Pesquisar aqui

sábado, 29 de fevereiro de 2020

iOS 8 - v. 8.1.1


iOS 8.1.1


  Esta versão deste sistema operativo foi lançada no dia 17 de novembro de 2014 e foi específica para o iPhone 4s e para o iPad 2.
  Não existem muitas informações sobre as melhorias desta versão, apenas que houve correções de bugs e melhoria do desempenho dos mesmos.

iOS 8 - v. 8.1


iOS 8.1


  Esta versão do oitavo sistema operativo da Apple foi lançado no dia 20 de outubro de 2014, estando disponível para o iPhone 4s e posterior, iPad 2 e posterior e iPod Touch de 5ª geração e posterior.
  O que veio com esta versão do sistema operativo foi a introdução do Apple Pay nos iPhone 6 e 6s nos EUA, a adição de um álbum de fotos que eram guardadas no iCloud mas ainda em serviço beta, o regresso do álbum das fotos do rolo de câmera à aplicação das fotografias, os recursos que permitem enviar MMS e SMS a partir do iPad e do Mac e a correção de um problema que afetava a ligação a dispositivos Bluetooth de mãos-livres.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Como os robôs poderam ajudar a proteger os nossos oceanos (parte 6)

O sexto e último método será parar a pesca ilegal.
A pesca ilegal é um dos maiores problemas globais que ameaça os ecossistemas marinhos, cria insegurança alimentar e causa grandes violações dos direitos humanos. A robótica oceânica combate estes atos ilegais realizando missões longas e não tripuladas. Por exemplo, a Liquid Robotics criou o Wave Glider, um robô que nadou 4520 quilómetros até ao Havaí depois de trabalhar no Reino Unido.




Este robô funciona usando sensores em locais marítimos remotos, que abrem extensões do oceano que antes eram inacessíveis ou caras demais para enviar navios. Os dados deste robô, além de imagens de satélite e inteligência artificial, podem identificar onde a pesca ilegal pode ocorrer, permitindo assim que as autoridades a parem. Se ainda estiveres interessado vê o video acima que demonstra como este robô funciona.


Como podem ver os robôs já estão a proteger o mar, desde melhorar a eficiência dos navios até remover pedaços de lixo. No entanto, esta tecnologia está apenas no seu inicio e precisa da nossa cooperação para podermos continuar a ter um oceano limpo.Termino assim estas notícias sobre a ajuda da robótica para proteger os nossos oceanos, até à próxima!

Arduino - Introdução



O que é?
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrónica open-source baseada em hardware e software de fácil acesso.
Tem uma placa única, projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido. Esta placa é capaz de ler inputs, como um clique num botão, e fazer algo com ele, como por exemplo mostrar algo num ecrã ou iniciar um motor.

Funciona com a sua própria linguagem de programação, baseada em Wiring (essencialmente C/C++). Recomendo as minhas publicações passadas (e futuras) de C++ para quem estiver interessado a aprender mais sobre a linguagem.

É beginner-friendly (fácil de aprender para iniciantes) e muito utilizada mundialmente para diversos projetos, desde objetos do dia-a-dia a instrumentos científicos avançados.

Referências

Arduino - Loja


NA PUBLICAÇÃO PASSADA MOSTREI COMO INSTALAR O SOFTWARE DA ARDUINO, MAS PARA TRABALHAR TAMBÉM É PRECISO TER UMA PLACA E ALGUNS COMPONENTES QUE VOU MOSTRAR COMO SE ENCONTRAM!

Para encontrar diversos componentes oficiais, podem consultar a loja oficial!
Tem bastantes opções de pesquisa como as que se encontram abaixo:


Eu aconselho a compra de um kit para iniciantes que contém uma placa e alguns componentes, mas também podem optar por comprar cada componente individualmente!

Também podem comprar falsificações, que funcionam com o software, e que são mais baratos como por exemplo no AliExpress ou em outras lojas online, sendo de pior qualidade, mas servindo para quem quer experimentar e divertir-se!


Referências:

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Como os robôs poderam ajudar a proteger os nossos oceanos (parte 5)

O quinto método será remover lixo do oceano.
Já fazem anos que nós recebemos avisos para reduzir o uso de plástico, pois os seus estragos aos nossos ecossistemas são problemáticos. Uma solução para lutar contra esta poluição é com a ajuda dos robôs. Uns estudantes de engenharia criaram um robô semi-autônomo chamado FRED que limpa o lixo no mar. Este é movido a energia solar, portanto não faz nenhuma emissão adicional de gases de efeito estufa.


FRED trabalha usando uma correia que coleta detritos flutuantes. Quando as suas caixas estiverem cheias de plástico, ele volta à costa para descarregar o lixo que apanhou. Este robô também possui sensores e pingers (um dispositivo que transmite sinais curtos de alta frequência em intervalos para detetar ou identificar o ambiente a sua volta) projetados para garantir que permanece afastado da vida marinha durante este processo. Se ainda estiveres interessado vê o video acima que fala e demonstra com mais detalhe este robô e as suas características. Até à próxima!

Como programar o Arduino

É possível realizar circuitos utilizando o Arduino como uma mera pilha, que apenas serve para gerar corrente ao circuito, sem ser necessário programá-lo, porém, isso perde toda a piada e necessidade de usar um micro controlador. A vantagem de ter um dispositivo deste tipo é programá-lo. Mas como faço tal coisa de o Arduino não tem teclado nem tela? A programação é toda feita num computador, sendo depois transferida para o Arduino, que a armazena, conseguindo rodar o programar sem estar conectado ao computador que o forneceu.
Para podermos por sua vez, programar no computador é necessário instalar o IDE (integrated development environment, ambiente integrado de desenvolvimento) do Arduino, onde podemos escrever o programa, compilar, para ter a certeza que não tem erros e por fim, enviar para o Arduino. Caso não queria transferir o IDE e preferir trabalhar na Cloud também pode utilizar o Arduino Web Editor que roda inteiramente na Cloud e que possui a vantagem de estar sempre atualizado.
Deixo o Link para que possam fazer o download do IDE e/ou começar a utilizar o Web Editor (mesmo link):


Arduino Web Editor

Arduino IDE

imagens:
  • URL
  • URL2
  • consultadas no dia 23/02/2020



fonte:

Interrupção C++ - Arduino!


Vamos interromper as publicações de C++, o meu tema de curadoria original, de modo a falarmos sobre Arduino, o principal tema da Proposta de Trabalho atual (PT06).

Algumas das possíveis futuras publicações:

  • Arduino - Introdução
  • Arduino - Download e Instalação
  • Arduino - "Getting Started"
  • Arduino - Official Store (Loja)
  • Arduino - Doação! 
  • Arduino - Community
  • Arduino vs Raspberry Pi
  • Arduino - Breadboard (Placa de ensaio)
  • ...

Referências


Arduino - Download


ANTES DE COMEÇARMOS A TRABALHAR COM ARDUINO, TEMOS DE DESCARREGAR O SOFTWARE ORIGINAL GRATUITO DA MARCA, É O QUE VOU DEMONSTRAR HOJE!

Em primeiro lugar, consultem o site oficial de Arduino: www.arduino.cc

  1. Na barra de opções no topo da página, selecionar Software » Downloads;
  2. No topo da sub-página que abriu, encontra-se a versão mais atualizada de arduino, neste caso a 1.8.12:
  3. Selecionnar uma das maneiras de download para o seu sistema operativo e configurar o download a seu gosto, como em qualquer outro programa;
  4. Também pode trabalhar num ambiente na Web, também oficial da Arduino:
Referências:


segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

Não tem Arduino, não há problema!

Apesar do Arduino ser bastante barato, é compreensível que não possua a disponibilidade de comprar um. Como tal, eu trago-lhe uma solução para que possa usar o Arduino sem possuir um, podendo até servir como uma espécie de experimentação para saber se deve ou não comprar um.
O que quero aqui apresentar é o conceito de simulador de Arduino, que são, no fundo, sites em que é possível criar circuitos com o mesmo (existindo diversos outros componentes à disposição), sendo até possível programá-lo. Como é óbvio existem diversos simuladores, porém, eu vou apenas enumerar os dois que mais gosto:

Tinkercad

O Tinkercad é talvez o simulador mais simples e mais didático de se utilizar, possui projetos pré construídos com os quais podemos aprender, tem também uma excelente plataforma de partilha de projetos (um pouco como o GitHub). É visualmente muito simples e intuitivo, sendo possível escrever o código em blocos (para quem não está costumado a texto). Quando criamos um circuito, o simulador tentar automaticamente criar um código para o mesmo, facilitando os inexperientes em programação, pois podem alterar o código sem ter que o criar de raiz. Este simulador oferece também uma vantagem para os professores que podem criar uma sala de aula, onde vão automaticamente parar os projetos dos seus alunos.

Circuito.io

Este simulador também é fantástico, sendo apenas necessário arrastar os componentes que queremos utilizar, que o programa queria um guia automático de como devem ser feitas as ligações. Para além disso, tal como o simulador anterior, este também cria um código baseado nos componentes utilizados, recorrendo até a bibliotecas (algo que creio que o anterior não faz). Cria também uma lista com todo o que é necessário, incluindo o preço, sendo possível comprá-los diretamente na plataforma. Mas a minha propriedade favorita deste simulador é mesmo a possibilidade de criar instantaneamente uma solução de Internet of Things para o seu projeto.


imagens:
  • URL
  • URL2
  • consultadas no dia 23/02/2020

fontes:

C++ - Type modifiers

Os type modifiers (modificadores de tipo) são keywords que podemos colocar antes de certos tipos de dados de modo a modificá-los.
  • unsigned;
  • signed;
  • short;
  • long;

Por exemplo, podemos colocar unsigned atrás de int ao criar uma variável. Assim, a variável só poderá armazenar números inteiros positivos (unsigned, sem sinal: sem sinal negativo).
unsigned int number;

number = 6; //VÁLIDO!
number = -6; //ERRO!

Aqui está uma tabela com diferentes modificações aos tipos de dados:

Utilizamos os type modifiers para utilizar menos memória. De nada nos vale ter uma variável capaz de armazenar valores negativos quando queremos apenas positivos, por exemplo. Às vezes, é até mesmo necessário, se quisermos ter uma variável que armazena grandes valores precisamos de um long ou long long.

Referências (18/02/2020)

Python - Interrupção / Arduino - Introdução

NAS PRÓXIMAS PUBLICAÇÕES, ATÉ DIA 13 DE MARÇO, PASSAREI A ESCREVER APENAS SOBRE ARDUINO, FAZENDO UMA INTERRUPÇÃO NA APRENDIZAGEM DE PYTHON QUE RETOMARÁ A PARTIR DESSA DATA!


O que é Arduino?

Arduino é uma plataforma de prototipagem electrónica de hardware livre e de placa única, projectada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++ (acomselho a leitura das publicações sobre C++ do meu colega Nyckollas Brandão).

É utilizado para fazer diversos projectos de robótica e eletrónica, sendo relativamente fácil e divertido de trabalhar.

Existem bastantes componentes que se podem comprar à parte, como resistências, LEDs, sensores, módulos. motores e outras placas.


Referências:

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Como os robôs poderam ajudar a proteger os nossos oceanos (parte 4)

O quarto método será ajudar a Grande Barreira Coral.
Os corais tem uma grande importância no nosso ecossistema, por exemplo uma, em cada quatro espécies marinhas vive nos recifes. Incluindo 65% dos peixes. Por isso mesmo é extremamente importante proteger a Grande Barreira Coral. Esta tem secções grandes e danificadas, e os robôs poderão ajudar a restaurar os corais bebês nestas áreas mais danificadas. 


O LarvalBoat é um robô que dispersa os corais bebês de volta ao recife. O processo envolve coletar milhões de óvulos e espermatozóides dos recifes e depois cultivá-los em sistemas flutuantes de viveiro. Este robô já instalou milhões de corais bebês na Grande Barreira Coral, e os cientistas já notaram o crescimento de pólipos de coral. Eventualmente, o projeto poderá restaurar recifes em todo o mundo e acelerar a recuperação de ecossistemas inteiros. Se ainda estiveres interessado vê o vídeo acima que demonstra este robô em ação. Até a próxima!

iOS 8 - v.8.0.2


iOS 8.0.2


  Esta segunda versão do iOS 8 foi lançada no dia 25 de setembro de 2014, um dia após o lançamento do iOS 8.0.1 devido aos erros que vieram com este. Os dispositivos que suportaram esta versão foram os mesmo da versão anterior.

Curadoria temporária: Arduino

Durante as próximas duas semanas (devido à realização de um trabalho), irei apenas postar sobre Arduino e não sobre internet of things. Começo com uma breve apresentação do mesmo.
O Arduino é um micro controlador (uma espécie de computador no qual podemos efetuar ligações com dispositivos eletrónicos, de modo a controlá-los). Este dispositivo serve para criar circuitos eletrónicos, como, ligar um LED caso esteja muito escuro, regar as plantas de o sensor de humidade do solo colocado no vaso das mesmas indifcar um valor de humidade abaixo do padrão delineado pelo programador... A sua grande vantagem para ser utilizado como objeto de aprendizagem, é o seu baixo preço, a sua facilidade, a sua popularidade (que faz com que haja muito material disponível sobre o mesmo) e o facto de combinar Software com Hardware, programação com construção de circuitos. É importante frisar que existem diversos tipos de Arduinos, idealizados para diversas tarefas e tipos de projeto. Como este dispositivo é open-source, outras marcas além da Arduino criam clones, normalmente mais baratos.
Agora que já sabe de que se trata o Arduino, espero lhe tenha suscitado entusiasmo e curiosidade, não perca os próximos posts em que darei dicas de como utilizar e sugestão de alguns projetos.


imagem:

  • URL
  • consultada no dia 23/02/2020