Pesquisar aqui

sábado, 19 de dezembro de 2020

Plugin de Rankup

  Um dos sistemas mais interessantes para fazer a distinção entre jogadores é o sistema de ranks. Onde um jogador que tenha mais experiência e mais forte consegue ter um rank mais alto, enquanto os principiantes demoram até atingir um rank superior. Este sistema pode ser encontrado num plugin que não está mais disponível para fazer download, o EzRanksLite.


  Com este plugin é possível configurar ranks muito facilmente tal como adicionar recompensas por subir de rank e adicionar permissões para entrar em zonas especificas. Este plugin esteve disponível durante muito tempo e é dificil de encontrar um com tão boa qualidade.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 19/12/2020)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 19/12/2020)
Página do EzRanksLitehttp://goo.gl/FFUxJa (Não está disponível atualmente) (Consultado a 19/12/2020)

Imagens: 

Plugin de comandos por NPC's

  A existência de NPC's dentro de um servidor é uma ferramenta muito interessante, como já demonstrei noutra postagem deste blog (https://aebenficaonline.blogspot.com/2020/12/plugin-de-cidadaos.html). No entanto, ainda se pode tornar melhor quando se adiciona a função de ser executado um comando quando há uma interação entre os NPC's e os jogadores.


  Com esta função tornou-se possível abrir menus, teletransportar, receber itens, etc... Basicamente é possível fazer qualquer coisa, uma vez que a maioria das funções do minecraft estão ligadas aos comandos.


Plugin de AutoPickup

  Dentro dos servidores de minecraft, uma das causas de "lag" é a presença de demasiados itens espalhados pelo chão. Para diminuir este problema, foi inventado um sistema que faz com que os itens sejam levados diretamente para o inventário dos jogadores sem ficarem no chão. Este sistema pode ser encontrado no AutoPickup.



  Para além de diminuir a quantidade de "lag" evita também o roubo de itens uma vez que quando um jogador parte um bloco, em vez de este cair no chão vai diretamente para o inventário do jogador. O mesmo acontece quando um jogador mata um monstro. Os itens que o monstro deixa cair quando morre são levados diretamente para o inventário do jogador.



sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

[IDS] TEKEVER: OceanTech

O projeto pretende desenvolver, testar e validar uma solução pioneira e única no mercado mundial, assente, pela primeira vez, na utilização colaborativa de plataformas de recolha de dados distintas (veículos autónomos, plataformas fixas e veículos híbridos), pretendendo com recurso a tecnologias disruptivas e sistemas de comunicação inovadores, conceber uma solução que garanta a comunicação entre as diferentes plataformas e entre estas e uma infraestrutura de suporte, e com o sistema de gestão de operações submarinas, integração de dados, tratamento e disponibilização de informação através de canais próprios. fonte:http://tekever.com/projects/oceantech/

Para alcançar os objetivos pretendidos, o projeto vai ser desenvolvido em 6 PPS (Produtos, Processos ou Sistemas) que passo a identificar:

  • PPS 1: Torpedo AUV
  • PPS 2: Seafloor Landers
  • PPS 3: Hybrid ROV/AUV
  • PPS 4: Infraestrutura de Suporte à Operação
  • PPS 5: Sistema de Comunicações para Networking
  • PPS 6: Plataforma de Integração de dados, Tratamento e Disponibilização de informação

[IDS] TEKEVER: INFANTE

O INFANTE é o projeto de desenvolvimento e demonstração em órbita de um microssatélite, a lançar em 2020, enquanto precursor de uma constelação para observação da Terra e comunicações com foco em aplicações marítimas.

O INFANTE será o primeiro satélite desenvolvido pela indústria portuguesa, articulada num consórcio nacional liderado pelo grupo TEKEVER que integra 9 empresas, em que se incluem referências no sector espacial como a Active Space Technologies, Omnidea, Active Aerogels, GMV, HPS e Spinworks; e 10 centros de I&D reconhecidos internacionalmente nas suas áreas de competência, como o CEIIA, FEUP, ISQ, FCT-UNL, INL, IPN, IPTomar, ISR Lisboa, IT Aveiro e UBI.
A partir das oportunidades criadas pelo New Space e da capacitação induzida pela participação portuguesa no setor do Espaço ao longo dos últimos 20 anos, o INFANTE irá estabelecer a base para novas linhas de negócio associadas ao setor, baseadas em novos produtos, serviços e processos, contribuindo para reforçar a posição de Portugal no panorama internacional do Espaço.
Conforme o planeamento definido para o Projeto INFANTE, o inicio do projeto foi dedicado à definição de conceitos globais de operação, à definição detalhada de requisitos operacionais e técnicos e da arquitetura preliminar de sistemas, ações que continuam em curso.

fonte: http://www.infante.space/about-us/

[IDS] TEKEVER: +SOR.SPACE

O objectivo do +SOR.SPACE foi equipar infraestruturalmente a empresa para que esta responda eficaz e eficientemente a necessidades, desafios, e oportunidades geradas pela maturidade tecnológica que a empresa já adquiriu, sem contudo perder a agilidade e versatilidade que a caracteriza. Teve também a função de credibilizar os seus procedimentos de desenvolvimento, teste, e industrialização dos seus produtos, apresentando-a num contexto com o nível de ambição, requisitos e expectativas dos mercados que endereça.

Os sectores dos micro- e nano-satélites e dos links inter-satélite são dois segmentos de mercado em franca expansão e que têm sido alvo de interesse generalizado, inicialmente no meio académico, posteriormente na indústria de pequena e média dimensão e finalmente nas próprias agências espaciais.

O projeto propôs-se a implementar um conjunto de infraestruturas, equipamentos e recursos adequados num complexo tecnológico partilhado com outras duas empresas do Grupo TEKEVER: A TEKEVER Autonomous Systems e a TEKEVER Communication Systems. Este complexo constitui uma peça importante na capacitação destas empresas para produção em larga escala e teste de produtos (novos e existentes) e estará na charneira do estado da arte na áreas relevantes (UAVs no caso da TEKEVER AS, comunicações no caso da TEKEVER CS e teste e qualificação de sistemas espaciais no caso da TEKEVER Space). O espaço foi preparado para alojar um conjunto de profissionais e equipamentos e tornou possível explorar sinergias entre a TEKEVER Space e TEKEVER Communication Systems. À medida que a segunda for forçando os limites da tecnologia de comunicações terrestre, a primeira poderá avaliar a integração de novas capacidades nos produtos espaciais e novos processos de spin-in para o espaço. Os investimentos realizados permitiram dotar a empresa de capacidades de teste e qualificação de sub-sistemas espaciais e nano-satélites de acordo com as normas Europeias e internacionais mais exigentes.

fonte:https://www.tekever.com/projects/sor-space/

quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Google Assistente recebe integração com o maps para “modo de direção”

No ano passado o Google prometeu uma integração maior entre seus aplicativos Maps e Assistente, que chegará, principalmente, com um novo “modo de direção” para o assistente digital nos telemóveis Android.
No entanto, desde então o recurso não foi implementado de forma abrangente até que, em outubro, alguns usuários começaram a reportar a chegada da função. Agora, porém, o novo modo de direção do Google finalmente foi lançado e as pessoas já podem aproveitar suas facilidades no Android.
Com ele, é possível realizar várias tarefas pelo Google Assistente, como realizar ou atender chamadas, controlar reprodução de músicas em aplicações de streaming, ler ou enviar mensagens, entre outras funções, sem precisar deixar o app de navegação do Maps.
Além da integração, o “modo de direção” também apresenta uma nova interface redesenhada, como a presença de ícones maiores, mais fáceis de serem localizados sem precisar prestar muita atenção na tela do celular.
Para ativar o “modo de direção” basta abrir as configurações do Assistente ou dizer o comando “Hey Google, abrir as configurações do assistente”. Após isso, navegue para “Getting Around” e depois para “Driving Mode” para ativar o “Modo de Direção”.

Submarinos Orca derivam da tecnologia Echo Voyager

Os submarinos Orca têm na sua base a tecnologia Echo Voyager sub. Esta embarcação é um submarino elétrico não tripulado. Conforme foi anunciado em 2016, este veículo tem um alcance de 6 500 milhas náuticas (cerca de 12 mil quilómetros) e pode funcionar completamente sozinho durante meses a fio. Assim, este “gigante” mede 15,5 por 2,6 por 2,6 metros e tem um peso “no ar” de 50 toneladas.

O submarino possui um sistema de navegação inercial, sensores de profundidade e pode emergir para obter uma correção da sua posição via GPS. Ele usa comunicações via satélite para “telefonar para casa” e relatar informações ou receber novos pedidos. O Echo Voyager pode mergulhar a uma profundidade máxima de 3352 metros e tem uma velocidade máxima de oito nós.



quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

‘Orca’ 2

A Marinha dos EUA assinou um contrato com a Boeing para quatro veículos submarinos não tripulados (XLUUVs). Por outras palavras: encomendou drones submarinos gigantes.

Os submarinos não tripulados, chamados de Orcas, poderão realizar missões de reconhecimento a navios que afundam em distâncias muito longas. Desta forma, iremos ver estes drones a revolucionar a guerra no mar. A sua tecnologia irá fornecer sistemas de armas baratas e semi-descartáveis ​​que podem preencher as lacunas na linha de frente – ou simplesmente ir onde é muito perigoso para os navios tripulados lá irem.

O contrato, anunciado esta semana, estipula que a Boeing receberá 43 milhões de dólares para “fabricar, testar e entregar quatro veículos submarinos não tripulados (XLUUVs) Orca e elementos de apoio associados.” Isso é pouco mais de dez milhões de dólares por barco.


Gameterapia: realidade virtual utilizada em tratamentos médicos

Como o nome sugere, a gameterapia é um tipo de terapia que utiliza jogos para melhorar e desenvolver habilidades de pacientes. A técnica foi desenvolvida em 2006 no Canadá e desde então consegue adeptos em todas as partes do mundo.

O motivo é claro: com a gameterapia, os pacientes sentem-se muito mais interessados em realizar o tratamento da forma correta, já que é feito de forma divertida e diferente das técnicas mais tradicionais.

No caso da fisioterapia, os métodos mais tradicionais estão focados, principalmente, na repetição de movimentos. Mas, segundo o fisioterapeuta, muitas vezes o paciente sente-se desmotivado, com a impressão de que o tratamento não está a ter efeito.Isso pode levar à desistência por parte do paciente ou dificultar sua melhora. 

Para realizá-la, é preciso utilizar dispositivos de jogos, como óculos de imersão, que dão a impressão para o paciente de que ele está a realizar uma atividade num ambiente diferente, com condições que exigem a sua movimentação.Um ponto bastante positivo desta terapia é o fato de ela conseguir ser adaptada para diferentes situações e necessidades.



terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Huawei pode ter encontrado forma de contornar sanções dos EUA


O Financial Times está a avançar com a notícia de que a Huawei poderá vir a produzir os seus próprios chips em Shanghai. A fábrica seria gerida pela empresa parceira Shanghai IC R&D Center e, no início teria um objetivo experimental.

A informação que circula (via Engadget) indica que o hardware para 5G só começaria a ser produzido no final de 2022, permitindo à Huawei tornar-se mais independente no que diz respeito à produção de componentes. Em reação, a Huawei recusou-se a comentar o assunto afirmando apenas que se tratava de um “tema sensível”.

Entretanto, esta fábrica também permitiria à Huawei contornar as restrições criadas pelas sanções dos EUA, as quais impedem a tecnológica chinesa de negociar com empresas que recorram a tecnologia norte-americana.

Realidade Virtual e as suas utilizações

Nightwish dará um concerto em realidade virtual em 2021


A banda Nightwish anunciou que fará dois concertos em realidade virtual em 2021. Intitulado de An Evening with Nightwish in a Virtual World, o evento acontece nos dias 12 e 13 de março, com set lists diferentes em cada dia.

Cada dia contará com 90 minutos de concerto. Além disso, a experiência em VR será ambientada na taverna The Islander Inn e os fãs poderão criar avatares e entrar para conferir o show pelo computador ou smartphone.

A banda finlandesa de metal sinfônico Nightwish foi formada em 1996 e, antes de Jansen, já teve nomes como Tarja Turunen e Anete Olzon. O grupo faria uma apresentação no Brasil em 2020, mas adiou os concertos  por conta do coronavírus .





‘Orca’, um submarino gigante não-tripulado

Os robôs estão a tomar conta das funções dos humanos. Da indústria ao segmento militar, todos os cenários estão aptos a receber veículos autónomos. Assim, não é com surpresa que os Estados Unidos encomendam um submarino não tripulado gigante à Boeing.

O submarino autónomo não tripulado Orca será capaz de atravessar oceanos inteiros. O objetivo é cumprir uma variedade de missões, desde caçar minas até procurar navios afundados.


Huawei to more than halve smartphone output in 2021

Please use the sharing tools found via the share button at the top or side of articles. Copying articles to share with others is a breach of FT.com http://T&Cs and Copyright Policy. Email licensing@ft.com to buy additional rights. Subscribers may share up to 10 or 20 articles per month using the gift article service. More information can be found here.
https://www.ft.com/content/7ed7cec3-1fee-49e3-b85c-a9cc9a6a38e5

Huawei Technologies has notified its suppliers that its smartphone component orders will fall by more than 60 per cent this year, Nikkei has learnt, as US sanctions continue to bite. Huawei has notified suppliers that it plans to order enough components for 70m to 80m smartphones this year, according to people at multiple suppliers. The range represents a more than 60 per cent decline from the 189m smartphones Huawei shipped last year. The company’s component orders have been limited to those for 4G models as it lacks US government permission to import components for 5G models. Some of the suppliers indicated that the figure could be lowered to about 50m units. The embattled Chinese tech giant last year fell to number three in the global smartphone industry, behind Samsung and Apple, according to research company IDC. Huawei is likely to lose further ground this year given the US export restrictions. Huawei declined to comment.

Huawei conquista a maior quota de mercado mundial em ´wearables´ de pulso

A Huawei alcançou o primeiro lugar no segmento de wearables de pulso com a Huawei Watch GT Series, classificando-se com a maior quota de mercado no mundo, de acordo com o relatório da IDC referente ao segundo trimestre de 2020.

domingo, 13 de dezembro de 2020

A surpresa da AMD - Afinal o que trouxe o SAM?

O Smart Access Memory foi uma surpresa aquando do anúncio das novas placas gráficas da AMD, que prometia trazer uma aumento de performance algo significativo caso se tivesse os novos processadores da AMD. Mas na realidade, o que é que estes trouxeram a jogo? 


Como podemos ver no gráfico abaixo, o SAM trouxe 4% mais performance ao RX 6800 e ao 6900 XT, e 8% no 6800 XT, quanto ao gaming.
Mas a história é muito diferente quanto ao aumento do performance do SAM em aplicações de produtividade é quase nula, e daí podemos ver uma das razões da qual a performance destas placas gráficas em aplicações de produtividade é tão fraca.


De qualquer forma, há algo positivo vindo da AMD, que está a cooperar com a Intel e com a Nvidia de forma a trazer o SAM para ser compatível para além de apenas usando tudo da AMD, por isso é algo que poderá melhorar no futuro.

A surpresa da AMD - Radeon RX 6900 XT

Lançado no dia 8 de dezembro, chegamos ao teto desta nova geração de GPU's da AMD, com o RX 6900 XT.
Com um preço em Portugal de cerca de 1100 euros, compete com a única placa que não está abaixo do seu preço, a RTX 3090, que custa mais 500 euros que a da AMD.


Vendo pela lista de especificações, não parece haver grande diferença, apenas mais 8 CU's que a RX 6800 XT, que custa menos 200 euros que esta, de resto, as especificações são supostamente as mesmas.

Em gaming, tudo mantém-se na mesma, no raytracing, a Nvidia claramente domina, o que já era de esperar, e quanto a jogos sem raytracing, a 6900 XT tem uma performance ligeiramente inferior à da 3090, mas de qualquer forma, é algo positivo, dado a diferença abismal de preço.

Já quanto a aplicações de animação, com o Blender, a Nvidia continua a dominar, o que pode ser algo que não compensa muito para quem quer tanto gaming como fazer trabalho nestas aplicações.


Vendo bem, existem razões para comprar a RTX 3090, apesar de custar mais 500 euros que a 6900 XT, pois quem quiser ter a melhor performance absoluta, a RTX 3090 continua com esse título. Mas para quem não quer despejar 1500 euros mas quer ter uma performance de topo (e sem o raytracing), a RX 6900 XT não é uma má alternativa. 

A surpresa da AMD - Radeon RX 6800 XT

Vejamos agora o segundo GPU desta nova geração, o Radeon RX 6800 XT que, apesar de estar tudo esgotado (como com todas as placas gráficas recentes), estava situada à volta dos 750 euros.
Com mais 12 CU's, tem ligeiramente mais potência que a RX 6800, e com este preço está a competir diretamente com a RTX 3080 da Nvidia.

Vejamos o gráfico abaixo, com uma comparação dos FPS no Wolfenstein: Youngblood, e podemos ver que o jogo tem uma boa performance, mas que não consegue ultrapassar a RTX 3080 mesmo apesar de usar o Smart Access Memory. E a diferença ainda se nota ainda mais quando se usa a nova versão do DLSS da Nvidia, que irá ser explicado brevemente. Mas este gráfico engana um pouco, especialmente quando falando de raytracing. No Minecraft com raytracing, a performance da Radeon é cerca de metade da Nvidia. Apesar de não ser um foco desta geração da Radeon, é algo a considerar dado o preço elevado.


De resto, é de facto um GPU para considerar dependendo do que se pretende, mas penso que a RTX 3080 traz mais benefícios que este GPU da AMD.

Falcon Heavy

Falcon Heavy o foguteão mais poderoso do mundo. Mais um foguetão reutelizável produzido e manufaturado pela SpaceX, este foguetão já teve 3 descolagens, 7 aterragens e 4 foguetões reuzados. Tem uma capacidade de levar em orbitra 64 tenoladas metricas. Este fogutão e constituído por 27 motores Merlin, capazes de gerar mais de 2 milhões de Kg impulso na descolagem. O Falcon Heavy tem 70m de altura, 12.2m de diametro, 1 420 788Kg.









Divulgar perfis no instagram com QRcodes

O INSTAGRAM anunciou, nesta terça-feira (18), o lançamento de QR Codes próprios. Os novos códigos têm funcionamento semelhante às “tags de Nome”, direcionando as pessoas para o perfil de usuários ou de marcas, mas possui um layout que se assemelha a QR Codes comuns, o que facilita a identificação inclusive por pessoas que não possuem a rede social. Segundo a empresa, o objetivo da mudança é ajudar pequenas empresas a serem encontradas pelos consumidores — o recurso, no entanto, também está disponível para usuários comuns.

Diferença entre QRcodes normais e estes


Os novos QR Codes possuem pequenas marcas do Instagram para sinalizar que aquela imagem levará para um perfil da rede social. O caminho para acessar o próprio QR Code no aplicativo permanece o mesmo, pelo menu de configurações da conta de cada perfil, na seção “Código QR”. Assim como as Tags de Nome, também é possível mudar a cor de fundo para personalizar o código, usando degradês coloridos.


Para fazer a leitura dos novos códigos do Instagram, o usuário pode usar a câmera dos Stories, a câmera de QR Codes existente em cada perfil da rede social ou a própria câmera do celular. Após a leitura, caso a pessoa possua o aplicativo Instagram instalado no aparelho, será direcionada para o perfil do usuário ou empresa dentro da rede social. Se não tiver o app, será levada para o site do Instagram no navegador.

De acordo com o Instagram, a iniciativa quer ajudar as empresas a expandirem a presença no ambiente digital durante a preparação para a reabertura dos locais físicos, já que os perfis exibem informações de funcionamento das lojas, como horário de funcionamento e produtos à venda.

link da imagem: 

https://s2.glbimg.com/k5RSbkp5pA1D4p-Woj79pkQx4sc=/0x0:4096x2648/984x0/smart/filters:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2020/O/q/5lvzkAQ0Cz5UlN5lZNng/qr-code.jpg

site consultado (13/12/2020)

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/08/instagram-ganha-recurso-de-qr-code-para-divulgar-perfis.ghtml

Falcon 9

Falcon 9, é o primeiro foguetão orbitral capaz de revoar. Já fez um total de 101 descolagens, 62 aterragens e 44 fogutões revoados até a data de 13/12/2020. O Falcon 9 foi desenhado e manufactuado pela SpaceX para o transporte de pessoas e cargas da terra para o espaço. O fogutão tem um total de 70m de altura, 3.7m de diametro, 549.054Kg.




SpaceX

Space Exploration Technologies Corp ou Spacex, é uma empresa dos EUA de sistemas aeroespaciais e de serviços de transporte espacial, a sede situa-se em Hawthorne, Califórnia. Foi fundada em 2002 pelo empresário Elon Musk com o objetivo de reduzir os custos de transporte espacial e permitir a colonização de Marte. A SpaceX desenvolveu desde então a família de veículos de lançamento Falcon e a família de nave espacial Dragon, que atualmente entregam cargas úteis na órbitra terrestre.




Dicas de proteção contra QRs perigosos


Os códigos QR estão a tornar-se cada vez mais comuns no nosso dia a dia, fornecendo procedimentos de check-in sem conctato e acesso rápido a websites. Mesmo antes da introdução do sistema de rastreamento e rastreamento Covid-19 no Reino Unido, as empresas já ofereciam códigos QR aos clientes como parte de campanhas de marketing ou de mídia social.




No entanto, essa simplicidade está  a trazer riscos cibernéticos na forma de códigos corrompidos; Os cibercriminosos podem colocar versões contaminadas dessas ferramentas sobre códigos legítimos que, quando verificados, podem levar os usuários a sites de phishing ou sites contendo arquivos maliciosos.
 
“Um dos perigos dos códigos QR é que as pessoas não conseguem ler ou entender as informações na imagem sem digitalizá-la, o que pode expor seu dispositivo a arquivos ou materiais maliciosos.

“Um código QR corrompido pode pedir a um usuário para baixar um aplicativo malicioso contendo malware, que pode então roubar informações pessoais como endereço e detalhes de cartão de crédito, ativar o rastreamento de localização, enviar mensagens para números premium ou até mesmo roubar logins de mídia social.”

link da imagem:

https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Ftse1.mm.bing.net%2Fth%3Fid%3DOIP.NRxkQhzW0vHr80lRjvk_8QAAAA%26pid%3DApi&f=1

sites consultados(13/12/2020)

https://www.information-age.com/kaspersky-researcher-provides-protection-tips-for-tainted-qr-codes-123493084/

Pix4D Mapper

    Através das imagens tiradas no ar ou terra, o Pix4DMapper gera ortomosaicos, DSM e nuvens de pontos. Os módulos rayCloud e Mosaic Editor deste software permitem gerar anotações e aperfeiçoar o acabamento do produto final.

    O Pix4Dmapper converte imagens em mapas 2D e modelos 3D geo-referenciados e altamente precisos. São editáveis, funcionais e complementam uma vasta gama de aplicações e software.

QR Code em faturas

QR Code em faturas 


Todos os documentos com relevância fiscal vão passar a incluir um QR Code e um Código Único de Documento. Conheça as datas para as novas regras.


No futuro, todos os documentos com relevância fiscal vão passar a incluir 2 elementos:

  • Código QR (ou QR Code);
  • ATCUD (Código Único do Documento). 

Estas novas regras, conforme a Portaria n.º 195/2020 publicada a 13 de agosto, estavam inicialmente previstas para entrarem em vigor já no início de 2021.

Contudo, em virtude das dificuldades causadas pela pandemia COVID-19 e de forma a assegurar tempo suficiente para que estas alterações possam ser realizadas, o Código Único do Documento será obrigatório apenas a partir de 1 de Janeiro de 2022, conforme o Despacho nº 412/2020 XXII. Já para o Código QR, mantém-se a obrigatoriedade da sua inclusão em documentos já a partir de 1 Janeiro de 2021.

Os programas de faturação devem assim garantir que o Código QR e o ATCUD são gerados corretamente e que se encontram perfeitamente legíveis em qualquer documento com relevância fiscal.

O seu objetivo prende-se com simplificar e modernizar a emissão de faturas, mas também combater a evasão fiscal, conforme o disposto no Decreto-Lei n.º 28/2019, de 15 de fevereiro.

link da imagem:

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fcontaspoupanca.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2020%2F08%2F20200817_113835.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fcontaspoupanca.pt%2F2020%2F08%2F17%2Firs-vem-ai-as-faturas-com-qr-code-e-atcud%2F&tbnid=JkA6tBTXbahkiM&vet=12ahUKEwi64PSZ9cvtAhUR-4UKHcJUBzUQMygCegUIARCaAQ..i&docid=GKZ60WpaupOzvM&w=4032&h=2268&q=qr%20code%20em%20faturas&ved=2ahUKEwi64PSZ9cvtAhUR-4UKHcJUBzUQMygCegUIARCaAQ

sites consultados(13/12/2020)

https://www.moloni.pt/blog/novidades/qr-code-nas-faturas-o-que-muda


Pix4D

    Pix4D é uma empresa que desenvolve software de interpretação de imagem com avançados algoritmos de fotogrametria para transformar imagens capturadas com drones em modelos 3D.

    O software Pix4D é líder de mercado no seu sector, com diferentes aplicações que vão desde fotogrametria e criação de nuvens de pontos Pix4DMapper, passando pela agricultura de precisão Pix4Dag e construção com Pix4D BIM até modelação 3D com o Pix4D Model.


Apple a roubar os consumidores na caixa do iPhone 12

    O IPhone 12 quando lançou no mercado não tinha incluído na caixa não tinha carregador nem os EarPods, quem quiser estes componentes como o carregador rápido de 20W e os EarPods vai ter que gastar mais uma quantidade generosa de dinheiro, visto que esta empresa não é muito simpática nos custos, a razãoe pela qual não estão incluídos na caixa é porque segundo Kuo(analista) os custos do suporte 5G foram muito elevados então fizeram esta mudança o que revoltou muita gente.




Apple a desenvolver o seu próprio modem

    A Apple está a preparar o seu próprio modem para os próximos IPhones para que não dependam de terceiros como o caso da Qualcomm.
    Uma das razões pelas quais a Apple quer o seu próprio modem é devido à empresa Qualcomm não ter apresentado a tecnologia 5G para o iPhone 12 assim como a Apple desejava, também em 2017 a Apple processou a Qualcomm por causa de taxas de licenciamento de patentes  e que foi resolvida em abril de 2019. Como resultado disso a Intel parou o desenvolvimento de 5G e vendeu-o à Apple por mil milhões de dólares.

 

Problemas com IPhones

  Recentemente têm sido reportados problemas quanto ao iOS dos modelos mais recentes do iPhone 12 os problemas derivam de SMS que não apresentam notificação e problemas de rede da operadora, este da rede pode estar presente em muitos outros IPhones anteriores. E para além destes problemas o iOS 14.2 tem vindo a consumir uma quantidade de bateria anormal dos dispositivos, quanto mais antigo o telefone mais rápido se gasta a bateria, alguns usuários relatam que em cerca de meia hora a bateria chega a cerca de 50%.


Tecnologia 5G em Automóveis - Entrada 3/Semana 7 - 13 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Tecnologia 5G em Automóveis 

    O primeiro automóvel com a tecnologia 5G é o da marca chinesa GAC. O carro em questão é o SUV totalmente elétrico Aion V. É apenas o terceiro modelo da empresa, mas consegue trazer em primeira mão a tecnologia de redes 5G, tanto falada atualmente na indústria dos telemóveis, para a indústria automóvel. Este tipo de conectividade é assegurada pelo chip Baolong 5000 5G, num veículo que conta como uma autonomia de cerca de 400 Km.
    Este veículo terá um desempenho de 183 cavalos e 350 Nm de torque, sendo limitado a velocidade máxima de 175 Km/h

O novo GAC Aion V.

    Citando o jornal "Observador":
"Os preços iniciam-se nos 19.978€ (159.600 yuan) da versão de entrada e chegam a 29.993€ (239.600 yuan) (...)"
Fontes:
https://observador.pt/2020/06/23/primeiro-carro-equipado-com-tecnologia-5g-e-chines/(consultado a 11/12/2020)

Formato RAW - Entrada 2/Semana 7 - 13 Dez.

        Formato RAW   

    O formato RAW ou formato "cru" é um tipo de imagem que contém na íntegra os dados captados pelo sensor da máquina fotográfica, não tendo assim qualquer tipo de compressão. Por isto mesmo tem várias vantagens: permite uma melhor definição e flexibilidade; e permite uma maior variedade de cores, sendo algumas imagens guardadas com esquema de cores de 30 bits, ou até mesmo mais (ao contrário do RGB, que possui 24 bits). No entanto, este formato de imagem traz também algumas desvantagens: ao possuir uma maior quantidade de informação, uma imagem em RAW tem também uma maior dimensão que se estivesse noutro tipo de formato (como PNG, ou JPEG); ao ser um formato mais "puro", a imagem se não for trabalhada posteriormente com um software de imagem, pode ser potencialmente menos apelativa esteticamente.
Imagem retirada do site de apoio "informáTICa para todos"


    O formato RAW não é um formato fixo, isto é, cada marca tem o seu tipo de ficheiros RAW e têm que ser trabalhados com um software específico, uma vez que cada empresa utiliza algoritmos diferentes.

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Raw_(formato_de_imagem) (consultado a 11/12/2020)
http://sites.aebenfica.org/apontamentos-tic/fotografia/raw  (consultado a 11/12/2020)

Tecnologia de Videojogos na Criação de Automóveis - Entrada 1/Semana 7 - 13 Dez. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Tecnologia de Videojogos na Criação de Automóveis

    Os videojogos para além de uma diversão para os mais jovens (e não só), podem ser utilizados para muitas outras funções. Um exemplo disso é o que a BMW está a fazer para desenvolver os seus carros. O BMW iNEXT é um projeto que a marca criou que será parcialmente desenvolvido a partir do "Unreal Engine 4". Através de uma realidade mista, os engenheiros poderão ter acesso a várias informações de uma forma muito mais rápida e, deste modo, irão ser capazes de aumentar o ritmo de desenvolvimento do projeto.
    
O BMW iNEXT
    Como adianta o jornal "Motor 24":
"A possibilidade de apresentar funções dos automóveis de forma digital e conceitos do habitáculo de forma extremamente rápida abrem novas metodologias, por exemplo, para simular viagens através das cidades. Aqui, é possível testar aspetos como a visibilidade em redor do carro e verificar os diferentes ângulos e posições de condução com respeito ao visor da instrumentação."

    Sem dúvida, isto é mais uma prova da utilidade de plataformas digitais e, neste caso, dos videojogos 
Fontes:
https://www.motor24.pt/marcas/tecnologia-dos-videojogos-poupa-tempo-e-dinheiro-a-bmw/1493210/(consultado a 11/12/2020)
https://automais.autosport.pt/noticias/bmw-inext-vai-conseguir-chegar-aos-600-quilometros-de-autonomia/(consultado a 11/12/2020)