Pesquisar aqui

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

PT04 - Memória Descritiva


Neste trabalho tivemos que criar uma tabela com a pauta/planta da turma 12º2ª na disciplina de AIB com linguagem HTML e estilização CSS (opcional). Decidi criar uma pauta porque tornava o processo de arrumação na tabela significativamente mais simples e descomplicava muitas coisas que se poderiam tornar grandes dores de cabeça para pessoas inexperientes em programação (como eu).

  1. Equipamento (Software e Hardware):

  • O equipamento utilizado foi tanto o computador da escola como o PC pessoal da marca ASUS. Para poder realizar o mini-projeto foi-nos pedido que instalássemos um editor de texto HTML (Notepad++ ou Atom) e tive que utilizar uma outra aplicação para edição das fotografias mostradas na pauta (IrfanView).


     2. Passos dignos de nota:

  • Os passos mais interessantes foram definitivamente a criação e edição da tabela, fazendo várias pequenas experiências para melhor perceber o que era afetado e de que modo ao introduzir pequenas tags e elements aqui e acolá para que a pauta ficasse o mais sintética e estética possível. 
  • O que achei mais difícil e deu mais trabalho foi certamente a criação da conta no GitHub e FreeNom dado que são ambos sites que deixam muito a desejar no campo de intuitividade e facilidade de manipulação, acabando por ser aqui também onde tive que pedir ajuda a colegas sobre como/o que fazer.

     3. Resolução de problemas:

  • Os problemas que encontrei foram resolvidos rapidamente com recurso a pesquisas no motor de busca Google, consulta de colegas na mesma situação e mais versados no assunto e, claro, perguntando ao professor. 


     4. As decisões tomadas ao longo do trabalho 
  • Ao longo do trabalho fui tomando decisões mais no campo da estilização da tabela como que cores a utilizar, grossura das fronteiras e cor das legendas, já que cada uma tinha que ter uma cor diferente. De resto, o trabalho pouco dava para "inventar" mas não tenho querelas com isso pois me daria apenas mais tempo de introspeção dado o leque enorme de decisões que teriam de ser tomadas autonomamente, para as quais não teria resposta.


     5. Conclusão:
  • O que mais gostei foi de aprender um pouco da história da linguagem HTML (passo 0) pois, apesar de saber as suas origens (CERN), pouco mais sabia; outro dos passos que gostei mais foi, naturalmente, a elaboração da tabela (passo 5) porque me deu a oportunidade de andar a mexer em código e foi uma tarefa bastante autodidata.
  • Gostaria de ter tido outra oportunidade para ajeitar melhor a font das legendas mas foi algo com que tive alguns problemas e então teve que ficar com a font predefinida, que deixa muito a desejar.

Durante a realização deste projeto aprendi um pouco de tudo sobre HTML, desde a sua história até como criar páginas funcionais nessa linguagem.

Certificado de finalização do curso HMTL (SoloLearn)

1 comentário:

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.