Pesquisar aqui

sábado, 19 de novembro de 2016

Maiores diferenças entre fotos antigas e atuais

   "A fotografia digital possui muitas vantagens quando comparada à fotografia feita pela exposição de filmes sensíveis à luz e a revelação de fotos em químicos para fotografia. 
   As digitais podem ser guardadas e também compartilhadas eletronicamente, e vistas imediatamente, ao invés de apenas depois de serem reveladas. Cameras digitais são também mais práticas e mais fáceis de usar do que cameras de filme. Talvez a maior diferença entre a fotografia digital e a fotografia de filme é a praticidade na edição. Fotógrafos agora podem fotografar, passar as fotos para o computador e começar a editá-las em minutos. A fotografia digital também pode oferecer aos fotógrafos possibilidades de edição que não estão disponíveis para a fotografia com filme."

Figura 1 Camera Digital

Fonte:  http://www.ehow.com.br/maiores-diferencas-entre-fotos-antigas-atuais-info_43367/

Quem foi o pai da fotografia?

     " Por volta do ano 1800, quando vários inventores começaram a aparecer com 
ideias para capturar imagens sem que fosse preciso pintá-las, alguns nomes 
ganharam destaque.
     Joseph Niepce em 1793, foi uma das primeiras pessoas a conseguir “imprimir” a luz em uma superfície sem usar qualquer tipo de tinta, porém as imagens desapareciam 
depois de algum tempo. Joseph usava uma câmara obscura, e um tipo especial de papel 
com cloreto de prata.
     Em 1826 foi registada a primeira fotografia. Como é possível perceber, no entanto,
a qualidade ainda era baixíssima; além disso, o processo todo de captura levava horas."
Figura 1 
Fotografia mais antiga a ser preservada, capturada em 1826

Thomas Knoll, criador do Photoshop




Thomas Knoll é um engenheiro de software nascido em Ann Arbor, Michingan e criou em 1987, aos 25 anos de idade, um dos mais usados Software de edição de imagem, o Photoshop. Foi na Califórnia, Estados Unidos. Knoll estava em casa a trabalhar na sua tese de doutorado, em visão computacional, quando criou um código no seu computador que exibia imagens em tons de cinza em um monitor de bitmap preto e branco. Algum tempo depois trabalhou com seu irmão John Knoll, para desenvolvê-lo. Com a ajuda do pai, um professor da Universidade de Michigan, John comprou um Macintosh II, o primeiro computador com monitor colorido para Thomas, que reescreveu o programa para funcionar com cores. O nome “Photoshop” veio depois, após muitas mudanças de nome; todos os nomes pensados por Thomas já haviam sido usados por outros programas. A versão 1.0 foi lançada pela Adobe em fevereiro de 1990.

Fonte do texto e da imagem: https://chadefoto.files.wordpress.com/2013/05/tknoll.jpg

7 passos para escolher a máquina fotográfica perfeita



Encontrar a máquina fotográfica perfeita nem sempre será uma tarefa fácil. Existem diversos factores para ter em conta quando procuramos uma câmara fotográfica adaptada ao que queremos e necessitamos.



Mas hoje vamos ajudar-vos na escolher a máquina fotográfica de que precisam. Vamos a isto?
Com a lente a apontar para as férias de Verão, começa a procura pela máquina fotográfica ideal para partilhar os momentos com a família ou as aventuras com os amigos. A escolha não é fácil e todos os detalhes contam para garantir uma compra à medida.
Por essa razão, elaboramos junto com o nosso parceiro KuantoKusta, uma proposta de 7 passos para ajudar a encontrar a máquina que de facto precisa.

#1. Iniciante ou profissional?
Antes de tudo devemos considerar os cenários onde vamos usar a máquina. Será que somos iniciantes ou já somos mais que isso e queremos algo mais profissional?

É importante esta introspecção porque sobre isso cairá a nossa escolha e o valor a investir.

Se pretendemos algo para dar início à nossa curiosidade fotográfica, então considere adquirir uma câmara compacta. Por exemplo, esta Canon PowerShot G7 X Black, que tem um excelente compromisso preço qualidade.

Mas se quer algo se quer já algo no 4K, então sugerimos uma das mais interessantes na relação preço qualidade. A Panasonic Lumix DMC-LX100 Black traz já uma resolução máxima de vídeo a 4K Ultra HD com 3840 × 2160, 25fps.

Por último, uma sugestão que arrebata qualquer iniciante e profissional, a Leica Q (Typ 116) Black. Não há quem lhe coloque defeitos… a não ser no preço! Se é um saudosista pelo aspecto do passado, mas com tecnologia do presente e uma das melhores máquinas no seu segmento, não deixe de verificar as características desta Olympus Pen-F.

No que toca às máquinas profissionais, a velha disputa entre Canon e Nikon já é popular, mas deixamos aqui no meio esta pérola: Sony Alpha a99 SLT-A99V. O verdadeiro fotógrafo sabe do que falámos.

#2. Quanto quer gastar?
É importante saber o ponto anterior que definirá este. Se por exemplo, tiver um orçamento entre os 300 e os 500 euros, então deixamos aqui duas boas sugestões para quem quer iniciar-se nesta arte de captar um frame eterno.

Poderá adquirir uma Sony Cyber-Shot DSC-RX100 Black por um preço entre 330 e 480 euros. A relação preço qualidade, que também está presente na Canon PowerShot G7 X Black poderá ser tudo o que precisa. Mas há outras, tenha só em atenção às características se respondem aos seus eventuais requisitos, como por exemplo fazer vídeo em 4K.

Na área profissional, então a guerra pode ser outra, até porque aqui as lentes podem ditar preços para lá dos valores do corpo da máquina, que muitas vezes até é o mais barato. Deixamos este exemplo: Canon EOS 5D Mark III que só o corpo poderá custar 2500 euros, mas um conjunto de lentes decentes facilmente se duplica este valor.

#3. O que são os megapixels?

Muitos profissionais, embora grandes mestres na arte da fotografia, não saberão descrever o que é um pixel.

Para amadores e profissionais perceberem o significado de Megapixels é necessário antes de mais saber a definição de Pixel. Então, em modo simplista mas compreensível, podemos dizer que Pixel é o menor elemento que constitui uma imagem eletrónica, digital, ou seja, é o pixel que contém a cor.

Este é um exemplo amplamente usado para descrever o Pixel. Na imagem em cima, a fotografia à esquerda mostra o animal do foco da imagem, o “recorte” ampliado várias vezes mostra apenas a ponta da orelha do animal. Estes quadradinhos que formam a imagem são os pixels, e quando esta está no seu tamanho natural é impossível para o olhos humano vislumbrar os pixels individualmente.

Melhor qualidade, maiores quantidades de pixels é o mesmo que melhor resolução da imagem?

Agora isso já é outra história. Resolução é a quantidade de pixels que forma determinada imagem, sendo marcada na horizontal x vertical. Mas resolução é mais que isso. A resolução depende da capacidade de captação que o sensor da câmera possui.

#4. A marca importa?

Em Portugal há uma tendência, segundo comparador KuantoKusta. As marcas mais procuradas são a Canon e a Nikon, referências no mercado, mas ambas com serviços diferentes.

A Canon é conhecida por captar cores mais quentes e a Nikon por captar tons mais frios. Contudo, há outras marcas a ganhar destaque entre os amantes da fotografia, como a Sony, a Panasonic ou a Fujifilm.



#5. Qual a melhor objectiva?



Este é outro tema muito interessante e onde cada fotógrafo tem uma opinião (e cada um tem a sua como a mais importante).

Para quem está a começar, contudo, há um processo de aprendizagem grande, até ter a sensibilidade do que pretende e, mais uma vez, de quanto quer gastar, pois marcas não faltam e cada uma tem a sua tabela de preços.

Por norma, as máquinas costumam estar à venda com uma objectiva de 18-55mm, ideal para fotografar objectos ou paisagens mais próximas, mas existem inúmeras opções. Uma das mais procuradas são as teleobjectivas que conseguem ir até aos 200/300mm; estas têm uma maior distância focal, e por isso, conseguem captar objectos mais distantes.



#6. Que acessórios devo comprar?

Há uma quantidade quase infinita de acessórios que ajudam todo o processo de fotografar: desde as objectivas, já referidas, aos tripés, estojos, baterias, fios de ligação ao computador, cartões de memória, filtros, etc.

É importante perceber se a máquina que se quer comprar tem compatibilidade com diversos acessórios que possam ser necessários, e se existem de facto, acessórios no mercado para ela.

Este é um mercado rico em opções. Não se perca pelo primeiro amor, veja tudo o que tem à disposição, vai ver que poderá “ganhar” dinheiro quando faz a compra acertada.



#7. As análises são importantes?
Porque a opinião dos utilizadores do mesmo produto que se deseja comprar tem uma grande influência, é importante ler análises e ver vídeos e imagens capturadas pela máquina em questão antes de a comprar, de modo a perceber de que forma se materializa a sua qualidade.

Mas também não se deixe influenciar totalmente pelas análises dos amantes das marcas, até porque para eles a “sua marca” é a melhor, o que actualmente carece de muitas provas. Um facto é que as marcas mais “populares” nem sempre são as melhores.


Por exemplo, hoje em dia ao nível profissional, muitos têm uma preferencia pelas câmaras da Sony que, segundo eles, ultrapassou já as lideres deste segmento, a Canon e a Nikon.








Fonte do texto e das imagens: https://pplware.sapo.pt/truques-dicas/7-passos-escolher-maquina-fotografica-perfeita/

Photoshop é o rei do Pirate Bay





A Adobe bem tem tentado acabar com a pirataria aos seus produtos, e de certa maneira tem conseguido, a avaliar pelo aumento de subscrições em 41% no último trimestre. Ainda assim, o Photoshop continua a ser o programa mais descarregado no portal de torrents The Pirate Bay.

Em 2013, a Adobe revolucionou o modelo de venda dos seus produtos com a introdução de planos aliciantes subscritos por períodos de tempo. Nos últimos dois anos afirmou que a sua estratégia estava a funcionar e o combate à pirataria estava a mostrar resultados evidentes nas contas da empresa.

Todavia, ainda assim, no site mais utilizado para descargas ilegais de conteúdos e programas, o Photoshop, ferramenta popular da Adobe de edição de imagem, lidera isoladamente sobre outras utilidades da Microsoft. Estes dados contrastam com os resultados financeiros da Adobe, no qual figuram 1,46 mil milhões de dólares em assinaturas, neste bolo só a Adobe Creative cloud (conjunto de aplicações de criatividade da empresa na nuvem) representou 803 milhões.


Fonte do texto e das imagens: https://www.maistecnologia.com/photoshop-e-o-rei-do-pirate-bay/

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Sunny16

A regra Sunny 16 é um método simples para estabelecer uma exposição correta à luz sem utilizar um fotómetro, quando se fotografa ao ar livre. 
Basicamente, para obter uma exposição correta em dias ensolarados configura-se a abertura do diafragma para f/16 e a velocidade do obturador para 1/ ISO s.


ISO100; 1/125s; f/16


Generalizando a regra:

Ajustar a velocidade para 1/ISO s
Ajustar a abertura do seguinte modo:

Condições de iluminação
Abertura
Ensolarado
f/16
Levemente nublado
f/11
Nublado
f/8
Fortemente nublado
f/5.6
Pôr-do-sol
f/4

Como criar fundos incríveis nas Fotografias.....

Utilizar papel de alumínio para criar fundos incríveis nas fotografias, com a popularização das máquinas DSLR, as pessoas procuram reproduzir em casa alguns truques de fotógrafos profissionais.
Um dos truques mais desejado entre os amadores é o famoso fundo desfocado, que é adquirido de melhor maneira com as lentes com maior abertura. Com luzes de fundo desfocadas, o efeito conhecido como "bokeh" é um atrativo aos olhos dos fotógrafos, mas é sempre necessário uma composição de várias luzes ao fundo para criar um cenário completo.

Um truque simples é criar esse efeito utilizando papel de alumínio em casa.













Conheça 5 cameras que filmam em 360 graus



Conheça a seguir cinco câmeras que filmam em 360 graus e aproveite para fazer vídeos com tecnologia de ponta. Entre as fabricantes que oferecem os modelos estão a Samsung, a Kodak e a Nokia e há aparelhos com gravação em 4K ou 2K.

Samsung Gear 360






PixPro SP360




Nokia OZO





Luna



Vuze




Fonte:http://www.techtudo.com.br/listas/noticia/2016/06/conheca-cinco-cameras-que-filmam-em-360-graus.html


Consultado a 17de Novembro de 2016




Fugitivo envia 'selfie' à polícia porque fotografia usada não o favorecia



Homem enviou uma "selfie" à polícia porque não gostou da fotografia usada na publicação em que dizia que ele era procurado
O norte-americano Donald Pugh, conhecido como Chip, enviou uma "selfie" à polícia porque não gostou da fotografia que esta usou na publicação no Facebook em que informava que ele estava a ser procurado.
O departamento policial de Lima, em Ohio, publicou uma fotografia do tipo passe de Donald Pugh com um pedido para que quem soubesse do seu paradeiro avisasse as autoridades, pois havia um mandado de captura em seu nome por ter faltado a uma sessão no tribunal


Donald Pugh não gostou da fotografia utilizada e enviou uma nova. Na mensagem dizia: "Aqui está uma fotografia melhor. Aquela é terrível". Na nova imagem vê-se o homem de 45 anos de fato e com óculos de sol sentado no lugar do condutor de um carro.




A polícia publicou a nova fotografia e não se esqueceu de "lhe agradecer por ser prestativo". Pediu, no entanto, que fosse ao departamento policial para "falar sobre as acusações". Segundo a polícia de Lima, Donald Pugh é ainda procurado por ser uma "pessoa de interesse" em casos de incêndio criminoso e vandalismo.
Segundo o Washington Post , Donald Pugh foi entrevistado pela rádio local 104.9 Eagle pela ousadia que teve ao enviar a "selfie" e justificou-se dizendo que a fotografia da polícia não o favorecia nada. "Eles puseram uma fotografia em que eu parecia um Thundercat ou algo parecido", explicou Chip Pugh, referindo-se aos desenhos animados infantis.
Os locutores da rádio, Phil Austin e Ryan Staley, perguntaram várias vezes onde Donald se encontrava e ele respondeu sempre de maneira diferente. Primeiro disse que estava "no meio da praça da cidade com um cartaz que dizia 'inocente'", mas depois estava "sentado num bunker ao lado de El Chapo a construir um túnel para o McDonalds".
O caso está a ser muito comentado nas redes sociais e até foi criada uma página no Facebook a pedir a libertação de Donald Pugh, apesar de este não estar detido, e a brincar com as autoridades policiais de Lima. Numa das imagens vê-se um dos agentes da polícia a explicar que não tem ideia de onde Donald está, apenas sabe que ele está algures no Facebook.
Donald Pugh desvalorizou as acusações que recaem sobre ele. Afirma que foi preso por condução sob o efeito de álcool em novembro e "simplesmente" decidiu "não ir" à sessão do tribunal. "Os jornais de Lima agem como se eu tivesse incendiado a casa de alguém", explicou Donald, que admitiu que se divertiu com a publicação no Facebook. "Eu fi-lo por todos os meus amigos idiotas", contou.


Fonte: http://www.dn.pt/mundo/interior/fugitivo-envia-selfie-a-policia-porque-a-fotografia-usada-nao-o-favorecia-4976210.html

Consultado a 17 de Novembro de 2016

Comparação de três câmeras de smartphones

Comparação da câmera de três smartphones : Google's Pixel, IPhone 7 Plus e Moto Z.

Se precisar de .... Auto-Focus
Da esquerda para a direita: IPhone7 Plus, Google's Pixel e Moto  Z














Vencedor: Iphone7 Plus


Se tiver uma imagem com pouca luz
Da esquerda para a direita: IPhone7 Plus, Google's Pixel e Moto  Z


















Vencedor: Google's Pixel


Se precisar de fazer... ZOOM
Da esquerda para a direita: IPhone7 Plus, Google's Pixel e Moto  Z

















Vencedor: Moto Z


Se precisar de tirar uma fotografia tipo retrato
Da esquerda para a direita: IPhone7 Plus, Google's Pixel e Moto  Z



Vencedor: IPhone7 Plus


Para utilizar o macro mode



          Da esquerda para a direita: IPhone7 Plus, Google's Pixel e Moto  Z


Vencedor: Moto Z






















































quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Lens Flare

O Flare ou Lens Flare é um defeito ótico causado pela dispersão da luz quando esta entra diretamente através das extremidades da lente, formando-se manchas de luz circulares ou hexagonais na fotografia, dependendo do sistema ótico da câmara.



Embora seja originalmente uma imperfeição, o flare é muitas vezes utilizado como recurso artístico, já que tende a deixar a imagem mais colorida e quente.



Para conseguir o efeito deve-se fotografar em direção à fonte de luz e utilizar aberturas de diafragma grandes (para que o flare seja suave).




Estas são as melhores fotografias tiradas com drones

Dronestagram junta as fotografias tiradas graças aos drones e escolheu as melhores imagens numa eleição que reuniu 5.900 fotografias de 28 países.

Aqui ficam alguns exemplos:


Resultado de imagem para dronestagram top 9



Resultado de imagem para dronestagram top 9


Resultado de imagem para dronestagram top 9


Resultado de imagem para dronestagram top 9


Resultado de imagem para dronestagram top 9


Resultado de imagem para dronestagram top 9



Os drones vieram permitir que o mundo fosse fotografado de perspectivas muitas vezes impossíveis e que locais proibidos fossem fotografados sem autorização.

O Dronestagram junta as fotografias tiradas graças aos drones e escolheu as melhores imagens numa eleição que, segundo a National Geographic, reuniu 5.900 fotografias de 28 países.

O concurso elegeu as nove melhores fotografias do mundo dividido-as em três categorias - Natureza/Vida Selvagem, Desporto e Viagens. No entanto, estas fotografias não são conseguidas por sorte e muitos dos fotógrafos.



Pai faz montagens do filho com Photoshop e imagens viralizam


Através da utilização do Photoshop, o fotógrafo e artista digital Adrian Sommeling utilizando a sua imaginação (sem fim) fez montagens do seu filho. “Graças à liberdade criativa e às suas ferramentas poderosas, qualquer um pode voar, vaguear pela terra como um gigante e navegar no topo de um arranha-céus”, afirma.

O trabalho impressionante de Adrian, que sabe valorizar com maestria o tempo que passa com o seu filho, também foi destacado pelo site Design You Trust.




Aqui ficam alguns exemplos:











Como criar uma imagem com fundo transparente no Photoshop


O Photoshop possui um recurso que permite ao utilizador deixar uma foto com o fundo todo transparente. O recurso é muito útil, principalmente, para fazer montagens, colocando uma imagem sobre a outra, de forma a que nenhum fundo atrapalhe a montagem e a deixe com ar profissional.

O programa de edição de fotos da Adobe é famoso pela grande quantidade de ferramentas e funções que oferece. Confira, no tutorial abaixo, como deixar uma imagem com fundo transparente no Photoshop.




Aprenda a deixar uma imagem com fundo branco do Adobe Photoshop (Foto: Divulgação/Adobe)


Passo 1

Abra a imagem no Photoshop e selecione a ferramenta “Varinha Mágica”, a quarta de cima para baixo.


Selecione a varinha mágica (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)


Passo 2

Agora, clique fora do objeto/pessoa que você deseja destacar na imagem. Note que o entorno ficará cercado.

Clique no fundo da imagem (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)


Passo 3

Feito isso, escolha a ferramenta “Borracha Mágica”.

Selecione a borracha mágica (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)




Passo 4


Clique com a borracha em qualquer lugar da foto que não seja o objeto/pessoa selecionada para tirar o fundo da imagem.
Tire o fundo da imagem (Foto: Reprodução/Lucas Mendes)

Pronto. Agora, é só salvar o arquivo para usá-lo em futuras edições.


Fonte:

http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2016/10/como-criar-uma-imagem-com-fundo-transparente-no-photoshop.html


7 Dicas para tirar fotos deslumbrantes com a GoPro

As sete dicas que o vão ajudar  tirar fotografias deslumbrantes com uma GoPro



1. Posicione a GoPro o mais próximo possível







Por posssuir uma lente com ângulo muito amplo, vale a pena usá-la sempre o mais próxima da cena, de preferência com menos de um metro de distância, ou seja, invés de se afastar para enquadrar uma cena como nas câmeras normais, na GoPro deve-se colocar a lente próximo ao objeto a ser fotografado.








2. Selfie Stick






O Selfie stick serve para diversos tipos de imagens que vão desde fotografias de ação até as  famosas selfies.
O Acessório permite criar pontos de vistas diferentes, ao contrário do que seria possível com a camêra na mão.










3. Fique atento a luz







Apesar se ser uma regar universal para qualquer tipo de câmera, a luz influencia muito a  qualidade final de um vídeo ou foto com a GoPro.
Se for fazer fotos com luz natural, fique atento a posição do sol para não fazer sombras no que está a ser registado.









4. Procure utilizar ângulos estranhos










Abuse do efeito de "olho de peixe" para conseguir os ângulos mais incomuns.
Os resultados podem ser surpreendentes.











5. Resolução no máximo





Não tenha medo de utilizar a capacidade máxima de resolução da câmera pois afinal isso vai permitir fotografias mais vivas e com melhor qualidade.








6. Utilize filtros






A GoPro possui diversas outras lentes que podem ser instaladas na câmera para diversos usos, como modelos especiais para mergulho ou as com filtro UV (recomendadas para dias de sol forte), caso não queira gastar dinheiro a comprar estas lentes extra, é possível utilizar por exemplo óculos escuros criando assim efeitos variados na mesma cena de fotografia.










7. Fique atento a bateria





Por ser uma câmera pequena a GoPro possui uma bateria que dura pouco, como tal deixa-se a recomendação de deixar a câmera desligada quando não a estiver a usar, e se possível andar com uma bateria de reserva ou carregador.
(a fotografia apresentada ao lado foi tirada com um acessório extra "Dome" que permite criar esse efeito de "cima e baixo")







https://catracalivre.com.br/geral/invencoes-ideias/indicacao/7-dicas-certeiras-para-tirar-fotos-deslumbrantes-com-uma-gopro/