Pesquisar aqui

domingo, 5 de maio de 2019

Stop Motion

Stop motion é uma técnica de criação de filmes animados em que os objectos são fisicamente manipulados em pequenos incrementos entre quadros fotografados individualmente, de modo a que eles exibam movimento independente quando a série de quadros é reproduzida como uma sequência rápida.Tem como suporte e recursos, máquinas fotográfica, computadores e bonecos com articulações móveis ou figuras de barro são frequentemente usados por causa da sua facilidade de reposicionamento. Nem todos os stop motion, no entanto, exigem figuras ou modelos: os filmes em nesta modalidade também podem ser feitos usando humanos, electrodomésticos e outros objectos, geralmente para efeito cómico. São necessários aproximadamente 24 quadros para criar um segundo de animação.

Este tipo de animação tem uma longa história no cinema. Era frequentemente usado para mostrar objectos a mover-se como por magia, mas realmente por animação. O primeiro momento da técnica stop motion pode ser atribuída a Albert E. Smith e J. Stuart Blackton pelo The Humpty Dumpty Circus (1897) de Vitagraph, no qual um circo de acrobatas e animais ganha vida.

Mais recentemente, os filmes em stop motion aumentaram imenso a sua complexidade. Temos como exemplo o filme de 2009 "Coraline" em que os fantoches tinham separadas  peças para as partes superior e inferior da cabeça que poderiam ser trocadas para formar diferentes expressões faciais, dando assim aos personagens de "Coraline" cerca de 208.000 expressões faciais.







Sites consultados:
Smithsonian.com
Wikipedia (Stop Motion)
Wikipedia (Coraline)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comente de forma construtiva...

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.