeiras 24 horas. O concurso à séria decorre entre o próximo dia 18 de abril e até 12 de maio.



Durante este período os hackers inscritos terão acesso a vários servidores públicos do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, e nomeadamente aos computadores e aos sistemas relacionados com a segurança do país.

Quem conseguir encontrar falhas de segurança poderá ganhar uma parte dos 150 mil dólares disponíveis para o pagamento dos prémios, sendo que "as recompensas individuais dependerão de uma série de fatores”, de acordo com o afirmado pelo Departamento de Defesa num comunicado.


Windows 10: Novidades estão para chegar



Recentemente a empresa de Redmond disponibilizou um Roadmap, onde é possível saber ao certo quais as próximas novidades/funcionalidades que vão fazer parte do Windows 10.



A Microsoft publicou um roadmap para que os utilizadores do Windows 10 tenham conhecimento do que podem esperar nos próximos tempos, e também um “apanhado” das funcionalidades que foram disponibilizadas recentemente. A informação está dividida em vários grupos dos quais se destacam:Disponibilizado recentemente, Em Preview Público, Em Desenvolvimento, Cancelado e Arquivado.
 


5 dicas para carregar a bateria do seu smartphone



As baterias dos smartphones estão cada vez melhores, com maior capacidade e muitas delas até com tecnologias que lhes permitem carregar sem fios ou de forma bastante mais rápida que o habitual.
No entanto, todos nós cometemos alguns erros quando carregamos o telemóvel:

1. Carregamento através de entradas USB

Se trabalha, estuda ou passa horas diariamente ao computador é comum precisar de carregar o smartphone e, então, a forma mais simples que encontra é ligá-lo à entrada USB do seu computador. Além de o carregamento através destas entradas ser muito lento, a baixa corrente fornecida não é benéfica para a saúde da bateria, já que tudo está optimizado para a corrente do carregador original.

2. Utilizar carregadores com corrente máxima inferior ao que é aconselhado pelo fabricante

Muitas vezes o conselho que se dá é que se utilize sempre o carregador fornecido com o smartphone, mas existem marcas que não vendem os smartphones com carregadores ou até se dá o caso deles se perderem. Nesses casos, a opção não precisa de passar por adquirir um novo carregador da mesma marca, já que em casa poderá ter outros que se adeqúem desde que o valor da corrente máxima seja igual ou superior ao recomendado pela marca do seu smartphone.

3. Deixar o smartphone a carregar durante horas a fio

O smartphone está a ficar sem bateria, coloca-o a carregar uma noite inteira, ou simplesmente esquece-se dele ali, ligado à corrente eléctrica durante o dobrou ou até o triplo do suficiente para carregar a 100%. Na verdade, a maioria dos smartphone não vai continuar a receber energia quando atinge o seu máximo, pelo que não há propriamente um perigo de sobrecarga. No entanto, as baterias de iões de lítio não devem nem ser deixadas descarregar totalmente nem permanecer com a carga máxima durante muito tempo, sob pena de se degradarem mais rapidamente do que o esperado.

4. Utilizar o smartphone enquanto carrega

A utilização do smartphone durante o carregamento também não é proibida, mas não é aconselhável. Durante o carregamento, se for levada a cabo uma tarefa que exija muito processamento, como jogar ou ver um vídeo, há uma tendência para que haja um sobreaquecimento do equipamento, que se torna ainda maior se este estiver a carregar. Além do mais, se lhe estiver a mexer enquanto carrega, o carregamento torna-se mais lento.

5. Deixar o smartphone a carregar ao sol

Voltamos à mesma questão do sobreaquecimento. Quando o equipamento está a receber energia eléctrica tem tendência a aquecer e existem alguns que atingem temperaturas até bastante elevadas. Se a isto juntarmos ainda o calor do sol pode mesmo haver o perigo do smartphone ficar danificado.

carregar_moto_g

Google pondera usar a linguagem de programação Swift no ambiente Android

Em Dezembro de 2015, a Apple anunciou a disponibilidade, em código aberto, da linguagem de programação Swift.

Apresentada na edição 2014 da conferência Worldwide Developers Conference (WWDC), a Swift oferece aos programadores tudo o que é necessário para o desenvolvimento de novas soluções de software e inclui o suporte para as plataformas iOS, OS X, watchOS, tvOS, e Linux.

De acordo com uma fonte do site The Next Web, a Google está a ponderar utilizar a linguagem Swift no ambiente Android em conjunto com o Java. É também sugerido que a Swift já atraiu as atenções do Facebook e da Uber.




Chegou a aplicação oficial do Reddit para IOS e Android

Reddit é um site de publicações sociais no qual os usuários podem divulgar ligações para conteúdo na Web.

A nova aplicação disponibiliza diversos temas de fundo que facilitam a leitura dos conteúdos do Reddit assim como uma caixa de entrada que oferece o acesso às mensagens pessoais. Permite ainda a pesquisa e descoberta de comunidades e a partilha de imagens e de links.

Mais informação pode ser encontrada em: https://www.pcguia.pt/2016/04/chegou-a-aplicacao-oficial-do-reddit-para-dispositivos-android-e-ios/



App oficial do Reddit para Android e iOS


   O Reddit já tem uma app oficial para as duas principais plataformas móveis. A solução para iOS substitui o serviço da Alien Blue.

   Nesta fase, a app oficial só vai estar disponível para os mercados dos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália. A app para iOS Alien Blue, que tem sido descrita como a app oficial do Reddit até agora, vai ser removida da App Store. A versão para iPad vai continuar disponível e quem tenha descarregado a app para o telefone pode continuar a usá-la, explica o The Verge.

Sabe mais aqui

Tribunal de Justiça da UE: Advogado Geral diz que é legal publicar links piratas

   O Advogado Geral do TJUE considera que os internautas não têm os meios necessários para saber se um link direciona para conteúdos piratas. Resta saber se o TJUE vai seguir a posição do Advogado Geral.


   Tudo começou em 2011 com uma disputa entre o site GeenStijl.nl e a revista masculina Playboy. O caso avançou de instância em instância até ser remetido para Tribunal de Justiça da UE (TJUE). Ontem, foi a vez de Melchior Wathelet, Advogado Geral do TJUE, revelar um parecer que, caso seja seguido na deliberação final, poderá vir a transformar a partilha de conteúdos na Internet e o combate à pirataria. Wathelet analisou a Diretiva Europeia dos Direitos de Autor e chegou à conclusão de que sites e internautas são livres de publicar links que direcionam para cópias ilegais de músicas, vídeos, jornais, revistas, software, jogos ou qualquer outro tipo de conteúdo.

Sabe mais aqui

court_2380868b.jpg


Adobe lança atualização de emergência para o Flash

  • Há mais de mil milhões de máquinas com Flash em todo o mundo e que podem estar vulneráveis a ataques de ransomware se este não for atualizado.
  • A falha afeta os utilizadores do Windows e permite aos atacantes entrar nas máquinas e encriptar todo o conteúdo.
  • O ataque é desencadeado quando o utilizador visita determinados sites que tenham sido comprometidos.

veja mais aqui

flash-adobe-logo-11-10-11.jpg

Descriminalização de downloads piratas quase... chumbada

O PCP propôs hoje a descriminalização do download pirata na Assembleia da República – mas não logrou mais que uma passagem do debate para uma das comissões parlamentares. 

PS, PSD e CDS mostraram não estarem dispostos a aprovar o projeto de lei comunista que visava também a criação de um fundo de compensação para autores e produtores que aceitem disponibilizar livremente as respetivas criações na Internet. Face às posições proferidas às bancadas da mais à direita, o PCP fez saber da disponibilidade para prosseguir com o debate na comissão parlamentar sem ser sujeito a votação – uma opção que evita que o diploma seja sujeito a um chumbo… mas que dificilmente evitará que os grupos parlamentares bloqueiem as propostas comunistas, ou introduzam alterações substanciais no projeto de lei, quando for debatido na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

Sabe mais aqui

2015-11-09-Parlamento-Assembleia-da-Republica.jpg

Departamento de Justiça ainda não desistiu de obrigar Apple a desencriptar iPhone


A BBC noticia que o Departamento de Justiça dos EUA enviou uma carta a um tribunal a informar que continua a necessitar da ajuda da Apple para desbloquear o iPhone de um suspeito num negócio de drogas. No tribunal de Boston, a juíza decidiu, em fevereiro, que o pedido de ajuda à Apple seria «razoável», no âmbito de um outro julgamento.

O método que o FBI usou para desencriptar o iPhone do atirarador de San Bernardino não funciona em todos os modelos, pelo que as autoridades continuam a pressionar os juízes e tribunais a obrigar a Apple a colaborar.

Sabe mais aqui

A nova caneta da Moleskine que digitaliza instantaneamente



Chama-se Smart Writing Set e é composto por uma caneta especial, um caderno Moleskine e uma app. Tudo junto permite transformar o que escrevemos em papel em formato digital, num telemóvel ou tablet. O conceito é engraçado, mas não é novo.

A caneta da Moleskine, que se chama Pen+, tem uma pequena câmara incorporada que lê em tempo real o que estás a escrever, digitalizando esse conteúdo na app (com a qual comunica via Bluetooth). A Pen+ tem mesmo tinta, pelo que junta os dois dos melhores mundos: escrita física e escrita digital.

Para que a Pen+ consiga fazer o seu trabalho, precisa de um caderno especial, chamado Paper Tablet, dotado de uma grelha invisível que auxilia o processo de digitalização. O Smart Writing Set é compatível com iPhone, iPad e telemóveis/tablets Android, graças à app Notes App da Moleskine.

Para aqueles que não gostam de andar sempre com os gadgets atrás, a Pen+ é capaz de guardar até mil páginas em modo analógico, convertendo-o só depois para formato digital. Uma vez na Notes App, o conteúdo pode ser exportado para o Google Drive, para o Evernote ou para a suite criativa da Adobe.

O Smart Writing Set custa 199 dólares e cada Paper Tablet fica a 30 dólares.

domingo, 10 de abril de 2016

Estudo comprova que Facebook afeta a nossa qualidade de sono

De acordo com um estudo da Universidade de Pittsburgh que envolveu 1700 participantes com idades entre 17 e 32 anos, as pessoas que desfrutam o seu tempo livre no Facebook ou qualquer outra rede social (Snapchat, Reddit, Google Plus, Twitter, Tumblr, Linkedln e Pinterest) têm a tendência de sofrer distúrbios de sono em comparação com as pessoas que optam por atividades ao ar livre.
Normalmente, quando o sono não aparece, muitos de nós opta verificar o smartphone presente na mesinha de cabeceira e dar uma vista de olhos rápida no Feed ou consultar os amigos. Esta maneira de agir poderá originar um ciclo vicioso, uma vez que as pessoas com problemas em adormecer têm a esperança de que ao passar algum tempo nas redes sociais possa ajudá-las a dormir.
Em média, cada participante deste estudo gastava 61 minutos do seu dia em redes sociais, acumulando com uma média de 30 visitas por semana.
A conclusão deste estudo é que se pretende adormecer o melhor é praticar algum desporto, algo que faça o seu corpo e cérebro saudável e, ao mesmo tempo, lhe gaste a energia necessária para cansar-se e precisar de descansar.

HP Spectre é o portátil mais fino do mundo

Desde o lançamento do HP Spectre, uma alternativa mais barata e provavelmente mais potente que muitos MacBooks, que o publico não pode ficar indiferente ao design ultra-fino e irreverente deste aparelho. 

A quebra nas vendas de computadores portáteis nos últimos anos tem obrigado os fabricantes a puxar pela criatividade no desenvolvimento de novos produtos. Atenta a este desafio a HP lançou hoje o novo Spectre, um computador excecional que pretende concorrer com o MacBook que a Apple lançou há alguns meses. 


Também nas especificações o HP Spectre coloca em risco o lugar do Macbook da Apple. Disponível numa escolha de dois potentes processadores: Intel Core i5-6200U (dual-core, 2,3 GHz) ou Intel Core i7-6500U (dual-core, 2,5 GHz). Dada a espessura do HP Spectre foi necessário desenvolver um novo sistema de refrigeração que funciona como uma espécie de câmara hiperbárica que permite usar o ar exterior, mais fresco, para refrescar apenas o processador.


Ainda em termos de design estamos perante um produto que regista apenas 10,4 mm de espessura, ou seja, é um computador portátil com espessura de um tablet. Os designers da HP preocuparam-se também em recorrer de materiais nobres como o alumínio e a fibra de carbono seja no interior seja no exterior do novo HP Spectre. Para um aspeto ainda mais exclusivo, o alumínio foi anodizado para receber a cor champanhe, ou dourado. Graças a esta seleção de materiais o peso é de apenas 1,11 kg, perdendo aqui para os 0,920 kg do MacBook.


iPhone SE não é dos mais duráveis e resistentes

Especificações a baixo preço é talvez a frase que melhor define o mais recente membro da gama de smartphones da Apple, o iPhone SE. Atual em todos os aspetos o novo iPhone SE representa uma excelente oportunidade para todos os que pretendem comprar um equipamento deste tipo. Mas nem tudo são vantagens e o novo modelo da Apple tem algo em que dececiona.
Na mais recente bateria de testes levada a cabo pelos especialistas da SquareTrade, o comportamento do iPhone SE mostrou-se menos durável do que o seu irmão iPhone 6s, mas ainda assim ligeiramente superior ao grande iPhone 6s Plus. 
Apesar do design fino o tornar um dispositivo com melhor pega, o iPhone SE perdeu na comparação com o iPhone 6s em praticamente todas as categorias, desde o teste com água às quedas na esquina passando pela flexão. Ou seja, o iPhone SE não é o equipamento adequado para os que procuram um equipamento robusto, capaz de suportar uma utilização mais agressiva, mas ainda assim não deixa de ser uma opção a considerar.
Diminui-se então o preço, que anda assim são uns modestos 400 euros e diminui-se, como já estava evidentemente previsto, toda a segurança do dispositivo. Tendo em conta que existem telemóveis nesta gama de preço que têm especificações muitos superiores às do novo membro da família Iphone, esta pode não ser a escolha mais sensata para quem procura um smartphone de dimensões inferiores e como o mesmo "poder".

Samsung patenteia lentes de contacto de realidade aumentada

"The future is now", um dos slogans utilizados pela Samsung pode ser realmente um dos mais bem empregues, visto haverem desenvolvimentos que poderão revolucionar a industria, tanto a nível medicinal como a nível tecnológico.
A Samsung está a trabalhar para conseguir integrar câmaras, sensores de movimento, transmissor e um ecrã numa simples lente de contacto. Assim, a fabricante, pretende oferecer à pessoa uma experiência de realidade aumentada. A tentativa de patentear esta ideia já vêem desde 2014, data da entrada do pedido de patente, no entanto só agora foi aceite e registada.
A concorrente da Apple foi das primeiras grandes empresas a entrar no mercado da realidade virtual com apresentação do Gear VR.
Estas lentes de contacto de realidade aumentada dispensam o uso de óculos e os controlos são feitos com o piscar de olhos, ou seja, sempre que piscar os olhos, esse movimento é registado e enviado para o seu smartphone. Assim, conseguirá ver as fotos e vídeos em realidade aumentada.
Será então este o ponto de partida para uma nova página no capitulo de industria de produtos visuais? Será este um sinal de que os óculos não são mais um recurso? Como disse... o futuro é agora!