Pesquisar aqui

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Razer Kraken Ultimate

THX Spatial Audio também presente

A tecnologia THX Spatial Audio presente no Razer Kraken Ultimate é capaz de reproduzir som em 360 ​​graus, que dá ao utilizador melhor noção de espaço e ambientação dentro do jogo, permitindo localizar adversários próximos com mais facilidade, além de evitar disparos e detetar ameaças antes de outros jogadores.

Microfone com cancelamento de ruído ativo

O Razer Kraken Ultimate conta com nova certificação da Discord para a comunicação in game, além de sistema de cancelamento de ruído ativo, que proporciona aos jogadores uma comunicação de qualidade mesmo em ambientes lotados e barulhentos.
Imagem: Razer
Ao acionar a tecnologia, o jogador prepara o microfone para detetar e anular ruídos de fundo e destacar a voz do utilizador de forma clara e sem interferências externas.

Design

O Kraken Ultimate conta, ainda, com uma estrutura em alumínio e aço com almofadas preenchidas por gel refrescante, que dá maior sensação de conforto e alívio (quem joga por horas sabe). O seu arco de cabeça acolchoado é ideal para longas maratonas de jogos e ainda conta um ajuste voltado a jogadores que usam óculos, cujas hastes podem ser posicionadas sem causar qualquer incômodo.
Imagem: Razer

As conchas auriculares ganharam a companhia da retroiluminação Razer Chroma, que oferece mais de 16,8 milhões de cores e um conjunto de efeitos de iluminação controlados pelo aplicativo gratuito Razer Synapse 3.

iOS 7 - v 7.1


iOS 7.1


  Esta atualização do sistema operativo foi lançada no dia 10 de março de 2014, estando disponível para o iPhone 4 e posterior, iPod Touch de 5ª geração e para o iPad 2 e posterior.
  As melhorias e correções que vieram com esta atualização do sistema operativo foram as seguintes:
 um novo recurso chamado CarPlay que é a versão do iOS desenvolvida para o carro, melhoria do reconhecimento das impressões digitais do Touch ID, melhoria da interface do utilizador e uma melhoria do desempenho do iPhone 4.

Adam Savage arranja a razão perfeita para comprar o robô cão que custa milhares de dólares

Esta não é das minhas típicas noticias mas hoje queria falar de Adam Savage, conhecido pelo sua série MithBusters e outras dezenas de projetos. Adam no últimos anos tem feito umas criações no seu canal de youtube, estas são um fato do Homem de ferro ( que eu posso falar mais tarde noutra noticia), uma cosplay real de um Lego minifig (sim é assustador) e até um Rubik's Cube que se resolve sozinho.



Recentemente Adam adquiriu um robô que eu já falei no passado, o Spot da Boston Dynamics. Este robô que custa milhares de dólares tem sido testado por um ano pelo Adam. E como podem ver a o céu é o limite para este génio. Ele tem feito muitas experiências divertidas desde que foi entregue este projeto, mas o seu mais recente foi usar o robô para puxar uma carruagem. Isto só demonstra as infinitas possibilidades de que este pequeno robô pode fazer. Se ainda tiveres interessado vê o vídeo do Adam que demonstra como ele construí a sua carruagem. Até a próxima!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Robôs aprendem a ler linguagem corporal

Se o teu amigo dizer que se sente relaxado, mas tu vês que ele tem os punhos fechados, tu podes duvidar a sinceridade dele. Os robôs, por outro lado, podem simplesmente aceitar a palavra dele. A linguagem corporal diz muito de nós, mas mesmo com os avanços na tecnologia de reconhecimento facial, os robôs esforçam-se para perceber movimentos do corpo e podem perder importantes sinais sociais.


No entanto, pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon desenvolveram um sistema de rastreamento corporal que pode ajudar a resolver esse problema. Chamado OpenPose, o sistema pode rastrear o movimento do corpo, incluindo mãos e rosto, em tempo real. Ele usa visão computacional e aprendizado de máquina para processar quadros de vídeo e pode até rastrear várias pessoas simultaneamente. Esse recurso pode facilitar as interações entre homens e robôs e abrir caminho para uma realidade virtual e aumentada mais interativa, além de interfaces de usuário intuitivas. 
Uma característica notável do sistema OpenPose é que ele pode rastrear não apenas a cabeça, o tronco e os membros de uma pessoa, mas também os dedos individuais. Para fazer isso, os pesquisadores usaram o Panoptic Studio da CMU, uma cúpula alinhada com 500 câmeras, onde capturavam poses de corpos em vários ângulos e depois usavam essas imagens para criar um conjunto de dados. Neste momento, com o sistema muito desenvolvido este pode trabalhar apenas a partir de uma câmera. Até à próxima!


ESP8266, conecte os seus projetos!

O ESP8266, para além de um nome estranho, é uma família de pequenos dispositivo eletrónicos associados à internet das coisas por possuirem Wifi embutido. Sendo que a sua maior utilização é o oferecimento desta sua capacidade a placas de Arduino que não possuam suporte para Wifi.
Para que ambos possam ser utilizados em conjunto, é necessário que o ESP8266 possua um firmware que possa receber comando AT e que tenha a sua velocidade de comunicação definida em 9600 bauds. É importante frisar que este dispositivo suporta a criptografia WPA e WPA2.
A sua maior vantagem e também a razão de ser tão popular é o seu preço, como é óbvio existe uma diferente de fabricante para fabricante, porém este dispositivo costuma ser muito barato. Para além de servir como um adaptador Wifi para micro controladores, o ESP8266 pode ser utilizado na forma standalone, sendo possível programar diretamente no mesmo.
Como tinha dito anteriormente o ESP8266 é uma "família" porque possui diversas variações e modelos, sendo o ESP01 o mais popular.
Caso esteja a perguntar-se em que situações poderia usar este dispositivo, eu dou-lhe alguns exemplos. Precisa ligar o aquecimento antes de chegar a casa? Utilize o Arduino em conjunto com este dispositivo para que possa através da internet, ligar o aquecimento da sua casa quando está a sair do emprego. Ou desligar a sua lâmpada com o seu telemóvel, sem ter que se levantar do sofá. Está no trabalho e quer ter a certeza que o seu cão está bem? Sem problema, vejo no seu telemóvel as imagens de uma câmara que colocou na sala, por exemplo. No fundo, o limite é a sua imaginação. 
Como pode ver esta "família" de dispositivos aliada a micro controladores pode ser uma maneira muito divertida de aprender tecnologia, mas também uma forma muito prática de facilitar a sua vida.

Diferentes exemplos de modelos ESP8266:

NodeMCU ESP8266


ESP01


ESP8266 - 12



imagens:


fonte:


C++ - Identifiers

Os identifiers (identificadores) são os nomes que damos às variáveis, funções, classes, objetos, etc.
Existem regras a obedecer para que não aja nenhum problema ao nomear os elementos do nosso código.

O identifier deve:
  • Começar com uma letra de A a Z - maiúscula ou minúscula; ou começar com o underscore ('_');
  • Seguir-se de: letras, dígitos e underscores;
  • Não ter símbolos especiais (de acordo com o primeiro e segundo pontos), como @, §, £, $, €, &, ! (e todos os outros);
  • Não ser igual a outros identifiers e keywords (como por exemplo "int").
Podem haver erros quando se é utilizado o acento e o til nas letras. É mais aconselhável nunca os usar (tema para o futuro).

O C++ é case sensitive, por isso há diferença em escrever
int aloha;
e
int Aloha;

Exemplos de identifiers válidos:

Referências (11/02/2020)

Python - Sets (Parte 2)

NA ÚLTIMA PUBLICAÇÃO FALEI DE ALGUMAS BASES DE SETS, NESTA IREI FALAR DE ALGUNS MÉTODOS OU COMANDOS QUE NOS PERMITEM INTERAGIR COM SETS!

Adicionar items a um set:
Para adicionar items a um set podemos usar dois comandos, add() se pretendermos adicionar apenas um item, ou update() se pretendermos adicionar mais que um item, por exemplo:

set = {"apple", "banana", "cherry"}
set.add("orange")
set.update(["mango", "grapes"])

Nota: em sets não é possível mudar items!

Comprimento de um set:

Para determinar o número items de um set usa-se o mesmo método utilizado em outros tipos de variáveis, len():

set = {"apple", "banana", "cherry"}

print(len(set))

Neste caso, o output do código acima seria 3.

Assim termino a publicação de hoje, ainda havendo assuntos a falar sobre sets, haverá uma parte 3, até lá: Boa programação!


Referências:



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

C++ - Fim da linha: Terminador?


Já sabemos que no C++ usamos os semicolons (;) para terminar a nossa linha de código.
cout << "[insert easter egg]" << endl;

Então, ao contrário da linguagem de programação Python, o fim da linha não funciona como um terminador.
//ERRADO
cout << "Sem semicolon" << endl

Por isso, se quisermos, podemos escrever o nosso código todo seguido numa só linha:
int number = 666; cout << "Devil's number = " << number << endl;

Sendo exatamente o mesmo que:
int number = 666;
cout << "Devil's number = " << number << endl;

As excessões para isto (escrever tudo numa linha) são:
  • Os comandos para o preprocessador, os que começam com o '#', como os includes;
  • Os comentários;
  • Outro que leia/afete a linha toda.

Referências (11/02/2020)

Torne o seu grelhador inteligente!

Cada vez mais vemos a tecnologia em diferentes formas e tamanhos com as mais diversas funcionalidades, umas inovadoras, outras engraçadas, esquisitas ou apenas práticas. Com a popularização da Internet of Things, veio a popularização das smart homes (casas inteligentes), que adicionam não só dispositivos inteligentes como câmaras e sensores, mas também atualizando os clássicos eletrodomésticos, tornando-os mais práticos e autónomos.
Algo que ainda não tinha sido explorado era o update dos grelhadores, que há muitos anos se mantêm praticamente intocáveis em termos de melhoramento tecnológico. Por isso achei muito interessante trazer o Weber connect smart grilling hub. Este dispositivo pode ser alojado em qualquer grelhador que utilize qualquer tipo de combustível, adicionando quatro sensores de temperatura que enviam a informação recolhida para uma aplicação no seu smartphone. A aplicação é de extrema utilidade, pois com os dados recolhido pelo sensor é capaz de indicar o tempo correto para virar a carne e quanto tempo falta para esta estar grelhado, oferecendo esta informação individualmente para cada pedaço de carne que se encontra na grelha. É importante frisar que estes valores são estimativas e aproximações, não significa que a carne sairá sempre perfeita, porém, pode ser uma grande ajuda.
Muitos dispositivos para smart homes caiem em esquecimento e acabam mesmo por não ser lançados (principalmente sabendo que são apresentados na CES, como este), porém, considero que este dispositivo tem uma grande chance de sucesso devido à popularidade das grelhas um pouco por todo o mundo, principalmente numa nação que é muito consumista, os EUA. O preço de 130$ não é assim tão elevado.




imagens:
  • URL1
  • URL2
  • consultadas no dia 08/02/2020

fontes:

Python - News 7

As versões Python 3.8.1, 3.7.6, 3.6.10 e 3.9.0a2 já estão disponíveis!

A equipa de lançamento de Python actualmente em serviço anunciou o lançamento combinado sem precedentes de nada menos, nada mais que quatro versões do Python!

Python 3.8.1
O Python 3.8.1 é a primeira versão de manutenção do Python 3.8. A série Python 3.8 é a versão mais recente da linguagem Python e contém muitos novos recursos e optimizações.
Podes encontrar o Python 3.8.1 no link a seguir: www.python.org/downloads/release/python-381
Consulta o documento " What’s New in Python 3.8 " para obter mais informações sobre os recursos incluídos na série 3.8.
Os lançamentos de manutenção da série 3.8 continuarão em intervalos bimensais regulares, com a 3.8.2 planeada para fevereiro de 2020.


Python 3.7.6
O Python 3.7.6, a próxima versão de correcção de bug do Python 3.7, também está disponível. Podes encontrar os arquivos da versão, um link para o log de alterações e mais informações no link abaixo:
www.python.org/downloads/release/python-376


Python 3.9.0a2
Uma prévia do desenvolvedor do Python 3.9 também está pronta:
www.python.org/downloads/release/python-390a2/
OPython 3.9 ainda está em desenvolvimento. Este lançamento, 3.9.0a2, é o segundo de seis lançamentos alfa planeados. As versões Alpha destinam-se a facilitar o teste do estado actual de novos recursos e correcções de bugs. Durante a fase alfa, os recursos podem ser adicionados até o início da fase beta (18-5-2020) e, se necessário, podem ser modificados ou excluídos até a fase candidata ao lançamento (10-8-2020). Lembre-se de que esta é uma versão prévia e seu uso não é recomendado para IDE's.


Python 3.6.10
E por último: o Python 3.6.10, a próxima versão de correcção de segurança do Python 3.6, também está disponível no link a seguir: www.python.org/downloads/release/python-3610


Referências:

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

iOS 7 - v 7.0.6


iOS 7.0.6


  Esta versão do iOS foi lançada no dia 21 de fevereiro de 2014 e esteve disponível para o iPhone 4 e posterior, iPod Touch de 5ª geração e posterior e para o iPad 2 e posterior.
  As únicas modificações feitas com esta atualização do sistema operativo uma correção de verificação das ligações SSL.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

C++ - Blocos de código (e scopes)


Os blocos são conjuntos de statements (declarações, linhas de código) delimitados por braces ({}, também chamados de curly brackets).

As variáveis declaradas dentro de um bloco existem apenas até o fim do bloco.
{
    int number = 8;
    cout << number << endl;
}

cout << number << endl; //ERRO

O erro é "'number' was not declared in this scope". Isto significa que a variável number não foi declarada fora daquele bloco de código. Ou seja o scope é como um bloco. Naquele scope não havia nenhuma variável number.

Como já sabem, as funções também têm um bloco de código! Funciona exatamente da mesma forma, as variáveis declaradas na própria função só existem na função.
Da mesma forma, os namespaces têm um bloco de código. Todo o código dentro da namespace (entre os braces) é apenas da namespace.
As classes também usam braces, por isso as variáveis pertencem à classe (e aos objetos da classe).

Referências (3/02/2020)


Python - Sets (Parte 1)

NESTA PUBLICAÇÃO IREI FALAR DE UM TIPO DE VARIÁVEL COMPOSTA DIFERENTE, SETS!

Sets é uma variável composta que me esqueci de referir quando falei em listas, tuplas e dicionários; é um conjunto de variáveis, como nos outros tipos que referi anteriormente, só que não têm uma ordem definida, e assim também são indexadas, ou seja, não se pode seleccionar através de um número que lhe corresponde.

Para não haver confusão entre os quatro tipos de variáveis compostas, mostro aqui este recorte que me é sempre útil com uma descrição de cada um com as suas características:
Criar set:

set = {"apple", "banana", "cherry"}

Seleccionar um item de um set:

Como referi acima, os items não são indexados, por isso não é possível seleccionar um como num dos outros tipos de variável composta, mas é possível verificar se existe de duas maneiras:

set = {"apple", "banana", "cherry"}

for x in set:
  print(x)

No exemplo acima, criamos um ciclo/loop, em que o programa mostra todos os constituintes do set.
O output seria por exemplo:


apple
banana
cherry

Outro exemplo pode ser para verificar se um elemento específico se encontra no set, assim o resultado do programa abaixo será 'True' se existir, ou 'False' senão existir:

set = {"apple", "banana", "cherry"}

print("banana" in set)

Assim terminamos esta parte 1 sobre sets! Na próxima publicação irei mostrar outros métodos de interacção com sets, até lá: Boa Programação!



Referências:



domingo, 9 de fevereiro de 2020

Logitech G533

Quer um ótimo headset gamer sem fio? O Logitech G533 é um headset voltado para jogos com excelente som, boa qualidade de construção e um design confortável. Possui uma das melhores implementações de software para jogos da Logitech, com muitos recursos e opções personalizáveis.

O destaque fica na sua latência suficientemente baixa para jogos e assistir vídeos. No entanto, como a maioria dos headsets para gamimg, não é adequado ou prático para uso em ambientes externos, sendo um pouco volumoso e pesado.

Robôs ajudam a lutar contra Coronavírus

Recentemente o mundo foi apresentado com uma nova epidemia - Coronavírus. Esta doença continua a aumentar gradualmente e já matou centenas de pessoas. A China, o país de origem desta epidemia, têm criado quarentenas e colocado todo o seu país em alerta. No entanto não são só os médicos e enfermeiros que estão lutar contar esta doença. Juntam-se agora a luta os robôs!




Estes robôs autônomos ajudam os hospitais com a entrega de medicamentos, desinfetando e até recolhendo as temperaturas de pedestres. Desta forma o robô analisa possíveis contaminações de peões. Estes robôs ajudam muito com o trabalho manual dos hospitais e ao mesmo tempo diminuindo o risco de contaminação. Se ainda estiveres interessado vê o vídeo abaixo que demonstra entrevistas com os trabalhadores que lutam e trabalham com estes robôs. Até a próxima!