Pesquisar aqui

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Os 3 Programas mais conhecidos para edição de vídeo

Se queres começar a editar vídeos e não sabes por onde começar, dá uma vista de olhos a estes 3 programas.


  1.  Adobe PremiereProCC - Pode se considerado o programa mais utilizado para edição de vídeo. Consoante a sua utilização, tanto pode ser simples de usar como permitir operações muito complexas. funciona tanto em PC como em Mac.
  2. Camtasia - Editor de vídeo avançado, utilizado para composições mais complexas. Permite um maior controlo sobre o vídeo, mas também requer uma maior habilidade por parte do utilizador. Disponível para PC e Mac.
  3. iMovie - Programa para uma utilização básica e sem muitas elaborações. Faz simples ajustes tais como cortes e ajustes de cor no vídeo. Vem como programa nativo no Mac.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Cientistas dizem ser possível mover o planeta Terra para outra órbita

Um dia teremos que tirar a Terra da órbita que conhecemos. Vários cenários apocalípticos poderão obrigar-nos a isso, seja porque o Sol ficará sem combustível e, ao expandir-se, provavelmente engole a Terra, seja pela ameaça mais imediata, o apocalipse do aquecimento global. Será possível mexer o nosso planeta para este entrar numa nova rota de vida?


Segundo cientistas de engenharia espacial, é possível, na teoria, mover o nosso planeta.Não esquecer de escrever o titulo e de adicionar 2 a 3 etiquetas.

Imagem da Terra a mover-se para longe do sol

O Espaço é uma passagem, para a outra margem

No filme chinês de ficção científica The Wandering Earth, lançado recentemente na Netflix, a humanidade tenta mudar a órbita da Terra usando enormes propulsores para escapar do sol em expansão – e evitar uma colisão com Júpiter.

O cenário pode um dia tornar-se realidade. Isto porque daqui a cinco mil milhões de anos, o Sol irá transformar-se numa Gigante Vermelha. Desse modo, o centro da estrela vai encolher e as suas camadas externas vão-se expandir, engolindo o nosso planeta

Contudo, há uma ameaça mais imediata, não nos podemos esquecer do apocalipse do aquecimento global. Assim, mover a Terra para uma órbita mais ampla poderia ser uma solução – e isso é possível na teoria.


Como seria possível mover a Terra de órbita?

Por uma questão de argumento, vamos supor que pretendemos mover a Terra da sua órbita atual para uma órbita de 50% mais longe do Sol, semelhante à de Marte.

Conforme temos acompanhado, há técnicas planeadas para mover pequenos corpos – asteroides – da sua órbita por muitos anos, principalmente para proteger o nosso planeta dos impactos. Alguns são baseados numa ação impulsiva e muitas vezes destrutiva: uma explosão nuclear perto ou na superfície do asteroide, ou um “impacto cinético”, por exemplo, uma nave que colida com o asteroide a alta velocidade.



Propulsores elétricos

Na verdade, atualmente já estamos a mover a Terra da sua órbita. Sempre que uma sonda sai da Terra para outro planeta, ela transmite um pequeno impulso à Terra na direção oposta, semelhante ao recuo de uma arma. Felizmente para nós – mas infelizmente com o propósito de mover a Terra – este efeito é incrivelmente pequeno.


O Falcon Heavy da SpaceX é o veículo de lançamento mais capaz atualmente. Precisaríamos de 300 mil bilhões de lançamentos em capacidade total para alcançar a mudança de órbita para Marte. O material que compõe todos estes foguetes seria equivalente a 85% da Terra, deixando apenas 15% da Terra na órbita de Marte.

Poderia ser utilizado um propulsor elétrico como acelerador iónico. Este recorria à eletricidade para acelerar os iões pela parte de trás da nave. Poderíamos apontar e disparar um propulsor elétrico na direção final da órbita da Terra.

Eventualmente estaríamos a falar num enorme propulsor que teria de se situar a 1000 km acima do nível do mar, além da atmosfera da Terra. Contudo, teria de estar firmemente ligado ao planeta com um feixe rígido. Isto seria necessário para transmitir a força impulsora.

Com um feixe de iões disparado a 40 quilómetros por segundo na direção certa, ainda precisaríamos ejetar o equivalente a 13% da massa da Terra em iões para mover os 87% restantes.

 

 

6 sites de Stock Footage gratuita

Bons vídeos aliados a uma boa edição fazem um bom produto final, para facilitar a tarefa de arranjar material para editar surgiu a "stock footage": vídeos e imagens gravadas por terceiros que podem ser utilizadas por nós, de forma paga ou gratuita.

Esta é uma lista de 6 sites que têm stock footage disponível para download gratuito:
  • Pexels - todos os vídeos disponíveis neste site estão sobre uma licença Creative Commons 0, o que significa que podem ser utilizados livremente para fins pessoais ou comerciais, existe uma grande variedade de vídeo e de alta qualidade. No entanto não existe vídeo 4K.
  • Stock Footage for Free - os vídeos aqui disponíveis são de muito alta qualidade e tem uma grande variedade de sujeitos de gravação no entanto também não tem vídeo 4K.
  • Pixabay - tem uma grande variedade de conteúdo e uma seleção de vídeos em 4K, no entanto a qualidade dos vídeos varia muito.
  • Clipstill - este site conta com vídeos bastante diferentes e os ficheiros são muito leves, no entanto a escolha é pequena.
  • Videezy - conta com uma seleção de vídeos em 4K e gravações impressionantes de drone, no entanto os utilizadores são pedidos a darem créditos a "Videezy.com" nos seus projetos.
  • Videvo - tem uma escolha enorme de vídeos e uma pequena, mas existente, seleção de vídeos em 4K, no entanto a qualidade dos vídeos varia muito.

Consultei o site https://www.techradar.com/news/the-best-free-stock-video-sites no dia 30/04/2019

terça-feira, 30 de abril de 2019

Que aplicações de edição é que os youtubers usam?

Que aplicações de edição é que os youtubers usam?
O Youtube é uma plataforma de partilha de vídeos muito popular, de acordo com o "the artifice" 300 horas de vídeo são publicadas no youtube por minuto.
O youtube pode dar muito dinheiro, por isso os criadores de conteúdo tentam expor o melhor conteúdo possível, por isso tentam editar o vídeo o melhor que podem.
Em 2019 as aplicações de edição mais usadas pelos youtubers são por esta ordem:
  1. Adobe Premiere Pro
  2. Final Cut Pro X
  3. Adobe After Effects
  4. Freemake
  5. iMovie
  6. Shotcut
Claro que há mais aplicações de edição com qualidade, estas são apenas as mais usadas. 

Forma fácil de criar um gif no iphone!

Forma fácil de criar um gif no iphone!
 Para fazer isso iremos usar a app giphy, que permite partilhar gifs e ver gifs da livraria da aplicação, e permite filmar e fotografar ou também pode usar fotos e vídeos do telemóvel.
 A aplicação é gratuita por isso para fazeres estes pequenos vídeos chamados gifs devias experimentar esta aplicação.

5 atalhos "escondidos" do Adobe Premiere

O Adobe Premiere é um dos NLE's mais completos e usados neste momento. Uma coisa em comum entre a maior parte dos editores de vídeo são os atalhos: combinações de teclas que nos poupam não só cliques como também tempo.

Esta é uma lista de 5 combinações de teclas "escondidas" no Premiere que nos podem dar muito jeito e poupar muito tempo.
  • Shift + Cut - a ferramenta Cut é utilizada para cortar um pedaço de vídeo, mas se tivermos vários pedaços de vídeo e os quisermos cortar todos no mesmo tempo podemos utilizar este atalho.
  • Alt/Option + Drag - este atalho é uma alternativa ao Copiar e Colar já que ao selecionarmos e arrastarmos um pedaço da nossa composição com esta combinação pressionada este pedaço vai ser duplicado.
  • Alt + Delete - ao utilizar o Ripple e depois de clicar Delete no meio de um pedaço de vídeo vai sobrar um espaço vazio no meio. Para evitarmos isto devemos pressionar o Alt enquanto clicamos Delete e os pedaços de video juntam-se automaticamente.
  • A (Track Select) - se quisermos selecionar todos os pedaços da composição a partir de um certo ponto podemos pressionar o A e depois clicar nesse ponto e a seleção é feita.
  • Alt + Cmd + K - esta combinação abre o menu dos atalhos, onde podemos não só ver as combinações de teclas como também mudá-las.

Consultei o video do YouTube https://www.youtube.com/watch?v=be5ssWu69xI no dia 30/04/2019

WhatsApp: as melhores dicas que deve conhecer

WhatsApp: as melhores dicas que deve conhecer #1O WhatsApp é hoje encarado como uma das melhores plataformas de comunicação que continua a ganhar novos utilizadores todos os meses. Nem mesmo alguns problemas de segurança parecem afastar os utilizadores.

Para que possa tirar mais partido deste serviço de mensagens instantâneas temos as melhores dicas para si.


Conversa num clique

O recurso Conversa num clique do WhatsApp permite iniciar uma conversa sem ter o número da pessoa gravado na lista de contactos.

Com o número de telefone dessa pessoa na sua mão cria um link pelo qual é possível iniciar uma conversa. Ao clicar no link, através de qualquer browser, uma janela de conversa irá abrir-se automaticamente. A Conversa num clique funciona tanto no smartphone quanto no WhatsApp Web.


Partilhar localização atual

Um dos recursos úteis que os nossos smartphones nos oferecem hoje em dia é a possibilidade de partilharmos a nossa localização com alguém, para que possa haver um encontro mais fácil. São várias as possibilidades de o fazer, e o WhatsApp tem o seu recurso.

Para que possa partilhar a sua localização, deverá então clicar no símbolo do clip, em frente à caixa de escrita da mensagem. Então, aí, deverá selecionar a opção Localização. Em seguida poderá optar por três tipos de partilha:

  1. partilhar a localização atual durante um período de tempo
  2. partilhar a localização atual de forma pontual
  3. partilhar um local público próximo, que surgirá como sugestão


5 Dicas/Características para um bom genérico

Se queres ter um genérico que vai captar a atenção da outra pessoa a 100%, usa estas 5 dicas para teres um genérico de arrasar!

  1. Frase Marcante - Usa uma frase que tenha impacto, seja ele através de mistério, moral, engraçada ou até mesmo polémica.
  2. Age naturalmente - Se parecer que estás a seguir um guião muito à risca, as pessoas vão acabar por perder o interesse. Sê natural e tenta ser engraçado para "quebrar o gelo".
  3. Aproveita as tendências - Se está nas tendências é porque as pessoas gostam, e estão por isso mais propicias a gostarem do teu vídeo. Mesmo que não seja uma ideia original, não há problema em imitar e dar-lhe o teu próprio estilo.
  4. Utiliza efeitos sonoros - Depois da visão, é a audição que nos capta mais a atenção e como tal, não só a imagem mas também o som são importantes no genérico.
  5. Cria algo autêntico - Deixa uma marca de modo a que se perceba que aquilo foi feito por ti e empenha-te a 100% na sua criação. Se for boa podes inclusive utilizá-la em vários vídeos.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Ângulos de filmagem

Ângulos de filmagem

Pode-se combinar os planos, com a altura e com o lado do ângulo.

Para a altura do ângulo existem três posições fundamentais:

  •  Normal - Quando a câmara está ao nível dos olhos da personagem que está a ser filmada.

  • Picado - Quando a câmara filma o sujeito enquanto está situada acima do nível do olhar do mesmo.
  • Contrapicado - Quando a câmara filma o sujeito enquanto está situado abaixo do nível do olhar do mesmo.

Em relação ao lado do ângulo existem quatro posições fundamentais:

  • Frontal - Câmara está em linha reta com o nariz da pessoa filmada.
  • 3/4 - Câmara forma um ângulo de aproximadamente 45 graus com o nariz da pessoa filmada.
  • Perfil - Câmara forma um ângulo de aproximadamente 90 graus com o nariz da pessoa filmada.

  • Nuca - Câmara está em linha reta com a nuca da pessoa filmada.

domingo, 28 de abril de 2019

Várias fases de uma história


    Quando se realiza um filme é preciso ter atenção não só em relação à filmagem, aos efeitos, vestuários, entre outros, mas também à história que desenvolve o decorrer da ação, uma vez que esta é um dos componentes mais importantes para a captação do público.
   
    Assim apresento neste artigo os cinco pontos cruciais de uma boa história.

1. Oporunidade

    Nesta primeira fase é apresentado o protagonista, em conjunto com a "oportunidade" que irá mudar a rotina da sua vida.

2. A mudança de planos

    Depois da oportunidade, é nos dado a conhecer a nova situação com a qual o protagonista vive. É nesta fase que o  "herói" define os seus ideais, tornando-os mais específicos  focados, também nsta secção é dada ao espectador a uma falsa expectativa do alcance deste objetivo.

3. Ponto sem Regresso

    É neste ponto em que o protagonista se foca totalmente, levando à conclusão,que apartir desse momento não seria possível voltar atrás na sua vida.

4. Plot twist

    Durante esta secção da história é necessário criar a ilusão de que tudo o que terá sido construído tenha sido em vão de modo a que seja impossível o protagonista alcançar o seu desejo.

5. Climax

    Por fim neste último momento, o herói enfrenta todos os obstáculos, passando pelos "piores momentos da sua vida" conseguindo por fim alcançar ou não a meta com a qual sonhou.




Fonte: https://www.storymastery.com/story/screenplay-structure-five-key-turning-points-successful-scripts/


“Cloud Computing”


“Cloud Computing”



Resultado de imagem para cloud computing


Ou traduzido literalmente – Computação na Nuvem. Do que se trata? De que conceito estamos a falar?
O conceito envolve a disponibilização de recursos computacionais como memória, capacidade de
processamento e armazenamento, online.
São criados enormes centros com recursos computacionais que podem ser acedidos remotamente.
As vantagens deste conceito é permitir o desenvolvimento e escala de sistemas mais ou menos complexos,
que necessitem de mais ou menos recursos, sem ter que investir de raiz em servidores, software e armazenamento.
Estes sistemas permitem que startups consigam criar serviços e escalá-los facilmente sem terem que realizar
grandes investimentos em infraestruturas ou pessoal para as gerir.
Sobre esta “nuvem” são criados alguns conceitos de serviços que têm por base essa escalabilidade, os mais
conhecidos são:


Resultado de imagem para cloud computing
Iaas – Infraestructure as a Service – refere-se à disponibilização das infraestruturas como serviços (servidores,
capacidade de processamento, largura de banda, sistemas operacionais, armazenamento)
PaaS – Platform as a Sevice – é uma camada em cima do IaaS que permite usar plataformas de criação e
desenvolvimento de soluções web, ou móveis.
SaaS – Software as a Service – disponibiliza um software para ser usado e pago como serviço, muitas vezes em
função do número de utilizadores ou tempo. É uma forma diferente de distribuir soluções de software.


Referências:


Máquinas Virtuais


Máquinas Virtuais


Resultado de imagem para máquinas virtuais


Em Sistemas de Informação, uma máquina virtual consiste na execução de um software sobre uma máquina
real, que criar um ambiente de execução virtual, ou seja, num dado servidor posso criar vários servidores
virtuais.
Este conceito permite utilizar a mesma máquina física, abstraindo-se dela, para correr vários ambientes e
programas, otimizando assim a utilização dos recursos da mesma.
As máquinas virtuais são muito usadas em “Cloud Computing”, uma vez que permite utilizar os recursos
existentes de forma flexível, correndo vários sistemas operativos e programas diferentes, na mesma
máquina.
Facilita o teste de novos sistemas operacionais, bem como a comparação de sistemas a usar o mesmo
equipamento. Podem ser facilmente transferidas para outras máquinas e os programas ao correrem dentro
das máquinas virtuais não interferem com o equipamento em que são executados.
Podem, no entanto, reduzir o desempenho (por introduzirem uma camada de software extra) e obrigam a
uma gestão cuidada de configuração e backup.


Referências: