Pesquisar aqui

sábado, 14 de maio de 2022

D-Wave instala computador quântico na Califórnia

A empresa canadense de computação quântica D-Wave Systems disse nesta quinta-feira que implantou seu mais recente computador quântico na Universidade do Sul da Califórnia.

A máquina mais poderosa da D-Wave, chamada de sistema Advantage, foi lançada em setembro de 2020 e está operando no Canadá e na Alemanha, disse Murray Thom, vice-presidente de gerenciamento de produtos da D-Wave.

Pesquisadores e empresas dos Estados Unidos conseguiram acessar o sistema de forma online, mas a implantação colocará uma máquina física nos Estados Unidos e ocorre enquanto Washington aumenta seu apoio à tecnologia quântica, disse ele.

O sistema Advantage tem mais de 5000 qubits, ou bits quânticos, indicação do poder do computador quântico. Espera-se que no futuro os computadores quânticos possam operar milhões de vezes mais rápido do que os supercomputadores avançados de hoje.

A D-Wave, fundada em 1999, disse em fevereiro que vai se listar em bolsas ao se fundir com a empresa de cheque em branco DPCM Capital em um acordo que avalia a empresa combinada em quase 1,6 bilhão de dólares.

Consultado a: 13\05\2022
https://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2022/05/epoca-negocios-d-wave-instala-computador-quantico-na-california.html

5 FORMAS DE EVITAR BLOQUEIOS DE ANÚNCIOS NO FACEBOOK E INSTAGRAM

  1. Seguir as politicas de publicidade do Facebook Ler regularmente as politicas de publicidade do Facebook
  2. Confirmar a empresa no Gestor de Anúncios
  3. Ter vários moderadores no Gestor de Anúncios
  4. Utilizar o autenticador de 2 fatores
  5. Falar com o Suporte do Facebook

Para fritar? Conheça o primeiro pneu feito com óleo de soja

Apesar de parecer brincadeira de 1º de abril, realmente é verdade que a Goodyear está lançando no mercado brasileiro o primeiro pneu que tem óleo de soja em sua composição. Produzido no Brasil na fábrica da Goodyear em Americana, interior de São Paulo, o novo Wrangler Workhorse AT é um pneu de uso misto voltado para SUVs e picapes.

Segundo a fabricante de pneus, o novo conjunto é produzido com óleo de soja em sua composição, substituindo assim os derivados de petróleo. Além de ser mais sustentável, o pneu Wrangler Workhorse AT também conta com uma melhoria em desempenho comparado ao conjunto antigo que foi substituído, chamado de Wrangler Armortrac. A promessa é que o pneu de soja seja mais eficiente em termos de quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e melhor tração em todos os tipos de terrenos.




sexta-feira, 13 de maio de 2022

IBM quer criar computador quântico com 4000 qubits até 2025

Plano de lançamentos para o segmento de computação quântica da IBM foi atualizado e mostra o objetivo de ter uma máquina com 4000 qubits até 2025. Camada de software vai ser essencial para se conseguir utilizar este computador.

AIBM tem conseguido cumprir os objetivos que fazem parte do plano de computação quântica, anunciado em 2020. O objetivo mais recente a ser atingido foi o lançamento do processador ‘Eagle’, de 127 qubits (bits quânticos), em novembro do ano passado. Agora, a tecnológica norte-americana anunciou um novo e ambicioso plano na área da computação quântico: o chip ‘Condor’, de 1121 qubits, está previsto para 2023; o ‘Flamingo’, de 1386 qubits, para 2024; e o ‘Kokaburra’, com uns auspiciosos 4158 qubits, tem estreia prevista para 2025.

O segredo para conseguir esta evolução exponencial está na arquitetura modular e na forma como chips múltiplos são interligados para criar um único processador maior, com conectores de curto alcance e cabos criogénicos que permitem manter as ligações estáveis entre os diferentes processadores. Agora, a esta escala, a IBM pretende ainda desenvolver uma “camada de software inteligente” que permita tirar mais partido destes chips, amentar as suas funcionalidades, gerir melhor a redução de ruído e amplificar o poder de processamento.

Blake Johnson, que lidera a plataforma quântica da IBM, diz acreditar “que recursos clássicos podem realmente melhorar o que se pode fazer no quântico e obter mais desse recurso quântico”. “Assim, precisamos de construir a ferramenta – uma camada de orquestração, se quiserem – que permita que a computação quântica e a clássica possam trabalhar juntas de forma integrada”, cita a publicação IEEE Spectrum.

Um dos desafios mais proeminentes para o hardware quântico tem sido o ruído inerente – os qubits desenvolvidos pela IBM ainda são propensos a interferências externas – e Johnson explica que a investigação está em curso para criar uma forma automatizada, com recurso a computadores clássicos, para reduzir estes ruídos. Assim, os programadores deixariam de ter de se preocupar com este aspeto, confiando no sistema inteligente que o reduz, e poderiam focar-se na criação de aplicações quânticas: “Queremos que estas coisas sejam automáticas para o utilizador. Não devem ter de ser especialistas em controlo quântico para conseguir obter resultados significativos de um computador quântico”.

Até 2025, a empresa quer lançar uma espécie de ‘caixa de ferramentas’ que permita criar algoritmos que tirem o melhor partido dos recursos clássicos e quânticos.

Consultado a: 13\05\2022
https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2022-05-11-ibm-quer-criar-computador-quantico-com-4000-qubits-ate-2025/


Microsoft lança oficialmente VPN nativo do Edge

VPN nativa do Microsoft Edge já está disponível para algumas contas inscritas no programa Insider do navegador. Usuários da versão Canary, menos estável, mas com atualizações frequentes e exclusivas, já podem testar a ferramenta com algumas limitações.

Buscando tornar navegação e dados dos usuários cada vez mais seguros, a Microsoft continua investindo no Edge e a última adição é uma VPN integrada. A ferramenta não é novidade e já aparece em outros navegadores populares, como o Opera e o Brave.

Segurança extra, mas bem limitada

A funcionalidade já havia sido comentada, e a confirmação veio na última quinta-feira (12) no site oficial do programa Microsoft Edge Insider. A VPN em parceria com a Cloudflare tem limite de tráfego de 1 GB e a própria MS sugere o uso apenas em sites em que uma camada extra de segurança é recomendada.

A limitação, até onde se sabe, é para testar como a nova feature do Edge irá se comportar e dar aos usuários um gostinho do que pode ser uma navegação mais segura. No entanto, não está claro se a Microsoft irá monetizar a ferramenta no futuro, seja de maneira isolada ou como parte da assinatura dos serviços Microsoft 365.
Quem tiver interesse em participar dessa fase de testes pode baixar a versão Canary do navegador e sincronizar com sua conta Microsoft. Quando o usuário receber o deploy  da VPN, que está sendo feito aos poucos, a opção Secure Network irá aparecer no menu "..." de configurações, no canto superior direito do Edge.


Imagem: https://img.ibxk.com.br/2022/05/13/13102622518130.jpg?ims=704x


IBM prevê ter computador quântico para uso comercial em 2025

IBM definiu para daqui a três anos a meta para entrega de um computador quântico pronto para uso comercial.


Em entevista na segunda-feira, o presidente-executivo, Arvind Krishna, disse que a IBM terá um computador quântico de mais de 4.000 qubits pronto até 2025, um salto em relação ao seu hardware atual de 127 qubits.

The Day Before | O jogo mais desejado da Steam é adiado

Ocupa o primeiro lugar na lista dos jogos mais desejados da Steam. “The Day Before”, da Fntastic, é adiado para 2023. 

O jogo “The Day Before” tem vindo a ganhar milhões de fãs, sendo que ocupa o primeiro lugar da lista dos jogos mais desejados na Steam. Contudo, este jogo MMO (Massively Multiplayer Online Game), que vai ter um mundo enorme para os jogadores explorarem, vai ser adiado para 1 de Março de 2023.

Nesse sentido, o jogo tinha data de lançamento marcada para o próximo dia 21 de Junho. Contudo, houve uma mudança no sistema de jogo, de Unreal Engine 4 para Unreal Engine 5, que resultou no adiamento. Assim sendo, as empresas responsáveis explicam a razão através de um comunicado – “A transição para um sistema mais avançado, vai tornar a experiência de “The Day Before” ainda mais fantástica.”.

Assim sendo, o jogo é desenvolvido pela Fntastic e distribuido pela Mytona. Num mundo pós apocalíptico, existe uma luta constante entre sobreviventes e zombies. No meio disso, os jogadores têm de entre ajudar-se (ou não), para tentar sobreviver e criar comunidades prósperas. Além disso, com uma atmosfera bastante realista, este jogo promete dezenas, ou até centenas de horas de exploração e sobrevivência.

Bloqueios mais comuns nos anúncios de Facebook e Instagram (Parte 2)

BLOQUEIO DE PUBLICIDADE
Bloqueia a conta de anúncios
Acontece porque estamos a fazer anúncios fora das politicas de anúncios do Facebook Ads
Ler as politicas do Facebook semanalmente

BLOQUEIO COMERCIAL
Bloqueia o Business Manager
Acontece depois de muitos erros cometidos

BLOQUEIO PERMANENTE DO PERFIL
Bloqueia permanentemente o perfil do Facebook
Perfil perde o poder de fazer anúncios



                                                                  

Audi Sport Quattro super conservado pode valer até 1 milhão de euros

Considerado um dos veículos mais emblemáticos da história da Audi, o Sport Quattro marcou época em competições de rally e na consolidação do renomado sistema de tração da empresa. Teve aproximadamente 11.452 unidades produzidas entre 1980 e 1991 e encontrá-las hoje em dia em bom estado de conservação é raridade.

Um desses exemplares é justamente o modelo dessas fotos, ano-modelo 1984 e com apenas 2.785 km rodados. Será leiloado no próximo dia 14 de maio em Monte Carlo, na Itália, e promete surpreender em termos de valores. De acordo com os organizadores do leilão, a expectativa é que o modelo seja arrematado por 750.000 ou até 1 milhão de euros (algo em torno de R$ 5,3 milhões numa conversão direta).




8 jogos bons lançados em 2022 até agora

8 jogos bons lançados em 2022 até agora


- Elden Ring;

- Horizon Forbidden West;

-Gran Turismo 7;

-Pokémon Legends: Arceus;

-God of War.




Fonte: https://www.tecmundo.com.br/voxel/237542-8-bons-jogos-lancados-2022.htm


Western Digital anuncia primeiros HDs de 22 TB e 26 TB do mundo

A Western Digital anunciou, nesta segunda-feira (9) durante uma transmissão online, produtos com quantidades inéditas de armazenamento. Voltados para o uso corporativo, a empresa mostrou os HDs Ultrastar DC HC570, que tem 22 TB, e o Ultrastar DC HC670, que tem 26 TB.

Os aparelhos podem ser utilizados por data centers e foram desenvolvidos para companhias que atuam com nuvem. Ashley Gorakhpurwalla, executivo da Western Digital, explicou que a quantidade de dados digitais tem aumentado cada vez mais e por isso são necessárias novas soluções.

Ele citou a invenção da unidade de medidas Zettabyte, que representa 1 sextilhão de bytes. Os dados processados por ano mundialmente estão utilizando essa escala, já que os tradicionais gigabytes e terabytes já ficaram ultrapassados.

Os dois produtos funcionam a partir da tecnologia OptiNAND, que aumenta a quantidade de dados armazenados em cada unidade. Enquanto o lançamento de 22 TB apresenta o Conventional Magnetic Recording (CMR), o de 26 TB é um Ultra Shingled Magnetic Recording (Ultra SMR).

A Western Digital explicou que está conversando com parceiros para testar os HDs e que os produtos devem chegar ao mercado entre junho e setembro de 2022 (no verão do hemisfério norte e inverno do hemisfério sul).

Imagem: https://img.ibxk.com.br/2022/05/09/hd-09135205660305.png?ims=704x

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Western Digital anuncia primeiros HDs de 22 TB e 26 TB do mundo

A Western Digital anunciou, nesta segunda-feira (9) durante uma transmissão online, produtos com quantidades inéditas de armazenamento. Voltados para o uso corporativo, a empresa mostrou os HDs Ultrastar DC HC570, que tem 22 TB, e o Ultrastar DC HC670, que tem 26 TB.

Os aparelhos podem ser utilizados por data centers e foram desenvolvidos para companhias que atuam com nuvem. Ashley Gorakhpurwalla, executivo da Western Digital, explicou que a quantidade de dados digitais tem aumentado cada vez mais e por isso são necessárias novas soluções.

Ele citou a invenção da unidade de medidas Zettabyte, que representa 1 sextilhão de bytes. Os dados processados por ano mundialmente estão utilizando essa escala, já que os tradicionais gigabytes e terabytes já ficaram ultrapassados.


Os dois produtos funcionam a partir da tecnologia OptiNAND, que aumenta a quantidade de dados armazenados em cada unidade. Enquanto o lançamento de 22 TB apresenta o Conventional Magnetic Recording (CMR), o de 26 TB é um Ultra Shingled Magnetic Recording (Ultra SMR).

A Western Digital explicou que está conversando com parceiros para testar os HDs e que os produtos devem chegar ao mercado entre junho e setembro de 2022 (no verão do hemisfério norte e inverno do hemisfério sul).

Fontes:



Homem 'engolido' por buraco gigante debaixo do quarto

Chamada ao local, a polícia descobriu, ao entrar na casa, um buraco enorme que não era visível do exterior. E não conseguiu entrar em contacto com a vítima.

O homem, de 36 anos, estará morto, disse à CNN Jessica Damico, porta-voz dos bombeiros do condado de Hillsborough. "Nada inidica que esteja vivo".

A vítima terá gritado e chamado pelo irmão para o vir ajudar enquanto o buraco se abria debaixo da sua cama, mas este não consegui tirá-lo de lá. Segundo Damico, encontravam-se na casa cinco adultos e uma criança.

A porta-voz acrescentou que este buraco gigante, que poderá ter 30 metros de diâmetro po 15 de profundidade mas não é totalmente visível do exterior por estar coberto por uma camada de terra, poderá "engolir" a casa toda.

As autoridades, que garantem que o buraco tem causas naturais, já evacuaram a zona.

https://www.dn.pt/globo/eua-e-americas/homem-engolido-por-buraco-gigante-debaixo-do-quarto-3082530.html

EA Sports e FIFA vão separar-se após 30 anos de ligação

Desde de 1993, a EA Sports e a FIFA trabalham juntas na criação de um jogo de futebol anualmente. Contudo, tudo que é bom, chega ao fim.



Através de um comunicado publicado no site oficial, a Electronic Arts anunciou que o “FIFA 23”, vai ser o último com essa denominação. Ou seja, vai ser o fim de uma colaboração com 30 anos, entre a EA Sports e a FIFA. Em 1993, saia o “FIFA Internacional Soccer”, para a Sega Mega Drive. Assim sendo, no verão do próximo ano, o jogo passar a chamar-se “EA Sports FC”.

Nesse sentido, é possível ler no comunicado, “a introdução do “EA Sports FC” não vai ter impacto em nenhum dos atuais jogos da EA Sports, e a Electronic Arts juntamente com a FIFA estão entusiasmadas para lançar o melhor e mais caro jogo de “FIFA” de sempre, no final deste ano”. Posto isto, os fãs da franquia podem ficar tranquilizados, dado que os modos favoritos não vão sofrer alterações.

Contudo, são várias as razões para esta rotura. Em primeiro lugar, a organização mundial de futebol tem sido abalada por vários escândalos de corrupção, sobretudo com o tem acontecido com a próxima edição do Mundial de Futebol no Qatar. Além disso, o custo de licença para a EA superava as centenas de milhões de euros. Sendo assim, eliminam um grande custo anual, que pode ser utilizado para melhorar o jogo.


Por fim, a Electronic Arts, explica ainda que a nova estrutura, vai melhorar a área do futebol feminino, que atualmente ainda só conta com algumas seleções nacionais.


URL da foto: https://cdn2.downdetector.com/static/uploads/logo/Fifa-ea.png

URL: https://www.magazine-hd.com/apps/wp/ea-sports-e-fifa-vao-separar-se-apos-30-anos-de-ligacao/

Rocket League

Rocket League é um jogo eletrônico de futebol em veículos desenvolvido e publicado pela Psyonix. Foi lançado pela primeira vez para Microsoft Windows e PlayStation 4 em julho de 2015, com as portes para o Xbox One, MacOS, Linux e Nintendo Switch sendo lançados posteriormente. Em junho de 2016, a 505 Games começou a distribuir uma versão física para o PlayStation 4 e Xbox One, com a Warner Bros. Interactive Entertainment assumindo essas funções até o final de 2017. No dia 23 de setembro de 2020 o videogame se tornou gratuito para jogar.

Descrito como "futebol, mas com carros movidos a foguete", Rocket League tem de um a quatro jogadores designados para cada uma das duas equipes, usando veículos movidos a foguete para acertar o gol do adversário e marcar pontos ao longo de uma partida. O videogame inclui modos para um jogador e multijogadores, que podem ser jogados localmente e on-line, incluindo jogos multi-plataforma entre as versões de PlayStation 4 e Microsoft Windows, bem como cross-play entre as versões de Xbox One, Switch e Windows. Atualizações posteriores permitiram a modificação de regras básicas e novos modos de jogo, incluindo os baseados em hóquei no gelo e basquete.



Rumor: Metal Gear Solid Remake está em desenvolvimento

Um remake de Metal Gear Solid está em andamento. Infelizmente, o relatório não tem nada além disso. Então, a inteligência vem do caminho de um conhecido membro e vazador da indústria, AccountNGT, que foi recentemente perguntado no Twitter por um seguidor se um remake de Metal Gear Solid estava em andamento. AccountNGT, não falou muito, respondendo apenas com “sim”. Não há nenhuma palavra de quem está fazendo isso, financiando ou quando poderia ser lançado. Também não há informações se Hideo Kojima, o criador da série, está envolvido. 

Se os rumores anteriores forem acreditados, pode estar em desenvolvimento na Bluepoint, uma equipe especializada em remakes e remasters. Se for esse o caso, certamente será um exclusivo do PS5, ou pelo menos um exclusivo do console PS5, pois o Bluepoint é de propriedade da Sony. Se este for o caso, Hideo Kojima poderia estar a bordo, mas provavelmente apenas como consultor. Embora – até onde sabemos – Hideo Kojima não tenha consertado seu relacionamento com a Konami, ele tem um excelente relacionamento com o PlayStation







Bloqueios mais comuns nos anúncios de Facebook e Instagram (Parte 1)

BLOQUEIO CHECKTPOINT

Bloqueia o perfil pessoal temporariamente;
Acontece devido a atividade suspeita.

BLOQUEIO PAGAMENTO
Bloqueia a forma de pagamento da conta de anúncios
Costuma acontecer quando alteramos a forma de pagamento da conta

BLOQUEIO PAGAMENTO
Bloqueia a forma de pagamento da conta
de anúncios
Costuma acontecer quando alteramos a forma de pagamento da conta





                                                                  

GeForce Now adiciona suporte a 4K em streaming para Windows e MacOS

GeForce Now adiciona suporte a 4K em streaming para Windows e MacOS


NVIDIA anunciou hoje que dispositivos com os sistemas operacionais Windows e macOS agora são capazes de rodar jogos via GeForce Now em resolução 4K em 60 fps. A novidade foi anunciada para o plano RTX 3080 doz, que anteriormente limitava o streaming ao 1440p (Windows) e 1600p (macOS).
NVIDIA também está a adicionar vários jogos novos ao seu serviço, com destaque para três jogos da saga Star Wars desenvolvidos pela Electronic Arts, Star Wars Battlefront II, Star Wars Jedi: Fallen Order Star Wars: Squadrons que chegam um dia após a comemoração do Dia de Star Wars.



Fonte: https://adrenaline.com.br/noticias/v/75358/geforce-now-adiciona-suporte-a-4k-em-streaming-para-windows-e-macos



PS Plus de maio tem FIFA 22, Curse of the Dead Gods e Tribes of Midgard

Dos três games, só Curse of the Dead Gods estará disponível somente do PS4, enquanto os outros dois poderão ser acessados também no PS5. A informação é que o novo catálogo ficará disponível entre 3 de maio, na terça-feira da semana que vem, até 7 de junho de 2022.

Esse lançamento de maio será, inclusive, o último antes da modificação da PS Plus. O serviço de assinatura de Sony será incrementado e ganhará novos planos a partir de 23 de maio (Ásia, exceto Japão) e 13 de junho no Brasil.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

A chamada de vídeo do Apple Watch da Wristcam é a prova de conceito para chamadas do tipo FaceTime

Fazer uma videochamada no pulso parece um sonho futurista. Mas ainda não está pronto para substituir seu telefone.
O Apple Watch suporta chamadas de voz por celular e FaceTime Audio há anos. Mas sem câmeras é impossível o relógio fazer videochamadas. A Wristcam, uma pulseira Apple Watch de US $ 299 (aproximadamente £ 240, AU $ 420) com duas câmeras, pretende mudar isso com uma atualização recente que traz chamadas de vídeo ao vivo para o aplicativo Apple Watch . A ideia de fazer videochamadas de um relógio é emocionante para mim: frequentemente uso aplicativos de videochamadas como FaceTime, Google Duo, WhatsApp e Signal para manter contato com amigos e familiares. Embora não seja prático fazer uma longa chamada de vídeo do meu pulso, mesmo uma chamada curta pode ajudar nas ocasiões em que eu gostaria de ficar sem telefone, mas ainda estar acessível. Testei o recurso de videochamada ao vivo junto com a própria Wristcam por algumas semanas. Embora a experiência não vá rivalizar com nenhum aplicativo de bate-papo padrão, há muito o que gostar em ter acesso rápido a câmeras para compartilhar momentos rápidos sem meu telefone. Mas você terá que estar disposto a pagar um alto preço por uma experiência que parece limitada em sua forma atual.

Pro-Russia 'Killnet' hackers target Italian institutions

Websites belonging to Italy's Defense Ministry and Senate are among several hit by a hacking group, which also claimed responsibility for a recent cyberattack on German government websites.

A pro-Russia hacker group known as "Killnet" claimed a cyberattack on websites belonging to several Italian institutions on Wednesday, Italy's ANSA news agency and several other domestic outlets including newspaper Corriere della Sera reported.

As of Wednesday evening, websites belonging to Italy's defense ministry, Senate and National Health Institute were not functioning.

The Defense Ministry's website said it was "under maintenance" and the Senate's was also inaccessible.

Police said an investigation was ongoing but provided no further details. Italy's Defense Ministry and cybersecurity agency have not commented.


https://www.dw.com/en/pro-russia-killnet-hackers-target-italian-institutions/a-61764612

Zenbook 2022: ASUS anuncia linha com novos modelos de ultrabook

Durante um evento realizado nesta segunda-feira (9), a ASUS revelou a nova linha de dispositivos Zenbook, são eles: Zenbook Pro 16X OLED, Zenbook Pro 14 Duo OLED, Zenbook Pro 15 Flip OLED, Zenbook Pro 17,  Zenbook S 13 OLED e Zenbook S 13 Flip OLED.



Além de outros aparelhos anunciados durante o evento, a linha de ultrabooks Zenbook chega com as tecnologias Dolby Atmos, sistema de ergonomia ASUS ErgoSense, ASUS Splendid, sistema de som desenvolvido pela Harman Kardon, Wi-Fi 6E, entre outras novidades. Os produtos ainda incluem processadores das líderes de mercado AMD e Intel.

Fontes:


Este buraco negro era "o farol mais brilhante do Universo primitivo"

Há quase 13 mil milhões de anos, quando só se passara 6% da vida do Universo e começavam a aparecer as primeiras estrelas e galáxias, já existia um buraco negro 12 mil milhões de vezes mais massivo do que o Sol. Foi o que descobriu uma equipa internacional de cientistas, que encontrou este buraco negro devido ao seu brilho: seria o objeto mais luminoso do Universo primitivo.

Este buraco negro surpreende pelo seu tamanho. Numa altura em que o Universo ainda se encontrava quase todo às escuras já se formara este buraco negro, cerca de três mil vezes maior do que aquele que se encontra no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Foi encontrado pela equipa de cientistas graças ao brilho intenso que a região transmite. Trata-se de um quasar, uma massa de matéria que é acelerada ao redor de um buraco negro, e, embora a maior parte seja engolida, outra parte é expelida num jato de partículas de alta energia muito luminosas.

"É como se fosse o farol mais potente no Universo distante", diz Xue-Bing Wu, da Universidade de Pequim, uma das colaboradoras no estudo. "A sua luz vai ajudar-nos a explorar melhor o Universo primitivo", conta, citado pelo jornal espanhol El País.

As dimensões do objeto espacial estão no limiar daquilo que é possível. "Como puderam um quasar tão luminoso e um buraco negro supermassivo formar-se tão cedo na história do Universo, numa altura logo após as primeiras estrelas e galáxias terem emergido?" pergunta-se Xiaohui Fan, do Observatório Astronómico da Universidade do Arizona, outro dos participantes no estudo publicado na revista científica Nature. "Trata-se de um laboratório único para estudar a agregação de massa e a formação das galáxias ao redor dos buracos negros mais massivos do Universo jovem".

Para detetar estes objetos do Universo antigo, os cientistas têm de olhar para muito longe. Como a velocidade da luz é limitada, quanto mais longe olhamos o universo, mais antigos são os objetos que observamos. Assim, olhar para os objetos que se encontram muito longe e a afastar-se a grandes velocidades é como olhar para trás no tempo, o que permite ver a luz emitida por objetos no Universo quando este era ainda muito jovem. É o caso deste quasar, que foi observado após a equipa de cientistas responsável pelo estudo ter desenvolvido um método de detetar apenas os quasares longínquos que se afastam da Terra a grandes velocidades.

Notícia corrigida a 27 de fevereiro às 12.35: Onde se lia "há quase 13 milhões de anos", a notícia foi alterada para refletir o tempo correto, "13 mil milhões de anos".

https://www.dn.pt/ciencia/este-buraco-negro-era-o-farol-mais-brilhante-do-universo-primitivo-4423643.html

Electronic Arts volta a desenvolver um jogo do Senhor dos Anéis

Maioria dos jogos inspirados na Terra Média, foram desenvolvidos pela Electronic Arts. Após uma pausa de 15 anos, a produtora volta a trabalhar noutro jogo.





No início do século, o realizador neozelandês Peter Jackson criou a trilogia de “The Lord of The Rings”, onde o terceiro filme arrecadou o Óscar de Melhor Filme, o único até a data atribuído a um filme de fantasia. Ao mesmo tempo, a Electronic Arts desenvolvia os jogos inspirados nesse universo, e em certa medida, eram igualmente inspirados nos filmes. Seja para as consolas ou para o computador, os jogos tiveram um relativo sucesso, sobretudo entre os fãs desse universo. Contudo, a Electronic Arts lançou o último jogo, “The Lord of The Rings: Battle for Middle-Earth II”, em 2006.
Assim sendo, passados 15 anos, a EA vai voltar a desenvolver outro jogo inspirado no universo criado por J. R. R. Tolkien. Chama-se “The Lord of The Rings: Heroes of Middle-Earth”, e vai ser um jogo gratuito para os telemóveis. Ainda assim, longe dos primeiros jogos, pode ser um presságio sobre o futuro desta franquia. Além disso, já é possível ler uma pequena descrição sobre o jogo – “”The Lord of The Rings: Heroes of Middle-Earth” vai ter uma narrativa imersiva, combate por turnos, um sistema complexo de recompensas, e uma grande variedade de personagens do vasto universo de “The Lord of The Rings” e “The Hobbit”. Os jogadores vão poder batalhar nos momentos cruciais da história, e fazer frente as forças maléficas da Terra Média.”.

Fonte: https://www.magazine-hd.com/apps/wp/electronic-arts-volta-a-desenvolver-um-jogo-do-senhor-dos-aneis/

Tecnologia que elimina restrição a líquidos começa a ser implementada em aeroportos

Novo sistema de tomografia computadorizada gera imagens 3D, acabando com exigência de líquidos em recipientes de até 100 ml e de retirar eletrônicos das malas.


Uma revolução silenciosa está em andamento, mudando a forma como transitamos na segurança dos aeroportos – mas a maioria de nós nem percebeu.

A exigência de colocar líquidos em recipientes de até 100 mililitros e retirar eletrônicos de dentro das malas tem sido um marco nas viagens aéreas há quase 16 anos. No entanto, em muitos aeroportos ao redor do mundo, já existe uma nova tecnologia que permitirá que essa regra seja descartada, e alguns agora estão começando a abandonar essas práticas.

Em outubro de 2021, o Aeroporto de Shannon, no oeste da Irlanda, anunciou discretamente seu novo sistema de tomografia computadorizada, ou seja, um sistema de segurança de varredura de última geração, instalado a um custo de cerca de R$ 13,4 milhões.

Líquidos e eletrônicos agora podem permanecer em bolsas, sem restrições no volume, e as malas de cabine podem passar pelo scanner de segurança em novas bandejas maiores.

Não é a primeira vez que o Shannon, o aeroporto mais ocidental da Europa, é um pioneiro global. A primeira loja Duty-Free do mundo foi inaugurada nele em 1947 e, em 2009, tornou-se o primeiro aeroporto do mundo, fora das Américas, a fornecer instalações completas de “pre-clearance” [controle de imigração em aeroportos estrangeiros para inspecionar viajantes antes do embarque] para os Estados Unidos.

“É um dos projetos que o Shannon Group assumiu durante o período de severas restrições de viagens na aviação”, disse Nandi O’Sullivan, chefe de comunicações do grupo.

Implementada durante a pandemia, foi somente quando as viagens internacionais foram retomadas em março de 2022 que a mudança do aeroporto começou a ganhar mais atenção. O Aeroporto de Donegal, no noroeste da Irlanda, também seguiu o exemplo, instalando novas tecnologias e abandonando a regra dos 100 ml.



Google Tradutor ganha 24 novas línguas, incluindo o guarani

O Google anunciou, nesta quarta-feira (11) durante o Google I/O 2022, que a ferramenta Tradutor terá acesso a novos 24 línguas. Um dos novos idiomas é o Guarani, que é originalmente da população indígena da América do Sul e ainda falado pela etnia tupi-guarani em países como o Brasil.

O recurso de tradução também poderá identificar palavras e frases em bambara (Mali), concani (Índia), Sepedi (África do Sul) e Twi (Gana).

O CEO da gigante da tecnologia, Sundar Pichai, explicou que o serviço online consegue ter acesso a novas línguas por causa dos avanços em modelos neurais de inteligência artificial. Confira, abaixo, os idiomas que foram adicionados ao serviço:


De acordo com o Google, os 24 novos idiomas são falados por mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. A empresa cita o Mizo, falado por cerca de 800 mil pessoas no extremo nordeste da Índia e o Lingala, usado por mais de 45 milhões de pessoas na África Central.

Em relação aos indígenas das Américas, também foram contempladas as línguas Quechua e Ayamara. No dialeto inglês está o Krio, falado por habitantes da Serra Leoa.

Link: https://www.tecmundo.com.br/software/238414-google-tradutor-ganha-24-novas-linguas-incluindo-guarani.htm

Imagem: https://img.ibxk.com.br/2022/05/11/google-tradutor-11142149176311.jpg?ims=704x

Computador desktop ou portátil: qual a melhor opção?

Computador desktop ou portátil: qual a melhor opção?

A variável mais importante na tomada de decisão é, obviamente, a sua necessidade e o uso que vai dar ao equipamento. Há certos casos em que um PC desktop faz mais sentido e outros em que um portátil é uma escolha melhor
Por exemplo, um gamer talvez tenha mais rendimento com alguns modelos de desktop. Mas se a portabilidade for um problema e precisar de transportar o seu computador, um portátil é a solução para si. Hoje em dia, muitas pessoas trabalham remotamente e a maioria prefere ter um portátil para não ficarem vinculadas a um local.




 






Intel lança novos chips para inteligência artificial em desafio à Nvidia


Intel lançou nesta terça-feira (10) um novo chip chamado Gaudi2 focado em aplicações de inteligência artificial e desenvolvido pela startup israelense Habana Labs, comprada pela gigante norte-americana no final de 2019 por cerca de 2 bilhões de dólares.

O produto vem para enfrentar a rival Nvidia, que tem se mostrado um desafio para a Intel no setor, pois muitos pesquisadores e empresas de inteligência artificial estão acostumados a usar a plataforma de software CUDA da Nvidia.

Além de novos chips para computação voltada à inteligência artificial, representantes da Intel disseram que a empresa está se concentrando no desenvolvimento de software.

“Cuda não é uma trincheira que a Nvidia pode sustentar por muito tempo”, disse o diretor de negócios da Habana Labs, Eitan Medina, acrescentando que a plataforma de software da Intel foi criada com padrão aberto, sendo gratuita para download e utilização via GitHub, o site com ferramentas para desenvolvimento de software.

Medina disse que o Gaudi2 é duas vezes mais rápido que o chip de inteligência artificial anterior da Habana e fabricado na tecnologia de transistor de 7 nanômetros da TSMC. Geralmente, quanto menor o tamanho do transistor, mais rápido e mais poderoso é o chip.

A Intel também lançou um novo chip chamado Greco para trabalho de inferência: tarefa da inteligência artificial que utiliza um algoritmo para fazer previsões ou identificar um objeto.

Sandra Rivera, que dirige o centro de dados e inteligência artificial da Intel, disse que o mercado de chips de IA deve crescer cerca de 25% ao ano nos próximos cinco anos, atingindo cerca de 50 bilhões de dólares.

“Pretendemos investir e inovar para liderar esse mercado”, disse ela, acrescentando que cada vez mais os investimentos serão em software, tanto para ampliar a equipe da Intel quanto para comprar outras empresas.

Rainbow Six telemóvel: o que se sabe até agora sobre o FPS

Rainbow Six telemóvel: o que se sabe até agora sobre o FPS


Rainbow Six: telemóvel foi anunciado pela Ubisoft em abril de 2022 como uma versão de Rainbow Six Siege para celulares Android iPhone (iOS). O jogo contará com uma gameplay bastante semelhante à da versão de PC, mas adaptada para o ambiente dos dispositivos mobile. Atualmente, o jogo se encontra em sua fase alpha fechado, que começou na última terça-feira (3) somente para modelos Android. Os usuários inscritos podem testar o game com dez opções de operador e dois mapas. Além do que foi revelado com essa versão alpha, mais detalhes já foram divulgados sobre o game, que deve ficar disponível para todos ainda em 2022. A seguir, você confere o que se sabe até o momento sobre o Rainbow Six: Mobile. 




Fonte:https://www.techtudo.com.br/listas/2022/05/rainbow-six-mobile-o-que-se-sabe-ate-agora-sobre-o-fps-para-celular-esports.ghtml


Poco F4 GT é lançado com carregamento de 120W e reparo grátis de tela

A Poco anunciou oficialmente, nesta terça-feira (26), seu novo topo de linha, o Poco F4 GT. O celular conta com especificações à altura, como o chipset Snapdragon 8 Gen 1, uma tela AMOLED de 6,67 polegadas (FHD+), um conjunto triplo de câmeras e suporte a carregamento rápido. Outro diferencial são os gatilhos magnéticos para jogos.

A tela do Poco F4 GT possui taxa de atualização de 120Hz e amostragem ao toque de 480Hz, e ele também é equipado com uma bateria de 4.700 mAh. Além disso, o carregamento rápido de 120W permite que a bateria esteja completamente cheia em 17 minutos.


Além disso, segundo a Poco, o cliente terá direito a reparo gratuito da tela por até seis meses. Quanto ao conjunto de câmeras, a lente principal possui 64 MP, enquanto as duas secundárias são uma grande angular de 8 MP e uma lente macro de 2 MP. Na frontal, há uma câmera de 20 MP sob um pequeno furo na região superior da tela.

terça-feira, 10 de maio de 2022

O fone de ouvido de realidade mista da Apple é um projeto de queima lenta, então é possível uma provocação na WWDC

O fone de ouvido de realidade mista da Apple é uma queima lenta
O analista acha improvável que a Apple anuncie o dispositivo na próxima semana na WWDC 2022. Uma das razões pelas quais Kuo não acredita que a Apple mostrará uma prévia de seu novo headset de realidade mista da Apple em junho é que isso daria aos concorrentes tempo suficiente para copiar os recursos do produto. Discordo, por dois motivos. Primeiro, a Apple não se importa com ninguém tentando copiar seus designs ou recursos. Isso acontece o tempo todo com produtos da Apple, de AirPods a iPads. Qualquer pessoa no mercado de um produto da Apple não vai comprar uma imitação, seja um produto chinês sem marca ou um Samsung muito badalado. Além dos problemas de qualidade do produto, uma coisa de que podemos ter certeza é que o fone de ouvido aprofundará o ecossistema da Apple, portanto, um fone de ouvido concorrente nem está em execução aqui. Em segundo lugar, estamos – se os relatórios forem precisos – falando de um dispositivo de primeira geração extremamente caro , voltado mais para desenvolvedores do que para consumidores. Isso não é algo que as pessoas comuns vão querer sair correndo e comprar no dia seguinte. Pelo contrário, esta será uma categoria de queima lenta para a Apple. O eventual produto Apple Glasses pode ser enorme, mas ainda faltam anos. A Apple primeiro precisa envolver os desenvolvedores e, para isso, a empresa precisa preparar o terreno. Os desenvolvedores precisam conhecer a visão da empresa para essa categoria de produto completamente nova. Eles precisam, se não de um roteiro, de uma boa compreensão do pensamento geral da Apple sobre como as coisas se desenrolarão. E eles precisam disso muito antes de chegarmos perto de um produto de consumo. Se a Apple mostra ou não o design do produto neste momento não importa muito. Os desenvolvedores precisam ter uma orientação para o tipo de aplicativo que a empresa tem em mente, não para o formato.

GTA 6 quebra recorde no Twitter antes mesmo de ser revelado

Em apenas três meses desde a confirmação de que a Rockstar Games está trabalhando em GTA 6, o jogo (que sequer foi revelado formalmente) já quebrou o recorde de curtidas e compartilhamentos da indústria de games no Twitter.

No momento desta matéria, a publicação original registra mais de 601 mil curtidas e 144 mil retweets, ocupando o primeiro lugar entre os tweets de games da plataforma segundo um levantamento do site Dexerto.

Na sequência está o tweet de adiamento do evento de revelação do PlayStation 5 ainda em 2020, com mais de 510 mil curtidas e 130 mil compartilhamentos, seguido pela revelação da data de lançamento de Splatoon 3 em abril deste ano com mais de 365 mil likes e 180 mil retweets.


Ainda sem um título oficial ou previsão de lançamento, o novo Grand Theft Auto teve apenas o seu desenvolvimento confirmado pela produtora. Na ocasião do anúncio, foi dito que a produção está “bem encaminhada” e que todos do estúdio estão ansiosos para compartilhar novidades "assim que estiverem prontos".

Segundo alega o jornalista francês Chris Klippel, conhecido por vazar informações relacionadas à franquia, GTA 6 não deve ser lançado antes do fim de 2024. Um possível anúncio mais concreto, como um trailer, também estaria planejado até o fim de 2022 de acordo com o insider.

Fontes:


Buraco negro tem 660 milhões de vezes a massa do Sol

Liderados por Aaron J. Barth, da Universidade da Califórnia, os cientistas estudaram o buraco negro, que se encontra no centro de uma galáxia chamada NGC1332, a 73 milhões de anos-luz da Terra, com recurso ao Grande Conjunto Milimétrico/Submilimétrico de Atacama (ALMA, na sigla em inglês), o maior projeto astronómico do mundo.

O ALMA, um telescópio com 66 antenas localizado a cerca de 5.000 metros de altitude no Chile, permitiu aos cientistas medirem o buraco negro com uma precisão sem precedentes, pode ler-se num comunicado sobre o artigo, publicado hoje na revista Astrophysical Journal Letters.

Os buracos negros, os mais massivos dos quais estão normalmente nos centros das galáxias, são tão densos que a sua gravidade atrai tudo o que se encontre próximo, incluindo a luz, explicou Andrew J. Baker, da Universidade Rutgers, em Nova Jérsia, citado no comunicado.

Um buraco negro forma-se quando a matéria, muitas vezes após a explosão de uma estrela, se condensa pelo efeito da gravidade.

Os buracos negros supermassivos no centro de galáxias massivas brilham ao engolir gás, estrelas e outros buracos negros.

No entanto, explicou Baker, "só porque existe um buraco negro na vizinhança, não significa que funcione como um aspirador cósmico".

As estrelas podem aproximar-se de um buraco negro sem serem engolidas, desde que se mantenham em órbitas estáveis e se movam suficientemente depressa, acrescentou o investigador.

Os cientistas acreditam que todas as galáxias massivas têm um buraco negro a massivo no centro. "A ubiquidade dos buracos negros é um indicador da profunda influência que têm na formação das galáxias em que vivem", disse Baker.

Compreender a formação e evolução das galáxias é um dos maiores desafios da astrofísica moderna e para entender como as galáxias se formam e evoluem, é preciso entender os buracos negros, pois os crescimentos das galáxias e dos seus buracos negros estão coordenados, afirmou.

Para compreender os buracos negros, é importante medir a sua massa exata, o que permite aos cientistas saber se o buraco negro está a crescer mais ou menos depressa do que a sua galáxia.

Para medir o buraco negro no centro da NGC 1332, os cientistas utilizaram as observações de alta resolução captadas pelo ALMA de um disco gigante de monóxido de carbono que orbita o buraco e mediram também a sua velocidade.

"Este é um caso em que os novos instrumentos nos permitiram concretizar um avanço importante em termos do que podemos dizer cientificamente", disse Baker, sublinhando que a caracterização da massa dos buracos negros tem sido uma área de investigação muito ativa nos últimos 20 anos.

Os autores do estudo já apresentaram uma proposta para usar o ALMA para observar outros buracos negros.

https://www.dn.pt/sociedade/buraco-negro-tem-660-milhoes-de-vezes-a-massa-do-sol-5159748.html