Pesquisar aqui

sábado, 19 de janeiro de 2019

FreeNom - Domínios gratuitos

Queres criar um site com um domínio próprio mas não queres fazer um investimento monetário? FreeNom é a solução, tal como o seu slogan diz há "um nome para todos"!

Ao realizar um trabalho para a disciplina de Aplicações Informáticas B apercebi-me que existia um site que não só vendia domínios mas também disponibilizava domínios gratuitos, este era um dos passos do trabalho: alugar um domínio gratuito através do site FreeNom.com.
Tal como eu não sabia que isto existia, muitos outros utilizadores da Internet também não o conhecem e espero que este post ajude alguém.
O FreeNom funciona da seguinte forma: o utilizador cria uma conta gratuita e na página principal do site pode procurar o domínio desejado por exemplo "multimediaeaplicacoes", de seguida o site irá procurar todos os domínios que não pertencem a ninguém e irá responder primeiro com os gratuitos, por exemplo "multimediaeaplicacoes.tk" e de seguida com os pagos como por exemplo "multimediaeaplicacoes.com". O utilizador escolhe o desejado e pode depois escolher durante quanto tempo quer manter o domínio sendo que só pode manter o seu domínio gratuitamente por períodos de, no máximo, 12 meses. Após isto paga, ou não, o seu domínio e voilá, o domínio é seu e pode fazer com ele o que quiser. No meu caso utilizei-o para fazer forward para o GitHub pages do repositório que criei para o trabalho.




Consultei o site FreeNom dia 19/01/2019

O que é o GitHub?

Para entender o que é o GitHub, primeiro temos que compreender o que é o Git. Git é um sistema de controlo de versões de código aberto, que foi criado pelo Linus Trovalds- a mesma pessoa que criou o Linux.
Quando os criadores desenvolvem um projeto (como uma app), geralmente acabam por fazer constantes alterações no seu código, libertando novas versões até e após o seu primeiro lançamento oficial.
Os sistemas de controlo de versões mantêm as versões em si armazenadas, com as suas modificações guardadas num "depósito" central. Isso permite que os criadores de conteúdo colaborem facilmente, pois eles podem fazer download de todas as novas versões dos projetos, podendo edita-las e podendo fazer upload das suas versões mais recentes.
Git é uma ferramenta de comando, mas o centro do Git é o Hub, pois é aí que os criadores armazenam os seus projetos e se relacionam com as pessoas para tornar o sue projeto ainda melhor.

Resultado de imagem para github logo oficial
Fontes:
www.howtogeek.com

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Qual é a diferença entre Java e JavaScript?

Javascript e JavaScript são escritos e executados de formas diferentes, e ambos divergem muito no que podem fazer.
Resultado de imagem para java


O Java é usado em vários locais, como aplicações para Android e programação de cartões de crédito.
JavaScript é geralmente usado como uma página da web interativa e pode ser usado para fazer coisas engraçadas, como criar animações em HTML.

Quando se trata de como cada linguagem é usada, Java é normalmente usado para todo o desenvolvimento do lado do servidor, enquanto o JavaScript é reservado para desenvolver scripts do lado do utilizador para funções como variação e interatividade. Existem mais algumas diferenças importantes:

Resultado de imagem para javascriptO código Java deve ser compilado e o código JavaScript é todo em texto.
Cada linguagem requer diferentes plug-ins.
JavaScript é executado apenas num navegador, enquanto o Java cria aplicações que são executadas num navegador ou máquina virtual.
Java é uma linguagem OOP (object-oriented programming) e JavaScript é especificamente uma linguagem de script OOP.
Um estudante de programação inexperiente aprenderá que Java e JavaScript são linguagens válidas para adicionar ao seu repertório de codificação. 

Escola americana ensina alunos do 8º ano a programar!

Escola americana ensina alunos do 8º ano a programar!


A escola Edwardsburg, em Michigan, está a ensinar alunos do 8º ano a programar, preparando-os para o seu futuro!
Aprender a programar, hoje em dia, pode ser algo muito útil e divertido, como diz a aluna Hanna Kertes: "Eu nunca tinha programado. Eu nunca pensei que fosse divertir-me tanto a programar!"
Os alunos parecem gostar de programar e dizem que irão continuar a programar todas as suas vidas.


Fonte: https://www.abc57.com/news/cool-schools-new-coding-class-preps-students-for-futures-in-tech

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Como aprender HTML.


O que é HTML?


  • HTML (HyperText Markup Languagem) é uma linguagem utilizada na construção de sites na Internet. Documentos HTML podem ser interpretados por múltiplos navegadores, como o Google Chrome, o Microsoft Edge e outros. Mas temos de ter o cuidado de ver se a versão de cada navegador é compatível com a do HTML, pois há alguns que não conseguem ler alguns dos códigos inseridos.


Aqui ficam alguns sites para que possa aprender HTML:


  • Clique em cada imagem para aceder ao respectivo site.


 HTML





Codecademy

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

HTML - 6 editores gratuitos

Existem imensos editores de HTML (assim como para qualquer outra linguagem de programação) no mercado, alguns gratuitos outros pagos, todos com vantagens e desvantagens características.

Aqui está uma lista de 6 editores gratuitos e algumas vantagens e desvantagens.
  • Notepad++ - Vantagens: É um programa pequeno e leve, completa tags automaticamente e tem uma livraria de plugins; Desvantagens: Não existe versão para macOS.
  • Komodo Edit - Vantagens: Tem diferentes temas, tem uma livraria de plugins e está disponível para Windows, macOS e Linux; Desvantagens: Não é bom para iniciantes
  • Eclipse - Vantagens: É um programa open-source com uma comunidade grande, está disponível para Windows, macOS e Linux e dá para instalar novas linguagens de programação; Desvantagens: É um programa pesado.
  • NetBeans - Vantagens: Tem diferentes temas, especializado para Java, fácil controlo de versões; Desvantagens: Leva tempo para aprender, pode por vezes ser lento.
  • Microsoft Visual Studio Community - Vantagens: É atualizado constantemente, trabalha com muitas linguagens de programação, design que facilita o entendimento; Desvantagens: Algumas ferramentas são pagas, é um programa pesado.
  • BlueGriffon - Vantagens: Está disponível para Windows, macOS e Linux, bom para iniciantes; Desvantagens: Pode ficar lento durante a utilização.
Consultei o site LifeWire dia 16/01/2019

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

HTML 5 - A estrutura

Com o HTML 5 foram introduzidos elementos como o vídeo e a música, mas também a estrutura do documento mudou.



O "body" do documento HTML 5 é disposto da seguinte forma:
  • header - representa a parte de cima da página, o seu título, a sua apresentação.
  • nav - é a parte de navegação da página, onde o utilizador pode navegar dentro do site dirigindo-se para diferentes sub-páginas.
  • article - é onde se encontra a informação mais importante da página, é o conteúdo no qual se baseia o site.
  • section (situa-se dentro do article) - é a divisão do article, podendo haver muitas sections dentro de um article.
  • aside - como o nome indica é a parte da página que tem o conteúdo "à parte", podendo este conteúdo ser relacionado com o article, ou mesmo links.
  • footer - é a parte de baixo da página, o rodapé, onde se pode encontrar por exemplo os contactos e os direitos de autor.
@SoloLearn

Consultei o site SoloLearn dia 14/01/2019

domingo, 13 de janeiro de 2019

O WordPress

O WordPress é um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, dirigido principalmente para a criação de sites e blogs online.


A plataforma foi criado por Ryan Boren e Matthew Mullenweg e foi lançada em Maio de 2003, sendo a precursora de outra plataforma chamada b2/cafelog, mais conhecida por b2 ou cafelog, que também deu origem a um outro projecto chamado b2evolution.

Esta ferramenta é uma das mais utilizadas para conteúdo na web, disputando com o serviço do Google, o Blogger. No entanto, o WordPress é adotado pelas pessoas que pretendem ter uma página com maior personalização e recursos mais variados.

A popularização deste sistema é devido, principalmente, ao seu tipo de licença (de código aberto), facilidade de uso e a sua versatilidade. Também é possível desenvolver sites de tipo comércio eletrónico, revista, portefólio, agregador de eventos e de outros conteúdos por causa da sua capacidade de extensão através de plugins, temas e programação PHP.


O que é a indentação?

Em computação, indentação (recuo, neologismo derivado da palavra em inglês indentation) é um termo aplicado ao código fonte de um programa para ressaltar ou definir a estrutura do algoritmo.

Na maioria das linguagens de programação, a indentação é empregada com o objetivo de ressaltar a estrutura do algoritmo, aumentando, assim, a legibilidade do código. Em algumas linguagens a indentação até é obrigatória. Python, Occam e Haskell, por exemplo, utilizam a mudança de indentação para definir a hierarquia dos blocos de código.

Para uma única linguagem de programação, podem existir diversos estilos de indentação. Ainda assim, todos eles têm em comum o conceito de que blocos de código dependentes de um comando, declaração ou definição devem ser identificados por um aumento no nível de indentação. Isto é, o espaçamento que antecede o código de cada linha deve ser aumentado com relação ao comando, declaração ou definição que o antecede.

Concluindo, a indentação é um processo importantíssimo na programação que facilita a leitura do código.

Sites consultados: WikipediaScriptcaseblog

Fotografia Macro


Fotografia Macro

A fotografia Macro é interessante pois revela aspetos de um universo que nos rodeia, mas que muitas vezes
não reparamos se não nos dedicarmos um pouco a descobri-lo.
Há vários aspetos a ter em conta, desde o equipamento, à técnica e aos temas.

Lentes – Existem várias opções a ter em conta, desde tubos de extensão, juntamente com uma lente normal
que dá alguma ampliação, ou inverter uma lente normal (com um adaptador especial).
A opção mais adequada e flexível, em particular para um iniciante é uma lente macro dedicada. Existem
modelos com distâncias focais de 90-105mm, com uma relação de ampliação 1:1, ou seja, que o objeto a
fotografar fica em tamanho real. Podem usar-se distâncias focais mais curtas (50-60 mm) mas implica uma
maior aproximação ao assunto a fotografar com risco de o poder assustar se for um animal.
Imagem relacionada
Altura do dia – se se fotografar insetos a melhor altura do dia será com boa luz, embora os ambientes
nublados sejam melhores pela sua luz difusa. Uma temperatura acima dos 17ºC será igualmente adequada a
que os insetos se mostrem.
Flash – mesmo com uma boa abertura, como a profundidade de campo é pequena, para evitar desfoques e
tremuras na fotografia, a velocidade deve ser alta, por isso um flash ajuda a que a foto fique bem iluminada.
Deve usar-se um difusor para que a luz do flash não fique demasiado intensa.
Com uma boa luz solar e aberturas de f/2.8 ou f/4, o flash pode não ser preciso.
Imagem relacionada
Velocidade – Com uma grande ampliação, qualquer tremura das mãos leva a um desfoque, por isso deve
começar-se com uma velocidade de 1/250 s ou mais rápido. Com flash poderá baixar para 1/100 s e com uma
câmara específica para macros poderá mesmo baixar até aos 1/40 s.
Foco – deve começar por se colocar a máquina em foco manual. Usar tripés retira flexibilidade à foto, só
mesmo em estúdio. Para exteriores e temas móveis como insetos, não compensa o esforço de configuração
do tripé. Uma técnica mais dinâmica pode ser, depois de um ajuste inicial, usar o movimento do corpo,
balanceando lentamente para a frente e para trás para uma focagem sem recurso à máquina, e estar
preparado para tirar mutas fotos desfocadas antes de obter a certa…
Imagem relacionada

Profundidade de campo – a profundidade de campo será necessariamente muito estreita, sendo que se deve
procurar temas relativamente planos e coloque esses planos no campo.

Resultado de imagem para fotografia macro tutorial

Ângulos – Deve-se procurar tirar fotos de vários ângulos para lhe dar um toque de originalidade, em
particular em perspetivas próximas do animal.
Ampliação - um erro comum é usar sempre a ampliação máxima. Na realidade o enquadramento à volta do
objeto é muitas vezes importante para ter um tema mais rico.
Existem várias estratégias dependendo do animal a fotografar. As libelinhas são muito sensíveis ao
movimento, por isso qualquer aproximação deve ser bem lenta para não as afugentar. As aranhas são boas
para fotografar porque se mexem relativamente pouco. As moscas mexem-se muito,  mas não são tão
assustadiças como as libélulas, e são fáceis de encontrar.
A fotografia macro é um mundo a descobrir em sua casa ou no seu quintal…

Referências:


Como fotografar Eventos
Imagem relacionada
A fotografia de um evento implica que o fotógrafo esteja preparado em diversas áreas da fotografia, tais
como:
Fotografia de retrato – Fotos individuais e de grupos
Fotografia de Moda – vestidos da noiva e das damas de honor, convidados, etc
Fotografia Macro (alianças, bolo, detalhes, etc)
Fotografia de Arquitectura – local do copo de água, igreja, outras envolventes
Fotografia de Paisagem – ambientes exteriores
Preparação:
Uma das condições para fazer boas fotografias num evento, passa pelo seu planeamento. Para isso há que
falar com o organizador do evento para perceber quais os horários em que os momentos-chave vão ocorrer,
quais as pessoas chave a fotografar, quais os locais mais importantes e como aceder a eles, se há alguma
coisa que não se deva fotografar.

As questões que são importantes discutir com quem nos pediu para fotografar o evento são, nomeadamente,
quantas e que tipo de fotos se pretende, se algumas podem ser usadas no portfólio, se é possível agendar
uma visita prévia ao local para testar os settings da máquina.
Tire algumas fotos antes do evento.
Imagem relacionada
Prepare uma lista de fotos a tirar durante o evento o que ajuda depois, como checklist durante o evento,
a que nada seja esquecido.

Durante o Evento
Seja simpático e profissional, tente que as pessoas se riam sem ser inconveniente, interaja de forma
adequada com cada faixa etária e respeite as regras culturais e religiosas. Podem-se tirar fotos de detalhes
e de multidões mais ou menos impessoais (permitindo aos organizadores usarem essas fotos
em promoções futuras). As fotos devem ter um aspeto profissional e artístico, sem serem excessivamente
artísticas…

Procure capturar momentos especiais ou individuais, em diversas posturas e atividades.
Resultado de imagem para event photography
Aberturas maiores também podem ser usadas (f/2.8 ou f/4) para permitir obter uma multidão ligeiramente
desfocada.
Resultado de imagem para event photography
Evite fotografar as mesmas pessoas várias vezes, pois pode ser aborrecido para elas. Evite ser intrusivo, seja
rápido e eficiente a tirar as fotos.
As fotos tradicionais e formais são necessárias em qualquer evento, mas procure igualmente as
oportunidades para fotos originais.
Resultado de imagem para event photography


Referências:


Como Fotografar A Lua





Como Fotografar A Lua


Qual a melhor forma de fotografar a Lua, o maior astro noturno que aparece no nosso céu?
  1. Lente Teleobjetiva – para se fotografar a Lua, como está longe, necessitamos de aproximar mais a
imagem e reduzir o ângulo de visão. Um exemplo de lente é a 75-300 mm. Se a máquina for “cropada”
(fator de corte – é a variável que define a área final da imagem captada pelo sensor, existindo o “Full Frame”
em que apanha a imagem mais aberta do que APS-C, onde as bordas são recortadas). Pode usar-se também a
lente de 55-250 ou a 70-200 mm.
Como fotografar a Lua - Fotografia Dicas
Como fotografar a Lua - Fotografia Dicas
  1. Foco é fundamental – Uma vez que a imagem da Lua, apesar do foco vai sempre aparecer distante e
necessita de ser recortada para ser ampliada, se não for bem focada, não vai surtir o efeito pretendido.
O foco automático pode ser usado uma vez que ele procura a zona de maior luminância, que numa noite
escura, será a Lua. O foco manual também poderá ser usado, colocando “live view” (para o visor LCD mostrar
o que efetivamente vai ser fotografado) e fazendo o foco com cuidado.
  1. Medição de Luz – A forma como a câmara mede a luz também tem importância. Deve escolher-se o
“spot metering” que deixa que seja “vista” apenas a luz emitida pela Lua, o que permite um melhor
equilíbrio do diafragma e de outros elementos.


Como Fotografar a Lua - spot-metering - Fotografia dicas


  1. Exposição – Como a Lua emite uma luz razoável, o obturador 1/100 pode ser adequado. Quando
apenas estiver a Lua na imagem, será conveniente que tenha maior profundidade de campo para aumentar o
detalhe. O diafragma deverá estar em f:8 ou menos, podendo subir um pouco o ISO para maior
profundidade, mas sem subir demasiado para não perder o detalhe.
  1. Tripé – Tal como em todas as fotos em que a luz é reduzida, é importante que exista uma plataforma
estável para que a foto não saia borrada ou tremida.
  1. Horário – Dependendo da composição que se pretende - se se quiser que inclua árvores ou prédios,
um horário mais cedo, se se quiser apenas a Lua, será mais tarde, quando ela subir mais no horizonte.


Resultado de imagem para lua fases
Referências:



O que é o SoloLearn?

O SoloLearn é uma plataforma de aprendizagem online que oferece aulas gratuitas de programação com 13 disciplinas diferentes. O seu conteúdo é criado em conjunto pela SoloLearn e pela sua comunidade.
O aplicativo está disponível em Android, iOS e na web. Esta aplicação já tem mais de 20 milhões de alunos, com mais de 1000 lições e com mais de 10000 quizzs.
A SoloLearn foi fundada em 2014 por Yeva Hyusyan e Davit Kocharyan na California em Pleasanton. Desde então já foi bastante premiada, com prémios de melhor Startups no ArmeniaFTW International Startup Contest e o grande prémio da Facebook de melhor FbStart Apps do ano.
Contudo, a SoloLearn é uma forma de iniciar a programar de uma maneira rápida, bastante interativa e fácil.

Resultado de imagem para what is solo learn