Pesquisar aqui

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Huawei começou a testar alternativa ao Google


facto de a Huawei não poder recorrer aos serviços da Google faz com que a empresa tenha de buscar alternativas e, ainda que facilmente se encontrem apps para aceder ao e-mail ou ver vídeos, é muito mais difícil substituir o motor de busca da tecnológica de Mountain View

É por isso que a Huawei está alegadamente a testar a sua própria alternativa ao Google, recrutando utilizadores nos Emirados Árabes Unidos para experimentar o Huawei Search, conta um utilizador do Reddit ao site XDA Developers.

Por enquanto não é ainda certo de qual será o sistema na base do Huawei Search mas, como pode ver pelas imagens acima, o motor de busca tem ‘cartões’ de notícias e tem ainda atalhos para os utilizadores acederem à meteorologia, temas desportivos ou conversões de unidades monetárias.

Com o sistema ainda em testes, não é claro quando a empresa chinesa lançará o Huawei Search. Teremos então de esperar por novidades vindas da Huawei.


terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Alemanha: "Não há razão para excluir a Huawei"

O governo britânico tomou a decisão de banir a participação da empresa chinesa na rede 5G do país.


Reino Unido pode ter anunciado a exclusão da Huawei na construção da estrutura 5G do país mas parece que nem todos os países europeus estão disponíveis a fazê-lo. Um deles é a Alemanha, com a entidade reguladora alemã para as telecomunicações, a Bundesnetzagentur, a ter-se manifestado sobre a decisão.

De acordo com um comunicado enviado ao Frankfurter Allgemeine Zeitung (via Reuters), o presidente Jochen Homann afirma que “não há razão para excluir a Huawei” e adianta que  “foram tomadas todas as precauções para que apenas tecnologia fiável seja utilizada”.

O executivo adianta que é importante que seja garantida a segurança dos sistemas utilizadores para estas redes de segurança, mas parece confiante na postura da Huawei em relação a todo o processo.

BroadCast: Espectador

    Finalmente, temos o nosso vídeo em 4K, câmara lenta, o áudio, tudo coordenado e a funcionar. Assim sendo vamos distribuir!

    Vamos separar em 2: uso interno instantâneo, e em repetição. Uso externo: transmissão televisiva.



segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Vendas da Huawei aumentaram, mas crescimento abrandou com pressão dos EUA

O grupo chinês de tecnologia Huawei, um dos maiores fabricantes de telemóveis e equipamentos de telecomunicação, disse hoje que as receitas subiram 9,9%, nos primeiros nove meses do ano, mas admitiu o impacto das sanções norte-americanas.


Huawei Technologies Ltd. não detalhou o número das vendas no terceiro trimestre do ano, mas disse que, no conjunto, o crescimento entre janeiro e setembro ocorreu a um ritmo inferior aos 13,1% relatados no primeiro semestre do ano.

Huawei está a lutar contra sanções dos EUA, que cortaram o acesso à maioria da tecnologia e componentes norte-americanos, num contexto de guerra comercial e tecnológica entre as duas maiores economias do mundo.

A Casa Branca diz que a Huawei constitui uma ameaça e está ao serviço da espionagem chinesa, o que é negado pela empresa.

Executivos alertaram que as vendas da Huawei seriam afetadas. A empresa lançou produtos fabricados com os seus próprios 'chips' e outros componentes e diz que está a reduzir a sua dependência de tecnologia norte-americana.

A empresa revelou hoje o seu mais recente telemóvel, o Mate 40, fabricado com 'chips' Kirin 9000, desenvolvidos pelo grupo.

As vendas, nos primeiros nove meses de 2020, subiram para 671,3 mil milhões de yuan (quase 85 mil milhões de euros), informou a empresa. O lucro líquido foi de 8%, abaixo da margem de 9,2% registada no primeiro semestre.

A empresa não deu detalhes sobre as vendas de telemóveis além-fronteiras.

Os telemóveis da empresa não têm mais acesso a mapas e outros recursos da Google, como parte das sanções norte-americanas, mas registou um crescimento drástico das vendas na China.

A participação da Huawei no mercado global de telemóveis aumentou para 19,6%, até junho, face a 17,7% no mesmo período do ano passado, segundo a consultora Canalys.

Isto foi impulsionado pelo crescimento no mercado chinês, onde as vendas da Huawei aumentaram 32%, para 14,5 milhões de aparelhos.

domingo, 24 de janeiro de 2021

Smart Access Memory - Uma continuação

Como mencionada antes, o Smart Access Memory, lançado pela AMD inicialmente apenas para processadores e placas gráficas da sua própria marca, o que permitiu um aumento considerável na performance.


O que acaba por se verificar é que a Nvidia está também a trabalhar num competidor do SAM da AMD, estando este disponível em breve para processadores tanto da Intel, como da AMD.

Está previsto para ser lançado por defeito com a RTX 3060 já em fevereiro, e a Nvidia está a trabalhar com as produtoras de placas gráficas para estar disponível nas placas gráficas já lançadas.

O aumento de performance é, de momento, desconhecido.

A Radeon retorna a ação - Os rumores da RX 6700

Esta é a última das placas gráficas que se sabe que irá sair, como se pode ver na imagem abaixo, e como já foi mencionado antes, estão já praticamente confirmadas, através de um leak, que estão previstas serem lançadas a RX 6600 XT, 6700 e 6700 XT.


A RX 6700 é, no entanto, a mais desconhecida das três, pois está apenas listada uma vez, e aparenta mencionar que tem apenas 6GB de memória de vídeo, quando a RX 6600 XT terá o dobro.


Tudo o resto sobre esta placa gráfica ainda é de momento desconhecido, o seu preço, a sua performance, e todas as suas outras especificações, e é esperado que por volta de abril que esta placa gráfica já estará lançada.

A Radeon retorna a ação - Os rumores da RX 6600 XT

Voltando à AMD, existem (finalmente) rumores de lançamentos de gamas mais baixas, sendo um dos grandes rumores a RX 6600 XT.


O leak vem da empresa ASRock, que publicou num site da União Económica Euroasiática, cujo país constituinte principal é a Rússia, e diz-nos que está para breve o lançamento desta placa gráfica.


É esperado que esta placa gráfica tenha 12GB de memória de vídeo, bastante mais que as da Nvidia, mas teremos que ver como é que vai competir com a placa gráfica direta da Nvidia, a RTX 3060 Ti.

GAMMA AR

O "GAMMA AR" é um aplicativo para monitorizar canteiros de obras que utiliza tecnologia de realidade aumentada para sobrepor construções em 3D BIM através de smartphones ou tablets. Ele permite comparar a realidade da obra com as informações de planeamento contidas no projeto. O "GAMMAR AR" permite a visualização de modelos SD BIM antes e durante o processo de construção evitando erros e reduzindo os custos de construção. 

DAQRI Smart Helmet

O DAQRI Smart Helmet é um capacete capaz de visualizar projetos e modelos 3D em realidade virtual e aumentada, transforma o projeto num ambiente 3D imersivo e em grande escala. As equipas podem comparar o trabalho em construção com o projetor original e manter a obra e o escritório em sincronia, com um fluxo de trabalho totalmente digital. 



WakingApp

A "WakingApp", é uma empresa que criou um software de realidade virtual e aumentada, que lançou recentemente suplementos que permitem aos usuários do "Autodesk Revit" e do "Fusion 360" transformarem os seus projetos 3D em realidade aumentada e virtual, através de um smartphone ou tablet.



Apple lança o iOS 14.4 RC para o iPhone

 A Apple já trabalha nesta versão há algum tempo, contudo parece que só agora está finalmente pronta para chegar aos iPhones. Hoje, a empresa disponibilizou aos programadores a versão iOS 14.4 RC. Esta  é uma versão “final”.
A Apple também publicou as notas de lançamento completas para a atualização, incluindo novos detalhes sobre melhorias na aplicação Câmara, correções de bugs e muito mais.

O que há de novo no iOS 14.4?

Depois do virar do ano, a Apple continua com a dinâmica que lhe é conhecida, no que toca à atualização do seu parque de sistemas operativos. Portanto, hoje temos já vários lançamentos. Aqui damos conta do que a empresa de Cupertino incluiu na nova versão do iOS.

O iOS 14.4 inclui as seguintes melhorias para o seu iPhone:

  • Códigos QR menores podem ser reconhecidos pela câmara
  • Opção para classificar o tipo de dispositivo Bluetooth em Definições para identificação correta dos auscultadores para notificações de áudio
  • Notificações para quando a câmara do seu iPhone não puder ser verificada como uma nova câmara genuína da Apple no iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max


Google otimiza a aplicação Fotos para os tablet Android

Existem  pequenas mudanças que tornaram a aplicação mais adaptada aos tablets, no entanto, há também uma mudança no acesso rápido, nos Ficheiros e lixo, já que com cada abertura de cada uma dessas "abas" a barra lateral fica oculta.

Esta versão do Google Fotos que é otimizada para os tablet Android  ainda está para ser lançada para os utilizadores, e conta com a versão 5.25. Já a versão para iPad parece não ter sofrido ainda as alterações em questão.



Bug no Android Auto está a deixar os utilizadores enervados

Em teoria, executar o Android Auto é facil e leva só alguns segundos. No entanto, ao que parece, a simples tarefa de executar uma app pode não ser algo muito simples. Dito isto, muitas pessoas andam a queixar-se de um bug no Android Auto.

O erro acontece quando se liga app ao carro. Assim, o equipamento é reiniciado sempre que tenta executar a aplicação. De facto este loop de reboots só termina quando desligamos o cabo.Embora alguns digam que o problema já existe há algum tempo, ele está a notar-se cada vez mais, embora não esteja claro o que o está a provocar..Algumas pessoas em fóruns como o reddit apontam às atualizações. No entanto, outros afirmam que o problema não está relacionado com isso. 



Os smartphones Android baratos desvalorizam até 95% em 2 anos

A desvalorização de um smartphone após a sua compra é uma realidade que afeta diferentes fabricantes de modo diferente. 
Sem contar com as vantagens e desvantagens, ambos ,o Android e iOS têm os seus méritos, certo é que os produtos de cada um destes hemisférios tendem a perder o seu valor com o tempo, alguns mais que outros.
De acordo com as conclusões da agência Bankmycell, podemos ver três variantes. A linha preta que representa o sistema operativo IOS  e as duas linhas verdes representando a verde-claro os topos de gama Android e smartphones Android de média gama a verde-escuro.
Conclui-se então que no prazo de um ano após a compra, a depreciação média de um iPhone é de 16,70%, ao passo que em média os Android perdem até 33,62% do seu valor.
dois anos a depreciação é menos clara, com os iPhones a perderem até 35,47% do seu valor e a totalidade dos Android até 61,50%, contudo, os smartphones Android mais baratos podem perder 95% do valor inicial.
Estendendo o período  para quatro anos, o estudo aponta uma desvalorização de até 66,43% para os Apple iPhone, e de 81% para os smartphones Android (na totalidade).

Vendas do iPhone 12 mini muito abaixo do esperado levam a redução da produção

 Os planos para o IPhone 12 mini eram grandes estes eram uma resposta a utilizadores que preferem smartphones mais pequenos, os números de vendas deste telefone foram sempre monitorizados à espera de um pico nas vendas, mas os números foram sempre muito baixos. Visto que os números estão muito baixos a Apple está a reduzir a produção destes smartphones devido á desilusão que este está a ser, esta informação que foi dada pelo fabricante principal do IPhone 12 mini a Pegatron.


Videojogos eletrónicos atrasam a indústria automóvel - Entrada 3/Semana 18 - 24 Jan. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Videojogos eletrónicos atrasam a indústria automóvel

    Com uma nova vaga da pandemia do coronavírus, uma grande parte das pessoas são obrigadas a ficar em casa e a funcionar sobre teletrabalho. Para que possam trabalhar a partir de casa, muitos foram obrigados a comprar máquinas, como telemóveis e computadores. Também com os mais jovens em casa, a procura por consolas e computadores que possam correr facilmente os jogos aumentou também.
    Devido a este aumento de demanda por estes aparelhos eletrónicos que necessitam de chips para funcionar, a indústria automóvel, que da mesma forma precisa destes componentes para que os computadores de bordo dos veículos funcione, está ser algo afetada. Algumas fabricantes como a Toyota e a Fiat Chrysler já fecharam temporariamente algumas linhas de montagem (na China, no caso da marca japonesa, e em Ontario e no México, no caso do grupo Italiano-Americano).
Vamos esperar que em breve toda a situação Covid-19 melhore para que o mundo possa lentamente voltar ao normal.

Fontes:
https://www.terra.com.br/diversao/games/videogames-estao-atrasando-a-producao-de-automoveis,cdea3c1d6b4f6ff6923c4820ccfe178b0pnq080j.html (consultado a 24/01/2021)

Google Colab - Entrada 2/Semana 18 - 24 Jan.

         Google Colab

    O Google Colab é uma plataforma que permite a parceiros de trabalhos, ou até mesmo estudantes trabalharem, criarem e executarem os seus códigos de programação em Python, podendo estar várias pessoas a trabalhar no código em simultâneo.

    A plataforma permite guardar todos os projetos numa nuvem, estando disponíveis a qualquer momento. A Google disponibiliza ainda todos os recursos para que os códigos sejam executados em qualquer computador, não sendo necessário, deste modo, uma máquina muito potente para poder trabalhar.

Fontes:

https://bigdata.icict.fiocruz.br/google-colab (consultado a 24/01/2021)

https://www.alura.com.br/artigos/google-colab-o-que-e-e-como-usar (consultado a 24/01/2021)

Exposição Online "Super Heróis"| Escola José Gomes Ferreira - Entrada 1/Semana 18 - 24 Jan.

         Exposição Online "Super Heróis" | Escola José Gomes Ferreira

    Esta passada semana a Exposição Online "Super Heróis" ficou disponível para visualização. Conta com trabalhos realizados na aplicação Photoshop pelos alunos da turma 12º 2ª de Aplicações Informáticas B, da Escola José Gomes Ferreira.

    Cada aluno deve promover os seus trabalhos (uma composição com 4 fotografias tiradas por si, e uma caricatura que serve de identificação do autor). Para ser redirecionado à minha página da exposição, clique neste link:https://sites.google.com/professor.aebenfica.pt/super-herois/obras/20

Composição fotográfica do aluno: Luís Canossa, nº 20, 12º 2ª

Caricatura do aluno: Luís Canossa, nº 20, 12º 2ª

iPhone 12S pode vir com tela mais espaçosa

    O iPhone 12S, visto que este vai receber um mudanças no sistema de reconhecimento facial  para permitir um Notch menor libertando assim mais espaço na tela este também é dito vir com um sensor lIDAR e estabilização ótica de imagem além da maior abertura das lentes das câmaras traseiras. 
    De acordo com os rumores, o Notch deve ser reduzido em altura mas o comprimento deve-se manter o mesmo, neste Notch que o Face ID deve ser fornecido pela  Foxconn e pela LG Innotek, já os módulos da câmara frontal devem vir da O-film. Quanto ás aberturas das câmaras traseiras a esta deve passar de 2.4 para 1.8 fazendo assim com que as fotos ficam mais nítidas  em ambientes de pouca luz.


HYDRA

O Hydra, é uma ferramenta utilizada em Pentesting, para fazer bruteforce de logins. Esta ferramenta tem a habilidade de fazer bruteforce nos seguintes protocolos: Asterisk, AFP, Cisco AAA, Cisco auth, Cisco enable, CVS, Firebird, FTP,  HTTP-FORM-GET, HTTP-FORM-POST, HTTP-GET, HTTP-HEAD, HTTP-POST, HTTP-PROXY, HTTPS-FORM-GET, HTTPS-FORM-POST, HTTPS-GET, HTTPS-HEAD, HTTPS-POST, HTTP-Proxy, ICQ, IMAP, IRC, LDAP, MS-SQL, MYSQL, NCP, NNTP, Oracle Listener, Oracle SID, Oracle, PC-Anywhere, PCNFS, POP3, POSTGRES, RDP, Rexec, Rlogin, Rsh, RTSP, SAP/R3, SIP, SMB, SMTP, SMTP Enum, SNMP v1+v2+v3, SOCKS5, SSH (v1 and v2), SSHKEY, Subversion, Teamspeak (TS2), Telnet, VMware-Auth, VNC and XMPP.

Para aceder a mais informações e a documentação podem aceder aqui: https://en.kali.tools/?p=220.
E podem instalar a ferramenta através do github aqui: https://github.com/vanhauser-thc/thc-hydra
Vou exempleficar uns comandos que podem ser executados no terminal:
hydra -l user -P passlist.txt ftp://MACHINE_IP
Aqui estamos a especifcar um user com a flag -l e a passwordlist com a flag -P estamos a especificar um protocolo ftp.
Aqui está um pequeno resumo das syntaxes desta aplicação.


Fogo destrói importante museu de motos na Áustria

    O importante museu Top Mountain Crosspoint em Hochgurgl, na Áustria, foi devastado pelo fogo na madrugada de domingo para segunda-feira. As causas ainda não foram descobertas, mas as perdas foram imensuráveis.
    De entre as mais de 200 motocicletas do museu Top Mountain destacam-se algumas raridades como a Zündapp Z 200 (1948) e outros modelos de marcas também raras do início da produção de motocicletas como a Laurin & Klement CC Dourdan de 1905, todas de valor incomensurável.




    O local era chamado de museu mais alto da Europa, já que estava a mais de 2.000 metros de altitude. A sua estrutura feita quase toda em madeira ajudou na propagação das chamas e dificultou o trabalho dos bombeiros.
    Ao que parece o fogo no museu de motos clássicas começou na madrugada e mais de 60 homens foram até o local para combater o fogo, mas o estrago foi inevitável. Ainda não foram divulgadas as perdas do museu, mas para os amantes das motocicletas será um acontecimento irrecuperável.


Spirit of Passion, uma customização de estilo retro da BMW R 18

    A BMW Motorrad mostra o alto potencial de customização da R 18. Após apresentar versões concebidas por Roland Sands e Blechmann, no início desta semana a marca bávara revelou mais uma proposta diferenciada para a sua cruiser: a R 18 Spirit of Passion, feita pelo estúdio britânico Kingston Custom. 





    O destaque desta customização idealizada por Dirk Oehlerking fica por conta da grande carenagem dianteira da moto em estilo art déco. Ela cobre praticamente toda a parte frontal da moto, deixando apenas a parte do pneu que toca o solo descoberta.

Miguel Oliveira passa no exame de código

    O ano ainda agora começou e os pilotos de MotoGP ainda não puderam rodar com as suas motos em pista, mas Miguel Oliveira já tem motivos para celebrar! Tudo porque o piloto da Red Bull KTM Factory finalmente realizou e passou o exame de código da estrada.

    Aproveitando da melhor forma este período menos intenso da pré-temporada de MotoGP, Miguel Oliveira passou o exame de código e está agora mais perto de poder finalmente conduzir legalmente uma moto em estradas públicas.



    Em declarações ao ACP, Miguel Oliveira referiu que “Esta foi a parte mais difícil, nem tudo é muito intuitivo de responder e as coisas, na minha prática, processam-se de forma completamente diferente do que na condução em estrada. Não é um reaprender tudo novo, mas algumas perguntas não são tão óbvias e requer sempre estudo”.

    Miguel Oliveira falhou uma pergunta como o próprio explicou: “Acho que falhei uma em relação à utilização de luzes na autoestrada e havia outra sobre líquido de travões, se era afetado pela humidade ou se evaporava muito rapidamente. Sinceramente fiquei na dúvida”, confessou o piloto de MotoGP, revelando-se descontraído e satisfeito com os resultados.