sábado, 11 de maio de 2019

Spotify testa a nova Storyline similar às Stories do Instagram

O Spotify está a testar a sua própria versão das Stories ou histórias do Instagram. O formato popularizado pela rede social Snapchat vê agora uma nova adaptação, estando igualmente presente no Facebook, YouTube, bem como no WhatsApp. Com efeito, é rara a plataforma ou rede que não tenha uma vertente mais social.

Do streaming de música, aos podcasts e agora à partilha de histórias?

Spotify app publicidade Android iOS Stories Storyline rede social

Do Instagram ao Spotify

Ainda que o formato tenha sido criado pelo Snapchat, foi com o Instagram que atingiu o pico de popularidade e agora, migrará para o Spotify. Contudo, para já é uma função que está a ser testada, não estando ainda globalmente disponível. Note-se ainda que já existia algo similar, o Behind the Lyrics” na aplicação.

O Storyline não lhe apresentará cartões pop-up sincronizados com a reprodução da música. Em vez disso, terá que carregar na nova implementação, tal como consulta as Stories na rede social Instagram. Desse modo, o utilizador já saberá exatamente o que fazer dentro da aplicação.

Spotify app publicidade Android iOS Stories Storyline rede social


O Spotify como plataforma de streaming e rede social

Com o intuito de envolver os utilizadores e dar-lhes um pouco mais de perspetiva sobre os seus artistas favoritos, o Storyline estará ao dispor dos criadores de conteúdo. Tudo para que desse modo possam passar algo mais sobre a sua mensagem, inspiração ou estado de espírito a quem os segue e/, ou ouve.

Spotify app publicidade Android iOS Stories Storyline rede social



sexta-feira, 10 de maio de 2019

Sites com músicas para utilizares nos teus vídeos

Passa por estes sites onde podes arranjar música gratuita sem direitos de autor para pores nos teus vídeos.

  • YouTube AudioLibrary - O próprio Youtube disponibiliza uma lista de músicas do qual detém os direitos de autor para que as pessoas as possam usar nos seus vídeos.
  • Incompetech - Uma vasta biblioteca que contém músicas e efeitos sonoros para melhorares o teu vídeo.
  • Partners In Rhyme - É utilizado por profissionais como uma fonte de recursos de efeitos sonoros. Tem um pouco de tudo para edição de vídeo e está dividido entre uma aprte paga e um parte gratuita.
  • ccMixter - Compilação de músicas de todos os géneros que são 100% gratuitas e provém de artistas que as disponibilizam.

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Top 3 aplicações para capturar a tela

Se estás interessado em fazer um vídeo em que tens de gravar o que está a acontecer no teu ecrã, dá uma viste de olhos a estes programas!

  1. OBS Studio - Grava e permite a transmissão em direto do ecrã e é grátis. Tem alto desempenho, é fácil de usar e intuitivo, e é utilizado por diversos profissionais. Está disponível para Pc e Mac.
  2. CamStudio - Apenas grava a tela e áudio, no entanto fá-lo com alta qualidade. É considerado o melhor para quem quer apenas gravar a tela juntamente com o áudio. Está disponível para todos e é gratuito. Apenas funciona em PC
  3. Krut - É um programa especializado em quem quer gravar para depois editar. Grava o vídeo e o áudio em ficheiros separados (.mov e .wav). É um programa leve e desenvolvido pela Java, logo funciona em quase todos os computadores. Mais uma vez é grátis e basta fazer o download a partir do site oficial.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Tesla: Incêndios nos carros levam a empresa a melhorar o software das baterias




Os vários incêndios nos carros elétricos da marca estão a obrigar a Tesla a melhorar o software das baterias. Segundo informações, a Tesla esteve nos locais onde se deram os incêndios, recolheu dados sobre os possíveis problemas e está a agilizar o que poderá solucionar este grave problema.

Desta forma e após mais um incidente, a Tesla confirmou que está a lançar uma atualização de software de BMS para rever as “configurações de gestão de carga e térmicas”.

Imagem carro elétrico Tela Model S arde num incêndio espontâneo

Conforme temos visto nos últimos tempos, vários veículos Tesla Model S incendiaram-se, aparentemente, por conta própria. Assim, sem qualquer acidente associado, sem qualquer problema extra, os carros sofreram fogo espontâneo que os destruiu totalmente. Além de acompanhar estes problemas, a Tesla diz agora que vai já atualizar o seu software de gestão da bateria.


Onde está o problema que provoca estes incêndios?

Após o incidente, a Tesla confirmou que esta vai lançar uma atualização de software de BMS. Este software de sistema de gestão da bateria será assim sujeito a uma revisão das “configurações de gestão de carga e térmicas”. 

«À medida que continuamos a nossa investigação da raiz do problema, com muita cautela, estamos a rever as configurações de gestão de carga e térmicas nos veículos Modelo S e Modelo X através de uma atualização de software (OTA) que começará a ser lançada hoje, para ajudar a proteger ainda mais a bateria e melhorar a longevidade da bateria.»








Movavi faz com que possas editar vídeo no telemovel e computador!

Movavi faz com que possas editar vídeo no telemóvel  e computador!
O Movavi Clips é uma aplicação que te permite editar vídeo no telemóvel e computador, o que pode dar muito jeito pois é fácil levar o telemóvel para qualquer lado. O Movavi permite colocar filtros de cor, ajustar a iluminação e a saturação de cada clip, adicionar titulo, autocolantes, voice-over, música de fundo da movavi, etc...
A melhor parte é que esta aplicação é gratuita e não perdes nada em experimentá-la!

Adobe After Effects agora tem um filtro que apaga conteúdo indesejado!

Adobe After Effects agora tem um filtro que apaga conteúdo indesejado!

 Este filtro já está disponivel nos after effects, apesar de também estar disponível no photoshop. qualquer pessoa que trabalha em vídeo saberá que é uma ótima forma de poupar tempo.
Este filtro está disponivel no After Effects (16.1).

4 ferramentas de recorte no Adobe Premiere

Uma parte essencial e crucial na edição de qualquer vídeo é o recorte e ajuste dos "ficheiros brutos" utilizados na nossa composição. Para isto existem ferramentas com atalhos para facilitar a nossa vida.

Estas são 4 ferramentas a saber para fazer recorte no Adobe Premiere:
  • Rolling (N) - esta ferramenta ajusta um número igual de frames ao mesmo tempo nos pontos inicial e final do clip de vídeo.
  • Ripple (B) - o ripple ajusta o clip ativo e desloca os clips seguintes e anteriores para que fiquem diretamente a seguir ou antes deste clip.
  • Slip (Y) - o slip desloca o clip ativo sem alterar os clips anteriores e seguintes.
  • Slide (U) - o slide desloca o clip ativo ajustando o número de frames deslocados nos clips anteriores e seguintes.

Consultei o site sites.aebenfica.org/apontamentos-tic/video/trimming no dia 07/05/2019

segunda-feira, 6 de maio de 2019

7 erros de iniciantes em vídeos

É normal existirem erros quando nos iniciamos a fazer alguma coisa mas é preciso ter conhecimento destes error para que os possamos corrigir e possamos evoluir nesta nova coisa. Criação de vídeos não é uma excessão!

Estes são 7 erros comuns que os iniciantes em vídeos fazem:
  • Câmera instável - no inicio as pessoas não têm equipamento como por exemplo tripés, no entanto é muito importante arranjar uma maneira de estabilizar o vídeo já que isto faz toda a diferença.
  • Mau começo - o começo do vídeo é algo muito importante já que é ele que capta as pessoas e as faz ficar a ver o vídeo por isso vai direto ao assunto.  
  • Má história - é importante ter uma história coerente para que o vídeo não se torne aborrecido e tenha mais impacto.
  • Vídeo demasiado longo - ser direto é essencial, assim o vídeo torna-se mais pequeno e mais fácil de assistir.
  • Mau enquadramento - é de extrema importância enquadrar bem o sujeito no vídeo já que um vídeo com mau enquadramento é, consequentemente, um vídeo de má qualidade.
  • Má iluminação - a luz é outro elemento que faz imensa diferença na qualidade do vídeo, ninguém gosta de ver um vídeo escuro.
  • Mau áudio - este é dos elementos mais importantes na gravação de vídeo já que ninguém gosta de ouvir um vídeo com má qualidade de áudio.

Consultei o vídeo do YouTube youtube.com/watch?time_continue=5&v=REHcF-N_53c no dia 06/05/2019


domingo, 5 de maio de 2019

6 melhores softwares de animação stop motion

O stop motion é uma técnica extremamente interessante que pode ser auxiliada por diversas ferramentas, principalmente software de animação stop motion que pode ser usado no  computador.


1. Stop Motion Pro Eclipse

Stop Motion Pro é um interessante software de animação que se conecta facilmente à sua câmara ou webcam. Pode ser usado para capturar e colar imagens e transmitir histórias interessantes através dos seus personagens animados.

Também podem ser usados marcadores para acompanhar e planear o movimento dos seus personagens. A ferramenta pode reproduzir até 30 quadros por segundo e permite gravar áudio enquanto reproduz animação. O suporte de sincronização labial também está disponível.

O software é compatível com dezenas de câmaras e possui ferramentas avançadas de gerência de projectos que são muito úteis na organização de projectos de animação de longo prazo.

A interface do Stop Motion Pro está disponível em cinco idiomas: inglês, francês, alemão, espanhol e chinês.


2. Dragon Frame

O Dragon Frame é uma poderosa ferramenta de animação de stop motion que ajuda a criar imagens realmente impressionantes.

O software permite que se dê vida às animações com a ajuda de várias ferramentas profissionais na tela. O Dragon Frame permite capturar movimentos precisos, compor e iluminar a foto perfeita com controles de câmara e editar imagens com a ajuda de ferramentas avançadas de revisão de imagens. Também se pode inserir áudio e editá-lo de acordo com as necessidades de seus personagens.

Os principais recursos incluem:
  • Cronograma: O quadro pode ser editado com um simples arrastar e soltar para ajustar o tempo, refazer sequências ou restaurar quadros excluídos.
  • Ferramentas de desenho: As ferramentas de desenho baseadas em vector permitem que se controle melhor sua animação.
  • Suporte de ampliação de exibição ao vivo
  • A detecção de cores permite comparar os intervalos de tons entre as fotos e ajustá-los.

O Dragon Frame é adequado para profissionais e animadores experientes.



3. IKITMovie

O iKITMovie é uma ferramenta de animação em stop motion compatível com Windows XP / Vista / Windows 7/8 ou Windows 10.

Se se gosta de LEGO ou claymation, essa é a ferramenta perfeita. Mais importante ainda, ao contrário da maioria das ferramentas de stop motion, este programa pode ser usado por utilizadores de todas as idades, incluindo crianças mais velhas e adolescentes.

O IKITMovie oferece mais de 2.200 efeitos de som gratuitos e faixas de música de fundo para personalizar suas criações.

A ferramenta também possui uma tela verde que permite aos utilizadores substituir os fundos por imagens paradas ou em movimento. Esse recurso é muito popular entre os animadores que usam esse tipo de técnica de animação.

O IKITMovie é perfeito para estudantes e educadores.



4. qStopMotion

O qStopMotion é uma ferramenta gratuita para criar animações stop motion, que é muito fácil de usar e oferece recursos bastante básicos, o que a torna adequada para iniciantes e utilizadores que ocasionalmente usam software de animação.

Fotos da câmara ou do disco rígido do computador podem ser importadas e editadas usando o qStopMotion para criar filmes animados. Estas criações podem ser então exportadas em diferentes formatos de vídeo, incluindo MPEG ou AVI.

Esta ferramenta pode ser usada em Linux e no Windows.



5. Stop Motion Studio

O Stop Motion Studio é um aplicativo interessante disponível na Microsoft Store que permite criar vídeos em stop motion. Os seus criadores afirmam orgulhosamente que este é "o aplicativo mais fácil do mundo para se entrar no cinema de stop motion".

O Stop Motion Studio permite criar filmes animados em stop motion instantaneamente no seu PC. Quando estiver satisfeito com as suas criações, poderá compartilhá-las no YouTube e nas plataformas de média social.


6. AnimatorHD

AnimatorHD é um software baseado em Windows que pode ser usado para criar animação em stop motion e lapso de tempo. A ferramenta também suporta filmes 3D estereoscópicos e câmaras DSLR, incluindo Canon e Nikon Live View, bem como gravação 3D estéreo.

A webcam do laptop e outros dispositivos de gravação de vídeo podem ser usadascomo fontes de entrada. O RAM Player com frames ao vivo permite controlar e editar cada quadro de acordo com suas necessidades.

Quando se estiver satisfeito com os resultados, as animações podem ser exportadas para o After Effects e aprimoradas.

Stop Motion

Stop motion é uma técnica de criação de filmes animados em que os objectos são fisicamente manipulados em pequenos incrementos entre quadros fotografados individualmente, de modo a que eles exibam movimento independente quando a série de quadros é reproduzida como uma sequência rápida.Tem como suporte e recursos, máquinas fotográfica, computadores e bonecos com articulações móveis ou figuras de barro são frequentemente usados por causa da sua facilidade de reposicionamento. Nem todos os stop motion, no entanto, exigem figuras ou modelos: os filmes em nesta modalidade também podem ser feitos usando humanos, electrodomésticos e outros objectos, geralmente para efeito cómico. São necessários aproximadamente 24 quadros para criar um segundo de animação.

Este tipo de animação tem uma longa história no cinema. Era frequentemente usado para mostrar objectos a mover-se como por magia, mas realmente por animação. O primeiro momento da técnica stop motion pode ser atribuída a Albert E. Smith e J. Stuart Blackton pelo The Humpty Dumpty Circus (1897) de Vitagraph, no qual um circo de acrobatas e animais ganha vida.

Mais recentemente, os filmes em stop motion aumentaram imenso a sua complexidade. Temos como exemplo o filme de 2009 "Coraline" em que os fantoches tinham separadas  peças para as partes superior e inferior da cabeça que poderiam ser trocadas para formar diferentes expressões faciais, dando assim aos personagens de "Coraline" cerca de 208.000 expressões faciais.







Sites consultados:
Smithsonian.com
Wikipedia (Stop Motion)
Wikipedia (Coraline)

BIG DATA – o que é?


BIG DATA – o que é?


Resultado de imagem para big data


O termo Big Data refere-se normalmente a grandes conjuntos de dados, não estruturados, tão grandes, que
os sistemas e arquiteturas tradicionais de processamento de dados não os conseguem tratar em tempo útil.
Numa era em que a informação e dos dados digitais são gerados a velocidades e quantidades espantosas
(redes sociais, internet das coisas, etc), começou a colocar-se o problema de como tratar estas enormes quantidades de dados (Big Data).
Cada vez mais a análise em tempo útil de grandes quantidades de dados são uma vantagem competitiva para
as empresas e surge como uma necessidade.
As tradicionais bases de dados relacionais, onde os dados são organizados por tabelas, não conseguiam
suportar a enorme quantidade de dados não estruturados para os tratar de forma eficiente.
Uma das soluções foi o desenvolvimento de sistemas que não são verdadeiras bases de dados, como o
Hadoop, desenvolvido pela Yahoo, que um sistema de distribuição de ficheiros, que permite distribuir e
processar em clusters, em paralelo, sendo possível usar computação distribuída para esse fim.
A aplicação do tratamento de Big Data é cada vez mais usada, nas áreas das redes sociais, marketing,
indústria, segurança, saúde, ciência, logística e sociologia.


Referências:




Hadoop – o que é e para que serve?


Hadoop – o que é e para que serve?


C:\Users\Cmes44\AppData\Local\Microsoft\Windows\INetCache\Content.MSO\A5B23ED0.tmp


O Hadoop é uma solução “open source” para o armazenamento e tratamento distribuído de grandes
conjuntos de dados (Big Data),usando clusters de computadores (tipo Cloud).
O Hadoop nasceu a partir de um artigo sobreo Google File System, publicado em Outubro de 2003, que deu
origem a outro trabalho de investigação da Google – Map Reduce, para o tratamento simplificado de grandes
quantidades de dados.
O Hadoop foi desenvolvido pela Apache, tendo sido lançado em Abril de 2006.
Os serviços do Hadoop fornecem armazenamento, processamento, acesso, governança, segurança e
tratamento de dados.
Quais são as principais vantagens do Hadoop?
É utilizado, como foi referido, no processamento e armazenamento de grandes quantidades de dados.
Escalabilidade e desempenho – a distribuição e tratamento de dados em cada nó de um cluster, permite
armazenar, gerir, processar e analisar dados na escala do petabyte.
Confiabilidade – os clusters de grande dimensão são propensos a falhas de nós, e o Hadoop foi construído
para ser resistente a falhas. Quando um nó falha o processamento, os dados são automaticamente replicados
para os outros nós e preparados para eventuais falhas futuras.
Flexibilidade – ao contrário das bases de dados tradicionais, não é necessário criar estruturas de dados antes
de os armazenar. Aqui os dados podem ser armazenados em qualquer formato, estruturado, semi-
estruturado, ou não estruturado, podendo aplicar-se um esquema de organização para a leitura.
Baixo custo – ao ser “open source” e ao poder ser executado em servidores de baixo custo, permite a redução
de custos de processamento e armazenamento.

Referências:




Noção de enquadramento

A noção de enquadramento é a mais importante da linguagem cinematográfica. Enquadrar é decidir o que faz parte do filme em cada momento de sua realização. Enquadrar também é determinar o modo como o espectador perceberá o mundo que está sendo criado pelo filme. Quem enquadra bem, com senso narrativo e estético, escolhendo acertadamente como as coisas e as pessoas são filmadas em cada plano do filme, tem meio caminho andado para contar uma boa história com o cinema. O enquadramento depende de três elementos: o plano, a altura do ângulo e o lado do ângulo.
Determinar qual é o plano (noção principal de enquadramento) em cada plano (noção de estrutura do filme) que será rodado é responsabilidade do diretor, que normalmente ouve o diretor de fotografia. Os dois têm que falar a mesma linguagem. Se eles se entenderem bem com esses três conceitos (“aberto”, “médio” e “fechado”) nada mais é necessário. Ajustes finos podem ser feitos com variantes (“um pouco mais aberto”, “um pouco mais fechado”, etc.).

Imagem relacionada

Como criar uma curta-metragem!

1º Parte: Criar um Storyboard e um guião.

  • Ter uma ideia/tema para a curta-metragem;
  • Fazer um Storyboard;
  • Procurar guiões na internet para ajudar na criação do nosso próprio guião;
  • Escrever o guião.
2º Parte: Pré-produção.


  • Procurar localizações para filmar;
  • Escolher os atores;
  • Arranjar equipamento de filme.
  • Encontrar o vestuário apropriado para cada cena.
3º Parte: Filmar.
  • Ensaiar as cenas;
  • Vestir todos os atores e figurinos de forma apropriada para cada cena;
  • Filmar e rever todas as cenas para verificar se ficou como desejado.
4º Parte: Edição.
  • Cortar todas as cenas e junta-las em um programa de edição;
  • Juntar o áudio e aperfeiçoa-lo;
  • Fazer uma última análise de todas as cenas e criar uma versão final.

Impressão 3D de um órgão imita com sucesso os pulmões

Impressão 3D de um órgão imita com sucesso os pulmões


A impressão 3D está disponível para servir variadas áreas, como na industria, na educação e até na saúde, estas impressoras permitem passar para a vida real modelos informáticos. Na área da bioengenharia, cientistas imprimiram com sucesso uma estrutura que imita os pulmões.

Os investigadores descobriram como imprimir versões artificiais das complexas redes vasculares do corpo, que imitam as nossas passagens naturais para o sangue, ar, linfa e outros fluidos vitais.


Vídeo

Mensagem em destaque

C++ - Operadores de igualdade

Para termos um valor lógico, podemos simplesmente atribuir esse valor ( true ou false ). bool valor = true ; Mas outra forma de gera...