Pesquisar aqui

sábado, 15 de maio de 2021

Lançamento do Blender 2.92

2.92 é o primeiro grande lançamento do Blender de 2021! Foi possível com um envolvimento maciço da comunidade, incluindo a assistência de programadores e contribuintes de todo o mundo.  



Este lançamento introduz uma novíssima e importante característica: Nós de Geometria. Geometry Nodes é um modificador personalizado que permite manipular a geometria através de uma interface de nó. Actualmente centrado nos fluxos de trabalho de dispersão de pontos e activos, a funcionalidade irá expandir-se com os próximos lançamentos. 

Outras actualizações incluem melhorias de desempenho e de IU para a nova ferramenta Add Primitive Tool, que permite aos utilizadores criar primitivos interactivamente em alguns cliques. 

O espaço de trabalho de escultura do misturador introduz uma nova opção de silhueta de agarrar, a ferramenta Multires Displacement Smear, e muito mais. 

Para animadores 2D, Grease Pencil continua a sua jornada para se tornar um pacote completo de animação 2D dentro do Blender como um todo. Isto significa muitas novas possibilidades, incluindo a opção de editar traços como se fossem curvas de Bézier. 

A capacidade de edição de vídeo do Blender foi enriquecida, abrindo o caminho para VSE como uma alternativa legítima de código aberto para editores profissionais. 

Para ver a lista completa das alterações implementadas em 2.92, consulte a página de lançamento. Blender 2.92 splash por Joanna Kobierska.

Finalmente: grandes agradecimentos à comunidade Blender, e aos mais de 5000 indivíduos e organizações que contribuem para o Fundo de Desenvolvimento.




Por detrás da Animação Incrível dos "The Mitchells vs. the Machines".

The Mitchells vs. the Machines da Netflix ganhou críticas de rave pela sua combinação de aventura cómica, talentos vocais, e o seu comentário sobre tecnologia moderna. No entanto, o seu estilo de animação fresco e inventivo deixou-me verdadeiramente arrebatado. Na verdade, nunca tinha visto nada assim antes. Parece que uma banda desenhada ganha vida com a sua invulgar profundidade de campo e sentido táctil de animação desenhada à mão.

A equipa de realizadores liderada pelos produtores Phil Lord e Chris Miller e o realizador Mike Rianda dão-nos uma visão do processo aqui, neste aspecto dos bastidores da Netflix. Acontece que temos Spider-Man: Into the Spider-Verse para agradecer muito do aspecto inovador de Mitchells.






meterpreter

O Meterpreter é um staged payload, que primeiramente manda um pedaço de código executável para a vítima, que depois dá acesso ao atacante para conseguir executar o resto das instruções. Para isto o atacante precisa de ter acesso a alguma porta da vítima. Com uma shell do meterpreter dependendo dos privelégios conseguidos esta shell permite migrar processos, e até ativar keyloggers. 
O Meterpreter é das shells mais usadas porque esta permite correr syntaxes de terminais de linux em máquinas do windows, como se basicamente fizesse uma tradução, que torna muito mais vantajoso para os Hackers que usam ferramentas em Linux. Assim não têm que decorar as syntaxes de terminais de Windows, ou de Powershell.

Trojan Malware roubou 2 milhões

Recentemente, foi feito um malware em javascript que chegou a roubar 2.560.000$. O código foi escondido com múltiplos base 64, para ultrupassar firewalls, e anti-virus. O código consista na verficação do clipboard (histórico de o que foi copiado no computador), e verificava se existia algum dado com parâmetros de carteiras de criptomoedas. Depois se encontrado o tal código da carteira o script fazia um loop de modo a detetar o dinheiro que tinha e enviava-o todo.
Através da análise do código foi possível identificar o IP de onde a carteira de criptomoedas estava a receber dinheiro, mas não foi publicado o que aconteceu com o IP e a investigação. 
Calculo que não tenha acontecido nada porque as autoridadesd estatais não precisam de intervir em economias que não são aprovadas pelos Estados.
Podem verificar, a carteira que contém todas as transaçẽs feitas por este Cavalo de Troia:


Saliências 3D - Parte 2

Etapa Inicial: Configurar a sua máquina


Antes de otimizar suas configurações de saliência, você primeiro terá que otimizar a operação de sua impressora e as configurações de impressão. Isso lhe dará uma base confiável para acertar as saliências.

Para começar, certifique-se de que sua impressora 3D esteja devidamente calibrada. Você pode consultar nossos guias dedicados sobre calibração de extrusora e calibração completa da impressora.

No guia de calibração da impressora, você também encontrará etapas para ajustar as configurações básicas de material. Estaremos ajustando essas configurações para melhorar suas saliências, então certifique-se de que elas estão no estádio certo para começar; você deve conseguir obter impressões consistentes com as configurações atuais, mesmo que não sejam perfeitas.

Depois de definir a impressora e as configurações básicas, podemos prosseguir e começar!


sexta-feira, 14 de maio de 2021

[IDS] WSL: O que é?

Subsistema Windows para Linux é um módulo do sistema operacional Windows 10, que visa a disponibilizar um ambiente Linux compatível no sistema da Microsoft, de forma que se possam executar programas (baseados em texto) nativos dos sistemas GNU/Linux dentro do próprio Windows sem a necessidade de emuladores ou do uso de máquinas virtuais. Vários distros Linux distintos podem em princípio ser instalados sobre este módulo.

Outras distribuições linux podem ser paralelamente ou substitutivamente instaladas sobre o mesmo módulo, a exemplo as distribuições OpenSUSE e Arch Linux; o que leva à mudança do nome do subsistema do ponto de vista do usuário.

Pode ser também definida como uma camada de compatibilidade criada para reproduzir binários executáveis do Linux (no formato ELF) nativamente no Windows 10. Microsoft e Canonical estabeleceram uma parceria para habilitar uma imagem genuína baseada no Ubuntu Trusty Tahr para ser descarregada e extraída para a máquina local do usuário, e para as ferramentas e utilitários incluídas nessa imagem para serem executadas nativamente sobre o WSL. O WSL fornece uma interface de núcleo compatível com o Linux desenvolvida pela Microsoft (sem nenhum código Linux), com os binários do modo usuário do Ubuntu sendo executados sobre ela. O subsistema não pode executar todos os aplicativos Linux, como a sua interface gráfica de usuário ou aqueles que necessitam dos serviços do kernel Linux. Porém, isso pode ser contornado através da execução de uma interface gráfica X Window System, por meio de um servidor externo baseado no X System, como o Xming ou o Cygwin/X.

O subsistema teve suas origens no fracassado Projeto Astoria, que habilitava a execução de aplicativos Android no Windows 10 Mobile. O subsistema foi incorporado ao Windows 10 Insider Preview na compilação 14316 e é parte da Atualização de Aniversário do Windows 10.

fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Subsistema_Windows_para_Linux

[IDS] RFP: O que é?

Um RFP é utilizado quando o pedido requer conhecimentos técnicos especializados, capacidade especializada, ou quando o produto ou serviço solicitado ainda não existe, e a proposta pode requerer investigação e desenvolvimento para criar o que quer que seja que esteja a ser solicitado.

O RFP apresenta requisitos preliminares para o produto ou serviço, e pode ditar em graus variáveis a estrutura exacta e o formato da resposta do fornecedor. Os PFR eficazes reflectem tipicamente a estratégia e os objectivos comerciais a curto/longo prazo, proporcionando uma visão detalhada sobre quais os fornecedores que poderão oferecer uma perspectiva de correspondência.

Pedidos semelhantes incluem um pedido de cotação (RFQ), em que o cliente pode simplesmente estar à procura de uma cotação, e um pedido de informação (RFI), em que o cliente necessita de mais informações dos fornecedores antes de submeter uma RFP. Uma RFI é normalmente seguida por uma RFP ou RFQ.

Em princípio, uma RFP:

  • informa os fornecedores que uma organização procura obter e encoraja-os a fazer os seus melhores esforços.
  • Exige que a empresa especifique o que se propõe adquirir. Se a análise dos requisitos tiver sido devidamente preparada, pode ser facilmente incorporada no documento de Pedido.
  • Alerta os fornecedores de que o processo de selecção é competitivo.
  • Permite uma ampla distribuição e resposta.
  • Assegura que os fornecedores respondam factualmente aos requisitos identificados.
  • Em geral, espera-se que siga um procedimento estruturado de avaliação e selecção, para que uma organização possa demonstrar imparcialidade - um factor crucial nas aquisições do sector público.

fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Request_for_proposal

[IDS] Cryptocurrency: O que é?

Uma criptomoeda ou cibermoeda é uma sequência de números encriptografados que possibilita transações comerciais rápidas, de forma barata e mais discreta, sem fiscalização de autoridades governamentais. É um meio de troca, podendo ser centralizado ou descentralizado que se utiliza da tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda. O que mais chama atenção em sua estrutura é a forma que possibilita transações seguras com camadas de anonimidade, tais transações são realizadas por meio de redes descentralizadas e então jogadas em bases de dados públicas.

Bitcoin

O Bitcoin, a primeira criptomoeda descentralizada, foi criado em 2009 por um usuário que usou o pseudônimo Satoshi Nakamoto. Desde então, muitas outras criptomoedas foram criadas. Mais recentemente, tem-se assistido a um fenômeno de explosão de inúmeros tokens que têm sido criados com base no protocolo do Ethereum, principalmente após a onda massiva de Ofertas Iniciais de Moedas (usualmente referida como ICO, do inglês Initial Coin Offering) que ocorreu em 2017.

Ao contrário de sistemas bancários centralizados, grande parte das criptomoedas usam um sistema de controle descentralizado com base na tecnologia de blockchain, que é um tipo de livro-registro distribuído operado em uma rede ponto-a-ponto (peer-to-peer) de milhares computadores, onde todos possuem uma cópia igual de todo o histórico de transações, impedindo que uma entidade central promova alterações no registro ou no software unilateralmente sem ser excluída da rede.

Uma das características marcantes das criptomoedas, dentre elas o próprio bitcoin, é o fato de serem moedas totalmente digitais, ou seja, não são controladas por governos ou instituições tradicionais. Por possuírem um sistema/modus operandi distribuído e autorregulado, as transações digitais também são todas criptografadas.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptomoeda

Cartões Vermelhos no Rugby

    O rugby é um desporto com algum risco associado devido ao contacto físico permitido, logo como seria de esperar nos últimos anos tem vindo a haver revisões das regras por parte da World Rugby de modo a proteger os atletas.


Javascript - Comentários

Comentários

Manipuladores de JavaScript inline

Note que às vezes você vai encontrar código JavaScript escrito dentro do HTML. Isso deve ser algo como:

function criarParagrafo() {
  let para = document.createElement('p');
  para.textContent = 'Você clicou o botao!';
  document.body.appendChild(para);
}
<button onclick="criarParagrafo()">Me clique!</button>

Você pode tentar essa versão na nossa demonstração abaixo.

Essa demonstração tem exatamente a mesma funcionalidade que vimos nas primeiras duas seções, exceto que o elemento <button> inclui um manipulador inline onclick para fazer a função ser executada quando o botão é clicado.

Contudo, por favor, não faça isso. É uma má prática poluir seu HTML com JavaScript, e isso é ineficiente — você teria que incluir o atributo onclick="criarParagrafo()" em todo botão que você quisesse aplicar JavaScript.

Usando uma estrutura feita de puro JavaScript permite a você selecionar todos os botões usando uma instrução. O código que nós usamos acima para servir a esse propósito se parece com isso:

const botoes = document.querySelectorAll('button');

for(var i = 0; i < botoes.length ; i++) {
  botoes[i].addEventListener('click', criarParagrafo);
}

Isso talvez parece ser mais do que o atributo onclick, mas isso vai funcionar para todos os botões, não importa quantos tem na página, e quantos forem adicionados ou removidos. O JavaScript não precisará ser mudado.

Como trabalhar como uma equipa de F1







Sete coisas que pode fazer para se tornar um pouco mais como uma equipa de Fórmula 1:

1-Melhorar continuamente a sua organização, planeando o tempo recorrente para trabalhar na organização em vez de na organização.
2- Partilhe o contexto e melhore o fluxo de informação através de reuniões interativas regulares com todas as mãos.
3 -Distribuir autoridade e autonomia a indivíduos e equipas. Dê às suas pessoas da linha da frente a informação de que necessitam para tomarem as decisões corretas, todos os dias.
4 -Melhorar a colaboração entre membros através da criação de equipas multifuncionais eficazes ou através da construção de fortes pontes de comunicação entre eles.
5 - Manter os processos leves e as regras simples. Confie no seu pessoal para fazer a coisa certa e liberte-o de regras desnecessárias que são concebidas para evitar alguns casos de ponta.
6 - Optimize o ciclo de vida do desenvolvimento do seu produto, encurtando o tempo de aprendizagem. Deixe que os dados impulsionem as decisões.
7 - Crie uma cultura sem culpas onde as pessoas sejam encorajadas a experimentar. 
8 - Adotar uma perspetiva de pensamento sistémico quando aprender com o fracasso.

Pontes 3D: Como fazer saliências numa impressão em 3D [Parte 1]

O que é?


Todos nós já passamos por isso - coçando a cabeça em uma impressão com uma projeção feia e inclinada. É a desgraça de todos os designers que trabalham com impressão 3D FDM: a parte inferior de uma encosta, impressa no ar sem qualquer suporte direto.
Saliências surgem da abordagem de camada por camada comum na impressão 3D. Quando você chega ao lado inferior de uma encosta, como a foto acima, cada camada subsequente deve se projetar um pouco além da camada anterior. É aqui que as coisas podem ficar complicadas: parte do plástico se estende no ar e a gravidade começa a puxá-lo para baixo. Dependendo do ângulo da inclinação que está sendo impressa, podemos caracterizar a saliência como sendo imprimível ou extrema.

An 80° overhang being printed without supportsA regra dos 45 ° é uma maneira prática de entender saliências. Esta regra estabelece que inclinações menores ou iguais a 45 graus podem ser impressas de forma limpa; qualquer coisa mais íngreme pode exigir apoios. Os suportes não são ideais, pois podem prejudicar as impressões, aumentar o incômodo, os tempos de impressão e o consumo de material, além de limitar as geometrias imprimíveis (por exemplo, cavidades internas).

quinta-feira, 13 de maio de 2021

O Turco

O Turco foi uma máquina de jogar xadrez supostamente provida de inteligência artificial construída na segunda metade do século XVIII. De 1770 até sua destruição num incêndio em 1854, foi exibido por vários proprietários como um autômato, apesar de o seu funcionamento ter sido revelado no início da década de 1820 como um elaborado hoax. Construído em 1770 por Wolfgang von Kempelen (1734-1804) para impressionar a Imperatriz Maria Teresa da Áustria, o mecanismo parecia ser capaz de jogar um partida contra um forte oponente humano, assim como executar o problema do cavalo, onde o Cavalo deve ser movimentado no tabuleiro de modo a ocupar cada casa somente uma vez.

 O Turco era na verdade uma ilusão mecânica que permitia a um jogador de xadrez escondido a operar a máquina. Com um operador habilidoso, venceu a maioria dos jogos que disputou durante suas demonstrações pela Europa e América por quase 84 anos, incluindo desafiantes famosos como Napoleão Bonaparte e Benjamin Franklin. Embora muitos suspeitassem de um operador humano escondido, o hoax foi inicialmente revelado somente na década de 1820 por Robert Willis.

 A máquina foi a inspiração para outros autômatos falsos como o Ajeeb e o Mephisto, e para el Ajedrecista que foi a primeira máquina capaz de executar com precisão um final de partida do xadrez. O Turco também foi tema de peças de teatro, filmes e de livros de ficção científica, sendo a trama principal do enredo em duas ocasiões.

O futuro do trabalho? Microsoft apresenta primeira versão de reuniões com hologramas

A Microsoft deu mais um 'passo' em direção a um futuro mais digital com a apresentação de uma plataforma de realidade aumentada que permite reuniões virtuais com recurso a holograma de corpo inteiro dos participantes.
"Mesh" é o nome da plataforma apresentada na terça-feira pela multinacional tecnologia norte-americana e vai proporcionar aquele que será o primeiro 'mergulho' na "realidade mista", ou seja, uma tecnologia entre a realidade aumentada e a virtual.
A realidade aumentada pressupõe elementos físico, como, por exemplo, a reprodução digital de uma pessoa, enquanto a virtual supõe a criação de um ambiente totalmente artificial.

Falha grave da Qualcomm deixa em risco 30% dos smartphones Android

ão são raras as situações em que os smartphones Android ficam expostos e sujeitos a problemas de segurança. Se muitas vezes os problemas estão no sistema operativo, noutros casos é o próprio hardware que apresenta falhas graves.

A Qualcomm, dada a sua presença neste universo, tem a seu cargo uma percentagem grande de equipamentos. São estes que agora estão expostos a uma nova falha de segurança grave, onde cerca de 30 dos smartphones Android está vulnerável.


OnePlus: atualização do Android 12 vai trazer uma novidade muito pedida

Apesar de ser uma das interfaces de Android mais populares de sempre, o SO Oxygen e o da OnePlus nunca ofereceu aos seus utilizadores uma loja de temas que os ajudasse a personalizar de forma rápida e prática os seus smartphones. Esta é uma prática já muito comum entre as várias fabricantes, com grande destaque para a MIUI da Xiaomi e a Realme UI.

Já há muito tempo que os utilizadores de smartphones OnePlus pedem a implementação de uma loja de temas nos seus dispositivos, vendo agora finalmente uma resposta aos seus pedidos.

Através de uma publicação oficial, a fabricante confirmou que já na sua próxima grande atualização irá implementar a loja de temas na Oxygen OS, respondendo assim favoravelmente aos pedidos de milhões de utilizadores.


Foram vendidos 562 mil smartphones no primeiro trimestre. Samsung cresce, Huawei em queda

O primeiro trimestre de 2021 terminou com mais de 623 mil telemóveis vendidos em Portugal. Os números apresentados pela consultora IDC revelam que 61 mil dos dispositivos vendidos são telemóveis mais básicos que dispõem de poucas ou nenhumas funcionalidades de acesso à Internet. No segmento dos telemóveis mais avançados, que costumam ser conhecidos como smartphones, as vendas superaram as 562 mil unidades. O que revela um crescimento de 6,7% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021.

Há novas imagens do Huawei P50 a serem partilhadas. O anúncio vai chegar em breve?

Continuam a ser partilhadas fotos do alegado novo modelo P50 da Huawei, sobressaindo-se mais uma vez o seu módulo da câmara fotográfica. Desta vez foi o utilizador Rodent950 a partilhar no Twitter imagens que afirma não serem montagens, mas renders reais do equipamento, como refere a GSM Arena. Tal como as imagens divulgadas anteriormente, o módulo é composto por dois anéis grandes que albergam os sensores fotográficos.

Especula-se que o smartphone tenha quatro câmaras, três no anel superior e uma no inferior. É referido que a câmara inferior é a principal, contendo ainda um sensor Time of Flight de 1 polegada neste espaço. Os especialistas afirmam que observando as imagens do módulo, talvez esteja disponível uma câmara telefoto, mas não há indícios do famoso periscópio presente nas gerações anteriores. No entanto, considerando que podem haver diferentes versões do smartphone, estas imagens podem estar a mostrar a versão standard.


O AARTOS DDS sempre precisa ser tripulado?

De jeito nenhum. Depois que a configuração inicial é concluída, o sistema funciona totalmente automatizado. A operação DDS também pode ser alternada a qualquer momento para o modo semiautomático ou totalmente manual.

O que é o spoofing?

Spoofing é um ato fraudulento no qual a comunicação originária de uma fonte desconhecida está disfarçada como sendo originária de uma fonte conhecida pelo recetor, e da sua confiança. Um ataque de spoofing ocorre quando uma pessoa (conhecida como o spoofer) se faz passar por outra pessoa de forma a enganar o seu alvo e levá-lo a partilhar os seus dados pessoais, ou a executar alguma ação para benefício do spoofer. Muitas vezes, o infrator toma o seu tempo e faz um esforço para ganhar a confiança da sua vítima, certificando-se assim que este partilha mais facilmente informação sensível.
   










link(https://softwarelab.org/pt/spoofing/)

quarta-feira, 12 de maio de 2021

SAGA dá dicas para quem quer trabalhar com desenvolvimento de games (PARTE2/2)

• Melhore seu inglês

Quanto melhor souber se comunicar em inglês, mais chances terá de se destacar no mercado de jogos digitais, abrindo portas, inclusive, fora do país. Muitos conteúdos para estudo aparecem nesse idioma, sem falar nos softwares, geralmente desenvolvidos na língua inglesa. Por isso, a fluência na leitura é um enorme diferencial.

• Conheça as ferramentas

Unreal, Lua, Godot e Unity são quatro das principais ferramentas de desenvolvimento de games, especialmente para quem está dando os primeiros passos na carreira. Ter familiaridade com essas engines é essencial. Uma boa forma de começar é aprendendo a compor o cenário de um jogo na Unreal, por exemplo, fazendo uma oficina gratuita na SAGA.

Para quem quer ingressar no mercado de desenvolvimento de jogos digitais, a SAGA, maior rede de escolas de games e arte digital do país, com 16 unidades em oito estados brasileiros, oferece, além das oficinas gratuitas, o curso presencial Playgame e o curso on-line Playgame 5.0 .

SAGA dá dicas para quem quer trabalhar com desenvolvimento de games (PARTE1/2)

Recebemos a seguinte informação:

Quem quer trabalhar no mercado de games, que só no Brasil deve movimentar US$ 2,3 bilhões em 2021, de acordo com a consultoria especializada Newzoo, tem diversas possibilidades de carreira para seguir. Para auxiliar quem planeja ingressar nesse bilionário mercado, Igor La Luz, gerente acadêmico nacional da escola SAGA, preparou algumas dicas.

• Escolha sua área de atuação

Dentro do setor de desenvolvimento games, são inúmeras alternativas, como game designer, produtor, programador, roteirista, engenheiro de som, técnico em 3D, animador, game tester etc. O ideal é conhecer cada uma das áreas, suas tarefas e responsabilidades e escolher a que melhor combina com seu conhecimento e aptidão.

• Busque uma formação

A característica mais importante para um desenvolvedor é a aplicação do conhecimento e o estudo constante. Portanto, o investimento em uma formação qualificada faz toda a diferença na hora de criar um portfólio e divulgar o trabalho.

Quanto tempo são os tempos de inatividade esperados do AARTOS DDS?

As atualizações de software (por exemplo, para o banco de dados do drone, novos recursos de software e firmware do dispositivo) geralmente levam cerca de 10 a 20 minutos. O sistema não requer mais nenhum tempo de inatividade.

Novo headset de realidade virtual da HTC é direcionado à prática de fitness e atividades desportivas

Em vez dos habituais painéis de plástico, o novo headset de realidade virtual da HTC parece bem mais confortável, forrado com tecidos, a avaliar pelas fotografias. O novo HTC Vive não foi revelado oficialmente pela marca, mas acabou por ser mostrado como um dos finalistas dos prémios World Design Guide. Na sua descrição é referido que o modelo Vive Air VR foi especialmente desenhado para o fitness virtual, tendo sido otimizado para sessões longas de utilização e alta intensidade.

É referido que o modelo foi inspirado diretamente dos ténis desportivos, com materiais tricotados em tecido, para aumentar o conforto da sua utilização e encaixe na cabeça. Esses materiais são respiráveis e de secagem rápida, melhorando a ventilação durante o aquecimento dos exercícios.Todo o design, leve e confortável, foi concebido para que o utilizador se “esqueça” que tem o periférico na cabeça, procurando focar-se no conteúdo virtual projeto e nos respetivos exercícios. Tem ainda um sistema de desencache rápido, para que possa retirar alguns dos seus componentes mais macios para serem lavados no fim das sessões de treino.

De recordar que os jogos mais ativos têm sido bem-recebidos pelos jogadores de realidade virtual, tais como Beat Saber, que ainda é um dos maiores sucessos destas plataformas. Certamente que o headset vai de encontro a experiências desportivas, de dança e outras que requeiram mais movimentos dinâmicos dos jogadores.

terça-feira, 11 de maio de 2021

Singularidade

Singularidade tecnológica é a hipótese que relaciona o crescimento tecnológico desenfreado da super inteligência artificial a mudanças irreversíveis ​​na civilização humana. Segundo essa hipótese, a "reação desenfreada" de um agente inteligente atualizável com capacidade de auto-aperfeiçoamento (como um computador que executa inteligência artificial baseada em software) geraria cada vez mais rapidamente, indivíduos dotados de uma super inteligência poderosa que, qualitativamente, ultrapassaria toda a inteligência humana.

 A utilização do termo "singularidade" se deu a partir da década de 1950, com John von Neumann, no sentido em que o progresso tecnológico estaria associado a uma mudança acelerada: "A aceleração do progresso tecnológico e as mudanças no modo de vida humana, dão uma aparência de singularidade essencial na história da raça, para além da qual os assuntos humanos, como os conhecemos, não podem continuar." Autores como I. J. Good e Vernor Vinge ecoaram esse ponto de vista. The Coming Singularity, 1993, é um ensaio de Vinge que relaciona o fim da era humana com o avanço tecnológico da super inteligência a taxas incompreensíveis.

  Em 2012, ocorreu a Cúpula da Singularidade, onde Stuart Armstrong apresentou seu estudo de previsões de inteligência artificial (AGI - Artificial General Intelligence), através do qual se encontrou uma ampla gama de datas previstas, com um valor médio de 2040.

Como remover um Keylogger

Os keyloggers podem ser bem difíceis de se remover devido a serem desenhados como softwares legítimos e conseguirem passar despercebidos a muitos programas antivírus. E, para piorar as coisas, alguns keyloggers correm com privilégios mais elevados do que o software standard de cibersegurança, o que os torna praticamente impossíveis de detetar e remover.

Se suspeita que alguém terá instalado um keylogger no seu computador, mas o seu software anti-malware não deteta este programa, poderá encontrá-lo no Gestor de Tarefas do Windows. Precisa apenas de lançar o Gestor de Tarefas e percorrer a lista dos processos ativos para verificar se existe algo de invulgar. Se for necessário, poderá pedir a ajuda de um especialista em informática para o ajudar neste passo. Pode também verificar através da sua firewall se existe alguma atividade suspeita, tal como a entrada ou a saída de quantidades anormais de dados.

Para garantir que está protegido contra as últimas ameaças, deve também configurar o seu programa antivírus para descarregar automaticamente as atualizações mais recentes. Finalmente, não abra links ou anexos em e-mails suspeitos, dado que estes podem iniciar de forma “invisível” o download de um keylogger, spyware, adware, ou outro tipo de software malicioso.

Nova ferramenta do Google: aprenda programação de jogos com o Grasshopper - parte 3

O Grasshopper torna possível aprender técnicas como:

  • Criar animações ou resolver problemas utilizando códigos;
  • Construir um site com HTML e CSS.

A principal novidade é que agora, os brasileiros terão todas as instruções, incluindo suporte e feedback em seu idioma nativo. Isso porque o conhecimento em tecnologia é essencial para o futuro. “No Brasil, programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso”, disse o Google em seu blog

PUBLICIDADE

De acordo com a McKinsey, até 2030, o país precisará de 1 milhão de profissionais nesta área. Sendo assim, as oportunidades em programação aparecem como um dos caminhos neste cenário, atraindo cada vez mais as pessoas que acabam direcionando suas carreiras para desenvolverem o lado dee programador.

Um estudo recente do Google com a consultoria Bain & Company demonstrou que no Brasil, em média 30% dos desenvolvedores vieram de outras atividades. Do total, 80% dizem que houve melhoria na qualidade de vida e também na perspectiva de crescimento. Enquanto metade diz que recomendaria a carreira para seus amigos. 

Nova ferramenta do Google: aprenda programação de jogos com o Grasshopper - parte 2

A ferramenta foi criada por uma equipe de programadores do Google para produtos experimentais, a Area 120, ou seja, o Grasshopper tem como missão remover quaisquer barreiras que prejudiquem o acesso à educação, além de preparar adultos e jovens para carreiras que precisam de habilidades em programação.

google


Inclusive, o aplicativo oferece um ambiente focado em aprendizagem para quem está começando a entender tudo que envolve o mundo da programação. Através de uma metodologia bem interativa, a ferramenta traz quebra-cabeças visuais para instigar os alunos a utilizar os principais conceitos de codificação, funções, loops e variáveis, por exemplo.


segunda-feira, 10 de maio de 2021

Cartões no Rugby

    O Rugby em termos de cartões é muito simples,  só existe o amarelo e o vermelho, mas há muitas regras e faltas.
    No próximo post vamos falar de cartões vermelhos.

Javascript - JavaScript externo

JavaScript externo

Isso funciona muito bem, mas e se nós quiséssemos colocar nosso JavaScript em um arquivo externo? Vamos explorar isso agora.

  1. Primeiro, crie um novo arquivo na mesma pasta que está o arquivo HTML de exemplo. Chame-o de script.js — tenha certeza de que o nome do arquivo tem a extensão .js, pois é assim que ele será reconhecido como JavaScript.
  2. Agora substitua o elemento atual <script> pelo seguinte código:
    <script src="script.js" defer></script>
  3. Em script.js, adidione o seguinte script:
    function createParagraph() {
      let para = document.createElement('p');
      para.textContent = 'Você clicou no botão!';
      document.body.appendChild(para);
    }
    
    const buttons = document.querySelectorAll('button');
    
    for(let i = 0; i < buttons.length ; i++) {
      buttons[i].addEventListener('click', createParagraph);
    }
  4. Salve e atualize seu navegador, e você deverá ver a mesma coisa! Funciona igualmente, mas agora nós temos o JavaScript em um arquivo externo. Isso é geralmente uma coisa boa em termos de organização de código, e faz com que seja possível reutilizar o código em múltiplos arquivos HTML. Além disso, o HTML fica mais legível sem grandes pedaços de script no meio dele.

De que são feitos os Parafusos dos carros de F1

F1 utiliza muito material de qualidade aeroespacial, e a maior parte disso apenas significa que são feitos com maior controlo de tolerância, vem com papelada para CADA porca e parafusos de modo a que, mesmo na falha, a peça possa ser rastreada até quando/como/quem/que fez aquele parafuso. Um parafuso de aço normal não pode ser utilizado, na maioria dos casos são peças de aço de alta resistência.

domingo, 9 de maio de 2021

As novas placas da GeForce: RTX 3060

Também foi lançada a RTX 3060, com um PVP de 329 dólares americanos.



Com um preço cada vez mais em conta para o típico consumidor, as especificações não ficam muito longe da versão Ti: 13,3 mil milhões de transistores, frequência base de 1320 MHz e um turbo de 1777 MHz. Contém por fim 12GB de memória de vídeo GDDR6 e um TDP de 170W, o que torna está placa bastante apetecível não só quanto ao preço mas quanto às suas especificações.

As novas placas da GeForce: RTX 3060 Ti

Já em campos da Nvidia, chega-nos um produto mais em conta: a RTX 3060 Ti.



Após vários rumores confirma-se a sua especificação: 17,4 mil milhões de transistores, 1410 MHz de frequência base e 1665 MHz de boost, 8GB de memória de vídeo GDDR6, com um TDP de 200W. Isto a um PVP de cerca de 300 dólares americanos, mas a inflação pode variar este preço.

Uma lei Australiana que causou controversia em 2018

O parlamento australiano aprovou em 2018 uma lei que obriga as grandes companhias tecnológicas a desenvolver atualizações personalizadas de software que permitam às autoridades ter acesso a mensagens encriptadas. Essa ferramenta funcionaria como se as autoridades pudessem “hackear” o telemóvel de um internauta. A atualização só seria dirigida aos telemóveis de pessoas suspeitas de terem cometido algum tipo de crime. Mas as companhias tecnológicas temem que possa ser roubada ou usada como janela de oportunidade em ataques informáticos, colocando em causa a privacidade dos internautas em todo o mundo.



De acordo com os argumentos apresentados no memorando do parlamento da Australia,  mais de 90% de todas as informações e telecomunicações legalmente intercetadas pela Polícia Federal Australiana escondem-se agora por trás de ferramentas de criptografia. Isso deve-se a um sistema chamado criptografia ponto a ponto, um recurso de segurança que cifra as mensagens para que apenas o emissor e o recetor as possam ler. Mesmo que essas mensagens sejam armazenadas pelo caminho, elas não podem ser desvendadas por mais ninguém.

O problema, dizem as autoridades, é que há “pessoas mal intencionadas que comunicam cada vez mais através de aplicações de mensagens com este tipo de segurança”. Isso já tinha sido detetado no passado, mas chegou a um ponto extremo em 2016, quando a Apple se recusou a obedecer às ordens do FBI para criar um novo software capaz de desbloquear o iPhone de um dos atiradores do ataque de San Bernardino. Na altura, a Apple argumentou que, se esse software fosse roubado, poderia ser usado para comprometer a privacidade de qualquer internauta e desvendar dados bancários, registos médicos ou documentos governamentais secretos

sites consultados(09/05/2021):

https://observador.pt/2018/12/07/a-nova-e-controversa-lei-australiana-que-da-acesso-a-mensagens-encriptadas/

Tecnologia 5G tem riscos para a saúde? Como diminuir os riscos

A implantação das redes móveis de quinta geração (5G) está prestes a acontecer. Vários consumidores têm-nos contactado, preocupados com “notícias” alarmistas que circulam na internet e nas redes sociais, que alertam para o aumento dos riscos das radiações eletromagnéticas: cancro do cérebro, leucemia, dores de cabeça, depressão e pensamentos suicidas são alguns problemas frequentemente citados. Recentemente, a tecnologia 5G foi associada à propagação do coronavírus, o que é falso.

Os autores daqueles boatos defendem que estas consequências irão ser potenciadas com as frequências mais elevadas das redes 5G e com o aumento do número de antenas que esta nova tecnologia requer. Eis as respostas às principais questões que nos têm chegado.

Utilização prudente do smartphone

São muitos os que temem as radiações das antenas e das estações de base, mas a verdade é que um telemóvel ao ouvido sujeita-nos a um nível de radiação muito superior ao de uma antena instalada a centenas de metros. A razão é que o nível de radiações é fortemente atenuado com a distância.

Com chamadas prolongadas, os tecidos junto à orelha tendem a aquecer. Devemos, por isso, ser cautelosos no uso do telemóvel. Sugerimos-lhe algumas medidas.

  • Evite ou encurte chamadas em espaços com má receção, como no elevador, na cave ou nos parques de estacionamento subterrâneos.
  • Não durma com o telemóvel na mesa de cabeceira, a não ser que o desligue ou ative o modo de voo.
  • Sempre que possível, use auriculares ou o modo mãos livres. Os auriculares com fios são preferíveis: os sem fios funcionam com Bluetooth que emite radiações na faixa dos 2,4 GHz, embora a potência máxima destes dispositivos seja centenas de vezes mais baixa do que a de um telemóvel.
  • Aproxime o telemóvel do ouvido só após o primeiro toque, quando liga, ou depois de atender, quando recebe uma chamada.
sites consultados(09/05/2021):

https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/telemoveis/noticias/tecnologia-5g-tem-riscos-para-a-saude 

Sony mostra primeiras imagens dos comandos para o sistema realidade virtual da PlayStation 5

    Depois de ter confirmado que estava a desenvolver uma nova geração do headset de realidade virtual PSVR para a PlayStation 5, a Sony mostra agora as primeiras imagens dos novos comandos.

    A Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou hoje os primeiros detalhes sobre do novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual (RV) na PlayStation 5. O sistema de realidade virtual PSVR para a PlayStation 4 utilizava os PSMove (que tinham sido desenvolvidos para a PlayStation 3), como comandos para algumas aplicações. Para o novo headset, a Sony decidiu abandoná-los e desenvolver comandos específicos para a nova plataforma.
    Segundo a empresa, os novos comandos oferecem uma maior imersão com gatilhos adaptativos, feedback háptico e, entre outras coisas, reconhecimento táctil.
    O novo comando para a próxima geração de Realidade Virtual na PlayStation 5 segue o design adoptado por outros fabricantes, como a Microsoft, Oculus e HTC, com forma esférica que permite aos jogadores segurarem o comando de forma natural enquanto jogam e proporciona mais liberdade e precisão do que os PS Move. Como não há limitações na forma como se movimentam as mãos, os criadores de videojogos podem criar novas experiências de jogo.


Realidade Virtual pode ganhar maior expressão no turismo, diz estudo

    O impacto da COVID-19 pode permitir que a Realidade Virtual abandone permanentemente a sua imagem de ser apenas um artifício no setor de turismo. Segundo um estudo da GlobalData, o hype por detrás da tecnologia nos últimos anos tem sido maior do que o uso real, especialmente para fins de lazer. No entanto, aponta o estudo, “quanto mais tempo durar os impactos desta pandemia, maior será a oportunidade dos consumidores e organizações adotarem esta tecnologia de forma mais permanente”.
    Ralph Hollister, analista de viagens e turismo da GlobalData, comenta, que “a maior disponibilidade de tempo livre em ambientes fechados, combinado com o desejo em viajar, tem levado os potenciais viajantes a recorrendo à RV para preencher uma lacuna que as restrições de viagens tem aumentado”.
    Entre as experiências mais populares, está a  National Geographic VR, que leva os utilizadores a destinos distantes, recorrendo à utilização da RV como um substituto para a realidade.
“Uma série de Destination Management Organizations (DMOs) também começaram a usar RV em campanhas de marketing e para recriar experiências turísticas. Por exemplo, o Conselho Nacional de Turismo Alemão (GNTB) recentemente levou espectadores em viagens por todo o país, bem como a zonas das suas costas do Báltico e do Mar do Norte. Tudo isso com o objetivo de aumentar a procura à medida que as viagens forem retomadas”, explica o responsável. No entanto, aponta, “resta saber se esse tipo de estratégia focada em RV vai durar além da pandemia e se essa tecnologia será restrita ao uso na fase de sonho / planeamento de uma viagem”.

Recarga de baterias de veículos elétricos - Entrada 2/Semana 3 - 9 Mai. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Recarga de baterias de veículos elétricos 

    Alguns dos problemas que os veículos elétricos ainda possuem é autonomia relativamente baixa, (principalmente comparando a outros automóveis que utilizam os motores de combustão interna), e os tempos de recarga também grandes.

    A Toyota irá lançar durante o ano de 2021, um veículo elétrico com uma grande novidade: baterias que recarregam em apenas 10 minutos, tudo isto sem sacrificar a autonomia. Isto será possível devido às novas baterias em estado sólido, com um eletrólito à base de sulfeto, permitindo assim que os iões de lítio passem de forma mais fácil entre os dois elétrodos. Este projeto calcula-se que possuirá uma autonomia de de 500 km, com baterias com uma densidade energética aproximadamente 8 vezes maior às baterias presentes em veículos elétricos atuais.

Fontes:

https://pplware.sapo.pt/motores/toyota-vai-lancar-carro-eletrico-em-que-bateria-carrega-em-10-minutos/ (consultado a 09/05/2021)

Baterias para veículos elétricos inovadoras? - Entrada 1/Semana 3 - 9 Mai. - Tecnologia no Mundo Automóvel

         Baterias para veículos elétricos inovadoras?

    A SuperBattery é um tipo de baterias revolucionárias que prometem resolver alguns dos problemas que as baterias dos elétricos. Problemas como as baterias que ficam viciadas que surge após um elevado número de carregamentos, longos períodos a recarregar. Estas baterias foram desenvolvidas pela Skeleton Technologies e pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe. Como diz o jornal "Razão Automóvel":
"Aproveitando a sua experiência no campo do armazenamento de energia em ultracapacitores (ou supercapacitores) à base de grafeno, a Skeleton Technologies desenvolveu a SuperBattery, uma bateria que, de acordo com os seus criadores recarrega em… 15 segundos!"

    Estas baterias prometem aguentar milhares sem conta de ciclos de recarga sem se danificarem e, deste modo, não ficarão "viciadas". 

Fontes:

https://www.razaoautomovel.com/2020/09/supperbattery-bateria-carrega-segundos (consultado a 09/05/2021)

https://www.azom.com/images/Article_Images/ImageForArticle_19711_16020634720709474.png (URL da Imagem, consultado a 09/05/2021)


Lucros da Apple esmagam estimativas com ajuda das vendas do iPhone, iPad e Mac

A tecnológica liderada por Tim Cook reportou esta noite as contas do seu segundo trimestre fiscal, terminado a 27 de março, e os números agradaram ao mercado, com a empresa a revelar um crescimento das vendas em todas as linhas de produto: iPhone; Mac; iPad; wearables, casa e acessórios (como os headphones sem fios AirPods); e serviços.
 
O volume de negócios da Apple neste trimestre terminado em março aumentou 54% face ao mesmo período do ano passado, para um nível recorde de 89,58 mil milhões de dólares. A estimativa dos analistas inquiridos pela Bloomberg para as receitas era de 77,30 mil milhões de dólares, ao passo que os auscultados pela Refinit apontavam para 77,36 mil milhões.

As receitas do iPhone foram de 47,9 mil milhões de dólares, contra os 41,5 mil milhões esperados pelo consenso de mercado. Já as do iPad ascenderam a 7,8 mil milhões quando a projeção média era de 5,6 mil milhões. E as do Mac foram de 9,1 mil milhões, também acima das estimativas – que apontavam para 6,8 mil milhões de dólares.

Já o resultado líquido ascendeu a 23,63 mil milhões de dólares, contra 11,24 mil milhões no mesmo período do ano passado.

O lucro por ação foi de 1,40 dólares (contra 64 cêntimos de dólar no mesmo trimestre de 2020) – que ficou acima da média 99 cêntimos prevista pelos analistas consultados pela Refinitiv.

iPhone 11 Pro ainda vale a pena?

O iPhone 11 Pro foi uma das apostas da Apple para o ano de 2019 e chamou atenção ao trazer novas tecnologias e visual inovador. Desde então, a fabricante lançou cinco novos celulares: iPhone 12, iPhone 12 Pro, iPhone 12 Pro Max, iPhone 12 Mini e iPhone SE. Ainda assim, algumas especificações do antecessor, como câmera e design, continuam atuais e deixam na dúvida se ainda vale a pena apostar no modelo antigo.

Outra questão que pode pesar na decisão dos consumidores é o preço, especialmente quando comparado aos telefones mais recentes da marca da maçã. O smartphone chegou ao mercado custando cerca de 1130€ e atualmente já pode ser encontrado na faixa de 1050€, a depender da capacidade de armazenamento.

Tela e design


O iPhone 11 Pro conta com tela de 5,8 polegadas e 2436 x 1125 pixels de resolução. Uma característica interessante é a tecnologia Super Retina XDR, que promete atingir maior contraste e diferentes níveis de brilho de acordo com a ocasião. Além disso, o display já foi considerado o melhor do mundo.

O recurso foi mantido nas gerações mais recentes da Apple e, de maneira geral, não houve grandes evoluções quanto à tela dos aparelhos. Quem prefere visores maiores, entretanto, poderá ficar satisfeito com outros modelos, como o iPhone 12 Pro, que possui 6,1 polegadas.

Câmera


O lançamento de 2019 chegou ao mercado com câmera tripla, dividida em principal, ultra wide e teleobjetiva - todas com 12 MP. A característica é a mesma da geração anterior, porém foi regredida nos novos modelos de iPhone, que passaram a oferecer câmera dupla, exceto pelo iPhone 12 Pro Max.

O sensor frontal traz a mesma resolução dos demais, 12 MP. Além disso, o conjunto fotográfico também oferece recursos como dupla estabilização óptica de imagem, alcance de zoom óptico de 4 vezes e zoom digital até 10 vezes.

Desempenho e armazenamento

O processador A13 Bionic, presente no iPhone 11 Pro, chamou atenção em seu lançamento devido a testes que apontaram um desempenho melhor até do que computadores. Atualmente, a versão foi ultrapassada pelo A14 Bionic - que garante maior eficiência energética e maior velocidade.

Quanto à memória RAM, não há informações concretas da Apple sobre a capacidade oferecida pelo aparelho, porém testes não-oficiais dão conta que o número gire em torno de 4GB.

É possível encontrar o iPhone 11 Pro em três versões de armazenamento: 64 GB, 256 GB e 512 GB. Em comparação a outros modelos mais atuais, é válido afirmar que essa característica ainda vale a pena - especialmente as duas versões mais avançadas. Por outro lado, o celular não é compatível com cartão microSD.

Bateria

A Apple não costuma informar a capacidade de bateria presente em seus smartphones em números, porém especialistas calculam que o iPhone 11 Pro ofereça um componente de 3.046 mAh.

Segundo a fabricante, é possível suportar até 18 horas de reprodução de vídeo e até 65 horas de reprodução de áudio longe das tomadas. Modelos mais recentes, como o iPhone 12, podem representar uma desvantagem nessa categoria - no caso, ao oferecer 17 horas de reprodução de vídeo.

Enquanto isso, o Galaxy Note 20, disponível na mesma faixa de preço e um ano mais recente, oferece 19 horas de reprodução de vídeo e 75 horas de áudio, com 4.500 mAh de bateria.

Versão do sistema

Um ano e meio após o lançamento, o iPhone 11 Pro não traz desvantagens quando o assunto é o sistema operacional. Isso porque, apesar de ter saído de fábrica com o iOS 13, o celular já recebeu atualização para o sistema mais recente da Apple.

O iOS 14 traz melhorias quanto ao Apple Maps, Safari e Siri, além de oferecer novos widgets e app de tradução.