Pesquisar aqui

sexta-feira, 18 de junho de 2021

[IDS] Entrada final: Concorrência

Em ciência da computação, a concorrência ocorre quando existem dois ou mais processos executados em simultâneo; mais especificamente, o termo é utilizado quando processos disputam o acesso a recursos partilhados. Com efeito, a gestão da concorrência entre processos é a fonte de inúmeras dificuldades no desenvolvimento de software; o acesso descoordenado a um recurso (a chamada condição de corrida) induz no sistema um comportamento imprevisível.

O exemplo típico: a grande maioria dos sistemas utiliza interrupções do fluxo normal de um programa para poder realizar operações em tempo real, ou para gerir o ambiente multitarefa. Assim, enquanto um processo está a aceder a um recurso — cujo valor se traduz, por exemplo, para o número de acessos — para, por exemplo, incrementar o seu valor (que se traduz numa leitura do valor, uma soma, e uma escrita no novo valor), ao mesmo tempo que outro, para o mesmo efeito, pode ocorrer que, algures entre a leitura e a escrita do valor, o escalonador de processos interrompe o primeiro processo para permitir ao segundo uma fatia do poder computacional.

fonte:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Concorr%C3%AAncia_(ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o)

[IDS] Amazon EC2: O que é?

Amazon Elastic Compute Cloud (EC2) é uma parte central da plataforma de cloud computing da Amazon.com, Amazon Web Services (AWS). O EC2 permite que os usuários aluguem computadores virtuais nos quais rodam suas próprias aplicações. O EC2 permite a implantação de aplicações escaláveis ao prover um Web service através do qual um usuário pode iniciar uma Amazon Machine Image para criar uma máquina virtual, que a Amazon chama uma "instância", contendo qualquer software desejado. Um usuário pode criar, lançar e terminar instâncias do servidor, conforme necessário, pagando por hora pelos servidores ativos, daí o termo "elástico". O EC2 oferece aos usuários o controle sobre a localização geográfica da instâncias o que permite a otimização de latência e altos níveis de redundância.

Em Novembro de 2010, Amazon fez a transição do seu próprio site de varejo para o EC2 e AWS.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amazon_EC2

[IDS] VPC: O que é?

Virtual private cloud (VPC) ou nuvem privada virtual é uma demanda configurável de recursos compartilhados de computação alocados dentro de um ambiente de nuvem pública, fornecendo um certo nível de isolamento entre as diferentes organizações (denotado como usuários), utilizando os recursos. O isolamento entre um usuário VPC e todos os outros usuários da mesma nuvem (outros usuários VPC, bem como outros usuários da nuvem pública) é feito normalmente através da atribuição de uma sub-rede IP privada e um recurso de comunicação virtual (tal como uma VLAN ou um conjunto de canais de comunicação criptografada) por usuário.

Em uma VPC o mecanismo acima descrito para criar o isolamento dentro do cloud, é complementado com um serviço de VPN que garante a segurança do acesso remoto de um usuário aos seus próprios recursos através de um sistema de autenticação e criptografado.

Através de estes mecanismos de isolamento, a organização que utiliza o serviço fica trabalhando dentro de um cloud 'virtualmente privado' (ou seja, como se a infraestrutura não fosse compartilhada com outros usuários), por isso o nome VPC.

As VPC são usadas normalmente no contexto da Infraestrutura como serviço. Neste contexto, o fornecedor da infraestrutura (cloud) e o fornecedor do serviço de VPC acima dessa infraestrutura podem ser companhias diferentes.

fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtual_private_cloud

A minha entrada final na Curadoria

Após um ano letivo algo atribulado, com confinamentos, isolamentos e muito mais, uma constante foi a publicação nesta curadoria. Foi bastante interessante ter um espaço para falar sobre uma coisa que gosto bastante, que é o hardware de computadores.

Espero que os futuros alunos continuem este blog, que, apesar de ser uma tecnologia "do passado", não deixa de ser bastante interessante.

quinta-feira, 17 de junho de 2021

BMW X5 i Hydrogen NEXT - Entrada 1/Semana 14 - 20 Jun. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        BMW X5 i Hydrogen NEXT

    Foi apresentado o novo protótipo BMW X5 i Hydrogen NEXT, um BMW que possui uma pilha de combustível a hidrgénio. Está planeado que chegue em 2022, e começa já a realizar os primeiros testes em estrada para perceber se está pronto a entrar no mercado já no próximo ano.


    Este BMW vai possuir uma motorização elétrica com uma pilha de combustível e um sistema elétrico (o sistema eDrive, que se encontra também no BMW iX3). Tudo junto, produzem um total de 374 cv.

Fontes:
https://www.sapo.pt/noticias/vida/bmw-x5-com-pilha-de-combustivel-a-hidrogenio-_60ca0e18d4d2d172bdfcc475 (consultado a 17/06/2021)

Produção de aço sem combustíveis fósseis: Volvo - Entrada 2/Semana 14 - 20 Jun. (Última entrada do ano letivo) - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Produção de aço sem combustíveis fósseis: Volvo

    A Volvo admite produzir apenas "aço sustentável" a partir de 2026. Esta mudança tem como objetivo reduzir a quantidade de emissões de carbono para a atmosfera. A transformação passa por alterar o combustível utilizado para manter as fábricas e para gerar energia: passar do carvão para o hidrogénio.


    Uma vez que o metal é responsável por 7% de toda a poluição de carbono que é libertada para a atmosfera (segundo a Associação Mundial do Aço), este passo para a sustentabilidade é sem dúvida bastante importante para o nosso planeta.

    E com esta última entrada no blog escolar, mais um ciclo é fechado.

Fontes:
https://olhardigital.com.br/2021/06/17/carros-e-tecnologia/volvo-vai-fabricar-automoveis-com-aco-sem-combustiveis-fosseis-a-partir-de-2026/ (consultado a 17/06/2021)

quarta-feira, 16 de junho de 2021

A minha ultima entrada no Blog

A curadoria do Blog foi uma boa experiência deu para aprendermos sobre vários tópicos disponibilizados por todos os alunos da turma. Deu  um pouco de trabalho mas foi interessante.

terça-feira, 15 de junho de 2021

Huawei inaugura novo centro de cibersegurança e manda ‘recado’ para os EUA

A nossa ideia é que tanto a confiança como a desconfiança devem ser baseados em factos, não em rumores e especulação”, defendeu o presidente rotativo da Huawei.
A Huawei inaugurou, nesta quarta-feira, um novo centro de cibersegurança e transparência, o sétimo da empresa, o primeiro na China e o maior até à data da tecnológica. O centro, localizado em Dongguan, representa um investimento anual de 1,2 milhões de euros e vai ser casa para 200 engenheiros.

Parte do novo investimento foi justificado pelo período de grande transformação que o mundo está a atravessar como consequência da pandemia. “A cibersegurança está a tornar-se mais importante do que nunca. Nas notícias vimos um aumento de ciberataques a infraestruturas críticas. Estes ataques afetaram as vidas de milhões de pessoas em todo o mundo”, justificou Ken Hu, presidente rotativo do conselho de administração da Huawei.

Mas a inauguração do novo centro também faz parte da estratégia de recuperação de confiança do mercado, que a Huawei tem vindo a operar sobretudo desde meados de 2018, depois de a empresa ter sido colocada na lista ‘negra’ dos EUA para o comércio.

E apesar de já não ser um tema tão mediático, o CEO da Huawei voltou a enviar um recado para os EUA, que, apesar da mudança na presidência do país, mantém o bloqueio à tecnológica chinesa. “Em alguns países ainda há a concepção de que os países de origem afetam a segurança dos equipamentos. Isto não é verdade. Isto não permite uma abordagem unificada. Na Huawei, a cibersegurança é a nossa prioridade. Partilhamos esta responsabilidade com os nossos clientes para garantir que os equipamentos são seguros. Estamos orgulhosos daquilo que atingimos”, acrescentou Ken Hu.

Durante a apresentação, foi revelado que a Huawei é alvo de milhões de tentativas de ataques informáticos todos os dias, mas que ainda assim a empresa tem mantido bons registos e resultados no capítulo da segurança informática. “A nossa ideia é que tanto a confiança como a desconfiança devem ser baseadas em factos, não em rumores sem base e em especulação. A verificação tem de ser baseada em standards técnicos”, defendeu o chairman.

Além de funcionar como mais um centro de segurança para produtos da Huawei, a empresa volta a apostar numa estratégia de abertura e colaboração, estando o centro disponível para que outras empresas também possam fazer os seus testes de segurança. Além desta nova aposta, a Huawei tem igualmente centros de segurança e transparência nos EUA, Europa e Médio Oriente.

A tecnológica chinesa partilhou ainda um estudo no qual revela como funciona o seu sistema de garantia de segurança de produtos e que, na prática, é composto por 12 requisitos: desde o cumprimento das leis e regulações nos diferentes mercados, à verificação de melhores práticas em empresas parceiras, rastreabilidade de componentes em produtos, planos de resolução de incidentes de segurança e auditorias independentes, entre outros.

Huawei caiu para a 6ª posição no mercado global de smartphones no primeiro trimestre de 2021: Counterpoint Research

CounterPoint Research publicou a informação global de dados de remessas de smartphones para o primeiro (Q1) trimestre de 2021. De acordo com a última informação, o número total de unidades de smartphones vendidas no primeiro trimestre de 2021 globalmente foi de 354 milhões e traduz-se num crescimento ano a ano de 20%, bem como o declínio mês a mês de 10%.
A informação também revela que a Samsung lidera a lista com 22% de participação nas remessas, seguida pela Apple com 17%, Xiaomi com 14%, Oppo com 11%, Vivo com 10%, e Huawei na sexta posição, com apenas 4% de participação.
Quanto ao mercado asiático, a Vivo ficou em primeiro lugar e detém 18% da participação de mercado , OPPO, Xiaomi, Apple e Samsung estão logo a seguir. No mercado norte-americano, a Apple lidera a lista com a maior fatia de 55%, a Samsung em segundo, seguida por LG, Moto e Alcatel. É difícil entender porque a LG fechou o negócio de smartphones tendo em conta estes resultados. Além disso, na Europa, América Latina, Médio Oriente, Índia e outros mercados, a Xiaomi realmente tem mostrado um excelente desempenho. No entanto, estes resultados são decepcionantes para a Huawei. Mas, a empresa está a trabalhar para superar esta situação e em breve retomar sua posição no mercado.

Blender 2.93 Lançamento


O Blender 2.93 LTS marca o fim de uma série com mais de vinte anos de fabrico. Marca também o início de uma nova era: 3.0 chega muito em breve. 

Por agora, 2.93 pretende sair com um estrondo, apresentando um enorme número de melhoramentos.   




A profundidade de renderização do EEVEE foi reescrita para maior precisão, permitindo-lhe lidar melhor com quedas e grandes planos. A oclusão do ambiente e a volumetria foram também melhoradas.

Os nós de geometria foram expandidos para se basearem no sistema de atributos - a amostragem de textura, os dados de volume de suporte e a usabilidade foram todos melhorados. Foi acrescentada uma multiplicidade de novos nós, incluindo proximidade, textura da amostra, remoção, conversão, pinça e muito mais. Entre o grande número de melhorias nos Geometry Nodes estava o Spreadsheet Editor, e várias afinações de usabilidade. Além disso, é agora possível adicionar uma gama de primitivos sem deixar os Geometry Nodes. E os Geometry Nodes receberam o seu próprio espaço de trabalho padrão. 

No Grease Pencil, o modificador de arte de linha foi adicionado para criar linhas estilizadas. A ferramenta de preenchimento foi actualizada para a tornar mais rápida, e foram incluídos outros ajustes como o preenchimento multi-frame. Além disso, é agora possível exportar SVG e PDF para posterior edição noutros programas. 

As actualizações da modelação incluíram novos modos cónicos, levando a um maior controlo. As opções de superfície de subdivisão introduziram mais possibilidades de suavização UV.   

O VSE gera agora automaticamente proxies, enquanto o Cycles se tornou novamente mais rápido - mais outros desenvolvimentos, como normas menos desfocadas. A iluminação inclui agora a opção de adicionar um favo de mel ou grelha em frente de uma luz de área. A escultura, animação e rigging também receberam actualizações.  

Naturalmente, houve muitas mais melhorias e correcções de bugs, todas elas podem ser mais exploradas nas notas de lançamento.

Como sempre, enormes agradecimentos à comunidade, e aos mais de 2500 indivíduos e organizações que contribuíram para o Fundo de Desenvolvimento


Link do vídeo do site: https://youtu.be/fxNlpQYRz7s

XP-PEN Deco Pro vence o prêmio Red Dot Design de 2019!

Depois de ganhar o Good Design Award em 2018, XP-PEN Deco Pro continua sua história de sucesso com o Red Dot Award: Product Design 2019.
Por mais de 60 anos, Red Dot Award tem sido uma das maiores competições de design do mundo. Em suas deliberações, o júri do Red Dot elogiou o Deco Pro por combinar métodos de entrada tradicionais com um tablet gráfico de uma forma inteligente e enriquecendo e melhorando o processo criativo.

A interface exclusiva de duas rodas do Deco Pro combina uma roda mecânica e virtual que melhora a operabilidade e aumenta a velocidade do fluxo de trabalho para criação de nível profissional. A caixa de alumínio e o tablet de folha curva são tão finos quanto 7 mm e suportam até 60 graus de função de inclinação, tornando-os suaves de usar e de aparência elegante. Deco Pro fará sua estreia em breve, então esteja preparado para se surpreender e se deliciar com seu design inovador e desempenho excepcional!

Ficamos honrados em ganhar este prêmio de renome internacional e queremos dar um agradecimento especial ao júri do Red Dot Design, bem como a todos que tornaram este prêmio possível.







segunda-feira, 14 de junho de 2021

Alto alcance Móvel reboque soluções

Nossas soluções para reboques garantem alcance máximo, mesmo em terrenos acidentados, seja nas montanhas ou nas cidades entre edifícios altos.

Combine seu sistema AARTOS com nossa solução de mastro de antena de padrão militar. Este peso leve que economiza espaço é rápido e fácil de montar e desmontar com pouca mão de obra. O mastro é extremamente amigável, fácil de manter e a robusta ponta do mastro garante alta precisão mesmo nas condições climáticas mais adversas.

Cursos grátis para quem quer começar a programar - ou ajudam a obter um emprego - parte 5

Qintess

Empresa especializada em transformação de negócios com o uso da Tecnologia, a Qintess em parceria com a mesttra, especializada no apoio às empresas para criação de oportunidades de inclusão e aceleração, e a Vale do Dendê, organização social criada para fomentar ecossistemas de inovação e diversidade, estão se unindo para acelerar o programa Qintess Novos Mundos, voltado a treinamentos para a formação de talentos em tecnologia com viés de inclusão e diversidade.

Além disso, elas anunciam a Academia QADS, para a formação de profissionais e estudantes em ciências de dados, área que carece de profissionais especializados no País. As três parceiras irão trabalhar para ultrapassar a meta de incluir 2 mil jovens no setor de tecnologia e ajudar empresas a formarem seus times de colaboradores em áreas voltadas à inovação.

Outro pilar de atuação da plataforma é a Academia de Talentos, que já ofertou 300 horas de aprendizado técnico on-line, com bolsa-auxílio para o desenvolvimento de habilidades técnicas e soft skills. Para se ter uma ideia, 70% destes jovens já estão atuando profissionalmente em projetos. Voltado ao segmento corporativo e com 450 horas de conteúdo, a Qeep Moving se concentra na formação de desenvolvedores de software e foi iniciada com os próprios colaboradores da Qintess, com o objetivo possibilitar a transição na carreira.

A Qintess Novos Mundos tem em sua plataforma, quatro pilares diferentes de atuação. A Academia QADS vai formar 50 profissionais e estudantes com alguma experiência em ciências da computação, por ser uma disciplina mais avançada com 350 horas de curso. Já a Academia Service Desk tem o objetivo de promover inclusão de jovens e pessoas da diversidade no mercado formal. O treinamento já soma mais de 100 horas de conteúdo ofertado. Nele, são ensinadas as atividades de service desk (suporte de TI), uma das portas de entrada para a tecnologia. Hoje, 95% dos alunos seguem adquirindo novos aprendizados na área.

Cursos grátis para quem quer começar a programar - ou ajudam a obter um emprego - parte 4

Para quem é junior ou trainee

Itaú Unibanco

Esse curso gratuito é voltado para quem já tem algum conhecimento na área de programação, mas pode ser bastante útil. O Itaú Unibanco abriu as inscrições para o Bootcamp Itaú Devs. O programa quer alavancar a carreira de analistas juniores de todo o Brasil, além de encontrar talentos para a área de Tecnologia do banco. A cada mês, aproximadamente 40 candidatos serão capacitados para a formação de uma nova turma, e, até o fim do ano, mais de 200 vagas serão preenchidas por pessoas que desejam trabalhar como desenvolvedores back-end.

ara participar do Bootcamp Itaú Devs é preciso ser maior de 18 anos, ter disponibilidade para trabalhar em tempo integral (8 horas diárias), possuir conhecimento em GIT e SQL e já ter realizado algum projeto, profissionalmente ou não, utilizando pelo menos uma das tecnologias mencionadas.

Além de informações técnicas, o programa oferecerá conteúdo comportamental para desenvolver habilidades essenciais na atuação profissional, com foco em comunicação, criatividade e resolução de problemas – tudo online, com a supervisão de monitores via lives e webinars.

As inscrições podem ser feitas no hotsite especial do programa, clicando aqui. Elas vão até 4 de junho, com início da primeira turma previsto para 12 de julho.

O Final

    Assim chega ao fim o meu pequeno blog. Espero que tenham gostado, obrigado a quem acompanhou.

Os novos Ryzen: o 5900

Por fim, vamos à gama 9 dos Ryzen, com o 5900, que também ainda não está disponível para venda ao consumidor, devido à situação pandémica.



O processador tem 12 núcleos e 24 threads, frequência de 3,0 GHz e 4,7 GHz de base e turbo, respetivamente. Tem um TDP de apenas 65W, algo surpreendente para um processador tão poderoso, e é um processador a considerar quando estiver disponível.

Portugal no Mundial

  Atualmente a tarefa dos "Lobos" de chegarem à fase final do campeonato do mundo advinha-se árdua. A nossa seleção encontra-se na luta com a seleção romena. Veremos o que o futuro nos reserva.

domingo, 13 de junho de 2021

Preparação Física dos Pilotos de f1

 Porque é que os condutores precisam de se manter em forma?

    Os condutores sujeitam-se a enormes forças cada vez que se põem ao volante, com aceleração e desaceleração em linha reta entre as mais selvagens de qualquer forma de desporto motorizado: desde uma partida em pé, os carros podem puxar cerca de 2G, e a travagem no fim das retas pode resultar em até 6G em alguns casos. Cerca de 1G deste valor provém puramente do levantar do acelerador, e os condutores têm de aplicar cerca de 160kg (353lb) de força no pedal do travão para conseguir o resto.



Exemplo de programa de formação de condutores de F1

Até à época de 2020, o treinador de Daniel Ricciardo partilhou uma das rotinas da kettlebell (um tipo de peso) do australiano nas redes sociais:

Imprensa de lunge ao contrário - 10 repetições
Agachamentos frontais - 10 repetições
Balanços de chaleira - 10 repetições
Propulsores - 10 repetições
Sumo deadlift - 10 repetições
Imprensa militar - 10 repetições
2 minutos de descanso
Repetir cinco vezes

Odysee


O Odysee é um novo site de vídeo que o CEO Jeremy Kauffman disse ter sido criado para recuperar um pouco da liberdade e independência da Internet com a qual ele cresceu - uma Internet onde “qualquer pessoa pode falar e qualquer pessoa pode ter uma voz”. Kauffman argumentou que, desde então, a internet  tornou-se “muito corporativa”, com um pequeno número de empresas a controlar o fluxo de informações. Odysee foi criado para fornecer uma alternativa - e, eventualmente, mais do que isso. “Alguns diriam que é uma alternativa ao YouTube”, disse ele. “Gostamos de pensar que é o sucessor.”

 

sites consultados (13/6/2021):

https://techcrunch.com/2020/12/07/odysee-launch/?guccounter=1&guce_referrer=aHR0cHM6Ly93d3cuZ29vZ2xlLmNvbS8&guce_referrer_sig=AQAAAJu8tznSceQfJZ9WPsvVsJ6UUvdm1PVbO2aDbkI6HkxbXhe7_M0U0y_kFOwyX7ZrM7wjC5aMLF4jodhRRkTUhNlBMci59YBMepwFXK85zaJ24QiwvgS4a2keEa02ZnS0xK6nqVEfiMDyf_O7R6JbFd2QiIf5jiLt_XsizV1pKJOz

Sobre o OpenShot Video Editor


OpenShot Video Editor é um software de código aberto projetado para ajudar as empresas a cortar, fatiar, editar e misturar áudios e vídeos em vários formatos em uma interface de arrastar e soltar. Ele fornece recursos de animação 3D, que permitem que os administradores utilizem efeitos para ajustar cores, tamanhos, comprimento e texto em projetos de vídeo.





Inclui um módulo de edição de áudio, que permite às empresas visualizar arquivos de áudio e renderizar formas de onda como parte de vídeos. Os profissionais podem usar o mecanismo de efeitos especiais para modificar, reverter, desacelerar ou acelerar o movimento em vídeos.

Outros recursos incluem visualização em tempo real, composição, modelos de títulos, redimensionamento de clipes, transições de vídeo, integração de área de trabalho, animações de quadro-chave e muito mais. Os usuários podem criar títulos de vetor SVG personalizados ou escolher modelos predefinidos para ajustar a cor, a fonte e o texto dos títulos no painel de edição.

sites consultados(13/06/2021):

https://www.getapp.pt/software/2047424/openshot-video-editor

Realidade virtual para crianças no Centro Cirúrgico do HC de Botucatu

    Para diminuir a tensão, amenizar o medo e a ansiedade dos pequenos pacientes que precisam passar por procedimentos que exijam sedação, como exames e cirurgias, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) implantou mais uma ação inovadora de humanização: o Projeto Treina Dragão, que utiliza óculos de realidade virtual para tranquilizar as crianças que entram no Centro Cirúrgico.
    Ao entrar na sala, as crianças colocam os óculos para viver por alguns minutos mundo criado especialmente para elas: um dragão, ou Dragãozinho, como já é carinhosamente chamado, conta uma história que percorre todos os passos do procedimento até a sedação. As crianças ficam imersas e interagem sensorialmente com o personagem, criado exclusivamente para elas.
    Cada prova colocada pelo Dragãozinho é uma etapa que a criança tem que vencer. A história a entretém e permite que ações relativamente simples, como a inserção do oxímetro ou o acesso à veia, por exemplo, sejam realizadas com mais facilidade pelos profissionais.
    Cirurgiã pediátrica e Diretora de Assistência do HCFMB, Dra. Erika Ortolan afirma que a expectativa da equipe médica é encantar as crianças, para que elas possam se lembrar daqueles momentos com alegria. “A criança sempre entra muito assustada e sempre tentávamos várias medidas para diminuir esse estresse. O resultado do uso da realidade virtual é surpreendente: desde que começamos, não tivemos mais problemas com choros, e sim, sorrisos destas crianças ao acordarem”.
    Para tornar o Projeto Treina Dragão realidade, o HCFMB contou com uma importante parceria da Cooperativa de Crédito Sicoob, que viabilizou a compra dos equipamentos necessários e a produção do filme, exclusivo para pacientes do HCFMB. “Trabalhamos muito por projetos como este, de grande impacto na saúde estadual. Temos um prazer imenso em desenvolver ainda mais nosso papel social junto ao HCFMB”, disse o Diretor Presidente do Sicoob, Raimundo Nonato Leite Pinto.

Oculus agora tem o melhor jogo VR Battle Royale

    É difícil imaginar o quanto o gênero Battle Royale poderia se expandir, mas com tantos jogos já populares, é inevitável que novas plataformas como a realidade virtual precisem de sua própria vez. População: um Consegui entrar no ótimo jogo de realidade virtual com seus jogos de 24 pessoas e É um jogo eletronicoA jogabilidade é semelhante, e agora o braço Oculus do Facebook Adquirido pelo desenvolvedor Bigbox VR.
    Devendra Hardwar Eu rapidamente me apaixonei pelo jogo no outono passadoE, eu gostei especialmente das peças cruzadas VR. De acordo com um blog, Pop: um “Ele continuará a ter suporte em todas as plataformas existentes”, portanto, mesmo se você estiver usando um fone de ouvido que não seja do Facebook, ainda poderá jogar este jogo, que a equipe continuará trabalhando para expandir mesmo quando novos projetos são desenvolvidos.    Tal como Baixar VR Ele observa que o modelo de negócios atual do jogo também segue É um jogo eletronico e outras atividades BR usando o sistema pago ‘Battle Pass’ de conteúdo desbloqueável. Será interessante ver como isso evoluiu ao longo do tempo e se os gráficos estão sendo atualizados para aproveitar as vantagens Dispositivos de RV mais poderosos No futuro. O último grande estúdio adquirido da Oculus foi Cor do eco Desenvolvedor pronto na madrugada Em um acordo anunciado em junho passadoIsso também é um sinal de que o Facebook continuará a gastar para encontrar conteúdo interessante para suas plataformas de RV.
    Todos os produtos recomendados pelo Engadget são escolhidos a dedo por nossa equipe editorial, independentemente da matriz. Algumas de nossas histórias incluem links de afiliados. Se você comprar algo por meio de um desses links, podemos ganhar uma comissão de afiliado.

A Ferrari tem um novo CEO. E vem de uma área da tecnologia! - Entrada 2/Semana 7 - 13 Jun. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        A Ferrari tem um novo CEO. E vem de uma área da tecnologia!

    Benedetto Vigna é o novo CEO da fabricante italiana Ferrari e tomará o comando da marca a partir de 1 de setembro. Vigna também é italiano e vem da área dos chips e semicondutores, da empresa STMicroelectronics, da qual já pertence desde 1995. Esta contratação tem como objetivo lançar a Ferrari nas novas tecnologias, tecnologias essas que outras marcas estão a seguir. Pode ser Vigna consiga levar a Ferrari neste novo caminho, em breve, vamos ficar a saber.

Benedetto Vigna, o novo CEO da Ferrari.

Fontes:
https://www.motor24.pt/motores/novo-ceo-da-ferrari-esta-escolhido-e-vem-do-mundo-da-tecnologia/1523259/ (consultado a 13/06/2021)

Chave do carro no telemóvel? - Entrada 1/Semana 7 - 13 Jun. - Tecnologia no Mundo Automóvel

        Chave do carro no telemóvel?

    Com a utilização de uma tecnologia da empresa Hella, em breve será possível "guardar" a chave do carro no nosso smartphone, possibilitando assim um acesso mais cómodo e fácil ao automóvel. Este sistema deverá começar a ser utilizado a partir de 2023. Uma chave digital estará integrada no telemóvel e assim que o sistema detete a sua presença, destravará as portas do veículo. Isto é bastante semelhante ao atual sistema "keyless" que já existe. Segundo a empresa fabricante, o sistema terá a capacidade de identificar a chave a cerca de 50 metros de distância, mas apenas permitirá o destravamento das portas quando o telemóvel se encontrar a menos de 2 metros.


Fontes:
https://www.motor24.pt/noticias/ja-pode-guardar-a-chave-do-carro-no-telemovel/1523531/ (consultado a 13/06/2021)

Falha no iMessage permitiu a invasão de iPhones de mais de 30 jornalistas

ma falha dia zero do iMessage resultou na invasão dos iPhones de 36 jornalistas entre julho e agosto deste ano. Os invasores conseguiram instalar um spyware desenvolvido pelo grupo NSO, que tornou-se conhecido por criar ferramentas ofensivas de invasão eletrônica e vendê-las para governos de países criticados por violações dos direitos humanos.

Segundo as informações veiculadas por pesquisadores do Citizen Lab, um grupo baseado na Universidade de Toronto que expõe invasões de segurança focado em tecnologias de informação e comunicação, direitos humanos e segurança global, o spyware não precisava de nenhuma ação por parte do usuário invadido para rodar seu ataque.

O relatório cita que o ataque infectava o iPhone dos alvos com o spyware Pegasus, um software criado pelo NSO que tem capacidades de gravar sons ambientes e conversas em áudio e vídeo, tirar fotos e acessar credenciais.

A falha empregada na invasão não era conhecida pelos engenheiros da Apple na ocasião, mas foi corrigida posteriormente. No iOS 14, versão atual do sistema operacional móvel, o Citizen Lab não conseguiu fazer o exploit funcionar.

O que é o Android? Entenda a diferença para o iOS, do iPhone

O que é o Android?

Android é um sistema operacional, aquilo que dá “cara” e torna a peça de hardware aproveitável pelo usuário, nesse caso o smartphone (celular).

No computador, é comum ver o Windows como sistema operacional, combinando todo o conjunto de peças (processador, memória RAM, HD de armazenamento, placa-mãe, etc) em algo que pode ser operado pelo usuário, nós.

E, mesmo no Windows, existem os softwares, como o Microsoft Word ou o Adobe Photoshop, assim como se tem os aplicativos do celular: Facebook, Instagram, WhatsApp, Gmail…
Como também ocorre no computador, o celular precisa do sistema operacional para ter algum uso final. Neste ponto que o Android entra, para transformar o conjunto de peças em uma experiência, uma ferramenta de acesso a outras tarefas.

Para se aprofundar mais na definição de um sistema operacional, confira:

O que é um sistema operacional?
Por que tantas versões? (Android 4, 5, 10, 12)
O Android foi lançado em 2008 e desde lá a tecnologia avançou em muitos caminhos, seja pela disposição de novos conjuntos de hardware (os componentes físicos) quanto em recursos de software (as funções do telefone).

Todos os easter eggs do Android [lista definitiva]
Por isso, a cada ano uma atualização nova é liberada, para oferecer compatibilidade com as novidades do mercado (as fabricantes de celulares e outros dispositivos), além de entregar recursos que são exigências e necessidades dos usuários (os consumidores).

Como atualizar a versão do seu Android
Atualizar o sistema operacional também é importante para garantir segurança ao aparelho que se está usando, isso porque são nas novas versões que os erros ou brechas, as quais podem ser exploradas por usuários mal-intencionados, são corrigidas.

E onde entra o iOS na história?

iOS também é um sistema operacional, mas é exclusivo para smartphones da Apple, o iPhone. Também era usado no iPad, mas o tablet da maçã ganhou o próprio sistema, chamado de iPadOS.

O Android pertence ao Google, que permite às fabricantes de celular (Samsung, Xiaomi, LG, Motorola, etc) usarem o sistema operacional no aparelho que desejam colocar no mercado.

Nesse processo também ocorre a personalização de cada fabricante, por isso o Android “da” Samsung é diferente daquele que roda em um celular da Xiaomi. E, por se tratar de um sistema operacional de código aberto, as empresas também podem desenvolver as próprias funções dentro do sistema, o que pode ser atrativo para os consumidores.

Plugin para partir obsidian

  Através do uso de TNT é impossível partir uma obsidian no minecraft. Da mesma forma, também é impossível partir uma rocha-mãe usando ferramentas normais. No entanto, em servidores onde exista o uso de TNT's com frequência é preciso evitar isso. Pode conseguir-se essa mecânica usando o ObsidianBreaker.


  Este plugin permite não só partir blocos com TNT, que normalmente não poderiam ser partidos, mas também adicionar durabilidade a esses blocos. Tal como definir se podem ser partidos com ferramentas normais ou não. Permite ainda modificar a explosão da TNT na presença de água.


Spigot-API: https://helpch.at/docs/1.8.8 (Consultado a 13/06/2021)
Dependência do minecraft da versão 1.8.8: https://getbukkit.org/get/hNiHm0tuqAg1Xg7w7zudk63uHr0xo48D (Consultado a 13/06/2021)
Página do ObsidianBreakerhttps://dev.bukkit.org/projects/obsidianbreaker (Consultado a 13/06/2021)

Imagens:
Imagem do ObsidianBreakerhttps://media.forgecdn.net/avatars/69/282/636163161936509167.png (Consultado a 13/06/2021)

Plugin de Itens especiais

  O minecraft por si só já conta com bastantes itens interessantes. Até ao longo das versões vão sendo adicionados novos itens. No entanto, não se perde nada se forem criados itens mais originais pelos próprios jogadores. Uma grande quantidade de itens pode ser encontrada no MambaItensEspeciais.


  Este plugin conta com vários itens para serem usados em diversas situações. Por exemplo, tem um lançador, bola de fogo, raio, armadilha de teias e muitos outros. Estes itens estão mais destinados a servidores de factions, mas também podem ser úteis em muitos outros.



Imagem de um dos itens: https://imgur.com/mH88KQ6 (Consultado a 13/06/2021)

Moda no desporto (continuação 2/2).

Outra evolução, neste âmbito de materiais têxteis técnicos, foi o surgimento da microfibra na década de 90 — a microfibra são filamentos extremamente finos provenientes de fibras de poliamida ou poliéster, cujo peso é mínimo e apresenta caraterísticas próximas das dos tecidos produzidos com fibras naturais. Este tem a caraterística de acelerar a evaporação do suor, além de conferir ao tecido um toque macio. A secagem rápida, a particularidade de não encolher, o facto de ser um material bastante resistente, proporcionar um bom isolamento do vento e do frio e poder ser usada sozinha ou misturada com outras fibras, são outras propriedades deste material.

A descoberta das nanofibras e das microfibras permitiram o surgimento de tecidos com propriedades avançadas que se diferenciam pelo modo de reagir ao ambiente.

Moda no desporto. (continuação 1/2)

Duas caraterísticas fundamentais que o vestuário desportivo deve integrar para maximizar a performance do atleta são: a eficiência na termorregulação corporal (manter o corpo quente quando a prática desportiva é feita em condições de baixas temperaturas ambientais e manter o corpo fresco num contexto de temperaturas elevadas) e na transferência de humidade (transportar a humidade do corpo para as camadas fibrosas do vestuário mais próximas do meio exterior).

Estas e outras caraterísticas devem-se ao facto de os materiais utilizados apresentarem estruturas fibrosas leves, duráveis, à prova de água, respiráveis, macias, resistentes e com uma elasticidade de modo a garantir uma liberdade de movimentos. Tudo isto é possível devido a uma combinação adequada de fibras, fios e tecnologia de processamento.

Assim sendo, estamos perante as chamadas fibras de alta performance que oferecem propriedades especiais e que são criteriosamente adaptadas a cada modalidade desportiva respondendo, deste modo, às exigências específicas de cada uma. Este é considerado um vestuário multifuncional.

Neste contexto, os têxteis deste segmento têm recorrido à nanotecnologia, que é a “área da tecnologia molecular que tem a capacidade de criar materiais muito pequenos (mil vezes mais pequeno do que o milímetro), manipulando os materiais ao nível do átomo e da molécula”.

Aplicados no processamento dos materiais ou no acabamento dos têxteis, os nanoaditivos, as nanopartículas, as nanoemulsões ou nanofibras são o resultado da inovação desta área — a nanotecnologia — dando origem a tecidos interativos.