Pesquisar aqui

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Perdes-te facilmente em festivais de verão?!

Já começas-te a pensar no teu Verão de 2016?! 
Clica neste site e encontras todos os festivais de Portugal e arredores, com os cartazes e as informações que precisas :) 
Os mais populares são:

No entanto, sabes perfeitamente que é quase impossível combinar seja o que for em festivais. No meio de multidões só encontras quem não queres, e, por isso, esta é a sugestão ideal para ti! 

Ban.Jo (para iPhone e Android) é uma espécie de rede social gratuita onde podes encontrar a localização exata dos teus amigos num mapa. A aplicação envia-te, também, notificações quando algum deles está perto de ti. 
Para além desta especialidade, assiste a este video para compreenderes outras funcionalidades que poderá ter: https://ddlvwvo0ds0tp.cloudfront.net/videos/banjo_discovery.mp4

Vai ser o melhor verão de sempre!

iPhone 7

O iPhone 7 não será lançado antes do Outono de 2016 no entanto já há alguns detalhes das características possíveis neste novo modelo. Algumas das características que se esperam são: "No headphone jack; Dual-lens camera; Thinner design; Upgraded processor; Two screen sizes"


iphone7mockupantennabands

Estes são apenas rumores já que nada foi oficialmente anunciado. 

Consultei o site: 

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

BYOD- Bring your own device

Esta fraze quer dizer para trazermos a nosso proprio dispositivo, referese á politica de permitir que os funcionários tragam dispositivos móveis pessoalmente propriedade para seu local de trabalho, e usar esses dispositivos para acessar informações da empresa privilgiada e aplicções. 
O uso de BYOD é impulsionada principalmente pelo prazer percebido. 
O termo também é usado para descrever a mesma prática aplicada a estudantes que usam despositivos de propriedade pessoal em situações de ensino para uso em programas como o Kahoot.




quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Robot tartaruga


Na universidade de Talinn, na estónia, foi criado uma robot com as dimensões de uma tartaruga e que imita os seus movimentos. O objetivo da sua criação é para explorar navios afundados no mar Báltico durante a segunda Guerra Mundial.

Contrariamente aos robots ja existentes para estes fins, o robot tartaruga apresenta ser mais vantajoso uma vez que, é o único concebido para arqueologia submarina que é de pequenas dimensões, o que lhe permite aceder a locais que os ouros não conseguiam, as suas barbatanas não acumulam sedimentos e movimentam-se tal e qual as de uma tartaruga e é de baixo custo.

Mais informações aqui.





Animação

Animação é a realização de um video através de um computador sem o uso de imagens reais. Ou seja a animação não é composta por captações de imagens reais, mas sim por imagens realizadas através do computador, como por exemplo o desenho gráfico.

"Animação refere-se ao processo segundo o qual cada fotograma de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado tanto por computação gráfica quanto fotografando uma imagem desenhada ou repetidamente fazendo-se pequenas mudanças a um modelo (ver claymation e stop motion), fotografando o resultado. Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa do fenômeno phi). "

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anima%C3%A7%C3%A3o


Photoshop

Photoshop é um programa usado no computar, que pode ser usado tanto online, como instalado no computador. Este programa é usado para edição de fotografias, criação de montagens e outros tipos de tratamentos que se podem fazer numa fotografia.

Existem vários tipos de photoshop, alguns específicos outros para edições gerais. Alguns destes programas são pagos, outros são gratuitos e ainda podemos encontrar este tipo de programas online.

Um dos tipos de photoshop que nos foi aconselhado a usar na aula de Oficina de Multimédia B foi o Photoshop CS6 Portable.
Este photoshop não necessita de um sitio especifico, como maior parte dos programas, para ser instalado. Ele pode ser colocado numa pen e ser usado em vários tipos de computadores, sem necessitar de instalação. Encontra-se facilmente na internet para instalação imediata.


'Palavras Animadas', Gulbenkian

Hoje, dia 3 de Fevereiro de 2016, a turma do 12º 6ª, turma de artes, foi a um workshop na Gulbenkian chamado 'Palavras Animadas', dado pelos coordenadores Francisco e Fernando Galrito.
O curso teve duas partes: 3 horas na parte da manhã em que os alunos tiveram oportunidade de ir a uma exposição ver 'Lâmpadas da Mesquita' para se inspirarem no trabalho que iriam fazer em stop motion; e 3 horas na parte da tarde para realização dos stop motion/animações.
Foi um workshop que ensinou e deu bases para fazer um bom stop motion.






VoxPop

É um termo comumente empregado em transmissões jornalisticas para entrevistas de pessoas do "público". É também uma expressão popular muito conhecida em todo o mundo ocidental, sendo empregada em diversas situações e usada também como provérbio.
O VoxPop não se vê o apresentador só as voz dele e vesse o entrevistado.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Entrevista marcada!

Depois de muitos esforços e mensagens consegui, finalmente, marcar a entrevista com o meu artista (Nuno Saraiva) para o dia 12 de fevereiro de 2016 pelas 16 horas.

Agora resta-me trabalhar nas perguntas e elaboração da entrevista!

Para conheceres melhor o meu artista, visita o seu blog: http://nunosaraivaillustration.blogspot.pt/


Microsoft testa centros de dados debaixo de água


  • A Microsoft parece considerar que o fundo do oceano é o melhor local para instalar centros de dados. O objectivo é aproveitar a água para manter a temperatura baixa, mantendo os custos de arrefecimento reduzidos e sendo uma alternativa mais amiga do ambiente.
  • A equipa considera o projecto um sucesso.

Veja a notícia completa aqui


natick.png

Empresa portuguesa de acessórios cada vez mais internacional


Os produtos da marca de acessórios para smartphones, tablets e computadores portáteis da Sonae têm aumentado, assim como o número de países onde é possível comprá-los. Promete-se ainda mais investimento nas duas vertentes.
São perto de 250 produtos divididos por cinco gamas - Bags & Cases, Audio, Power, Complements e Sports - que a empresa do Grupo Sonae conseguiu levar a 10 mercados durante o último ano, através de retalhistas e distribuidores locais. Acresce a presença nas lojas Worten em Portugal e Espanha.
O processo implica chegar ao final do ano e analisar a gama existente, por forma a avaliar novas necessidades ou melhorias aos produtos já existentes e de momento já trabalha com coleções sazonais e exclusivas.
“Para isso, realizamos estudos de tendências de moda que servem de base ao desenvolvimento de padrões exclusivos que incorporam a Colour Collection, desde capas para tablet a sleeves para PC”.
Há também a preocupação de ir reforçando e renovando as características dos produtos lançados, de acordo com a evolução de mercado.

ThermalTech: o casaco que aquece com os raios solares


Disponível em três modelos diferentes, este casaco consegue absorver os raios ultravioletas para gerar calor. Bastam dois minutos para fazer a temperatura subir oito graus.




A ThermalTech recorreu a uma tecnologia própria que permite a absorver energia e a um tecido com fio de aço para criar um casaco que é capaz de aquecer sozinho. Ou seja, esta peça de roupa consegue absorver os raios ultravioletas provenientes do Sol ou a energia de luz artificial e convertê-los em calor para aquecer o utilizador.





Saber Mais

Microsoft testa centros de dados debaixo de água

A Microsoft apresentou publicamente o Project Natick, onde pretende aproveitar a água dos oceanos para arrefecer centros de dados colocados no fundo do mar. O objetivo é aproveitar a água para manter a temperatura baixa, mantendo os custos de arrefecimento reduzidos e sendo uma alternativa mais amiga do ambiente.








Saber Mais

Hyperloop: transporte revolucionário que pode atingir os 1300 km/h

Podem chegar aos 1300 km/h as cápsulas que vão ser desenhadas pelo MIT e que começaram a ser testadas este verão nas instalações da SpaceX, de Elon Musk.


Estudantes do MIT vão desenhar o primeiro protótipo do Hyperloop. Foram os vencedores da competição que decorreu este fim de semana nos Estados Unidos para selecionar os melhores desenhos industriais para o Hyperloop – um novo sistema de transporte ultra rápido pensado pela SpaceX em 2013.






Saber Mais

Droneboarding um novo desporto

Por enquanto é apenas uma brincadeira de crianças... mas será que um dia o droneboarding conseguirá ser uma modalidade radical para adultos?


Kite Surf? Já era. Esqui aquático? Nada de novo. Trenó puxado por cães? Não é a mesma coisa. Droneboarding? Isso sim, é novo e dá que falar… pelo menos entre crianças que não gostam de velocidades extremas nem manobras radicais.






Saber Mais

Ainda não conseguiram encontrar uma forma de tornar o WhatsApp lucrativo

  • O dono do WhatsApp, anunciou que o popular serviço de mensagens já conta com mais de mil milhões de utilizadores. E a empresa está à procura da melhor forma de gerar receitas com esta app. 
  • Apesar de os números impressionarem, não deixa de ser verdade que ainda não conseguiram encontrar uma forma de tornar o WhatsApp lucrativo.

Veja a notícia completa aqui


Whatsapp.jpg

Google supera Apple como empresa mais valiosa do mundo



   A Alphabet, holding que agrega o Google e outras empresas do grupo, apresentou nesta segunda-feira resultados financeiros do quarto trimestre de 2015 acima do esperado, levando a que as suas acções valorizassem.

   Graças a uma subida de 9% no mercado fora-de-horas, a Alphabet ultrapassou a Apple como a empresa mais valiosa do mundo, valendo cerca de 568 mil milhões de dólares (524 mil milhões de euros) contra 535 mil milhões de dólares (494 mil milhões de euros) da rival, noticiaram a BBC e a Reuters.


   Sabe mais aqui

O Reino Unido autorizou a edição genética de embriões humanos para a investigação científica

  • O Reino Unido autorizou a edição genética de embriões humanos para a investigação científica. 
  • Os cientistas querem fazer estas experiências para compreender o desenvolvimento embrionário, assim como a razão da ocorrência dos abortos espontâneos.
Veja o resto da notícia aqui

Concurso para "app" destinada a crianças sírias sem escola

Para jovens como nós ou crianças do nosso país, que até temos a oportunidade de ter uma disciplina que nos integre no "mundo da tecnologia", adquirir novos conhecimentos atraves destes meios é-nos cada vez mais fácil. No entanto, nem todas as crianças e jovens têm esta facilidade...
Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), devido à guerra, cerca de 2,8 milhões de crianças sírias estão atualmente privadas de educação na Síria e nos países vizinhos.
Por isso, várias instituições juntamente com uma empresa, lançaram um concurso para a criação de uma aplicação educativa destinada às crianças sírias que não podem ir à escola devido à guerra.
A Noruega é o país parceiro do concurso e anunciou, em comunicado, que o objectivo da iniciativa, dirigida sobretudo à indústria dos jogos, é selecionar até cinco aplicações com as bases de alfabetização em árabe e que melhorem o bem-estar psicossocial das crianças refugiadas sírias na faixa etária dos cinco aos 10 anos.
O chefe da diplomacia norueguesa, Borge Brende sublinhou no comunicado que "Sabemos que quase todas as famílias sírias têm um smartphone. É uma ferramenta crucial para se manter o contacto com os amigos e a família e para se ter acesso a informações importantes" e "Sabemos também que os pais sírios dão muita importância à educação e ao bem-estar dos seus filhos. É por isso que queremos desenvolver esta ferramenta de caráter lúdico que pode ser utilizada pelas crianças onde quer que se encontrem".

As propostas  devem ser entregues até 1 de abril e, após as fases de pré-seleção e teste, uma ou duas aplicações serão lançadas à escala mundial.


Vox Pop

Do latim Vox Populim, Voz Pop quer dizer 'voz do povo'.
O Vox Pop, normalmente, é uma entrevista feito por alguém a pessoas na rua para saber a opinião do público sobre temas que marquem ou não a actualidade.
Já existem vários vox pop's no youtube, desde humoristas conhecidos a youtubers que estejam a começar a sua 'carreira'.

Aqui fica um exemplo de um Vox Pop, feito pelo humorista Diogo Faro na Alameda D. Afonso Henriques:


Entrevista com Nuno Rodrigues

Entrevistei na passada sexta feira o Nuno Rodrigues, um dos artistas
que esteve presente na palestra.
Tal como as anteriores, a entrevista foi gravada nos estúdios da Gema Azul.
É uma experiência deveras enriquecedora, uma vez que tivemos a oportunidade de estar em contacto com material e operadores profissionais.


Stopmotion


Animação realizada com objetos inanimados. Onde se tira uma foto cada vez que se muda a posição de um objeto, criando movimento depois de juntar todas as fotografias captadas.

Se o stop-motion for realizado com pessoas, chama-se Pixilização.


"Stop motion é uma técnica de animação com recursos da máquina de filmar, de uma máquina fotográfica ou do computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, sendo os mais comuns a madeira e a massa de modelar. No cinema o material utilizado tem de ser mais resistente e maleável visto que os modelos precisam durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros.
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Esses quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música."


Exemplo de Stop Motion:

Clay Kids



Tiki-Toki

O Tiki-Toki é um dos vários programas que existem de Timeline.
Olhando para este programa, vemos uma barra que vai desde o ano que nós queiramos até ao ano que queremos (por exemplo, de 1990 a 2020). No programa, de forma cronológica criamos 'entradas' de eventos, onde se coloca as legendas e o titulo.
Quem visualizar a Timeline vê o que o autor quer mostrar ao 'espectador' de eventos que já tenham acontecido.


Brinquedos Opticos

Alguns dos brinquedos opticos sao thamatrope, folioscope, phenakistiscope, zootrope, flip book entre outros.
Uma das principais preocupações do Homem, desde a Pré-História, foi criar a ilusão de movimento. Nas pinturas e desenhos rupestres, representando touros e búfalos com cinco pernas, encontram-se indícios desta preocupação de transmitir a noção de movimento. Embora de uma forma rudimentar, o movimento estava explícito.
As imagens animadas levam-nos a supor movimento. Contudo, esta noção é-nos dada pela velocidade em que se sucedem dando-nos a percepção de que estas ganham vida.

Brinquedos Ópticos - recheio

Timeline

Uma Tineline é um conjunto de acontecimentos/criações/objetos, organizados por ordem cronológica.
É feito em forma de gráfico, através de uma linha temporal (uma barra com vários anos), onde em cada ano se coloca cada um dos "acontecimentos" a apresentar.

Exemplo de Timeline:


Google Imagens - Timeline Template


Podemos encontrar alguns tipos de timelines que são recomendados, neste site:

Timelines

O timeline, é uma maneira de visualizar uma lista de eventos em ordem cronológica, descrito por vezes como o artefacto de projecto. Consiste geralmente num desenho gráfico que mostra uma barra longa com a legenda de datas juntos da barra do uso do tempo que indica os eventos junto dos pontos onde eles aconteceram. 

Um time line bom para se usar é por exemplo este: http://www.timetoast.com/


Tutorial:


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Projeto Skybender: drones que transmitem Internet 40 vezes mais rápida do que o 4G


Mais um projeto secreto da Google que é revelado ao mundo: SkyBender, a frota de drones tem como objetivo distribuir Internet de nova geração. A intenção da empresa é transmitir ondas de rádio milimétricas com uma grande capacidade de transporte de dados e na casa dos gigabits.
A tecnologia que a Google estará a testar no estado do Novo México, nos EUA, será ao que tudo indica a estrutura base das redes 5G e permitem uma Internet até 40 vezes mais rápida do que aquela que é possível atingir atualmente em redes 4G.
O The Guardian escreve que o objetivo final da Google é ter uma frota com milhares de aeronaves autónomas a entregarem Internet em todo o mundo.
Um dos grandes desafios que a Google terá de ultrapassar é o facto de a tecnologia de ondas de rádio milimétricas ter um menor alcance do que as redes 4G e de ser mais suscetível a inteferências - o mau tempo condicionaria o seu desempenho, por exemplo.
Para contornar a questão a empresa estará a testar um sistema de transmissão por fases que permitiria ter uma projeção do sinal mais forte e consistente.

Câmara 360º

Apesar de já exitirem videos 360º no youtbe, estes são filmados por câmaras enormes, muito caras e apenas voltadas para um determinado publico.
No entanto, o CEO da GoPro, Nick Woodman, afirma que a empresa está a trabalhar numa câmara 360º mais casual, voltada para o consumidor normal e não apenas para profissionais da indústria do vídeo.
A GoPro já lançou um dispositivo formado por 16 câmaras GoPro normais, que todas a trabalhar em conjunto, filmam em 360º, no entanto é um dispositivo bastante caro e inalcançável pela maior parte dos consumidores e por essa razão a empresa quer lançar algo mais simples de ser usado e mais barato.
Para isso a empresa já tem uma parceria formada com o YouTube para suportar esse tipo de vídeos e além disso brevemente irá ganhar suporte para vídeos em formato HDR. Não se sabe datas exatas da apresentação deste novo dispositivo, no entanto o CEO garante estar para breve.



Curiosity tira uma selfie em Marte


A sonda Curiosity continua a surpreender desde a superfície de Marte. Agora, o veículo não parou a sua exploração e tirou uma selfie no planeta vermelho.Os responsáveis da NASA fizeram com que a Curiosity tirasse um auto-retrato enquanto continuava a recolha de amostras de areia na duna Namib em Marte. Com uma pitada de humor, a imagem foi publicada no Facebook com a legenda: “But first, let me take a selfie”.

Sabe mais aqui








Visita de Estudo à Gulbenkian

É já nesta quarta feira, dia 3 de Fevereiro, que a turma do 12° 6 vai a um workshop de animação na Gulbenkian chamado de 'Palavras Animadas'.
O workshop terá dois períodos, um da parte da manhã e o outro da parte da tarde (cada um de 3 horas).
O workshop vai ser dado pelo Fernando Galrito.

domingo, 31 de janeiro de 2016

Vale e Azevedo sai da prisão em precária

Vale e Azevedo sai da prisão em precária

John Cena Prank Call

John Cena Prank Call




Robert Plant no NOS Alive

 Robert Plant, vocalista dos Led Zeppelin no NOS Alive

Robert Plant, mítico vocalista dos Led Zeppelin e considerado por muitos a maior voz de todos os tempos, é a nova confirmação do NOS Alive’16. O músico vai subir ao Palco NOS dia 07 de julho, para o qual também já estão confirmados The Chemical Brothers, Pixies, The 1975, Wolf Alice e John Grant.
Um nome que dispensa apresentações, Robert Plant é responsável por ter influenciado artistas como Freddie Mercury, Kurt Cobain, Axl Rose, Jeff Buckley ou Jack White. Para além da longa carreira como frontman dos Led Zeppelin, Plant editou 10 álbuns de estúdio e trabalhou em conjunto com várias lendas da música, para além do ex-companheiro Jimmy Page, como Jeff Beck, Patty Griffin, Buddy Miller, Skip Spence, Phil Collins e Alison Krauss.
Em 2008 a revista norte-americana Rolling Stone destacou Robert Plant em 15.º na lista dos melhores 100 vocalistas de todos os tempos. Já em 2011 os leitores da mesma publicação nomearam Plant como o melhor vocalista da história. Ainda em 2009 foi nomeado pelos ouvintes da rádio britânica Planet Rock como a melhor voz do rock. Várias outras publicações, rádios e críticos de música em todo o mundo deram o mesmo destaque ao artista, que é hoje indiscutivelmente um dos mais importantes e influentes músicos de sempre.



fonte: http://curlymess.pt/robert-plant-dos-led-zeplin-no-nos-alive/

Nova decoração dos comboios em Portugal

Foi num ambiente festivo que decorreu a apresentação da intervenção de meio de vida dos comboios pendulares da CP, que desde 1999 operam serviços a 220 km/h no corredor Braga – Porto – Lisboa – Faro. Depois de acumularem mais de 40 milhões de quilómetros, as dez unidades adquiridas à Fiat Ferroviaria / Alstom vão passar por uma cura de juventude no Grupo Oficinal do Entroncamento, onde a série realiza as suas intervenções mais profundas desde que entrou ao serviço.




Perante convidados, os presidentes da EMEF e da CP apresentaram as linhas gerais da intervenção, contextualizando a importância destes comboios para o serviço de longo curso em Portugal. O serviço Alfa Pendular sucedeu ao já de si prestigiado serviço Alfa, que desde o final dos anos 80 ligava Porto e Lisboa num tempo mínimo de 3 horas. O upgrade com as composições italianas acabou por permitir aproveitar alguns troços renovados da linha do Norte onde as composições convencionais estão limitadas a velocidades entre os 160 e os 200 km/h, e em que os comboios pendulares atingem velocidades entre os 200 e os 220 km/h.

Graças à pendulação ativa, inclinando o comboio até 8 graus, estes comboios permitem a prática de maiores velocidades ao reduzirem o desconforto provocado aos passageiros pela atuação da força centrífuga. A limitação de velocidade para os comboios de passageiros é maior devido ao fator conforto do que devido ao fator de segurança, e é essa limitação maior imposta pelo conforto que a pendulação procura minorar.




As maquetes apresentadas publicamente deixaram os convidados perceber em que condições viajarão os passageiros a bordo dos renovados comboios, que começarão agora a entrar na oficina gradualmente. Cada comboio estará até 3 meses aos cuidados das oficinas do Entroncamento, num processo longo e complexo mas que prepara os comboios para mais 15 anos de serviço com a máxima atualização de equipamentos, também numa óptica de procurar facilitar a sua exploração e manutenção ao longo desse tempo. Vários equipamentos serão beneficiados de modo a poderem ter uma substituição mais rápida nas oficinas de Contumil, as oficinas especialmente construídas e equipadas para fazer a manutenção quotidiana destes comboios. Também a pintura procurou uma simplificação que permita diminuir o tempo de imobilização em caso de ser necessário ser retocada, nomeadamente em casos de colisão.

Entre as muitas alterações, destaque para a reestofagem de todos os bancos e a disponibilização de tomadas elétricas em todos os lugares. Ao mesmo tempo, na 1ª classe haverão ecrãs individuais nas costas dos bancos e em todo o comboio as velhas televisões serão substituídas por modernas televisões LED. A internet a bordo será melhorada, permitindo uma transmissão com débito superior ao atual.

Os painéis inferiores serão numa imitação de madeira, num acabamento que faz lembrar alguns comboios de alta velocidade espanhóis. As casas de banho, fontes de problemas na atualidade, serão integralmente substituídas por módulos novos, que se pretendem que sejam mais fiáveis e funcionais.

Os salões serão iluminados por novas iluminações LED, instaladas ao longo de todo o comboio. Também a sinalética interior será completamente modificada.
Cada comboio pressupõe um investimento de 1,8 milhões de Euros na sua revisão e modernização, envolvendo cerca de 60 profissionais da EMEF e subcontratados na sua realização. Vários dos concursos para adjudicar os contratos de fornecimento dos principais componentes foram já lançados nas últimas semanas.

Aptos a 220 km/h e desenvolvendo cerca de 4000 kW de potência, os comboios pendulares da CP estão entre os mais fiáveis do mundo neste segmento, graças a um trabalho notável da EMEF e CP Frota neste campo. O reconhecimento da expertise da EMEF na manutenção de comboios altamente complexo valeu-lhe um contrato de assessoria junto da suíça SBB, que opera comboios semelhantes.

Apresentação de um dos aviões mais avançados da atualidade

Eu sempre fui um grande amador de tudo o que está relacionado com a aviação. Mas isto, bem.... que grande organização. Pilotos de várias nacionalidades e com origens totalmente diferentes organizaram-se para lançar as novas aeronaves da Airbus, as A350, e nada melhor do que um grande espetáculo aéreo para batizar os ditos aviões... No entanto, e como a marca quer sempre mais, teve a ideia de fazer quatro formações especificas totalmente diferentes... mas que grande loucura. Para isto teve de haver uma grande discussão e calculo para que os pilotos saibam onde e quando é que tem de fazer determinado movimento. Sem mais demoras, apresento o vídeo de apresentação...
Espero que gostem!