sábado, 2 de fevereiro de 2019

Os 3 melhores cheatsheets the JavaScript

Às vezes, quando você programamos em JavaScript, é bom ter uma folha de dicas ao seu lado. 

Resultado de imagem para javascript

Há tantas ótimas folhas de dicas disponíveis, e reunimos as cinco melhores folhas de Javascript para você usar como recurso. Muitas folhas de dicas são para jquery e outras bibliotecas javascript; no entanto, essas fontes são especificamente javascript.

Online Interactive JavaScript Cheatsheet
 - Interativo e muito extenso
 - Também tem HTML e CSS. Muito bom para web development

OverAPI
 - Ainda mais extenso que o acima
 - Bem categorizado

Modern JS Cheatsheet
 - No GitHub
 - Detalhado
 - Moderno e fácil de compreender
 - Quase que server como um tutorial


Consultei os sites dos cheatsheets no dia 03/02/2019.

Finais Mundiais do Concurso Internacional de Programação Colegial

O Concurso Internacional de Programação Colegial é um concurso de programação algorítmica para estudantes universitários. Equipas de três pessoas, representando a sua universidade, trabalham para resolver problemas, estimulando a colaboração, a criatividade, a inovação e a capacidade de agir sob pressão. Através de treino e competição, as equipas desafiam-se para elevar o nível de dificuldade o máximo possível. É o mais antigo, maior e mais prestigiado concurso de programação do mundo.


Resultado de imagem para icpcO ICPC tem raízes em 1970, quando a primeira competição foi organizada por pioneiros do Alpha Chapter of the UPE Computer Science Honor Society. A iniciativa espalhou-se rapidamente nos Estados Unidos e no Canadá como um programa inovador para aumentar a ambição, a capacidade de resolver problemas e as oportunidades dos estudantes mais fortes no campo da computação.

Com o passar do tempo, o concurso evoluiu para uma competição de múltiplos níveis com a primeira rodada do campeonato realizada em 1977. Desde então, o concurso expandiu-se para uma colaboração mundial de universidades que recebem competições regionais que promovem equipas para a ronda anual do campeonato mundial, o ICPC World Finals.

O concurso estimula a criatividade, o trabalho em equipe e a inovação na construção de novos programas de software e permite que os alunos testem a sua capacidade de executar sob pressão. O concurso elevou as aspirações e o desempenho de gerações dos solucionadores de problemas do mundo nas ciências e engenharia da computação.

Resultado de imagem para icpcO ICPC é composto por vários níveis de competição:

  • Concursos Locais
  • Concursos Regionais
  • Campeonatos Regionais
  • As finais mundiais
As finais mundiais deste ano serão realizadas na Universidade do Porto, de 31 de março a 5 de abril.

Como incluir JavaScript no meu código de HTML?

Incluir JS na sua página web é muito fácil.


As duas formas de o fazer

  • Escrevendo diretamente no código HTML
  • Incluindo-o como um link para um ficheiro externo JS (o mais usado e correto)

A tag <script> (dentro do HTML)

A tag <script> é o que usamos para incluir o nosso JavaScript. 
É muito parecido com a tag <link> que já usou para incluir os seus stylesheets CSS, certamente. 
Exemplo:

<script type="text/javascript">
  alert("This alert box was called with the onload event");
</script>

 Usando um ficheiro externo

Para incluir um arquivo JavaScript externo, podemos usar a tag de <script> com o atributo src. Já usou o atributo src ao usar imagens, por exemplo. O valor para o atributo src deve ser o caminho para o arquivo JavaScript.


<script type="text/javascript" src="path-to-javascript-file.js"></script>


A tag deve estar incluida dentro das tags <head> do documento HTML.


Consultei o site W3Schools e o curso do SoloLearn de JS no dia 02/02/2019.





JavaScript - Introdução no HTML

O JavaScript é uma linguagem de programação utilizada para controlar o comportamento das páginas web, mas como introduzi-lo no código HTML?

De forma similar ao CSS, podemos incluir o JavaScript diretamente no documento HTML ou podemos fazer um ficheiro à parte e chamar o ficheiro para o código HTML sempre que necessário. De qualquer das formas a tag que emprega o JavaScript em HTML é <script>.

Introduzir diretamente no documento HTML
Para introduzirmos JavaScript dentro do próprio documento HTML devemos utilizar a tag <script> e escrever o código lá dentro, ou no head do documento, fazendo com que o script corra assim que a página carrega ou no body do documento, para ações mais particulares.

Trabalhar com um ficheiro JavaScript (.js)
Esta é a melhor opção para scripts maiores ou scripts que serão utilizadas em várias páginas. O código está localizado num ficheiro .js, à parte do ficheiro .html. Para fazer isto temos de criar um ficheiro .js (localizado numa pasta criada na raiz do repositório) com o código JavaScript e dentro do ficheiro .html empregamos o JavaScript utilizando a tag <script> desta forma: <script src="xx/yy.js">, sendo xx o nome da pasta com os ficheiros .js e yy o nome do ficheiro que contém o script que queremos introduzir.


Consultei o site digitalocean.com dia 01/02/2019

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

O que é um framework de JavaScript?

Quando se aborda o web development, as estruturas JavaScript são as plataformas mais populares para developers e empresas atualmente. 

Mas o que são Frameworks?

As estruturas JavaScript são coleções de bibliotecas de código JavaScript que fornecem, aos desenvolvedores, código JavaScript pré-escrito para usar em tarefas e recursos de programação de rotina – literalmente uma estrutura para construir sites ou aplicativos da web.

Quais é que são os melhores Frameworks?



Javascript - 5 bibliotecas

O JavaScript é uma base do desenvolvimento de um site, é o que está encarregue do comportamento do site, e tal como para qualquer outra linguagem de programação foram criados plug-ins e bibliotecas para facilitar o uso do JavaScript.

Estas 5 das muitas bibliotecas disponíveis, são das mais utilizadas por programadores em JavaScript, eis a lista:
  • jQuery - como o slogan diz "write less do more" esta biblioteca simplifica códigos de JavaScript que gerlamente são mais extensos.
  • Prototype - tal como o jQuery simplifica código extenso com o uso de event handlers.
  • script.aculo.us - serve para implementar efeitos visuais em páginas web.
  • mootools - é um framework muito compacto orientado a objetos e crowss-browser. Visa facilitar a vida ao programador.
  • Modernizr - esta biblioteca é utilizada para verificar a compatibilidade do HTML5 e CSS3 nos diferentes browsers e permite definir um "Plano B", caso algum browser não seja compatível.


Consultei o site devmedia.com.br dia 01/02/2019

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

As melhores linguagens de programação para machine learning

As melhores linguagens de programação para machine learning

Machine learning é algo que está muito na moda com a criação de inteligências artificiais que arrasaram com os antigos programas de vários jogos como o xadrez, e por isso muita gente quer aprender como fazer estas aplicações e por isso eu irei dizer as 10 melhores linguagens de programação para poderes começar a aprender a fazer um programa de machine learning!

1. Python

2. C++

3. JavaScript

4. Java

5. C#

6. Julia

7. Shell

8. R

9. TypeScript

10. Scala

Para aprenderes algumas destas linguagens podes utilizar a aplicação sololearn que te ajudará a aprenderes os básicos de cada uma destas linguagens.


Linguagens de programação que dão mais emprego

Linguagens de programação que dão mais emprego

Programação é algo que esta a ficar cada vez mais popular, e por isso a concorrência na busca de emprego como programador está a aumentar, por isso veja quais as linguagens que lhe darão vantagem nas entrevistas de emprego!
As 10 linguagens que dão mais emprego, por ordem são:
  1. PHP
  2. HTML
  3. Java
  4. Javascript
  5. SQL
  6. MySQL
  7. NET
  8. C++
  9. C#
  10. jQuery
Mas claro, neste tipo de emprego estão a procurar pessoas com habilidades em varias linguagens de programação, por isso devias aprender mais do que uma, e para isso recomendo a aplicação sololearn!

Pt04


PT-04

Na Pt-04 aprendemos HTML e um pouco de CSS, e depois programamos a planta da turma.
A minha ficou assim: planta
Neste trabalho tivemos de fazer o curso de HTML da aplicação sololearn, e recebemos o seguinte comprovativo.


Aqui está a minha memória descritiva para se quiserem saber mais sobre o trabalho.



Data Bases

O que é uma Data Base (base de dados)?

Uma data base é uma compilação de informação que esta organizada e assim o(s) administrador(es) podem aceder a esta informação, controlara e geri-la.
Os dados são organizados por colunas, linhas e tabelas, cada bloco de informação está organizada por "temas" para assim poder filtrar e separar os dados por relevância.
Os dados são actualizados mudados eliminados e criados, é por isso que os processo e as Data Bases precisam ser organizadas e estar sempre a funcionar.
Normalmente os usuários podem modificar os dados.
As Bases de Dados são fundamentais para poder evoluir na NET.
Existem vários tipos de Data Bases; os meus preferidos são MySQL e PostgreSQL.




As Data Bases têm evoluído com o tempo, a sua criação em 196(?). Ao principio era informação organizada por hierarquia e por temas relacionados. Em 198(?) é introduzido o objeto-orientado-a-basededados, hoje usamos SQL Data Bases que são nuvens de informação.  

Infografía:
https://searchsqlserver.techtarget.com/definition/database

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

PT04: Iniciação à Programação em HTML

Domínio que redireciona para uma página central: http://diogofafonso.ga

Memória Descritiva:
  1. Comecei por aprender as bases da linguagem HTML e fiz a pauta fotográfica da turma da forma que me pareceu mais sugestiva para o trabalho.
  2. Para realizar esta proposta de trabalho instalei o Notepad++ e o equipamento utilizado foi um computador.
  3. Na execução do trabalho
    • O passo mais interessante foi a criação da tabela e a realização do curso da Solo Learn pois fez-me aprender de uma maneira mais interessante.
    • O passo mais difícil foi no inicio perceber como é que funcionava o GitHub.
    • O passo que me deu mais trabalho foi colocar as fotografias pequenas com uma hiperligação para um fotografia em grande com 1000px e colocar os nomes ainda na mesma célula com diferentes cores de todos os outros, pelo menos foi o que me ocupou mais o tempo.
    • O passo que tive de pedir ajuda foi a redimensionar a largura das colunas da tabela, pois a minha tabela ficava estranha e pedi ajuda ao professor.
  4. Fui resolvendo os problemas que tinha procurando na Internet, perguntando ao meus colegas e ao professor.
  5. Neste trabalho decidi utilizar CSS Internal para que a tabela ficasse mais bonita e porque achei que para um primeiro trabalho era mais fácil utilizar CSS Internal.
  6. O que gostei mais de elaborar neste trabalho foi a pauta fotográfica da turma, acho que algumas cores na minha pauta nao ficaram muito legíveis e gostava de ter aperfeiçoado isso, e por fim aprendi a trabalhar com os básicos do HTML e fiquei a conhecer o GitHub.

Printscreen do certificado do curso da Solo Learn de HTML:


PT04 - Memória Descritiva


Neste trabalho tivemos que criar uma tabela com a pauta/planta da turma 12º2ª na disciplina de AIB com linguagem HTML e estilização CSS (opcional). Decidi criar uma pauta porque tornava o processo de arrumação na tabela significativamente mais simples e descomplicava muitas coisas que se poderiam tornar grandes dores de cabeça para pessoas inexperientes em programação (como eu).

  1. Equipamento (Software e Hardware):

  • O equipamento utilizado foi tanto o computador da escola como o PC pessoal da marca ASUS. Para poder realizar o mini-projeto foi-nos pedido que instalássemos um editor de texto HTML (Notepad++ ou Atom) e tive que utilizar uma outra aplicação para edição das fotografias mostradas na pauta (IrfanView).


     2. Passos dignos de nota:

  • Os passos mais interessantes foram definitivamente a criação e edição da tabela, fazendo várias pequenas experiências para melhor perceber o que era afetado e de que modo ao introduzir pequenas tags e elements aqui e acolá para que a pauta ficasse o mais sintética e estética possível. 
  • O que achei mais difícil e deu mais trabalho foi certamente a criação da conta no GitHub e FreeNom dado que são ambos sites que deixam muito a desejar no campo de intuitividade e facilidade de manipulação, acabando por ser aqui também onde tive que pedir ajuda a colegas sobre como/o que fazer.

     3. Resolução de problemas:

  • Os problemas que encontrei foram resolvidos rapidamente com recurso a pesquisas no motor de busca Google, consulta de colegas na mesma situação e mais versados no assunto e, claro, perguntando ao professor. 


     4. As decisões tomadas ao longo do trabalho 
  • Ao longo do trabalho fui tomando decisões mais no campo da estilização da tabela como que cores a utilizar, grossura das fronteiras e cor das legendas, já que cada uma tinha que ter uma cor diferente. De resto, o trabalho pouco dava para "inventar" mas não tenho querelas com isso pois me daria apenas mais tempo de introspeção dado o leque enorme de decisões que teriam de ser tomadas autonomamente, para as quais não teria resposta.


     5. Conclusão:
  • O que mais gostei foi de aprender um pouco da história da linguagem HTML (passo 0) pois, apesar de saber as suas origens (CERN), pouco mais sabia; outro dos passos que gostei mais foi, naturalmente, a elaboração da tabela (passo 5) porque me deu a oportunidade de andar a mexer em código e foi uma tarefa bastante autodidata.
  • Gostaria de ter tido outra oportunidade para ajeitar melhor a font das legendas mas foi algo com que tive alguns problemas e então teve que ficar com a font predefinida, que deixa muito a desejar.

Durante a realização deste projeto aprendi um pouco de tudo sobre HTML, desde a sua história até como criar páginas funcionais nessa linguagem.

Certificado de finalização do curso HMTL (SoloLearn)

PT04 - Iniciação à Programação em HTML

No início do 2º Período a turma de AIB 12.2 fez uma iniciação à programação em HTML


Passo 5 - PT04

Iniciação:
A maneira como fiz a tabela foi 70% de acordo com o que aprendi de pesquisar no "w3schools" e através do curso da aplicação SoloLearn. Os restantes foram pequenas pesquisas que fiz de modo a melhorar o resultado final.

Preparação do Trabalho:
Primeiramente tive de instalar o Notepad++ em ambos os computadores(o da escola e o de casa) e mais tarde passámos a usar o Atom pois este vinha com integração do GitHub, o que facilitava o processo de guardar e fazer upload. Para além disso, tivemos ainda que usar a app da SoloLearn, criar uma conta no GitHub e criar um domínio grátis para associar ao projeto no GitHub.

Realização do Trabalho:
A elaboração do mini-projeto "Pauta fotográfica da turma":
  • O mais interessante: Ver o resultado final depois de ter o código todo escrito e pesquisar sobre como fazer cada coisa.
  • O mais difícil: Aprender sobre CSS e como o aplicar.
  • O que deu mais trabalho: Repetir várias vezes o mesmo código por ser uma tabela, como é o caso do elemento "td".
  • O que tive de pedir ajuda: Aprender a trabalhar com o GitHub e a sincronizá-lo com o Atom.
Resolução de Problemas:
A maior parte das dúvidas eram sempre esclarecidas através de pesquisas, sendo ou nos tutorias do w3schools, ou no curso da SoloLearn, ou até através de pesquisas externas em fóruns , no entanto, como é evidente, ainda ouve dúvidas na realização do trabalho que foram esclarecidas com colegas e com o professor.

Decisões Influenciadoras:
As decisões que foram tomadas ao longo do trabalho tiveram bastante impacto no resultado final sendo essas: A ideia de como fazer uma tabela e a pré-organização influenciaram o modo e a dificuldade com que o mini-projeto foi feito; a mudança de editor a meio do projeto Notepad++>Atom teve impacto não só no modo de elaboração como na dificuldade(mudança de plugins e habituação ao novo editor).

Conclusão:
Concluindo, gostei de elaborar este projeto pois foi o primeiro onde se fez programação, que era aquilo que queria aprender em aib, e foi uma boa iniciação, uma vez que a linguagem aprendida não era muito complexa. O que mais gostei de fazer foi o curso SoloLearn pois foi onde aprendi mais. Acho que o resultado final poderia ter ficado melhor se tivesse gasto mais tempo em pesquisa sobre CSS. Em relação ao que aprendi, foi uma língua nova que serve para criar páginas, o que foi um bom ponto de partida para aprender outras linguagens que façam outras coisas.

URL's:

FreeNOM: gui14.ga
GitHub (Repositórios)
GitHub Pages (Pauta)


Certificado SoloLearn do curso "HTML Fundamentals course"

Certificado SoloLearn




PT04 - Iniciação à programação

Memória Descritiva



1. Achei que ficaria com melhor apresentação da maneira que criei, mas no fim vejo que poderia ter havido maneiras mais fáceis e rápidas para a resolução desta PT.

2. Começámos por utilizar o Notepad++, ou em alternativa o Atom para programar e o Irfanview para redimensionar as fotografias utilizadas para aplicar na pauta dos respectivos alunos.

3. -O que achei mais interessante foi a colocação de imagens na pauta.
    -O que achei mais difícil foi o recorte das fotografias, pois não tinha a mínima ideia do funcionamento do programa.
    -O que deu mais trabalho foi criar os elementos da tabela para todos os alunos de AIB (<td></td>,<tr></tr>).
    -Tive de pedir ajuda no recorte das fotografias.

4. Recorri apenas aos meus colegas para tirar dúvidas.

5. Primeiro comecei por fazer uma planta da turma (não cheguei a concluir) e, quando o enunciado foi alterado (em vez de uma planta fazer uma pauta) comecei a fazer uma pauta.

6. O que mais gostei de elaborar (talvez pelo aspeto que dá ao ficheiro) foi a tabela em si.

 
    -Poderia ter feito apenas uma tabela com título, fotos e nomes e em vez disso segui a primeira ideia que tive.
    -Não sabia nada de programação de qualquer tipo (HTML, CSS e Javascript) e nesta PT aprendi o básico do HTML.

URL do site para a pauta




Certificado do curso HTML




Domínios - 5 dicas para um bom nome

O domínio do site é muito importante para o seu sucesso já que é a ele que os visitantes do site vão recorrer a maior parte das vezes.

Como escolher um bom domínio para um site?
Aqui ficam 5 dicas importantes:
  • Domínios curtos - um domínio curto facilita a memorização e dá um aspeto mais limpo.
Exemplo: fb.com
  • Domínios fáceis de ler e entender - um domínio fácil de ler e entender vai evitar confusões ao escrevê-lo e facilitar a memorização.
Exemplo: portaldaqueixa.com
  • Domínios originais - um domínio original vai construir uma identidade ao site, permitindo destacar-se dos outros milhões de sites existentes na Internet.
Exemplo: nit.pt
  • Utilizar palavras-chave - a utilização de palavras-chave relacionadas com o objetivo e grupo de pessoas que visitam o site indica de que se trata o site mesmo antes de o visitante o abrir.
Exemplo: cmjornal.pt
  • Utilizar extensões comuns - evitar extensões estranhas já que estas podem afastar algum público pois este pode achar que o site tem pouca credibilidade.
Exemplo: youtube.COM


Consultei criarsitewix.com dia 29/01/2019

Conclusão do PT04

PT04

Introdução: 

A proposta de trabalho 4 foi iniciada no dia 3 Janeiro, primeira aula do segundo período, e estendeu-se até ao dia 29 de Janeiro. Sendo o início de uma nova matéria, a programação, o trabalho foi dividido em várias partes, uma relativa à história do HTML, como introdução, e outras relativas às diferentes especificações desta linguagem que é o foco deste trabalho. Também nos foram apresentadas outras ferramentas úteis, como o Github e o SoloLearn, aplicação que gostei muito, em que o trabalho foi partilhado e um curso de HTML feito. O software usado foi o Notepad++ que foi instalado no computador da escola e também no pessoal.

Tempo de execução:

A progressão deste trabalho foi relativamente mais lenta do que os outros, porque a programação é uma área de conhecimento muito vasta em que, de início, me senti pouco à vontade. Ao todo, tivemos 6 aulas de 90 minutos, sendo que uma delas foi focada no Github e nas suas aplicações. Fora da escola, este projecto demorou cerca de 8h a completar, considerando o tempo de realização do curso de HTML e a organização do portefólio e do drive.

Realização: 

Este trabalho mostrou-se um desafio maior do que o esperado. O primeiro obstáculo com que me deparei foi a elaboração da tabela. Comecei com uma estrutura de planta da turma que acabei por abandonar (Drive - Pauta Fotográfica da Turma - Projecto abandonado), porque não conseguia fazer um bom uso da tag <coolspan> ficando a organização diferente daquilo que eu queria. Não consegui arranjar sozinha solução para o problema, por isso acabei por reiniciar o trabalho como pauta da turma e com um código diferente, com algumas sugestões dos meus colegas. Assim, o meu trabalho final só se começou a compor muito tarde, factor que me preocupou.  Além disso, encontrei outras adversidades, mas que consegui resolver graças a múltiplas consultas no site ww3schools. Os passos relacionados com o Github também se mostraram um pouco confusos, pelo que demorei mais tempo a executá-los.  Assim, os passos mais interessantes foram desenhar a pauta da turma e elaborar o código que seria a base para o projecto, tal como aprender sobre as origens do HTML e todos os processos aconselhados quando programamos, como por exemplo, a identação. Os passos mais trabalhosos foram também a elaboração da tabela e o curso do SoloLearn que, apesar de não ter considerado difícil, demorou cerca de 2h a completar, devido à sua dimensão. Por fim, houve 2 passos em que eu senti necessidade de pedir ajuda, o 7 e o 8. O primeiro estava relacionado com a associação do Github com um domínio personalizado do FreeNom, passo que eu não conseguia fazer, porque obtia um erro desconhecido no computador da escola sempre que tentava. Decidi pedir ajuda ao professor que sugeriu que eu tentasse fazê-lo em casa e, seguindo a sugestão, acabei por conseguir. O oitavo passo foi resolvido com ajuda e explicações dos meus colegas, porque eu não estava a perceber quais eram os links a enviar e estava com receio de enviar os incorrectos.

Decisões e toque pessoal: 

Este trabalho tem uma componente pessoal que se reflete principalmente na construção da tabela. A estrutura de HTML, o aspecto exterior da tabela e os printscreens capturados são algumas das decisões que deram um toque mais pessoal ao meu trabalho. Assim, na minha opinião, as decisões que influenciaram mais o meu trabalho foram a de fazer uma pauta e abandonar a ideia de fazer a planta da turma e também o código e os comentários lá feitos.

Conclusão:

Estranhamente, apesar das altas expectativas, este foi o trabalho que eu menos gostei de fazer até agora, provavelmente por causa da minha preferência por trabalhos mais criativos. Ainda assim, eu gostei muito de aprender HTML e de criar a tabela, mas, pessoalmente, acho que os passos relacionados com o Github foram um pouco cansativos e o enunciado um pouco vago no passo do mini-projecto. Ainda assim, eu acho que este projecto foi um bom desafio e ensinou-me muitas coisas, desde as tags mais comuns e úteis até às utilidades e diferenças do Git, do Github e do Github Pages. Acho que teria sido mais interessante ter feito uma planta da turma, mas como não me foi possível acho que a pauta funcionou bem. Por fim, acho que podia ter melhorado o meu trabalho se tivesse adicionado mais opções de estilização à tabela e tivesse conseguido fazer uma página inicial para os repositórios no Github.


Link do domínio pessoal com o site: http://leonordias.ml



Diploma final da conclusão do curso de HTML no SoloLearn

PT04-Pauta da Turma

1. Dar algumas indicações sobre o processo criativo: Como surgiu a ideia de fazer desta maneira e não de outra qualquer; O que nos inspirou?; etc.
  • O processo criativo que tomei foi seguir o enunciado dado pelo professor, exceto no passo 5 eem que tinhamos de criar uma pauta, nessa pauta segui alguns tutoriais e ideias que fui tendo 

2. As etapas iniciais de preparação do trabalho: Preparação e instalação de software; Equipamento utilizado; Constrangimentos; etc.
  • Os programs que tive de instalar para a realização deste trabalho foram o Notepad++, o Atom, o Git, o IrfanView, a app do SoloLearn no meu telemóvel e utilizei sites como o Github e o FreeNom.
  • O equipamento que utilizei foi o computador da escola e o portátil que tenho em casa. 


3. A execução do trabalho propriamente dito, com identificação dos passos:
  • mais interessantes; 
  1. A realização do mini projeto
  1. Colocar tudo no Github e ver o site a funcionar 

  • mais difíceis;

  1. Perceber como funcionava o Github e o FreeNom
  1.  Utilizar o IrFanView para redimensionar as imagens

  • que deram mais trabalho;

  1. O mini projeto
  1. Fazer os exercícios Básicos de HTML 

  • que teve de pedir ajuda;

  1. Na realização do mini projeto
  1. Colocar o mini projeto no Github e no FreeNom 

4. Como fomos resolvendo os problemas encontrados: na aula, com os colegas, com ajuda de videos didaticos do Youtube, etc...
  • Fui resolvendo os problemas através da ajuda de colegas, visitando o w3schools.com e utilizando o SoloLearn
5. As decisões tomadas ao longo do trabalho;
  • As decisões que tomei durante este projeto foram na organização da pauta da turma , nas cores de fundo da tabela e da página e nas cores dos nomes. 


6. Uma conclusão final livre, onde deve ser incluída:
  • o que podia ter ficado melhor e porquê;

  1. A organizaçao do meu portefólio
  1. O meu mini projeto podia estar mais complexo 

  • o que aprendemos: ou seja o que não sabíamos e ficámos a saber! 

  1.  Aprendi os básicos da programação em HTML, história sobre a programação e sobre o HTML, como funciona os sites GitHub e o FreeNom e como funciona o Gitbash. Também descobri vários sites que ajudam a aprender a programar facilmente 

Certificado da Finalização do Curso de HTML do SoloLearn

PT04- Pauta Da Turma 12º2ª

Link que redirecciona para o URL do domínio público: https://eduardoacoelho.github.io/
Link que redirecciona para a pauta fotográfica: https://eduardoacoelho.github.io/pautaeduardo/ 

Memória Descritiva Do Trabalho Da Pauta: 

1.  Processo Criativo:

   1.1. Comecei por perceber as bases do HTLM indo ao W3Schools aprendendo aos poucos o que era pedido. Para depois começar a fazer uma pauta fotográfica da turma.

2.  Preparação do trabalho:

  2.1. Descarreguei o NotePad++ como editor de programação para este trabalho. Descarreguei o  IrfanView para ajustar as imagens do tamanho pedido.
  2.2. Acabei o trabalho em cerca de 2 horas, usando tanto um laptop como um desktop, tanto em casa como na escola.
  2.3. O material utilizado foi um computador, um teclado e um rato.

3. A execução do trabalho:

 3.1. Os passos mais interessantes foram a criação da tabela e do seu estilo, a criação de uma conta no github e no freenom. 
 3.2.  A parte mais complicada do trabalho foi no inicio, perceber como a linguagem de HTML funcionava e como é que tinha de organizar as coisas para que o trabalho ficasse bom. 
 3.3. O passo que deu mais trabalho foi meter as fotos e criar uma hiperligação para depois serem abertas numa resolução maior.

4. Resolução de problemas e dificuldades encontradas ao longo do trabalho:

 4.1. Fui resolvendo os meus problemas com o HTML indo ao site W3Schools e pedindo ajuda aos meus colegas. 

5. As decisões tomadas ao longo do trabalho:

 5.1. Eu decidi por a imagem e o nome do aluno em células separadas pois era o que achava que ficava melhor. Decidi também por as cores de forma aleatórias, e escolher um background color tanto para a tabela como para o fundo da página onde a tabela é mostrada.

6. Conclusão final:

  6.1.  A parte que mais gostei de foi fazer a tabela em HTML.
  6.2. Com mais alguns conhecimentos na área da programação talvez pudesse ter corrigido alguns erros ou ter deixado tudo perfeito. 
  6.3. Fiquei a conhecer melhor a linguagem HTML. 



O certificado do curso "HTML Fundamentals Course" da Solo Learn:



O curso gratuito de JavaScript no Codecademy

Aprende os fundamentais de JavaScript que precisarás para front e back-end development gratuitamente.

Porquê aprender JavaScript? 

JavaScript está entre as linguagens de programação mais poderosas e flexíveis da web. Ele alimenta o comportamento dinâmico na maioria dos sites, incluindo este.

O Aspeto deste Curso (explicação à esquerda, código no meio e output à direita)


O curso do Codecademy (ir para o curso)

Tempo para completar: 30 horas
Pré-requesitos: Nenhum
Pessoas que completaram este curso: 1.467.247 pessoas

O Programa (consultar aqui)

  1. Introdução a Javacsript (Variáveis, 2 Projetos e Artigo sobre versões de JS)
  2. Condicionais (Introdução, 2 Projetos e um Quiz)
  3. Funções (Introdução, 2 Projetos e um Quiz)
  4. Scope
  5. Arrays
  6. Loops (Ciclos)
  7. Iterators (Iteradores)
  8. Objects (Objetos)
  9. Classes
  10. Módulos
  11. Requests (pedidos)

Consultei o site Codecademy no dia 29/01/2018.

PT04- Pauta Fotográfica

O dominio que redireciona para a Pauta Fotografica é: http://pedrosoares.ml


1.  Processo Criativo 

  • Comecei por perceber as bases do HTLM, para depois começar a fazer uma planta fotográfica da turma.

2.  Preparação do trabalho 

  • Descarreguei o NotePad++, o editor de programação usado para esta proposta de trabalho
  • Acabei o trabalho em cerca de 4 horas, usando um computador portátil, tanto em casa como na escola  
  • O material utilizado foi apenas o teclado e o rato.

3. A execução do trabalho:

  • O passos mais interessante foi a criação da tabela e do seu estilo.
  •    O parte mais complicada da proposta de trabalho foi o inicio, perceber como a linguagem de HTML funcionava.
  •    O passo que deu mais trabalho foi escrever a hiperligação para as fotos num novo separador

4. Resolução de problemas e dificuldades encontradas ao longo do trabalho:

  •  A resolução dos problemas encontrados foram resolvidos com ajuda de alguns colegas e alguns sites sobre programação de HTML.

5. As decisões tomadas ao longo do trabalho:

  • Este trabalho e uma planta fotográfica da turma, após o código e a estrutura estarem feitas apercebi-me que era só uma pauta, nao uma planta 

6.Conclusão final

  •  A parte que mais gostei de fazer foi a aprendizagem de HTML.
  • Com mais alguns conhecimentos na área da programação talvez pudesse ter corrigido alguns erros ou ter deixado tudo perfeito. 
  • Aprendi os básicos do HTML. 


O certificado do curso "HTML Fundamentals Course" da Solo Learn



segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Boas práticas para uma programação organizada

É importante cumprir as boas práticas da programação, de forma a ter uma programação organizada. Como tal, eis uma lista de 5 boas práticas da programação.





1. Identar 
A identação é uma das boas práticas da programação porque ajuda a organizar e a tornar o código mais legível. 

2. Nomes dos ficheiros
Os nomes dos ficheiros devem ser curtos, em minúsculas, sem espaços e sem acentos. Além disso, também devem ser consistentes, mais uma vez, para facilitar a leitura e organização.

3. Escrever comentários
Escrever comentários é importante de forma a dar a conhecer ao leitor do programa qual a sua finalidade e documentações em relação ao que está escrito. 

4. Estrutura de pastas
Deve manter-se uma estrutura de pastas clara e organizada pois isso vai facilitar a programação e ajudar a não cometer erros.

5. Respeitar a estrutura da linguagem de programação
Apesar da maioria dos browsers conseguirem ler programas com algumas falhas na sua estrutura básica, é importante manter e respeitar a estrutura do programa. Por exemplo, colocar <!DOCTYPE html> no início de cada documento html, apesar de o programa funcionar sem isso.


Fontes:
https://pt.slideshare.net/carlosschults/10-boas-prticas-de-programao
https://eufacoprogramas.com/boas-praticas-de-programacao/C
https://www.devmedia.com.br/boas-praticas-de-programacao/21137
http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1310/boas-praticas-de-programacao.aspx

Conclusão do Pt 04- Iniciação à programação em HTML

Memória descritiva:
No processo criativo deste trabalho a ideia de fazer uma planta da sala de aula surgiu-me ao usar o w3schools, porque vi uma maneira de utilizar a tag <table> muito interessante para aquilo que tinha em mente.
Este trabalho teve 4 etapas inicias de preparação: Sendo a primeira uma pequena contextualização em termos de história de HTML, na segunda aprendemos um pouco da estrutura básica de HTML, na terceira instalámos um editor de programação que .no meu caso foi o Notepad++, e a quarta foi a aprendizagem de boas práticas de programação. A seguir, foram-nos apresentados mais 7 passos relativos à elaboração deste projeto. Este trabalho prolongou-se por cerca de 3 semanas, contabilizando o tempo de aula  e umas 8h de trabalho em casa.
Os 7 passos restantes foram os que surgiram mais a minha atenção neste trabalho. Sendo o quarto a realização dos primeiros passos em HTML que realizei bastante rápido , pois já os tinha realizado no w3schools, o quinto era relacionado com aplicar os nossos conhecimentos de HTML para fazer uma planta/tabela da sala de aula, o sexto era sobre carregar o míni projeto da planta/tabela para o GitHub, o sétimo era relacionar o domínio pessoal do GitHub a um domínio personalizado no Freenom, no oitavo tivemos de enviar os endereços do GitHub e do freenom para um formulário, o nono era realizar um curso de HTML5 na aplicação SoloLearn e por ultimo o décimo passo era para fazermos uma notícia no blog pessoal.
Durante este trabalho senti algumas dificuldades em trabalhar com o GitHub, que está associado ao passo 6, pois não conseguia perceber bem como criar o link do site. Por outro lado o passo onde senti menos dificuldades foi o curso no aplicativo SoloLearn  de HTML5.
Os passos que me deram mais trabalho foram o passo 5 da realização da pauta da sala de aula e o passo 6 do GitHub e o passo que me deu menos trabalho foi o passo 4 da estrutura dos básicos de HTML.
Na realização deste trabalho tive alguns problemas no GitHub ao criar o meu repositório, pois tive que apagar o meu repositório 2 vezes pelo facto de ter mudado a dimensão de todas as fotografias. Resolvi este meu problemas indo ao informática para todos ver o enunciado do GitHub.
Tive algumas decisões chave no meu projeto que estiveram relacionadas com o passo 5 do míni projeto, nomeadamente eu a meio da realização da minha planta da sala de aula mudei a estrutura da minha tabela melhorando visualmente o meu projeto.
Concluindo com este trabalho fiquei a perceber os básicos de programação nomeadamente de HTML5, porem acho que podia ter melhorado mais o meu passo 5. O que gostei mais neste trabalho foi a realização do curso de HTML5 no SoloLearn.


-Diploma do final do curso de HTML.
-Link so site criado: https://tiagomcbgarcia.github.io/pt04/pt04versao9.html

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