Pesquisar aqui

sábado, 1 de outubro de 2016

Photoshop divulga arte de brasileiro na tela de abertura do software

Esta imagem foi utilizada no lançamento do photoshop CC2015,5 e foi um reconhecimento da própria empresa, adobe ao trabalho de um artista brasileiro que publicou esta imagem foi publicada no seu portfólio o qual tinha 300 seguidores, apos a imagem ter sido usada ele teve 3 mil seguidores.

Efeito "Inception" para imagens panorâmicas

 Se já ouviram falar de "Inception" ("A Origem" - VP) - um filme dirigido por Christopher Nolan - devem reconhecer talvez o mais icónico efeito especial de todo este filme - a cidade de Paris a dobrar-se sobre si mesma.


 Tal efeito pode ser também ser reproduzido no Photoshop CS6, com a ajuda de ferramentas de edição como a “Pen Tool” ou a “Layer Mask Tool”, entre outras. O efeito não apresenta grande nível de dificuldade de execução, por isso, para os mais interessados em darem um toque estilo "Inception" às vossas fotografias panorâmicas, segue aqui um tutorial mais detalhado em vídeo:


Content-Aware Crop




Neste vídeo, o "group product manager" Stephen Nielson mostra como a Content Aware Crop funciona. O photoshop olha para todos os pixeis à volta das margens da imagem e automaticamente preenche os espaços em branco quando expandimos ou rodamos a imagem. Eis o que podemos fazer com esta ferramenta:

- Mover o horizonte adicionando mais céu ou chão

- Mudar o aspeto da imagem adicionando coisas novas nos cantos da imagem

- Preencher os cantos quando rodamos a imagem para não perder nenhum píxel.

- ...Provavelmente mais que a empresa ainda não conseguiu imaginar



Fonte do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=1DoCQMelAMM
Fonte do texto: https://blogs.adobe.com/photoshop/2016/05/content-aware-crop.html

Transformações possiveis com o photoshop

Quando decorria o euro 2016, havia uma página que se dedicava a fazer trabalhos de photoshop em que transformavam alguns jogadores da seleção em generais e capitães de épocas passadas e aqui estão alguns exemplos dessas maravilhas.






podem encontrar a pagina em:

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Tutorial do Photoshop

https://www.youtube.com/watch?v=pFyOznL9UvA

O Pixel

  O Pixel é o menor elemento num "dispositivo de exibição" (como por exemplo um monitor), ou seja, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
  A verdade é que, no nosso dia-a-dia, mesmo estanto em frente a computadores ou televisões não notamos os pixeis pelo facto de serem extremamente pequenos, mas são dos fatores mais importantes na constituição de um ecrã.




Pseudo-HDR no PhotoshopCS6

HDR (High Dynamic Range)- em português Aumento do Alcance Dinâmico- é uma característica de certos televisores que permite a reprodução de imagem com uma relação de contraste sensivelmente maior (diferença entre a imagem mais escura que o televisor consegue reproduzir em relação à imagem mais clara). Para além disso, uma imagem transmitida em HDR terá uma maior palete de cores, permitindo assim que esta se assemelhe muito mais com o real.


Mesmo para aqueles que não disponham desta tecnologia e queiram ter uma ideia de como esta afeta a qualidade de uma  imagem, segue aqui uma pequena simulação HDR (pseudo-HDR), recorrendo ao Photoshop, que pode ser observada mesmo sem dispor de um monitor compatível com HDR!

 http://photoshopcafe.com/tutorials/HDR_ps/hdr-ps.htm

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Michelle Obama agarrada a George W. Bush é a mais recente sensação do Photoshop na internet


Após a primeira dama Michelle Obama abraçar o ex-presidenta George W. Bush, na abertura do Museu Nacional Smithsonian de História americana e africana  em Washington, DC, no sábado, a Internet respondeu de acordo - com uma batalha Photoshop, esta fotografia foi editada com Michelle Obama agarrada a varios famosos, incluindo o milionario Donald Trump.

Photoshop: Aula do dia 27 de setembro.

Tendo sido o trabalho do Espartano iniciado na passada sexta feira, no dia 27 de setembro de 2016 (terça feira) o mesmo foi resumido.

Os alunos utilizaram o Photoshop para a sua realização.

Para os ajudar a trabalhar de uma forma mais fácil e rápida, o professor forneceu uma folha com diversos atalhos para ferramentas. 

Como todos sabemos, existem inúmeras funcionalidades/atalhos no Photoshop mas nesta aula foram utilizadas apenas algumas, como por exemplo:

  • Ctrl+N, para criar um novo projeto:


  • Ctrl+L (ou Image > Adjustments > Levels), para configurar os níveis:


  • Ctrl+U (ou Image > Adjustments > Hue/Saturation), para configurar a saturação e a matiz (tonalidade):



  • Ctrl+Shift+Alt+N para criar uma nova camada.

Estes são apenas 4 atalhos utilizados neste projeto, dos inúmeros que o Photoshop nos proporciona. 


Quando a foto corre mal, o photoshop pode ajudar... ou não!!!

Quero o sol entre os meus dedos

Às vezes um pedido de retoque torna-se num fenómeno viral da Internet, dando lugar a todo o tipo de versões da mesma foto. É exactamente o que aconteceu com este rapaz, que tirou uma fotografia na praia querendo emular a típica cena em que parece que sustém o sol entre os dedos.

O problema foi que quem fez a foto não acertou a perspectiva do momento, de modo que pediram ajuda na Internet para resolver o problema. E o que parecia um retoque simples tornou-se numa das fotos mais modificadas da Internet.

Imagem manipulada por Photoshop ganha um pequeno concurso de fotografia organizado pela Marca Nikon:


No dia de 30 de Janeiro de 2016 esta notícia foi publicado no site do Diário de Notícias e na minha opinião mostra perfeitamente um lado mais perigoso do Photoshop, especialmente se as empresas responsáveis não tiverem tanta atenção aos pequenos pormenores. É claro que as grandes organizações como a World Press Photo (responsável pela atribuição do prémio de fotojornalismo de prestígio no mundo) têm regras apertadas para impedir alterações e regular o que é permitido corrigir recorrendo a programas de edição de imagem.
Aqui está imagem vencedora:
A marca Nikon, de material fotográfico, distinguiu uma imagem que tinha sido alterada com recurso a um programa de edição de imagem. Era apenas um pequeno prémio dado na página do Facebookmas os elogios à "perspetiva interessante" e a sorte "de apanhar um avião" a passar levou alguns internautas a investigar. E o que se seguiu foi um festival de humor.
Em primeiro lugar os "investigadores" dedicaram-se a expor a fraude: bastou ajustar os níveis da imagem para descobrir a sobreposição.
Poucas horas depois a página da Nikon publicou uma mensagem a lembrar que o NikonCaptures é um concurso informal e a pedir desculpa pela falha. A marca comprometeu-se também a rever as regras do concurso e os regulamentos.
A Nikon agradeceu também as imagens "engraçadas e cheias de humor" que estão a ser partilhadas. "Agradecemos as numerosas contribuições espontâneas e encorajamos todos a manter a imaginação viva".

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Atalhos Do Photoshop

Todos nós sabemos que o photoshop tem inúmeras funcionalidades, uma das quais os atalhos que facilitam bastante a rapidez de acesso bem como a edição de imagens.
Para muitos de nós que realizaram a PT1: "Espartano, Setas", sabe que pelo enunciado encontramos inúmeros atalhos, na qual irei indicar e dizer por alto o que fazem.
Começamos com CRTL + N que cria um novo documento;

Letra B que selecciona o Brush Total;
CTRL + L para seleccionar imagem » adjustments » levels:

CTRL + U para seleccionar imagem » adjustments » hue/ saturation;

CTRL+SHIFT+ALT+N para criar uma nova camada;
Letra S para seleccionar Clone Stamp Tool, tecla ALT para copiar a cor da área seleccionada;
CTRL+E para seleccionar todas as camadas ou CTRL+SHIFT+ALT+E para criar uma nova camada com união das outras camadas;
Letra P para seleccionar Pen Tool:
CTRL+O para abrir uma imagem;
CTRL+T para abrir uma caixa Free Transform + SHIFT pressionado para redimensionar a imagem;
CTRL+J para duplicar imagem;
Tecla E abrir o Eraser Tool;
CTRL+G para agrupar as camadas;
Letra L abrir Lasso Tool;
Estes são os atalhos utilizados nesta tarefa, no entanto no mundo do photoshop existe inúmeros atalhos ainda por utilizar.

Kim Jong-Un baixou-se, a internet abriu o photoshop e este foi o resultado


Um uso algo que criativo do photoshop:







Fonte das imagens e do texto: http://www.dn.pt/galerias/fotos/tv-e-media/interior/kim-jongun-baixouse-a-internet-abriu-o-photoshop-estes-sao-os-resultados-4436675.html


Avaliação de Aplicações informáticas

O professor apresentou nos parte dos critérios de avaliação para a disciplina de aplicações informáticas e mostrou também como é que será a organização da planta de sala de aula que cada um preenche a sua parte em casa.
Podemos encontrar os critérios em: https://sites.google.com/a/aebenfica.org/aib2016/pautas/avaliacao
a planta da sala de aula:

Photoshop é lider do Pirate Bay

A Abode tem tentado acabar com a pirataria dos seus produtos, no entanto o Photoshop continua a ser o torrent mais descarregado do site The Pirate Bay. Nos últimos dois anos a adobe criou uma estratégia de combate à pirataria revolucionando o modelo de venda dos seus produtos com diferentes planos de subscrição.



Contudo a ferramenta de edição de imagem da Adobe, o Photoshop, continua a liderar a tabela de descargas isoladamente sobre outras utilidades da empresa Microsoft.

l Double Exposure Effect Photoshop

Para quem quiser aprender um bocado mais, isto ficou muito fixe

Abraço de Michelle Obama a George Bush provoca edições no Photoshop

Como se deve já saber, o Adobe Photoshop é um programa capaz de editar imagens completamente e modifica-las de modo a ficarem irreconheciveis à versão original. Não foi bem isso que aconteceu aqui, mas pouco não faltou.


No passado sábado, no museu Smithsonian em Washington, durante uma cerimónia deu-se um momento de afeto entre Michelle Obama e George Bush. A internet não perdeu tempo a editar as fotografias do abraço, dando-lhes assim um nível histórico diferente.

Fonte: Jornal de Notícias

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

M'cdonalds a usar photoshop??


Por que os lanches do McDonald’s parecem mais apetitosos e maiores nas fotos que estampam as lojas e os anúncios de TV? A diretora de marketing do McDonald’s no Canadá, Hope Bagozzi, postou um vídeo no YouTube, onde responde à pergunta de um internauta.
O vídeo está abaixo, em inglês. Para resumir: o lanche que aparece nos anúncios não é o mesmo vendido nas lojas. Usam-se os mesmos ingredientes, mas é montado por um ‘food stylist’ , com hambúrguer, picles, queijo e etc. milimetricamente dispostos para aparecer bem em frente às cameras. “A ideia é mostrar todos os ingredientes.”
Depois de fotos com tratamento de luz especial, o lanche ainda passa por uma rodada de Photoshop “para torná-lo mais apetitoso”, explica ela. Ou seja, além de ser outro lanche, a rede assume: há maquilhagem para induzir o consumidor a comprar.

Fonte do texto: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Dilemas/noticia/2012/06/mcdonalds-mostra-em-video-porque-os-lanches-das-fotos-sao-sempre-mais-apetitosos.html
Fonte do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=A3pSmMExKz4

Atualização da Unreal Engine 4 permite edição em Realidade Virtual.

 Neste mês de junho (2016), a Epic Games presenteou-nos com uma das mais esperadas actualizações da Unreal Engine 4 (v. 4.12) que permite  a criação de ambientes virtuais 3D.

 Compatível tanto com HTC Vive como com Oculus Rift, este motor gráfico permite não só a criação de imagem, como de vídeo e até mesmo de videojogos. A nível educacional também pode ser uma mais valia, ajudando não só estudantes de arquitectura como também alunos de Geometria Descritiva.

 Para os mais curiosos aqui segue um pequeno vídeo que mostra as capacidades deste software a nível arquitectónico:




Informação que nos "passa à frente"

  O encaminhamento e filtragem de mensagens é útil porque ajuda-nos a garantir que recebemos as mensagens que nos foram enviadas para um e-mail pouco utilizado, e portanto com esta opção podemos garantir que vemos as mensagens que normalmente nos "passam à frente".


PT1: Imagens estáticas e Photoshop CS6 Portable


Aplicações Informáticas B: 23/09/2016

As imagens estáticas são, tal como o nome indica, imagens que não possuem nenhum movimento na tela. Na aula passada trabalhámos um pouco a edição da imagem estática com a ajuda do programa Photoshop CS6  Portable por vários passos como:
  • sobreposição de várias imagens separadas.
  • uni-las com a ajuda das ferramentas do PS CS6.
  • e até alterar certos aspetos das imagens como o sua cor para criar uma nova imagem.

Esta semana irei continuar o meu trabalho neste projeto e aprenderei mais sobre este software de edição especialmente com a adição de novos elementos á tela em que estamos a trabalhar.


Demonstração de photoshop

Na aula de 23 de setembro começámos a fazer o Exercicio de iniciação que tem o objetivo de criar uma montagem fotográfica utilizando varias paisagens, utilizando camadas. filtros, modos de mistura e sobreposição de imagens, na aula fizemos poucos passos, e como tal tenho aqui um "time lapse" duma edição de photoshop para ver se aprendemos algo novo, um time lapse é uma pessoa que grava o seu trabalho passo a passo. neste caso no photoshop e acelera o tempo.